Casas para alugar em Portugal: preços, como, quando e onde

Portugal  / 

Quando nos mudamos ou estamos pensando em nos mudar para outro país, temos que começar a procurar um novo lar. Essa é uma das partes mais chatas da mudança. E encontrar casas para alugar em Portugal pode não ser assim tão fácil quanto imaginamos.

Eu já passei por isso várias vezes, e sei bem como funciona o processo de procurar casas para alugar em Portugal, e sei como isso pode nos deixar cansados e desanimados. Por isso temos aqui umas dicas para te ajudar a ultrapassar isso!

É complicado encontrar casa para alugar em Portugal?

Depende da cidade que você vai morar. Se você for para os grandes centros, principalmente Porto e Lisboa, vai ser mais complicado, mas se for para cidades menores, vai ser bem mais fácil.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quais são os melhores sites de casas para alugar em Portugal?

Listamos abaixo os melhores sites para alugar casa em Portugal, confira:

Com proprietários

Imobiliárias

Alugar quartos

Utilize nosso cupom de desconto na Uniplaces! Basta digitar EURODICAS para obter 10% de desconto na sua reserva!

Vale a pena andar a pé e procurar diretamente na rua?

Sim! Essa é uma ótima opção. Muitos proprietários das casas, principalmente os que alugam quartos, colocam somente uma plaquinha na janela com um número de telefone. Não colocam as casas nas imobiliárias e nem na internet.

E as imobiliárias ajudam?

Na minha opinião, a maioria das casas ou estão online, ou não estão em lugar nenhum. Todas as vezes que fui em imobiliárias tentar alugar uma casa, as casas que me mostraram eu já tinha visto na internet.

Mas não custa tentar ir na imobiliária para pesquisar. É só dar uma passadinha e ver o que têm disponível.

Existem muitas casas que não são anunciadas online?

Atualmente já não existem assim tantas. Existem esses proprietários que eu já disse que colocam uma plaquinha na janela, mas muitas vezes o inquilino que vai sair da casa acaba colocando no Facebook que vai sair e divulga a casa pro proprietário.

Estamos em um momento em que nada fica fora da internet, então acho que acaba sendo um pouco ingenuidade nossa acreditar que ainda vamos achar muitos anúncios de casas fora da internet.

Algumas dicas para negociar/encontrar um aluguel mais barato

Dentre tantas casas para alugar em Portugal você ainda não encontrou a que você queria? Ou já encontrou e não estava no seu orçamento? Então vamos tentar algumas coisas…

Se você tiver algum dinheiro poupado, tente oferecer ao proprietário o pagamento de alguns meses adiantado, se ele diminuir o valor do aluguel. Isso pode funcionar pois assim ele já recebe um bom montante de dinheiro. Já funcionou comigo!

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Além disso, pesquise nos grupos do Facebook as dicas das pessoas e as casas que ficam vagas, as melhores são alugadas rapidamente.

Fale com as pessoas que estão à procura de alguém para dividir casa, quem sabe essa solução é uma boa ideia para você poupar até encontrar alguma coisa melhor?

Se você vai alugar um apartamento vazio e pretende decorar casa em Portugal, leia nosso artigo com as melhores dicas de lojas de decoração no país.

casas portugal

Como está atualmente o preço das casas para alugar em Portugal?

Houve um aumento muito grande no preço dos aluguéis em Portugal, principalmente em Lisboa e no Porto. O turismo em Portugal tem aumentado exponencialmente, Porto foi eleito como melhor destino Europeu pela segunda vez consecutiva e destinos que eram top como a Turquia, tiveram uma queda na procura, por isso Portugal tem estado no foco dos turistas.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Com isso, tem havido uma diminuição da oferta de casas para alugar em Portugal, pois os donos das casas resolveram fazer de seus estabelecimentos alojamento temporário, pois o lucro é muito maior.

Qual é a perspectiva para o futuro?

Na minha opinião, essa situação das casas para alugar em Portugal tende a piorar, pois na medida que os contratos das pessoas forem terminando, os proprietários vão tornando as casas em alojamentos temporários.

Os centros das cidades estão cada vez menos povoados com moradores, que estão se mudando para lugares mais afastados, pois as poucas casas que existem para alugar no centro da cidade são absurdamente caras.

O preocupante é quando esse boom de turismo estagnar (espero que não aconteça pois é bom para a economia), esse investimento todo em hotéis e pousadas vai ficar congelado.

Leia também o nosso artigo sobre como alugar apartamento em Portugal.

É fácil alugar casa em Lisboa?

Depende do quanto você está disposto a gastar. Mas se você não estiver disposto a gastar muito dinheiro, não está fácil. Nos arredores de Lisboa está mais fácil alugar casa e é o que as pessoas estão fazendo.

É fácil alugar casa no Porto?

Também está na mesma situação que Lisboa. Depende do quanto está disposto a gastar. Nos arredores do Porto gasta-se menos e vive-se bem. Não gasta muito tempo para chegar no centro do Porto. Tem também Vila Nova de Gaia, que é uma boa opção.

Vale a pena deslocar para arredores?

Na minha opinião depende muito do tempo que você vai demorar para chegar no trabalho/faculdade/onde quer que você tenha que ir. Claro que se for a sua única hipótese, paciência né. Mas se você demorar 2h para se deslocar, tem que colocar na balança.

Pois não é só o dinheiro que conta, conta também o cansaço da deslocação, o stress do trânsito, o tempo perdido… isso tudo entra na qualidade de vida.

Saiba mais sobre morar nos arredores do Porto.

O que devo fazer até alugar casa em Portugal?

Enquanto você não encontra casa para alugar em Portugal, você pode fazer uma reserva no airbnb, reservar um hotel ou um hostel, para que você possa fazer a sua procura com calma, observando os lugares da cidade, o lugar onde você deve ir, os meios de transporte, etc. Leia também o nosso artigo sobre o que fazer quando chegar em Portugal.

O mais importante é não se desesperar e nem alugar a primeira casa que você encontrar (a não ser que seja A CASA). Temos que ter um pouco de paciência e não tomar decisões precipitadas e de cabeça cheia. E cuidado para não cair nos golpes das casas falsas!

Veja o nosso artigo sobre os golpes mais comuns em Portugal.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.