Melhor mala de viagem: como escolher e onde comprar

Passagens Aéreas  / 

Não basta apenas economizar em passagens aéreas ao planejar uma viagem. É importante também escolher a melhor mala de viagem, para evitar imprevistos que podem acontecer no decorrer da jornada, tornando a viagem dos sonhos, em um pesadelo. Neste artigo, vamos abordar como escolher a melhor mala pra você, com dicas essenciais.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Melhor mala de viagem: conheça as principais marcas

Na hora de escolher a melhor mala de viagem, é bom saber que existem diversas marcas e modelos de ótima qualidade. Entretanto, destacamos abaixo as que consideramos como a melhor mala de viagem. Na verdade, escolhemos as melhores, já que existem opções ótimas no mercado.

Delsey

De origem francesa, a fabricante de bagagens Delsey promete modelos de malas seguras e resistentes também. Com material de alta qualidade e garantia longa de até 10 anos, as malas são leves e com boa durabilidade.

A melhor mala de viagem da Delsey: escolha uma com cadeado TSA embutido e, de preferência expansível, que permite que o tamanho aumente. Rodas duplas facilitam a locomoção e com divisão especial para o notebook.

Samsonite

A Samsonite é conhecida por suas malas de boa qualidade, sendo que a linha Cosmolite é tida como a mala mais forte e mais leve dentre todas da marca americana. Assim como a  citada anteriormente, tem garantia de 10 anos.

A melhor mala de viagem da Samsonite: escolha uma com cadeado TSA, sistema spinner multidirecional de quatro rodas, alça superior e lateral, cartão ID, tubo retrátil com botão liberador e bolso com zíper.

Le Postiche

Não poderia ficar de fora uma marca brasileira. A Le Postiche é considerada uma das maiores marcas do Brasil em se tratando de malas, mochilas e diversos acessórios de viagem. Além da qualidade, possui também bons preços.

A melhor mala de viagem da Le Postiche: o modelo Tijuana Les Routes foi desenvolvido em ABS, cujo o material é resistente, leve e durável. Com 4 rodas duplas multidirecionais, possui um giro de 360º para facilitar a locomoção, puxador com botão de ajuste e também cinta elástica com trava.

Primicia

Há mais de 60 anos no mercado de itens para viagens, a Primicia é bastante conhecida no Brasil. Além disso, a marca possui vários modelos de qualidade sem deixar o aspecto visual de lado.

A melhor mala de viagem da Primicia: o modelo Maresias é produzido em ABS, cujo padrão é rígido, leve e resistente a quedas e atritos. Têm rodas com um giro de 360º e fechadura integrada na lateral da bagagem. A garantia é menor em relação às outras marcas, apenas de 2 anos, contudo a mala conta com boas avaliações.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Rimowa

A Rimowa é uma marca renomada no mundo inteiro, embora pouco conhecida no Brasil. As malas possuem estrutura de qualidade e design moderno, tais como os inovadores fechos TSA, que possibilitam personalizar a senha de travamento.

A melhor mala de viagem da Rimowa: as malas de modo geral possuem um sistema exclusivo de rodinhas, dessa forma a bagagem pode ser movimentada para qualquer lado, mesmo se a mala estiver pesada.

Todas as 5 marcas são de ótima qualidade e o viajante, escolhendo qualquer uma delas, certamente está optando pela melhor mala de viagem. Contudo, a Samsonite foi apontada como a marca que possui o melhor design, segurança e tecnologia. Por outro lado, o preço está longe de ser dos melhores.

Onde comprar a melhor mala de viagem com desconto

Existem vários meios para adquirir uma mala de viagem, além de ir diretamente na loja física. O viajante pode escolher e comprar a mala no próprio site do fabricante ou em sites que vendem produtos em geral (shoptime, americanas.com, Mercado Livre, etc). Entretanto, cabe ressaltar que existem sites dedicados exclusivamente a venda de malas para viagens de todos os tipos e que oferecem preços muito atrativos. Um deles é o Portal das Malas, onde o viajante tem várias seções onde poderá escolher a melhor mala de viagem que atenda às suas necessidades.

O site atende em todo Brasil através de sua loja online, entregando os mais variados artigos de viagem de marcas conhecidas, sem que o cliente tenha que sair de casa e com excelentes preços. São aproximadamente 16 marcas disponíveis no portal, sendo possível esclarecer dúvidas através do SAC também.

Dica para trazer vinho na mala

Se você trará bebidas nas em sua viagem do exterior para o Brasil, é melhor escolher uma mala de viagem específica para vinhos. Estas malas são projetadas exclusivamente para transportar garrafas em viagens curtas ou de longa duração. O diferencial neste tipo de bagagem se refere a proteção contra impactos, pois sabemos que os funcionários dos aeroportos não são muito cuidadosos com as bagagens dos viajantes. Veja mais dicas de como levar vinho para o Brasil aqui.

Melhor material para escolher a mala de viagem ideal

Uma mala de viagem pode ser feita de 4 materiais diferentes: tecido, polipropileno, policarbonato ou ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno). Assim como também podem ser flexíveis (pano grosso), semi-flexíveis (material impermeável por dentro) e rígidas (tipo caixa, na maioria das vezes feitas de polipropileno duro).

Quando se trata de material resistente, podemos citar como exemplo as malas da Samsonite, fabricadas com a tecnologia curv. De acordo com a marca americana, pode ser descrito como um material de alta resistência a impacto e ao mesmo tempo leve.

mala de mão na esteira aeroporto

As fibras de polipropileno são entrelaçadas e transformadas em camadas individuais para resultar em um invólucro exterior. Logo, de modo geral, as malas feitas de polipropileno possuem um material de melhor qualidade. Se optar por um mala de rodinhas, escolha rodas de poliuretano, pois são bem mais resistentes do que as de plástico e borracha.

Tipos de material para malas de viagem

  • ABS: trata-se de um termoplástico, isto é, uma variação de plástico, porém rígido e leve. Uma vantagem é que o material é flexível e resiste bem a impactos;
  • Polipropileno: material utilizado na fabricação de inúmeros objetos e também produtos rígidos e maleáveis. A principal vantagem desse tipo de material é sua resistência, sendo bastante durável;
  • Policarbonato: uma espécie de polímero (plástico), com a vantagem que resiste a altas e baixas temperaturas. Também é flexível, deformando-se e voltando ao normal quando pressionado, além de muito resistente a impactos.

Se a intenção é comprar a melhor mala de viagem (em todos os sentidos), podemos dizer que dentre os 3 materiais mencionados, o polipropileno seria o mais indicado pois as bagagens são leves, não irão descascar, muito menos amassar ou quebrar facilmente. Vale ressaltar que os outros materiais também são bons, mas sua escolha deve ir de acordo com o tipo de viagem vai fazer.

Para viagens longas

Caso a viagem seja longa, na hora de escolher a melhor mala de viagem dê preferência por modelos maiores. Mas, tenha em mente que bagagens de mão devem ter no máximo 10 kg e as bagagens despachadas até 23 kg (para voos domésticos). Opte por uma mala de viagem com rodinhas que giram 360 graus, com várias divisões internas, senha/cadeado, dentre outras funções.

Todos os materiais citados acima, têm suas vantagens e desvantagens, logo cabe ao viajante avaliar qual delas atende melhor para cada caso. Se achar que poderá comprar muitas coisas na viagem, ter flexibilidade é uma vantagem e quanto a isso uma mala de tecido pode ser muito útil. Porém, se prefere segurança/durabilidade, as rígidas são mais indicadas.

Confira dicas de como organizar sua mala para Europa.

A melhor mala de viagem barata

Decidir pela melhor mala de viagem unindo qualidade a um bom preço não é uma das tarefas mais fáceis. Contudo, temos boas opções no mercado brasileiro, onde podemos destacar as marcas Le Postiche e Bagaggio.

Os valores podem variar bastante de acordo com o tamanho da mala, material e acessórios nela embutidos. De todo modo, uma mala da Le Postiche está em torno de R$ 390, enquanto a Bagaggio por volta de R$ 250. Contudo, os valores mencionados são apenas uma estimativa e estão sujeitos a alterações. Sempre confira o preço final diretamente na loja escolhida ou site. E não deixe de verificar se o Portal das Malas não está com alguma promoção.

Se a intenção for economizar

Outra opção que muitos podem torcer o nariz é a popular rua 25 de Março, na capital paulista, onde se vende de tudo um pouco inclusive malas de viagem. Mas agora vem a dica principal: é necessário ter paciência e procurar com atenção para achar malas de boa qualidade e resistentes por um bom preço.

De modo geral, as malas são produzidas de acordo com os padrões aceitos para embarque. É sempre recomendável avaliar as exigências específicas das companhias aéreas no que se refere ao peso e dimensões/tamanho.

Para bagagem de mão, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) define o limite de 10 kg em qualquer voo. Porém, as dimensões oscilam de acordo com cada companhia aérea.

Dicas úteis com sua mala de viagem

  • Em um voo nacional, a bagagem de mão devem ter as medidas: 55cm x 35cm x 25cm (altura x largura x espessura) e pesar até 10kg. O passageiro pode levar 1 bagagem de mão + 1 item pessoal;
  • Em relação às malas de porão, devem pesar até 23 kg e ter até 158 cm lineares (incluindo alças e rodinhas);
  • O viajante pode embarcar com 1 mala de mão e 1 item pessoal que pode ser uma bolsa dessas com alça no ombro, mochila ou mesmo uma sacola desde que seja pequena;
  • Tenha uma mala de mão com itens pessoais de higiene, remédios e documentos;
  • Opte por uma mala que não seja difícil de ser violada e que não tenha um zíper frágil;
  • Tenha um kit de malas, com uma grande, uma média e uma pequena. Dessa forma, terá opções para diferentes tipos de viagem, de longa ou curta duração.

Cuidados necessários

As melhores malas de viagem também precisam de cuidados, aquelas que são fabricadas com material resistente são conhecidas como “casco duro” e oferecem uma alta proteção em comparação com as malas de tecido. É comum durante uma viagem, levar na mala equipamentos caros como câmeras, notebook, drone, etc. Sendo assim, considere primordial o uso de lacres e cadeados de boa qualidade.

E por falar em lacres, no site Seal Bag é possível comprar lacres seguros e que possuem um sistema muito eficaz. Trata-se de um pequeno corpo plástico (o aspecto lembra uma bateria), anexado a um fio de nylon de 50 cm.

arrumando a mala de mão

No interior da peça feito de material plástico, existe um mecanismo metálico e blindado, sem contar que cada lacre possui numeração única. Com o uso desse tipo de lacre, é possível reconhecer de imediato se houve tentativa ou mesmo abertura da mala. Basta verificar se houve algum dano no dispositivo de plástico.

Um conselho simples, mas muito útil: evite comprar uma mala de viagem preta, pois é uma das cores mais comuns de bagagem. Assim, é sendo difícil de achá-la na esteira. Prefira as cores quentes, pois isso evita que um viajante possa levar a sua mala por engano.

Personalize sua mala

Uma boa opção é personalizá-la colocando um lenço colorido, fitas, adesivos, etc. A intenção é deixar a mala diferente e facilitar a sua identificação. Outra recomendação importante é evitar despachar malas de viagem muito caras. Isso pode atrair atenção de pessoas com más intenções. Não esqueça de pôr uma etiqueta de identificação em todas as malas, até mesmo na bagagem de mão, constando endereço (comercial), telefone de contato e também endereço de destino.

Para evitar o extravio da mala acidentalmente, retire o adesivo antigo de identificação colado no check-in (ou mesmo de uma viagem anterior). Se a mala estiver sem um cadeado ou lacre, proteja sua mala com uma capa de proteção (aquele sistema encontrado facilmente nos aeroportos que envolve a bagagem em várias camadas de plástico).

Não se esqueça do seguro viagem

Se viajar para a Europa está nos seus planos, é preciso lembrar que além de garantir a melhor mala de viagem,  o seguro viagem é obrigatório. Para contratar um seguro viagem ideal para o seu próximo destino você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem. Em parceria com o portal Seguros Promo, garantimos os menores preços aos nossos leitores em planos completos das principais seguradoras do mercado. Faça a cotação e aproveite!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.