Método Marie Kondo para arrumar mala: saiba como funciona

Marie Kondo é uma escritora japonesa especialista em organização, autora do best-seller A Mágica da Arrumação e estrela de uma série na Netflix, Ordem na Casa (Tidying Up with Marie Kondo, em inglês). Esta guru da arrumação criou o método KonMari, utilizado na organização da casa, que muita gente encara como uma grande transformação de vida. Mas hoje você fica sabendo como também aplicar o Método Marie Kondo para arrumar mala.

O que é o Método Marie Kondo para arrumar mala?

O KonMari se baseia em descartar objetos que não fazem sentido a partir de categorias (roupas, papéis, livros, itens variados e objetos com memória afetiva). O principal critério para escolher o que fica – e este é o aspecto que considero mais original – é perguntar: isto me traz alegria? Por último, tudo o que ficou precisa estar visível, organizado de modo que a pessoa enxergue o que tem.

Da mesma forma, o método Marie Kondo para arrumar mala faz refletir sobre a importância do que levar com você, como controlar o que se tem e simplificar a vida. Assim, você ganha tempo na viagem. Veja só.

Como aplicar o Método Marie Kondo para arrumar mala na prática

A ideia do Método Marie Kondo para arrumar mala é se cercar apenas de itens que lhe trazem alegria, então é uma oportunidade de selecionar seus itens pessoais mais importantes. E, claro, organizá-los para facilitar sua vida durante a viagem.

Confira um passo a passo do método Marie Kondo para arrumar mala, inspirado na filosofia KonMari.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

1. Separe um tempo para isso

Um dos pilares do Método Marie Kondo para arrumar mala ou a própria casa é destinar um tempo para se dedicar com calma. Nada de fazer a mala minutos antes de sair para o aeroporto! A ideia é refletir para onde você vai e a partir daí considerar o que você deve levar, de acordo com o clima, os passeios que você planeja e suas rotinas de cuidados pessoais.

2. Isso lhe traz alegria?

Muita gente acaba pensando em levar coisas demais na viagem. Aí entra em cena o Método Marie Kondo para arrumar mala, porque ele sugere perguntar se aquela bota, aquela bolsa ou aqueles lenços lhe trazem alegria. Se forem objetos de fato importantes, priorize. Sempre considerando o espaço que você tem – as companhias aéreas estão cada vez mais rígidas quanto ao peso das bagagens e as medidas padronizadas das malas.

Normalmente, o que traz alegria são as peças mais confortáveis e versáteis, que você já usa sempre. Experimente fazer este teste!

Você sabia que o seguro viagem é importante para proteger estes itens afetivos que vão na sua mala? Veja mais no artigo.

3. Dobre as peças

Um dos principais truques do KonMari é a dobra das roupas no menor tamanho possível e organizadas na vertical na mala. Se for um lenço ou uma roupa mais fina, basta enrolar a peça para evitar que amasse.

Alise a peça com as mãos, dobre as mangas da blusa para dentro, dobre a blusa quase na metade. Depois dobre a peça mais duas vezes para dentro. Experimente colocar a peça de roupa em pé – indica que a dobra deu certo.

4. Itens pesados ficam por baixo

Itens mais pesados, como sapatos e calças jeans podem ser ​​colocados na parte inferior da mala. Já na parte superior, prefira as peças leves e que não podem amassar.

5. Reúna itens semelhantes

Outro passo do Método Marie Kondo para arrumar malas é guardar juntos os itens similares. Nessa hora, bolsas com divisórias são as melhores. As maquiagens ficam em um necessaire para elas, os cremes em outra bolsinha, as roupas íntimas em outra. Fios de carregadores de celular e notebooks ficam melhores juntos, em outra pequena bolsa. Os sapatos ficam mais felizes – sim, a Marie Kondo chama a atenção para a felicidade de cada objeto – guardados em sacolas de lona.

6. Espaços inteligentes podem ser aproveitados

Procure utilizar todos os espaços. Meias podem ser guardadas dentro do espaço dos sutiãs ou dentro dos sapatos, fazendo você ganhar um espaço precioso na mala.

7. Não preencha totalmente sua mala

Segundo o Método Marie Kondo para arrumar mala, você deve deixar livres pelo menos 10% do espaço da mala. Deste modo, as roupas ficam menos amassadas e você ainda garante um lugar para lembranças e pequenas compras que você certamente vai fazer na sua viagem.

Saiba o que encaixa melhor no seu perfil: mochila ou mala para viagem?

8. A “alegria da faísca”

Muito do Método Marie Kondo para arrumar mala está conectado às emoções e alegrias que os objetos despertam em você. Ao terminar, considere a felicidade que cada peça traz, quando você a manuseia. Se você ainda tem dúvidas e acha que não vai precisar daquele item na viagem, deixe-o em casa.

Vantagens do Método Marie Kondo para arrumar mala

Pode ser que arrumar a mala seguindo o Método KonMari a primeira vista parece dar mais trabalho, mas certamente oferece alguns benefícios. Especialmente se você estiver a mala para se mudar para a Europa e precisa levar uma quantidade grande de itens consigo. A seguir listamos algumas das vantagens de adotar o modelo.

Método Marie Kondo para arrumar as malas

Economizar tempo

Com os pertences menores organizados em bolsas por tipo e com as roupas dobradas na vertical, você visualiza tudo o que tem na sua mala. Isso permite que você encontre mais rapidamente tudo o que você procura e combine mais facilmente as roupas que irá utilizar.

Otimizar o espaço da mala

Como já dissemos, cada vez mais as empresas aéreas estão restritivas quanto ao peso da mala de mão e da bagagem despachada. Por isso, é necessário saber priorizar o que você vai levar e utilizar o peso disponível da forma mais inteligente. Considerando, é claro, que a mala geralmente volta um pouco mais pesada da viagem.

Veja aqui, inclusive, nossas dicas para viajar só com bagagem de mão, que é uma prática cada vez mais frequente também nos voos domésticos do Brasil.

Evitar gastos extras

Outro ponto positivo do Método Marie Kondo para arrumar mala é que, ao levar o que você precisa e o que traz alegria, você dificilmente vai precisar comprar itens básicos na viagem. Um exemplo: ao levar em um vidrinho o seu shampoo preferido, que desperta a sua “faísca”, não será necessário comprar às pressas na farmácia outro frasco. Diferente de levar aquelas amostras de produtos genéricos que muitas vezes guardamos e nem sempre têm a melhor qualidade.

Não deixe de dar uma olhada no nosso artigo sobre o que fazer em caso de extravio de bagagem.

Garantir mais conforto

As peças que trazem alegria, na visão do Método Marie Kondo para arrumar mala, costumam ser as mais confortáveis. Aquele tênis básico, aquela calça com caimento perfeito, aquele casaco coringa que fica bem em diversas ocasiões. Uma mala com essas peças certamente é mais versátil também. Deixe para usar aquele sapato novo – que não se encaixa tão bem no pé e ainda não lhe traz alegria – para outras ocasiões, não para caminhar horas nos passeios em sua viagem.

Vale a pena utilizar o Método Marie Kondo para arrumar mala?

Na minha opinião, com certeza! Pessoalmente, já faz algum tempo que sou adepta do método KonMari na minha casa e até mesmo para priorizar amizades – sempre me pergunto se aquela pessoa de fato me traz alegra, ao considerar alguns relacionamentos! Acaba sendo um critério que vale para diversas áreas da vida.

O KonMari é muito mais do que organizar a mala ou livros. É sobre organizar a mente e se conhecer melhor. Os objetos que temos e que escolhemos levar com a gente em ocasiões especiais, como uma viagem, dizem muito sobre quem somos e o que é importante para nós. Portanto, até mesmo tarefas simples, como fazer uma mala, são oportunidades de aperfeiçoar nossa visão sobre nós mesmos.

Vale a pena refletir sobre o Método Marie Kondo para arrumar mala e também a casa, o armário de roupas, a mesa de trabalho e até organizar a geladeira. Tudo, claro, sempre com consciência e sem radicalismos. A ideia é simplificar a vida, ganhar tempo e conhecer o que é mais importante para você.

Teve problemas com o seu voo? Entenda como a AirHelp pode ajudar você a conseguir uma indenização.

Onde comprar uma boa mala para aplicar o método KonMari?

O Método Marie Kondo para arrumar mala fica ainda mais fácil e eficiente quando você conta com um bom modelo para viajar, reunindo praticidade, resistência e segurança.

A gente costuma indicar e confiar no Portal das Malas, que sempre oferece uma variedade bem interessante de produtos, preços atrativos e descontos especiais. Não deixe de conferir, ainda, as nossas dicas de expert para escolher a melhor mala de viagem!

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Raças de cachorro que não podem viajar de avião: veja a lista

Vai viajar de avião e quer levar o seu cachorro? Veja as raças de cachorro que não podem viajar e as restrições que as companhias aéreas impõem.

Comprar passagem para Portugal: preços e como economizar

Quer comprar passagem para Portugal? Saiba quanto custa, a melhor época para viajar e como escolher a melhor companhia aérea.

Passagem de volta para o Brasil: é obrigatório comprar? Descubra aqui

Entenda se é necessário comprar passagem de volta para o Brasil. Veja o que acontece se não comprar e se é possível remarcar a passagem de volta.

Sites de passagens aéreas: conheça os 9 melhores e economize

Veja quais são os melhores sites de passagens aéreas no Brasil e no estrangeiro. Saiba se é seguro comprar através desses sites e qual é a vantagem em usar.

Cancelar voo TAP com reembolso: entenda como solicitar

Precisa cancelar voo tap e pedir reembolso? Mostramos como fazer isso de forma simples e clara e as condições impostas pela companhia aérea.

Viajar com cachorros braquicefálicos: tudo o que precisa saber

Saiba tudo sobre como viajar com cachorros braquicefálicos, as raças mais sensíveis e todos os cuidados que devem ser tomados.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube