Viajar só com bagagem de mão: dicas de como preparar a mala

Passagens Aéreas  / 

Para muitas pessoas, a bagagem pode ser uma grande dor de cabeça. Seja na hora de arrumar, despachar ou carregar de casa para o aeroporto, ou da rodoviária para o hotel. Sem falar no risco de extravio, é claro. Se você já viajou ou vai viajar pela primeira vez, já deve ter se feito a seguinte pergunta: “é possível viajar só com bagagem de mão?”. A resposta é sim, principalmente se você for uma pessoa prática na hora de organizar a sua mala.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

No entanto, para poder transportá-la é preciso que a mala de encaixe das dimensões autorizadas pela companhia aérea. Confira a seguir tudo que você precisa saber pra viajar com sua bagagem de mão.

Saiba como viajar só com bagagem de mão

De modo geral, para voos nacionais, a mala de mão deve pesar no máximo 10 kg e medir até 55 centímetros de altura, 35 de largura e 25 de comprimento. Essas dimensões devem incluir bolsos, alças e rodas. É importante cumprir estes requisitos para que a mala caiba na cabine, sem que haja cobrança de taxas adicionais.

O preço das passagens aéreas sempre foi um empecilho para que muitas pessoas pudessem viajar de avião. Apesar dos preços terem baixado consideravelmente nas últimas décadas, tornando-se algo acessível a todas as classes, algumas companhias se esforçam em reduzir os esses valores ainda mais, aumentando suas vendas.

Bagagem de mão no vôo

Desde 2017, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou a cobrança por bagagem despachada por parte das companhias aéreas. Com isso, elas poderão estabelecer suas próprias franquias de limite por passageiro, além de estipular taxas para quem ultrapassá-lo.

A mudança traz benefícios principalmente para aqueles que não despacham bagagens, tornando a passagem mais barata e acessível, pois diminui os custos obrigatórios.

Conheça as companhias aéreas low-cost da Europa.

Como comprar uma boa mala de mão para caber tudo?

Como se todas as comodidades e vantagens de viajar apenas com uma mala de mão não fossem suficientes, elas ainda podem ser extremamente estilosas. Existem milhares de marcas e modelos disponíveis, o que pode tornar a escolha um pouco mais difícil. Para ajudar, veja a seguir algumas dicas na hora de comprar sua mala de mão.

Tamanho e peso

A regra de tamanhos e pesos das companhias aéreas deve permanecer em mente na hora de escolher a sua mala de mão. Para não errar, mantenha as medidas padrão da Anac em mente antes de iniciar a busca pelo modelo ideal.
É importante lembrar que a estrutura da mala também conta na hora de pesagem, portanto, se ela pesa 3 quilos, restam apenas 7 para ocupar com seus itens pessoais.

Qualidade

Malas de mão ou malas comuns devem ser resistentes. Afinal, ninguém merece carregar uma mala sem alça por aí, não é mesmo? Brincadeiras à parte, para que a sua mala possa te acompanhar por muitos anos, é fundamental que tanto a estrutura, quanto as rodas e as alças sejam de excelente qualidade.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Material

Algumas pessoas preferem as malas duras, com rodinhas e puxadores. Outras, no entanto, preferem as de tecido, que são mais maleáveis e fáceis de guardar quando estão vazias. Não existe melhor ou pior e ambas alternativas podem satisfazer as necessidades de uma viagem de curta duração. Vale a pena ressaltar que as malas duras, comumente vistas nos aeroportos, são mais resistentes e protegem melhor objetos frágeis.

Garantia

Mesmo com todos os cuidados acima, a garantia ainda é um cuidado importante. Isso porque, apesar da qualidade do material, falhas e defeitos de fabricação podem acontecer e você precisa estar prevenido quanto a isso. Algumas marcas oferecem 3 meses de garantia, enquanto outras permitem até 1 ano. Estar atento a essas informações é uma ótima maneira de evitar dores de cabeça futuras.

Se você prefere comprar pela internet, algumas lojas especializadas, como a Portal das Malas, oferecem até 7 dias de devolução grátis, além da primeira troca gratuita.

Tire suas dúvidas e confira os itens que você não pode levar na sua bagagem de mão.

Como montar mala para viajar só com bagagem de mão

No verão

Viajar apenas com a mala de mão tem uma série de vantagens. No entanto, é preciso ser econômico na hora de fazer as malas. Se você vai viajar no verão, não há a necessidade de carregar mais do que um casaco para o caso de esfriar. Para economizar espaço na mala grande, a dica é levar o casaco na mão, pois o avião costuma ser um pouco frio e você pode precisar dele.

Durante o voo, a dica é apostar em roupas confortáveis. Se você embarcar com um tênis, jeans ou uma calça legging, essas peças podem te acompanhar por várias ocasiões, visto que são coringas e se adaptam a diversas ocasiões. Coloque na mala mais uma calça, uma bermuda e uma blusa ou camiseta para cada dia de viagem. Um pijama, roupa de banho e uma sandália rasteira já são suficientes para te acompanhar durante toda a expedição.

No inverno

Para o inverno ou destinos onde predominam as baixas temperaturas, a regra não é muito diferente da anterior. Vá com o casaco no corpo ou carregue-o na mão para economizar espaço. Um tênis confortável ou uma bota nos pés também ajudam a reduzir o peso da mala e servem para diversas ocasiões.

Dimensões da bagagem de mão

Troque os shorts extras por calças e as camisetas por blusas de manga. Uma muda de roupa por dia é mais que suficiente para criar diversos looks sem repetir. Se você vai organizar um mala de viagem para Europa no inverno, invista também em roupas térmicas, que ficam por baixo, são quentinhas e não ocupam muito espaço.

Saiba como proceder em caso de extravio de bagagem.

Truques para viajar só com bagagem de mão

Arrumar uma mala de mão não é muito diferente de mobiliar um apartamento pequeno. Isso porque cada espaço deve ser pensado para que tudo se encaixe de maneira eficiente e organizada. Confira algumas dicas e truques que podem te ser úteis na sua próxima viagem:

Quanto maior melhor?

Nem sempre. Se você vai passar apenas o final de semana fora, uma mochila de tamanho médio já pode ser suficiente. Quando temos uma mala maior do que de fato precisamos, a tendência é encher de coisas desnecessárias apenas para ocupar todos os espaços. Seja prático e leve somente o necessário.

Sempre que possível compre coisas no caminho

Itens de higiene devem fazer parte de qualquer viagem. No entanto, eles acabam ocupando um espaço precioso na mala. Uma boa forma de reverter isso é comprar quando chegar ao destino produtos como sabonetes, shampoos e máscaras. Se o hotel fornecê-los, melhor ainda. O mesmo serve para os presentes e lembrancinhas, que podem ser adquiridos no próprio aeroporto.

Aposte nas embalagens a vácuo

As embalagens a vácuo são uma verdadeira salvação para quem precisa economizar espaço na mala. Você pode colocar em sacos individuais as roupas por tipo ou ocasião, e extrair todo o ar para que nenhum espaço adicional seja ocupado.

Faça rolinhos

As roupas enroladas tendem a ocupar menos espaço e permanecem mais compactadas, evitando que se amassem durante a viagem. E, por falar em rolinhos, enrolar as meias e colocá-las dentro dos calçados pode ajudar a economizar um bom espaço também.

Seguindo dicas simples é super possível viajar só bagagem de mão e sem passar apertos. E não esqueça: se você estiver de viagem marcada para a Europa, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas. Faça sua cotação sem compromisso e veja quanto custa.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Evellyn Lima é brasileira e atualmente não tem endereço fixo. Resolveu viver uma vida de nômade digital. É jornalista, redatora, revisora e compartilha detalhes e surpresas das suas viagens no Instagram @ninguemcontadaviagem.