Quem é que não gosta de conhecer novas cidades, novas culturas, desfrutar da gastronomia e descobrir novos sabores? Viajar é sempre muito bom! Contudo, para que tudo a experiência seja perfeita, é bom saber como evitar golpes em viagens internacionais, afinal, eles acontecem com bastante frequência.

Pensando preparamos um guia para te ajudar a não se meter em ciladas e evitar dores de cabeça desnecessárias. Então, continua a leitura e vem fazer esse checklist!

Como evitar golpes em viagens internacionais?

É óbvio que toda viagem nos traz uma certa empolgação, principalmente quando se trata de sair do nosso país de origem, mas infelizmente, pessoas ruins existem em qualquer lugar do mundo.

Mala roubada ou trocada no aeroporto, guias falsos, câmbio de notas faltas, taxistas te cobrando valores acima da média e falsos apartamentos para alugar são apenas alguns exemplos de golpes bem comuns praticados por aí.

Por isso, é preciso estar atento a alguns detalhes para evitar situações desagradáveis.

1. Proteja a bagagem

É bem comum escutar pessoas contando que teve a mala extraviada ou itens furtados após terem a bagagem despachada. Portanto, primeiro ponto de como evitar golpes em viagens internacionais começa antes do embarque com a proteção da sua bagagem.

Comece por comprar uma mala de viagem que seja boa. Antes de fechá-la é importante que você tire fotos e faça um vídeo para documentar o que está levando, principalmente se tiver objetos de valor. Depois, não esqueça de utilizar um bom cadeado ou lacre para deixar a sua mala um pouco mais protegida. Digo um pouco, pois infelizmente, cadeados podem ser abertos com uma certa facilidade por quem aplica esse tipo de golpe/roubo.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Além do cadeado, você também pode optar por envelopar a sua bagagem no aeroporto com plástico filme. Claro que esta não é uma opção amiga do meio ambiente, mas para os mais prevenidos, pode ser uma boa opção para dificultar o roubo ou golpe.

homem plastificando mala no aeroporto
Envelopar a sua mala não impede roubos, mas dificulta.

Não esqueça também de gravar um vídeo quando colocar a mala para despachar. Ao colocá-la na balança, você pode registrar o peso original da sua bagagem. Pode parecer exagero, mas esse tipo de cuidado pode evitar te ajudar a evitar problemas ainda maiores.

Lembra das duas brasileiras presas na Alemanha por transportarem drogas porque tiveram as suas malas trocadas no aeroporto de Guarulhos em São Paulo? Imagina só a situação que elas passaram. Acredito que depois desse caso, todo mundo ficou com muito medo de despachar a mala. Portanto, não deixe de proteger ao máximo a bagagem.

2. Não utilize Wi-Fi pública

Até o FBI já emitiu um comunicado nos Estados Unidos alertando a população para o uso de Wi-Fi pública. E quando falamos disso, não estamos nos referindo apenas a rede pública que muitas cidades oferecem nas suas ruas, mas também as redes de aeroportos, restaurantes, hotéis e várias outras.

Geralmente as Wi-Fi públicas contam com simples protocolos de segurança e por isso, são facilmente acessadas por hackers que se aproveitam da situação para roubar dados pessoais como senhas de cartões e tokens.

Uma das formas de como evitar golpes em viagens internacionais relacionados a isso, é adquirindo um chip internacional para o celular como, por exemplo, a America Chip. Com ele, você já pode sair do Brasil com a garantia que terá uma boa conexão de internet durante a sua estadia no exterior e manterá a segurança dos seus dados.

Para quem viaja com um computador portátil ou iPad, uma boa forma de evitar esse tipo de golpe é compartilhar a internet do chip internacional com o notebook. Se não conseguir, utilizar um VPN é uma boa solução. E claro, sempre evite fazer compras online ou transações financeiras utilizando redes públicas de Wi-Fi.

3. Evite as estações de recarga do aeroporto ou estabelecimentos públicos

Eu sei, muito difícil evitar. Contudo, esse outro ponto que o FBI já destacou em um Tweet. Assim como acontece com a utilização da rede de Wi-Fi pública, o roubo de dados pode acontecer por uma prática conhecida como “juice jacking”.

“Evite usar estações de recarga gratuitas em aeroportos, hotéis ou shoppings. Os hackers descobriram maneiras de usar portas USB públicas para introduzir malware e software de monitoramento nos dispositivos” (tradução livre).

Portanto, tente evitar esse tipo de carregamento. Levar consigo um powerbank ou sempre utilizar a tomada ao invés do USD, principalmente para utilizá-los em aeroportos, pode ser uma boa solução de como evitar golpes em viagens internacionais.

4. Cuidado com reservas de Airbnb e outros sites de reserva de hospedagem

Já imaginou reservar um apartamento no Airbnb, Booking ou outro site de reservas e descobrir que a acomodação não existe? Esse é um tipo de golpe bem comum em viagens internacionais. Para evitar esse tipo de situação, atente aos detalhes durante a reserva:

  • Confira a avaliação dos usuários (e desconfie de hospedagens com poucas avaliações);
  • Leia os comentários;
  • Coloque o endereço no Google Maps e utilize a função Street View para verificar se a casa realmente existe;
  • Busque sites de reserva de hospedagem que são confiáveis e conhecidos e que poderão te dar um suporte.

4. Não participe do comércio paralelo de câmbio

Quem não quer economizar na hora de fazer o câmbio de moedas? Porém, é importante não participar do comércio paralelo para evitar cair em golpes de trocar o seu dinheiro por notas falsas. Busque por casas de câmbio ou cartão pré-pago internacional para manter a sua segurança.

E se quer mesmo economizar na hora de planejar a sua viagem, uma excelente maneira de fazer isso é utilizando o cartão Wise. Ele é um cartão de débito disponibilizado pela uma conta Wise multimoedas onde você pode ir acrescentando o seu dinheiro da viagem utilizando o câmbio comercial e não o câmbio turístico que usualmente oferecido nas casas de câmbio.

Usar cartão pré-pago é uma maneira de como evitar golpes em viagens internacionais
Para evitar golpes em viagens internacionais, opte por utilizar os cartões pré-pagos.

O cartão Wise é aceito em mais de 200 países/territórios em locais que aceitam a bandeira Visa, além de oferecer a possibilidade de sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos do exterior e sem cobrar taxas por isso.

Vale a pena utilizar, pois essa é uma boa maneira de como evitar golpes em viagens internacionais e proteger o seu dinheiro.

5. Cuidado com aplicativos de carona

Os aplicativos de carona estão cada vez mais comuns, sendo o mais famoso deles, o Blá Blá Car. Contudo, é preciso ter muito cuidado com isso, afinal, não conhecemos a pessoa que vai nos dar a carona. Ela pode ter dormido mal, estar drogada, bêbada e não estar preparado o suficiente para pegar uma estrada. Assim como o carro também pode não estar nas melhores condições para viajar.

Além disso, pode pegar um motorista que corre demais ou que está em um dia ruim, colocar um estilo musical que você detesta, a carona pode acabar se tornando um pesadelo. Portanto, veja a avaliação do motorista e confira os comentários antes de pensar em pegar uma carona e tenha cuidado ao utilizar esse tipo de aplicativo.

Se você precisa economizar, viajar de Flixbus, por exemplo, pode ser uma alternativa mais confiável e bem barata.

6. Tenha atenção aos táxis

Essa é clássica e você precisa ter atenção em como evitar golpes em viagens internacionais ao pegar um táxi. É muito comum taxistas abusarem da sua falta de conhecimento sobre uma determinada rota e acabar fazendo um caminho muito mais longo do que a previsto.

Antes de entrar no veículo, dê uma olhada no percurso nos aplicativos de mapas para te ajudar a se orientar e se possível, já entre no veículo indicando a rota que deseja fazer.

Quando entrar no veículo, verifique se o taxímetro está ligado. É comum ver taxista pagar de bobo dizendo que esqueceu de ligá-lo e depois de cobrar um valor muito mais alto. E ao realizar o pagamento, evite a utilização de notas altas para evitar trocos com notas falsas. Infelizmente, esse é um golpe bem comum por aí.

7. Não existem pulseiras ou souvenirs gratuitos

O golpe da pulseira é um dos mais comuns, principalmente em algumas cidades europeias, sendo Paris uma referência nesse tipo de armadilha “pega turista”.

Ele funciona assim: você está em ali andando distraído quando uma pessoa vem te abordar tentando colocar a pulseira no seu braço, você diz que não quer e ela insiste com um papinho dizendo que é por amizade ou por uma questão cultural de proteção. Você tenta sair e ela continua insistindo e muitas vezes consegue colocá-la no seu braço utilizando a força. Feito isso, a pessoa começa a te cobrar e não te dá descanso enquanto você não pagar.

Portanto, se for abordado por esse tipo de pessoa, fuja. Esse golpe não acontece apenas com pulseiras, mas também com outros tipos de souvenirs. E se acontecer com você, não hesite em chamar a polícia para resolver a situação.

8. Fuja de abordagens nas ruas e em atrações turísticas

O que mais tem em locais de grande aglomeração de turistas são pessoas simpáticas demais te abordando para te empurrar alguma bugiganga (como as pulseiras e souvenirs), ou querendo prestar “ajuda” para te levar algum ponto da cidade desconhecido da rota ou oferecendo ingressos para atrações turísticas. É cilada, Bino!

Validação de ingresso de atração turística
Evite comprar ingressos em qualquer lugar para evitar bilhetes falsos e ser barrado ao tentar entrar.

Falsos guias são bem comuns, mas por mais que a proposta seja tentadora, ela pode trazer muitos riscos. Portanto, sempre procure por guias credenciados. E ao comprar ingresso para as atrações turísticas procure sempre adquirir sites especializados como o Get Your Guide ou utilize as bilheterias oficiais. Esse é outro ponto muito importante de como evitar golpes em viagens internacionais.

9. Não caia nas apostas de rua

Já se deparou com pessoas na rua fazendo aqueles truques misturando vários copos com um objeto embaixo de um específico para você adivinhar onde ele está? Se vai viajar para Inglaterra, vai se deparar com vários desses truques em Londres na ponte de Westminster, localizada ao lado do Big Ben, mas em várias outras cidades esse golpe é aplicado.

Eles funcionam assim: geralmente fica uma pessoa apostando e adivinhando todas as vezes e recebendo o dinheiro. Daí, você vê essa cena e pensa:

“é fácil, vou apostar também”

Só que essa pessoa que está ganhando dinheiro o tempo todo, faz parte do golpe, pois se trata de um figurante. Quando você vai apostar, começa a perder dinheiro, pois em truque de mágica, não há objeto escondido.

10. Atenção com as fotos

Tirar uma selfie é legal, mas nada melhor que uma foto legal de corpo inteiro ou bem enquadrada no ponto turístico. Porém, é comum ser abordado por pessoas simpáticas que oferecem ajuda. Claro, que muitos querem mesmo te ajudar, mas também existem muitos que vão se aproveitar da situação para roubar o seu celular ou câmera.

Em uma viagem para Londres, estava tirando uma selfie quando um homem passou por mim falando no celular. Bem simpático, ele fez uma pausa na conversa e me perguntou se queria que ele tirasse uma foto. Eu neguei, ele andou um pouco mais para frente, deu meia volta e retornou o seu lugar desligando a ligação. Em questão de poucos minutos, vi ele fazendo a mesma coisa com outras pessoas. Para mim, o golpe estava bem claro!

Mas como evitar golpes em viagens internacionais desse tipo? Bom, quando viajo sozinha, busco por grupos de pessoas que claramente estão fazendo turismo e peço para tirar uma foto ou simplesmente posiciono a câmera em algum lugar estratégico e aciono o timer. O seguro morreu de velho!

11. Verifique o veículo antes de sair da locadora

Alugar um carro para viajar é uma ótima maneira de aproveitar a viagem para conhecer lugares onde o transporte público não vai te levar ou de simplesmente fazer a viagem no seu próprio tempo.

Para evitar como evitar golpes em viagens internacionais com relação ao aluguel do veículo, é importante buscar por empresas sérias, como a Discovercars que trabalha com as melhores locadoras do mercado. Antes de contratar, você deve verificar alguns pontos:

  • Se a locadora é reconhecida e confiável – você pode utilizar os portais de reclamações para fazer essa análise;
  • Política de combustível;
  • O que está embutido no seguro do carro contratado.

Ao retirar o veículo da locadora, não esqueça de verificar se há algum dano como riscos na pintura, se o carro está limpinho, se o painel está funcionando perfeitamente, se já algum dano nos vidros, entre outros fatores. E se encontrar algum dano, tire fotos e deixe registrado na locadora para evitar cobranças indevidas na devolução do veículo.

12. Cuidado com as falsas petições e doações para ONGs

As petições e doações para ONGs é um clássico quando o assunto é como evitar golpes em viagens internacionais. Infelizmente, existem pessoas utilizando desses recursos de persuasão para atingir o seu emocional e extrair o seu dinheiro.

Por mais que seja apenas um pedido de assinatura para uma petição, elas acabam te pedindo uma contribuição em dinheiro para ajudar a causa ou alguma ONG específica. Para evitar cair nesse golpe durante uma viagem internacional, não tenha medo de falar “não”.

Se realmente quer ajudar, peça informações mais detalhadas sobre a instituição. Diz que deseja conhecê-la mais a fundo e até mesmo visitá-la antes de fazer qualquer tipo de doação. Existem várias ONGs muito sérias espalhadas por todo o mundo e que realmente precisam de doações.

Golpes comuns em viagens pela Europa

Existem muitos golpes comuns na Europa e já dei exemplo de três deles ao longo do texto: o da pulseira, o das apostas e o das fotos. E de fato, eles são muito comuns por aqui.

Contudo, além deles, o golpe do aluguel de apartamento na Europa também tem crescido bastante e se tornado um bem comum, especialmente em Portugal. Não pense você que o continente europeu é o primeiro mundo e só existem pessoas evoluídas. Pare com esse complexo de vira-lata e se mantenha atento.

Sabe aquele ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Pois é!

O que fazer se cair nos golpes em viagens internacionais?

Você já sabe como evitar golpes em viagens internacionais, mas caso ainda aconteça com você, é importante acionar a polícia em algumas situações e deixar um boletim de ocorrência registrado. E quando o assunto é proteção de dados, hoje, existem unidades da polícia especializadas em crimes cibernéticos.

Assim como também é importante se atentar em sempre buscar por empresas confiáveis ao comprar um ingresso de atração turística, contratar um guia credenciado, alugar um veículo, reservar um hotel ou apartamento, entre outros.

Ter uma empresa de confiança envolvida, te dá mais garantia de que terá um bom suporte caso algum inconveniente aconteça.

Tenha sempre um seguro viagem

Independente do destino da viagem, tenha sempre um seguro viagem para te dar ainda mais suporte. Dentre as coberturas e assistências oferecidas, estão a orientação em caso de perda ou furto de documentos e cartões de crédito, assistência jurídica em caso de acidentes no trânsito, extravio ou danificação de bagagem.

E não esqueça que o seguro viagem Europa é obrigatório e precisa ter uma cobertura médica e hospitalar de no mínimo 30 mil euros. Você pode fazer uma cotação no Seguros Promo, um comparador de seguro viagem que reúne diversas seguradoras em um só lugar e permite comparar as coberturas de diferentes planos.