Vale a pena morar e trabalhar em Portugal? Confira dicas importantes

Portugal  / 

Morar fora do Brasil nem sempre é fácil. Temos de abdicar de muitas coisas, deixar pra trás uma boa parte da nossa vida, para seguir em busca de um sonho e uma vida melhor. Mas será que vale a pena morar e trabalhar em Portugal? Vou contar pra vocês a minha experiência.

Pensando em se mudar para Portugal? Conheça o nosso Guia

Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com a orientação do nosso guia Como Morar em Portugal.


Num só lugar você vai encontrar o passo a passo para conseguir trabalho em Portugal, cidadania ou visto, saber os documentos obrigatórios, tudo sobre custo de vida, educação, as melhores cidades para morar e muito mais.

AMOSTRA GRÁTIS »

Vale a pena morar e trabalhar em Portugal?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas me fazem. Antes de eu responder, vocês têm que saber que a experiência de morar fora do Brasil varia de pessoa para pessoa. Por isso, valer a pena ou não é uma questão pessoal.

Para mim, de acordo com a vida que eu levo, vale a pena morar e trabalhar em Portugal. Por quê? Simplesmente porque aqui em Portugal eu tenho qualidade de vida, me sinto em segurança, sou feliz.

Como é a qualidade de vida em Portugal

A qualidade de vida em Portugal é, na minha opinião, muito boa. É um dos motivos que me faz perceber que vale a pena morar e trabalhar em Portugal. Aqui temos acesso à saúde pública de qualidade (nunca tive problemas para marcar uma consulta ou fazer um exame), os meios de transporte funcionam bem, tem pouca poluição e a sensação de segurança é real.

vale a pena morar e trabalhar em portugal porto

A qualidade de vida em um país é o que nos faz querer ficar ali. É claro que a qualidade de vida também está ligada ao poder de compra, o que em Portugal não é muito alto. Os preços das coisas estão subindo muito e o salário tem aumentos insignificantes. Mesmo com esses problemas, continuo achando que a qualidade de vida por aqui é muito boa.

Alguns indicadores

  • Violência: a taxa de homicídios dolosos (por grupo de 100 mil habitantes) do Brasil é de 21.7 enquanto Portugal tem uma taxa de 1.26. Assaltos a mão armada são raros também. Existe uma sensação de segurança muito grande, você consegue andar tranquilamente com celular e carteira de noite na rua. Veja como é a segurança em Portugal;
  • Saúde pública: já fizemos um guia completo de como funciona a saúde pública em Portugal, e de maneira geral é muito satisfatória, podendo ser comparada a hospitais particulares do Brasil;
  • Ensino público: o ensino público em Portugal é onde a maioria das pessoas estudam, e de maneira geral é bem avaliado, mas claro que existem escolas que são melhores do que as outras. Algumas faculdades públicas estão entre as melhores da Europa. Veja como é o sistema de educação em Portugal;
  • Transporte público: ainda não sentimos a necessidade de comprar um carro, porque moramos do lado do metrô e conseguimos fazer TUDO de transporte público. Os bilhetes mensais custam barato, e um detalhe é que aqui no Porto, não tem catracas nos ônibus e estações de metrôs; é tudo na base da confiança de que cada cidadão sabe seus deveres.

Como é o emprego em Portugal

Para saber se vale a pena morar e trabalhar em Portugal, temos que saber um pouco sobre o mercado de trabalho do país. Aqui em Portugal os salários não são muito altos (arrisco até dizer que em alguns casos vai ganhar menos do que no Brasil). Portugal não é um país para se fazer muito dinheiro e criar uma boa poupança.

Uma boa parte da população ganha apenas o salário (ordenado) mínimo. Isso é pra mim uma das maiores desmotivações de viver em Portugal. No entanto, a partir de dois salários mínimos que começa a ter uma situação um pouco mais confortável. Já escrevemos aqui um guia do custo de vida em Portugal, que vai te ajudar a entender melhor os gastos.

Por outro lado, existem diversas ofertas de emprego. Eu vejo muitas pessoas reclamando que não encontram emprego em Portugal, mas vejo muitas vagas sendo anunciadas. A grande questão é que temos que estar abertos a explorar outras áreas, sem ser a da nossa formação.

Tenho minhas dúvidas se realmente vale a pena sair do Brasil para trabalhar em subempregos em Portugal. Em subempregos você não vai conseguir ganhar bem para guardar dinheiro e nem aprender. Talvez seja melhor procurar um país com um bom salário mínimo para pelo menos juntar dinheiro.

Claro que um subemprego também pode ser apenas uma porta de entrada no país.

Expectativa x realidade de morar em Portugal

Muitas pessoas acham que quem mora em Portugal é rico e vive de uma maneira maravilhosa. Isso é pura mentira. As pessoas têm que deixar de achar que quem mora na Europa leva uma vida melhor do que quem está no Brasil. Eu tenho amigos no Brasil que levam uma vida bem melhor do que a minha aqui.

Quando nos mudamos para Portugal pensamos que íamos conseguir um emprego na primeira semana, começar a ganhar bem e ter uma casa boa. Isso é pura expectativa. Na realidade, vamos ralar para conseguir emprego, e quando conseguirmos provavelmente não vai ser na área que queríamos e o salário vai ser bem baixo.

Além disso vamos (provavelmente), no início, morar em uma casa compartilhada com outras pessoas, pois os aluguéis são caros e não temos ainda estabilidade financeira. Ou seja, nem tudo é como parece.

Maiores dificuldades

Antes que eu possa falar que vale a pena morar e trabalhar em Portugal eu tenho que dizer que existem dificuldades a serem enfrentadas. Primeiro vem a parte psicológica, da saudade de casa. Querendo ou não, é complicado viver em outro país longe da família e dos amigos.

Uma coisa é quando vamos fazer intercâmbio fora e sabemos que em “x” meses vamos estar de volta. Mudar definitivamente é bem mais complicado e temos que ter certeza do que estamos fazendo.

Depois vem a dificuldade de adaptação com a cultura local. Em Portugal existem gírias e palavras que são usadas de maneira diferente que no Brasil. Aqui as pessoas são mais sinceras e diretas na hora de conversar, o que no princípio pensamos que estão sendo grossas. Leva um tempinho pra se adaptar à cultura a à maneira de ser dos portugueses.

Vale a pena morar e trabalhar em Portugal: minha experiência

Eu quando me mudei para Portugal vim para fazer estágio, ou seja, depois de um ano eu voltaria para o Brasil (por isso nem me despedi da minha família direito). Porém, Portugal me conquistou e eu resolvi ficar (como eu tenho dupla nacionalidade, isso foi mais fácil).

Até conseguir um emprego na minha área, eu trabalhei em diversas outras áreas, recebendo apenas o salário mínimo. Já morei sozinha, mas já dividi casa com mais 11 pessoas, passei (e passo) muito perrengue, mas por saber que foi uma escolha estar aqui e que estava a realizar um sonho, enfrento o que vier.

Depois de passar raiva por não encontrar trabalho, passar raiva por não gostar do trabalho, passar raiva por ter dificuldade em encontrar um lugar para morar (pois é, passei muita raiva nesse país já), agora eu posso dizer que pra mim vale a pena morar e trabalhar em Portugal.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Mesmo tendo passado dificuldades, com dias mais difíceis, no final, em uma análise geral, as coisas boas e vantagens prevalecem, me fazendo perceber que sim, vale a pena morar e trabalhar em Portugal.

Ou seja, vale a pena morar e trabalhar em Portugal se for na sua área e para ganhar experiência fora. Se você está planejando sair do brasil, veja o guia que de como morar fora, desde o planejamento até chegar no novo país.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.