Golpe do aluguel de apartamento na Europa: não caia em cilada

Europa  / 

Planejando sua mudança para o velho continente? Então, fique atento para não cair no famoso golpe do aluguel de apartamento na Europa, praticado contra estrangeiros em vários países europeus. Para entender melhor como funciona o que fazer e evitar ser mais uma vítima, apresentamos o que você precisa saber para ficar atento, confira:

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O que é o golpe do aluguel de apartamento na Europa?

O golpe do aluguel de apartamento na Europa é o mais praticado em novos estrangeiros que vão morar nos países europeus. Os golpistas aproveitam a distância e falta de conhecimento dos novos moradores para alugar casas ou apartamentos falsos.

O golpe é simples: os bandidos criam anúncios falsos em sites imobiliários com um preço abaixo do mercado. Os interessados entram em contato e pedem informações sobre o aluguel.

Eles respondem informando que não estão no país, mas que podem enviar a chave por correio, após o pagamento de um mês adiantado. Em outros casos, eles solicitam um depósito para examinar o histórico da vítima ou garantir o imóvel para ela.

Uma vez que o pagamento é realizado, a vítima nunca mais encontra o falso proprietário e muito menos recupera o dinheiro.

Fique atento: brasileiros já caíram nesse golpe

Basta uma rápida busca pela internet para encontrar diversos testemunhos de brasileiros e também outros estrangeiros que caíram no golpe do aluguel de apartamento na Europa. Muitos fraudadores utilizavam inclusive um site falso com a marca do Airbnb para enganar aqueles que procuravam apartamento. Foi o caso da jornalista Lenara Londero, de 34 anos.

Basicamente, alguém clona um apartamento bonito do Airbnb e cria um anúncio irresistível num site aberto

Quando ela questionou o preço baixo fixado para a oferta, o anunciante respondeu que, por não se adaptar ao país e ir embora para o Reino Unido, decidiu alugar pelo “custo básico”. Depois de solicitar um contrato de longo prazo, ele assegurou que não haveria perigo, que usaria o Airbnb como mediador (embora toda a negociação estivesse em andamento fora do site) e que assim que o depósito fosse efetuado, entregaria as chaves.

“Ele disse que se eu não gostasse do apartamento, o Airbnb reembolsaria”, diz Lenara.

Há muitos outros casos, já notificados também pela Revista Época em 2016 e pelo portal Sábado, de Portugal, em 2018.

Como evitar cair nesses golpes

Quanto ao golpe do aluguel de apartamento na Europa, existem algumas medidas para evitar esse problema. A principal, claro, é só fechar o contrato em sites oficiais, seguros e da sua confiança. Além disso, uma boa ideia é visitar os imóveis antes de efetuar qualquer pagamento. Dessa forma, você garante que o apartamento realmente existe e que está em boas condições.

Busque também acessar sites de imobiliárias com reputação no país ou até mesmo contrate os serviços oferecidos. Os corretores irão te orientar sobre todos os trâmites e negociação do preço do aluguel.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Também é importante conhecer como acontece o processo de locação no país onde você deseja morar. Em caso de dúvida, busque um alojamento temporário para as primeiras semanas, em algumas plataformas como o Airbnb é possível ter desconto em estadias mais longas.

Outra plataforma que também pode ser usada para alugar à distância é a Uniplaces, que oferece suporte aos usuários, tem residências verificadas e ainda um prazo para reclamação após o início da vigência.

homem aplicando golpe do aluguel de apartamento na Europa

O que fazer caso você caia em um golpe na Europa

Durante a sua estadia na Europa, você estará sujeito às leis locais do país de destino. A recomendação do Itamaraty é que os brasileiros lesados pelo golpe do aluguel de apartamento ou qualquer outro crime, dirijam-se imediatamente ao posto policial mais próximo e o consulado do Brasil no país.

No posto policial, você deverá registrar o boletim de ocorrência com informações como a data, hora e local do golpe, danos materiais e descrição do autor do crime. As autoridades irão tomar as providências necessárias para encontrar e punir o criminoso.

Além disso, busque conhecer as Leis da Europa e saber quais são seus direitos antes de se mudar para um novo país.

Países onde esses golpes mais acontecem

Infelizmente, golpes durante uma viagem acontecem em qualquer lugar. Como os países da Europa recebem pessoas do mundo todo, esse tipo de delito costuma acontecer com frequência e de forma inesperada.

No entanto, existem alguns países que recebem mais queixas de estrangeiros sobre esses golpes, são eles:

Por isso, é importante ter cuidado extra ao viajar e curtir sua estadia com tranquilidade.

Conheça outros tipos de golpes comuns

Além do golpe do aluguel de apartamento na Europa, existem outros que são praticados especialmente contra turistas e estrangeiros. Eles variam desde pequenos furtos até extorsão de dinheiro e acontecem nos principais países europeus.

Confira abaixo alguns deles e fique atento durante a sua viagem.

Golpe do câmbio sem taxas

Trocar dinheiro nas casas de câmbio é uma prática comum quando estamos viajando. No entanto, alguns golpistas aproveitam essa situação para extorquir dinheiro dos turistas.

Esse golpe tem início ainda na fila da casa de câmbio, quando você é abordado por alguém querendo trocar dinheiro, sem cobrar taxas e por um preço menor.

Mas, o que realmente acontece é que o bandido faz o câmbio com notas falsas e some com o dinheiro da vítima. Para não cair nessa, é recomendado comprar dólar e euro em casas de câmbio com credibilidade ou fazer transferências internacionais online em sites de confiança. Existem plataformas, como o Remessa Online e TransferWise que além de ser totalmente online o processo é seguro e confiável.

Leitura da mão de ciganas

Um golpe na Espanha bastante comum é a leitura de mãos, você encontra ciganas que se oferecem para ler mãos e o futuro dos turistas. Ao terminar, ela irá cobrar pela leitura e se você não pagar, a cigana se irrita e começa a amaldiçoar você e sua família.

Em alguns casos, ela fica perseguindo você pelas ruas até receber ou te distrai para que outra pessoa te furte. Para se livrar desse constrangimento, evite falar com essas ciganas ou se quiser que elas leiam o seu futuro, pague o que elas estão cobrando.

Tirar fotos do grupo

Bem diferente do golpe do aluguel de apartamento na Europa, este outro problema acontece em um momento que você menos espera: na hora de tirar uma foto naquele ponto turístico incrível. Nesse momento, surge uma pessoa simpática que se oferece para bater uma foto sua ou dos seus amigos. Acreditando na boa vontade, você entrega o celular para a pessoa.

Mas após bater a foto, ele irá pedir dinheiro para devolver o seu smartphone ou câmera. A situação é tão surreal que é comum ficar assustado e pagar o valor exigido pelo golpista.

pessoa simpatica tirando foto

Casos de brasileiros que caíram em outros golpes

Em fóruns e sites de imigrantes, é possível encontrar depoimentos de estrangeiros que caíram no golpe do aluguel de apartamento na Europa e outros golpes. Além disso, no site do Itamaraty você também pode ler as recomendações de segurança para cada país. Separamos alguns relatos de brasileiros que passaram por situações de golpes na Europa.

Situações com pessoas oferecendo pulseiras como presentes e posteriormente cobrando e intimidando para receberem por ela é algo bem comum na Europa, especialmente em cidades como Paris e Roma:

“Mas o problema é o caminho para basílica fica uma gangue forçando colocar uma pulseira como se estivesse te dando um presente. Logo após eles pedem 5, 10, 20 euros e eles são em grupos de 10 que te intimidam muito. Alguns até pegam seu braço a força, as autoridades de Paris poderiam resolver isso com mais policiamento.” Fonte: TripAdvisor.

Outra situação são golpes em casas noturnas que acontecem em cidades como Istambul:

“Aqui existe um golpe que tentam efetuar com homens viajando sozinhos. Fui tentar entrar no Reina Club. Balada mais chique e seleta de Istambul, infelizmente não consegui e fui a pé para a próxima balada. Um homem de uns 30 e poucos anos estava perto da entrada e me seguiu. O golpe continuaria com ele tentando dizer que trabalhava por ali, que poderíamos bater um papo em algum bar próximo. Ele me levaria para um bar que ele conhece próximo de lá e que também está no esquema e pediríamos bebidas. Em alguns casos aparecem garotas supostamente amigas da pessoa, loiras, ucranianas e pedem champanhe para beber, caríssimo também. No final, a conta seria por volta de 2 mil reais ou até mais! E aí tentariam tirar todo o dinheiro que tenho.” Fonte: TripAdvisor.

Em Budapeste um turista relatou problemas com táxis:

“Não use o táxi, eles (taxistas) dão golpes em turistas aumentando muito as tarifas, em aproximadamente 2 vezes o seu valor e ainda dão golpes com as notas de dinheiro. Muita atenção! Eu por exemplo dei uma nota de 10.000 para uma corrida de 3000, e de maneira rápida e astuta o motorista substituiu minha nota por uma dele de 1000, alegando que paguei errado… muito cuidado e se possível nunca ande de táxi.” Fonte: TripAdvisor.

Agora que você já conhece o golpe do apartamento na Europa e outros golpes mais comuns, previna-se e evite perder seu dinheiro em fraudes. Boa viagem!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.