Vale a pena morar e trabalhar em Portugal?

Portugal  / 

Com o aumento da insegurança e o desemprego no Brasil, tem sido cada vez mais frequente as perguntas em relação a morar e trabalhar em Portugal. A principal dúvida é se realmente vale a pena, por isso vou fazer uma análise geral da visão de um brasileiro vivendo em Portugal.

A resposta mais “correta” para essa pergunta depende do que você quer.

Quando vale a pena morar e trabalhar em Portugal?

Ganhar muito dinheiro em Portugal

Sinto lhe dizer, mas ao contrário do que muita gente sonha em relação aos Estados Unidos, Portugal não é um país para se fazer muito dinheiro e criar uma boa poupança. Isso por que os salários não são altos (arrisco até dizer que em alguns casos vai ganhar menos do que no Brasil).

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Tenha em mente que o salário mínimo, assim como no Brasil, não vai te dar uma boa qualidade de vida.

A partir de dois salários mínimos que começa a ter uma situação um pouco mais confortável. Já escrevemos aqui um guia do custo de vida em Portugal, que vai te ajudar a entender melhor os gastos.

Claro que existem muitas oportunidades para empreender, por exemplo, que pode te possibilitar ter bons ganhos financeiros, mas não é o caso da maioria das pessoas. Veja como conseguir o visto de empreendedor em Portugal.

Viver bem e ter qualidade de vida em Portugal

Se o seu objetivo não é focado em ganhar dinheiro e sim em viver bem, você está prestes a fazer uma excelente escolha. Eu particularmente só tenho coisas boas a dizer sobre Portugal nesse sentido.

  • Violência: a taxa de homicídios dolosos (por grupo de 100 mil habitantes) do Brasil é de 21.7 enquanto Portugal tem uma taxa de 1.26. Assaltos a mão armada são raros também. Existe uma sensação de segurança muito grande, você consegue andar tranquilamente com celular e carteira de noite na rua. Veja como é a segurança em Portugal.
  • Saúde Pública: Já fizemos um guia completa de como funciona a saúde pública em Portugal, e de maneira geral é muito satisfatória, podendo ser comparada a hospitais particulares do Brasil.
  • Ensino Público: O ensino público em Portugal é onde a maioria das pessoas estudam, e de maneira geral é bem avaliado, mas claro que tem escolas que são melhores que as outras. Algumas faculdades públicas estão entre as melhores da Europa. Veja como é o sistema de educação em Portugal.
  • Transporte Público: Ainda não sentimos a necessidade de comprar um carro, por que moramos do lado do metrô e conseguimos fazer TUDO de transporte público. Tem bilhetes mensais a partir de €30, e um detalhe é que aqui no Porto, não tem catracas nos ônibus e estações de metrôs, é tudo na base da confiança de que cada cidadão sabe seus deveres.

Vale a pena trabalhar em Portugal?

A minha mudança para Portugal foi por conta de uma proposta de trabalho, e pessoalmente valeu muito a pena por que consegui crescer profissionalmente e ganhar experiência internacional, mas tenho minhas dúvidas se realmente vale a pena sair do Brasil para trabalhar em sub-empregos em Portugal.

Em sub-empregos você não vai conseguir ganhar bem para guardar dinheiro e nem aprender, talvez seja melhor procurar um país com um bom salário mínimo para pelo menos juntar dinheiro. Claro que um sub-emprego também pode ser apenas uma porta de entrada no país.

Veja uma lista completa de sites de emprego em Portugal.

Ou seja, vale a pena morar e trabalhar em Portugal se for na sua área e para ganhar experiência fora. Se você está planejando sair do brasil, veja o guia que eu escrevi onde conto como morar fora, desde o planejamento até chegar no novo país.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »
Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.