É óbvio que não existe lugar perfeito, mas existem sim lugares mais seguros do que outros. Portugal é um excelente país no quesito segurança, porém existem algumas questões que precisamos ficar atentos, para não cairmos nos golpes mais comuns em Portugal.

Lista dos golpes mais comuns em Portugal

Para que você não caia nos golpes mais comuns em Portugal, fizemos uma lista, contando como cada um funciona.

Casas falsas para alugar

Começamos por esse pois, em Portugal, devido ao grande fluxo de turistas, está cada vez mais difícil alugar apartamento ou casa. Devido a essa dificuldade, os golpistas viram uma oportunidade de alugar casas falsas.
Como isso funciona? Eles colocam um anúncio online de uma casa para alugar (normalmente buscam fotos da internet de países distantes), normalmente com o preço abaixo do normal ou com um preço justo, nada inflacionado. Você entra em contato com eles para pedir informações através do e-mail, e eles respondem dizendo que não estão em Portugal e que podem enviar a chave por correio mediante o pagamento de um mês (ou mais) adiantado.
Você lendo assim deve pensar: ah, mas está na cara que é furada! Mas eu conheço gente que caiu nesse que é dos golpes mais comuns em Portugal. E se você fizer uma pesquisa na internet, tem várias pessoas denunciando que caíram nesse mesmo golpe. Por isso, ter atenção nunca é demais.
Se você pretende alugar um apartamento em Lisboa, por exemplo, a nossa dica é sempre visitar os imóveis antes de alugar, para garantir que eles existem e para ver as condições deles, pois muitos senhorios colocam fotos antigas dos imóveis e quando as pessoas chegam para morar a casa está com as paredes com infiltração, móveis quebrados, etc. E também nunca alugue uma casa sem ter um contrato registrado nas Finanças.
Veja nossas dicas para escapar do problema de aluguel de casa em Portugal e saiba também como comprar casa em Portugal.

Folha de assinaturas por uma boa causa

Nesse eu nunca caí porque não tenho paciência de parar e conversar com pessoas na rua. Mas já vi muitas pessoas caindo nesse que entra na lista dos golpes mais comuns em Portugal.
Quando estamos andando na rua vem uma ou duas pessoas com uma prancheta na mão nos pedindo assinatura por uma causa “x”. Elas falam bastante sobre a causa que acaba convencendo a pessoa a assinar.
Quando a pessoa assina, elas praticamente te obrigam a dar algum dinheiro pela causa. É tanto constrangimento que você acaba dando. O pior é que na verdade não existe causa nenhuma, o dinheiro vai todo pro bolso deles.
Uma variação desse golpe já aconteceu comigo em Paris, que amarraram uma fitinha no meu pulso e depois me pediram dinheiro por ela.
Conheça também os golpes mais comuns na Itália e na França.

Dinheiro para transporte

Esse golpe do dinheiro para transporte eu confesso que já caí. Eu estava indo trabalhar, cedinho, esperando o meu comboio (trem) na estação, e veio um cara falar comigo e disse que tinha vindo para o Porto na noite anterior, mas que tinha perdido a carteira e não tinha dinheiro para voltar para a cidade dele (ele falou o nome, mas não me lembro).
Fiquei sensibilizada com a situação e dei umas moedinhas para ele. Acontece que no dia seguinte ele estava lá e veio falar comigo outra vez, com a mesma história. Desde que isso aconteceu eu comecei a reparar que existiam várias pessoas na estação pedindo dinheiro para completar uma passagem, todos os dias.
golpes portugal dinheiro

Venda de celular na rua

Uma pessoa te aborda na rua vendendo um celular, aparentemente novo. Ela conta uma história qualquer, de que comprou, mas que não quer mais, pois precisa do dinheiro e etc. O celular realmente está novo, a pessoa deixa inclusive você mexer nele. Quando vão negociando o preço, você vê que está mesmo barato e que não pode perder essa oportunidade.
Enquanto você pega o dinheiro para pagar o celular, a pessoa te entrega a caixa do celular, você paga e vai embora. Quando você abre a caixa só tem pedras lá dentro. Acredite, conheço pessoas que caíram nesse golpe em Portugal.
Uma outra variação desse golpe é, quando você paga, a pessoa te entrega um celular diferente daquele que você tinha visto e sai correndo (tão rápido que você não consegue alcançá-la), e você fica no prejuízo (óbvio)..

Táxi

Esse não é novidade para ninguém. Está na lista de golpes mais comuns em Portugal e ouso dizer que está na do mundo! Os turistas chegam e não conhecem a cidade, pegam um táxi para ir para algum lugar e o motorista faz o caminho mais longo possível, dando muitas voltas, para que a viagem fique bem cara.
Em Portugal existe uma taxa de bagagem, que é cobrada sempre que colocamos alguma coisa no bagageiro dos táxis. Como os turistas não sabem disso, os taxistas insistem em colocar, nem que seja coisas pequenas que poderiam ir no colo, dentro do bagageiro, para poder cobrar a tal taxa.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Representantes de empresa em casa

Existem vários falsos representantes de empresa indo às casas das pessoas. Eles fazem perguntas sobre o valor da fatura, dados pessoais, informações sobre tempo de contrato (atenção que se fossem representantes de verdade já teriam essa informação).
A intenção deles é simplesmente ter os dados das pessoas para depois poderem entrar em contato oferecendo outros tipos de serviços de empresas concorrentes.

Saiba como se proteger dos golpes de imigração mais comuns na Europa.

Comprovante falso de pagamento pela internet

É muito comum fazermos compras pela internet. E é seguro na maioria dos sites, mas é claro que os golpistas arranjaram um jeito de “passar a perna” nas pessoas pela internet também.
O que acontece em Portugal é que, por exemplo em sites como o OLX, quando colocamos alguma coisa para vender, tratamos diretamente com o cliente. Os golpistas nos contactam para comprar o que estamos vendendo e nos mandam um comprovante de pagamento falso. Muitas pessoas enviam os produtos e acabam por nunca receber o pagamento.
Veja quais são as principais lojas online em Portugal para fazer compras seguras.

Oportunidade de trabalho

Esse é um dos golpes mais comuns em Portugal e um dos mais graves. As empresas oferecem vagas de emprego para brasileiros que ainda estão no Brasil. Chegam até a combinar salário, benefícios e tudo. Porém, elas não dão o contrato de trabalho e nem a carta promessa de contrato de trabalho, para que a pessoa possa dar entrada no visto.
A empresa acaba convencendo o brasileiro a se mudar para Portugal como turista e tratar da papelada quando chegar aqui. Mas isso é ilegal, você corre muito risco de ser deportado, e a empresa pode nem existir e você estar entrando em uma furada.
Por isso falamos sempre, nunca faça nada ilegal. Faça tudo dentro da lei para que dê tudo certo.
Descubra como trabalhar em Portugal legalmente e como comprar imóvel em Portugal aqui.

Carteiristas

O golpe dos carteiristas (batedores de carteira) já é comum. Porém, quando as pessoas viajam para a Europa acham que isso não vai acontecer e relaxam, e então fica mais fácil para os carteiristas.
Por isso devemos estar atentos e não deixar as coisas nos bolsos, de fácil acesso. Ter cuidado com bolsas e mochilas é muito importante, principalmente nos transportes públicos.

Criminalidade em Portugal

Que Portugal é um país seguro, isso todos nós sabemos. Mas seguro quanto? E comparado aos outros países do mundo?
De acordo com o relatório do Índice Global da Paz, Portugal ocupa o terceiro lugar na lista de países mais pacíficos do mundo. Os seguintes aspectos foram analisados para chegar ao resultado:

  • Segurança pública;
  • Violência policial;
  • Taxa de homicídios;
  • Justiça social;
  • Terrorismo;
  • Participação em conflitos;
  • Grau de militarização;
  • Gastos com armas.

O Instituto Nacional de Estatística fez um estudo que concluiu que a taxa de criminalidade em Portugal é de 33% (dados de 2017), sendo que somente 4% (aproximadamente) correspondem a crimes graves ou violentos.
Saiba mais sobre a segurança em Portugal.

Cidades com maior criminalidade

Em Portugal, as 5 cidades com um maior índice de criminalidade, segundo a PORDATA são, nessa ordem:

Relação com o turismo

O turismo em Portugal tem aumentado exponencialmente, porém esse aumento não tem interferido no índice de criminalidade do país. Alguns dados demonstram que em 2017 houve uma diminuição significativa dos crimes violentos (mais de 8%) e um aumento dos crimes gerais (aproximadamente 3%).
Entre os crimes mais comuns em Portugal e que aumentaram em 2017 está o dos aluguéis falsos de habitações, que está na nossa lista dos golpes mais comuns em Portugal.
Os roubos em vias públicas e transportes diminuíram em 2017, esse fato aconteceu porque Portugal adotou medidas de segurança pública essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores e dar mais segurança aos turistas.

Como evitar golpes em viagens internacionais? Conheça os cuidados necessários!

Criminalidade em outros países

Vamos usar o Índice Global da Paz, que utiliza os aspectos que já citamos para fazer o estudo, para ver quais são os países que estão juntos com Portugal no topo da tabela dos países com uma menor taxa de criminalidade.
Entre os países mais seguros do mundo estão:

Segundo esse mesmo estudo, a Europa é o continente mais seguro do mundo. De acordo com uma reportagem do O Globo, o Brasil tem uma taxa de violência 30% maior do que a Europa.
Se você tem planos de morar em Portugal e quer fazer tudo com segurança e dentro da lei, sugerimos o nosso Programa Morar em Portugal. São 22 aulas em vídeo, apresentando todas as informações necessárias desde o planejamento até o período de adaptação. Vale a pena!