Comprar mala de viagem: dicas para escolher a ideal

Europa  / 

Quando planejamos uma viagem para o exterior de férias ou de trabalho, precisamos comprar mala de viagem. Mas como escolher a mala ideal? Ela precisa ser resistente e estar nos padrões de tamanho das companhias aéreas. Por isso, você deve levar em conta alguns itens antes de comprar a sua mala de viagem, confira abaixo.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Como escolher e comprar a mala de viagem?

Antes de escolher a mala de viagem você deve responder algumas perguntas:

  • Eu pretendo fazer outras viagens nos próximos meses ou anos para investir em uma boa mala?
  • Quanto eu pretendo gastar na mala de viagem?
  • Vou viajar dentro do Brasil, dentro da Europa ou farei longas viagens internacionais?

Depois de respondida essas perguntas, você pode avaliar qual a melhor mala de viagem para comprar. Se você viaja pouco, ou não tem planos de viajar tão cedo, não precisa comprar a mala de viagem mais cara da loja, por exemplo.

Confira alguns fatores que você deve levar em consideração na escolha da mala para viajar:

Resistência da mala

O fator mais importante na hora de comprar mala de viagem é verificar a resistência do material, a marca e como são as rodinhas. Ninguém gosta de ter a mala quebrada e ter que arrastar ela durante a viagem sem as rodas estarem funcionando, não é mesmo?

Por isso, pesquise bastante, teste a mala e opte por um modelo com maior durabilidade e que seja bem resistente. Além do peso que ela irá carregar, ainda tem todo o manuseio dela no carro, trem, ônibus e aeroporto. Além disso, vamos combinar que eles não são nada gentis as nossas malas e jogam elas pra valer. Por isso, elas têm de ser resistentes.

Qual material escolher

As malas rígidas de viagem têm a vantagem de serem impermeáveis e feitas de um material mais resistente. Costumam aguentar mais o impacto e costumam ter boas rodas.

Já as malas de tecido são mais leves, resistem mais a choques e se adequam em qualquer lugar. Normalmente são mais baratas que as malas rígidas.

Extravio de bagagem: o que fazer se te acontecer e como evitar que aconteça.

Onde comprar mala de viagem no Brasil

No Brasil, há diversas opções de lojas de malas de viagem, tanto online quanto lojas físicas, confira a lista com algumas de opções:

Comprar mala de viagem: qual tamanho de mala eu posso levar?

O tamanho da mala de viagem varia de acordo com o limite estabelecido pela companhia aérea:

Padrão companhias low cost

As malas de cabine  normalmente têm 55cm x 40cm x 20 cm. Esse é o tamanho padrão da companhia aérea low cost Ryanair, por exemplo, junto de uma mala pessoal de 40cm x 20cm x 25cm que deve caber debaixo do assento.

Peso da bagagem

Os pesos de bagagem que as companhias aéreas aceitam são entre 10 kg, 23 kg e 32 kg. Por isso, antes de comprar sua mala e preparar sua viagem, confira na passagem o tamanho de mala permitido pela companhia aérea que você escolheu.

Depois de escolher o material e tamanho da mala, saiba como organizar a mala para Europa.

Peso da mala vazia

Outra dica importante é pesar a mala vazia antes de comprar (ou verificar o peso na etiqueta). Dessa forma, você verifica se a mala é ideal para você e se sobra bastante espaço/peso para suas roupas e pertences pessoais. O ideal são malas que pesem até 2 kg vazias.

Com ou sem divisórias?

As divisórias na mala vão de acordo com cada gosto, mas ter pelo menos um compartimento com zíper é o ideal para poder guardar pequenos objetos.

Com ou sem cadeado?

Existem diversas opções para comprar mala de viagem com o cadeado já embutido. Se a mala não vier com essa opção, você pode comprar pequenos cadeados para fechar a mala. Isso não garante que ela não será aberta, mas pelo menos torna mais difícil a abertura da sua mala por desconhecidos.

Pensando em morar em Portugal?

Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com ajuda do nosso guia Como Morar em Portugal.


Num só lugar, você aprenderá o passo a passo para conseguir trabalho em Portugal e tudo sobre custos de vida, as melhores cidades para viver, cidadania, vistos, documentos necessários, educação e muito mais.


Receba grátis o índice e primeiras páginas!

RECEBER AMOSTRA »

comprar mala de viagem esteira

Veja também como é viajar de primeira classe e se vale a pena.

Preços para comprar mala de viagem

Comprar mala de viagem pode ser um investimento para muitos anos. Uma mala de viagem custa entre R$ 200,00 e R$ 3.700,00. Tudo depende da marca, tamanho, modelo e estilo que você procura.

Vale a pena investir em uma mala boa?

Meu conselho de viajante é, invista na compra de uma mala boa, resistente, com boas rodas, mas com um preço acessível, médio. Se você investir demais em uma mala ficará sempre preocupado se ela riscar, estragar, manchar, rachar, etc. E todos nós sabemos como, inevitavelmente, ela acaba por ter pequenos danos na viagem. Na minha opinião só vale investir em uma mala cara se a marca oferecer garantia vitalícia.

Quanto tempo dura uma boa mala?

As malas de cabine costumam durar mais tempo do que as malas maiores que são despachadas pelas companhias aéreas. Mas em média uma mala boa dura entre 10 a 15 anos.

Saiba também o que fazer antes de viajar: um passo a passo completo.

Qual o melhor material para comprar mala de viagem

As malas rígidas de policarbonato costumam ser mais duráveis que as malas de tecido. Uma dica é investir em uma mala 360º, com 4 rodinhas. Elas são mais práticas de empurrar no aeroporto, ficam em pé sozinhas e são menos pesadas para carregar.

Além da mala ser rígida, o material ideal é aquele poroso e fosco. As malas brilhantes e com desenhos tendem a arranhar e descascar com facilidade.

Melhores marcas de malas

As melhores marcas para comprar mala de viagem são as da Samsonite, Victorinox, Rimowa e Sestini.

Marcas com garantia vitalícia

Algumas marcas de malas de viagem oferecem garantia vitalícia para alguns modelos, é o caso da Victorinox e Sestini. Outras marcas oferecem garantia contra defeito de fabricação de até 2 anos. Verifique sobre a garantia da mala que você deseja, antes de efetuar a compra. Eu comprei a minha pelo site Portal das Malas e gostei muito do serviço deles e por isso indico também para vocês.

Depois que você já descobriu como comprar mala de viagem, saiba que, se o seu destino é a Europa, provavelmente você vai precisar de um seguro viagem. Esse documento é obrigatório em 26 países europeus. Saiba quais países exigem o Seguro Viagem Europa e como contratar o seu ao menor preço.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.