Apesar de ser um país pequeno, existem muitos lugares em Portugal maravilhosos. Para quem deseja explorar o país e fugir do roteiro básico, listei vários lugares em Portugal que parecem cenário de filme. Vamos lá!

Como eu amo a natureza, resolvi começar pelos lugares em Portugal que parecem cenário de filme do Senhor dos Anéis, depois vamos aos palácios de filmes medievais e praias deslumbrantes.

1. Floresta Laurissilva, Madeira

A Floresta Laurissilva localizada na Ilha da Madeira está na lista de Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. São cerca de 15 mil hectares de área verde e muito bem preservada por leis nacionais e internacionais, que ocupa de 20% de todo o território da Ilha.

Floresta Laurissilva na Ilha da Madeira

Para quem gosta de respirar ar puro, estar em contato com a natureza e quer conhecer uma floresta que remonta o Período Terciário (20 milhões de anos atrás), a Laurissilva conta com vários percursos pedestres por suas veredas.

É ou não é um dos lugares em Portugal que parecem cenário de filme?

2. Lagoa das Sete Cidades, Açores

Toda a região dos Açores parece set de filmagem, mas selecionei a maravilhosa Lagoa das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel, para compor o ranking de lugares em Portugal que parecem cenário de filme.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

A paisagem deslumbrante da Lagoa das Sete Cidades foi formada a partir de uma cratera de vulcão que entrou em erupção em 1445. São 33 metros de água doce e uma profundidade aproximada de 4km protegidos pela Rede Natura 2000, uma instituição europeia que trabalha para a conservação da natureza no continente.

Lago Sete Cidades na Ilha dos Açores

Com um cenário desse, a Lagoa das Sete Cidades entrou na lista de 7 Maravilhas Naturais de Portugal, assim como a Floresta Laurissilva. Não preciso nem dizer que ela atrai turistas de vários cantos do mundo, né?

3. Ilha das Flores, Açores

A Ilha das Flores é mais uma paisagem dos Açores que não poderia deixar de citar no ranking de lugares em Portugal que parecem cenário de filme. São cerca de 16 km de comprimento e 12km de largura que abrigam ceca de 3.700 moradores. Sim, pessoas moram nesse paraíso que é listada como Reserva da Biosfera da Unesco.

Ilha das Flores nos Açores em Portugal

Se você deseja visitá-la, saiba que não é tão simples de chegar até lá, pois os voos não são diretos. Eles costumam fazer escala na Ilha de São Miguel. Então, aproveite para conhecer a Lagoa das Sete Cidades por lá e depois seguir para a Ilha das Flores.

4. Vilarinho de Negrões

Para quem vai até o Parque Nacional Peneda Gerês no norte de Portugal, uma rota a se fazer é incluir uma passagem pelo Vilarinho de Negrões para conhecer uma das aldeias mais lindas do país banhada por um imenso lago espelhado formado pela Barragem do Alto Rabagão e rodeada por serras.

A aldeia flutuante, como classificou a National Geographic, é um dos lugares em Portugal que parecem cenário de filme. Tanto que recebeu o Prêmio Cinco Estrelas Regiões, por sua riqueza patrimonial e valorização do país.

5. Sistelo

Outra parada obrigatória para quem vai até Parque Nacional Peneda Gerês, é Sistelo, também conhecida como o “Tibete português”.

Classificada como uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria Aldeia, Sistelo tem uma história ligada com a fundação do Reino de Portugal. Por lá passou o exército de Afonso VII de Leão e Castela no momento decisivo da luta para a independência.

Sistelo em Portugal

A aldeia parece estar parada no tempo e preservando a sua arquitetura medieval, mas o mais legal de Sistelo é admirar a sua paisagem de socalcos que é única em Portugal.

6. Buracas do Casmilo

Confesso que escutei falar da Buracas do Casmilo há pouco tempo, enquanto conversava com um grupo de escaladores. Aliás, fica a dica que é um excelente lugar para escalar e fazer trekking.

Buracas do Casmilo Portugal

Localizada no Concelho de Condeixa-a-Nova e muito próximo de Coimbra, o vale Buracas do Casmilo consiste em várias paredes de pedra com buracos que formam grutas que mais parecem uma janela para a natureza.

7. Quinta da Regaleira

Chega de paisagens naturais deslumbrantes e vamos aos lugares em Portugal que parecem cenário de filme medieval. E com certeza, se você está programando conhecer Sintra, a Quinta da Regaleira precisa entrar no roteiro.

A fotografia mais famosa e que atrai milhares de turistas até a Quinta da Regaleira é o Poço Iniciático, mas ela vai muito além. Por isso não poderia deixar de fora do ranking de lugares em Portugal que parecem cenário de filme.

Quinta da Regaleira em Sintra

Digamos que o milionário António Augusto Carvalho Monteiro, não tinha com o que gastar o seu dinheiro e resolveu construir o local no início do século XX com a ajuda do arquiteto e cenógrafo Luigi Manini.

Hoje, a Quinta se transformou em um museu e vale tirar o dia inteiro para caminhar pelos jardins e Palácio.

8. Palácio da Pena

Aproveitando que estamos falando de Sintra, inclua no roteiro o Parque e Palácio da Pena. Ele não só é o cartão postal da cidade como também é um dos lugares em Portugal que parecem cenário de filme.

Palácio da Pena em Sintra

O Palácio da Pena está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco e a sua arquitetura que remete ao romantismo do século XIX e os seus tons coloridos chamam a atenção de todos que passam por lá.

9. Monsanto

Sem dúvida, Monsanto é um dos lugares em Portugal para um set de filmagem para filmes medievais. A aldeia história está localizada na região central e bem pertinho da fronteira com a Espanha, tem uma paisagem deslumbrante para o Parque Natural do Tejo e o Parque Iconológico de Penha Garcia.

Monsanto em Portugal

É um lugar imperdível para os amantes de bicicleta, pois existem vários circuitos para a prática de BTT (bicicleta de montanha). Contudo, os percursos pedestres não deixam a desejar. São vários caminhos por calçadas romanas que atravessam rios e desfiladeiros. Sem contar as igrejas e museus.

10. Ponte da Misarela

Mais acima, comentamos duas paradas obrigatórias no caminho para o Parque Nacional Peneda Gerês. Se o roteiro é conhecer o Parque, não deixe de ir até a Ponte da Misarela, também conhecida como a “Ponte do Diabo”, localizada mais especificamente em Pitões das Júnias.

A Ponte bem em cima de rochas e ao lado de uma cachoeira, não só é um dos lugares em Portugal que parecem cenário de filme, como a sua história também parece um bom roteiro.

Ponte da Misarela em Portugal

Diz a lenda que um criminoso, ao fugir das autoridades evocou o Diabo e ofereceu a sua alma para que pudesse atravessar o rio sem perder a vida. E não é que o “coisa ruim” fez aparecer uma ponte para que o fugitivo pudesse atravessar para o outro lado e logo em seguida fez a ponte desaparecer. Anos mais tarde, um padre foi abençoar o fugitivo tornando a água do rio benta e presenciando o milagre do aparecimento de uma ponte.

A história completa da lenda foi publicada pela National Geographic em 2020.

11. Piódão

Localizada bem no meio da Serra do Açor, Piódão é uma aldeia linda e medieval que parece intocada. Também conhecida como a “Aldeia Presépio”, por ter casas construídas sob socalcos, ela remonta o século XIII e é impossível não ficar admirado com as suas ruelas, pastagens, rebanhos, pontes e casas.

Piodão em Portugal

Imagina só essa “Aldeia Presépio” a noite e iluminada? Por isso, precisava entrar no ranking de lugares em Portugal que parecem cenário de filme. Não é à toa que se tornou Patrimônio Mundial da Unesco.

12. Forte de São João Baptista

Vai me dizer que Forte de São João Baptista não parece cenário de filme? Olho para ele e vem logo a imagem de soldados com armaduras de ferro e espadas tentando conquistar um território.

Forte de São João Baptista em Berlengas Portugal

Localizado na Ilha da Berlengas, pertinho de Peniche, o Forte de São João Baptista foi construído justamente com a finalidade de impedir a ocupação da ilha por tropas inimigas.

13. Ilhéu de Vila Franca

Portugal é um destino famoso por suas praias deslumbrantes, principalmente na região do Algarve, mas você já ouviu falar de Ilhéu de Vila Franca, localizada na Ilha de São Miguel nos Açores?

Ela também é conhecida como “Anel da Princesa”, devido a sua forma arredondada. Apesar de não ser tão conhecida, a ilhota vem despertando olhares dos turistas desde 2018 quando sediou o campeonato mundial de mergulho Red Bull Cliff Diving.

Ilhéu Vila de Franca nos Açores

É ou não é um lugar perfeito para conhecer em Portugal e curtir a natureza?

14. Algar de Benagil

A primeira vez que vi a Gruta de Algar de Benagil foi assistindo Globo Repórter. Nunca pensei que um dia poderia conhecê-la, mas o destino me fez morar em Portugal e o Algarve já está na lista para o próximo verão.

A beleza do Algar de Benagil atrai milhares de turistas que visitam o sul de Portugal para conhecer a formação geológica e curtir o visual e a praia exuberante com águas cristalinas.

Algar de Benagil no Algarve

Vamos combinar que essa gruta é dos lugares em Portugal que parecem cenário de filme de naufrágio, onde apenas homem sobrevive e é levado pelas ondas até a ilha deserta. Alô, Tom Hanks!

15. Livraria Lello

Por último, não poderia deixa a Livraria Lello de fora do ranking de lugares em Portugal que parecem cenário de filme. Afinal, é tão famosa pelo incrível marketing que desenvolveu sobre ter sido a inspiração para a J.K. Rowling escrever Harry Potter. Desculpem desiludir os fãs, mas a autora já desmentiu essa história.

Contudo, mesmo não sendo a inspiração para o filme, a Livraria Lello é um lugar que merece a visita no Porto porque é mesmo maravilhosa e mais lindas do mundo. Prepare-se para enfrentar fila!

Livraria Lello no Porto

E aí, gostou de conhecer os lugares em Portugal que parecem cenário de filme? Então vai uma dica importante.

Se pretende viajar para Portugal, saiba que o país faz parte do Espaço Schengen e o seguro viagem é obrigatório. A boa notícia é que ele não custa caro. Por isso, indico utilizar o nosso comparador de seguro viagem para realizar uma cotação.

Nele, é possível encontrar várias seguradoras bem avaliadas no mercado e comparar até 4 planos e coberturas simultaneamente. Quer mais? Você pode ganhar 5% de desconto ao utilizar o código EURODICAS5. Nosso cupom também é válido no comparador Seguros Promo.