Que a França é mais segura do que o Brasil, isso não tem nem o que questionar. Porém, a França não é 100% segura. Seres humanos moram aqui e infelizmente há gente que aplica golpes na França, principalmente em turistas.
Você não precisa ficar paranóico com o medo que se tem de andar em cidades como Rio de Janeiro, Goiânia ou Fortaleza. Mas é sempre bom ter atenção.
Nunca aconteceu nada comigo na França nesses anos que moro aqui, porém já tive colegas que sofreram pequenos “furtos”, nada de roubo armado como o cotidiano do RJ. Neste artigo vamos falar sobre alguns golpes na França para que você fique atento na sua próxima viagem. Os golpes são mais frequentes nas grandes cidades francesas como Paris.

8 golpes na França a que deve estar atento

Pickpockets

Os pickpockets são os famosos batedores de carteira! Você escutará avisos no metrô, nos principais pontos turísticos e em cartazes: “atenção com os pickpockets!” Enquanto você está distraído aproveitando sua viagem, admirando a vista, pode vir um pickpocket e pegar sua carteira ou celular sem você perceber. Além disso, muita atenção nos metrôs, muitas vezes lotados, você nem percebe se alguém mexer no seus bolsos ou bolsa.
Veja como é morar na França.

Furto no fechamento das portas do metrô

Na França é comum você ver as pessoas usando celulares e até laptops no metrô. Não tem problema de roubo armado em que o assaltante entra anunciando o assalto como acontece no Brasil. Porém, fique atento se você está sentado perto das portas do metrô, pois pode acontecer de quando estiver perto de fechar as portas do metrô (sempre tem o aviso sonoro), passe uma pessoa rápido, pegue o seu celular e fuja para fora do metrô rapidamente. É tão rápido que antes de você conseguir gritar, a porta do metrô já fechou, o vagão começou a andar e o seu celular ficou na estação com a pessoa que te furtou.

Assinatura da petição

Nas ruas de Paris tem diversos grupos, normalmente três ou quatro pessoas (muitas vezes mulheres) perguntando às pessoas que passam se você fala inglês, com uma prancheta e caneta na mão. Cuidado!
Eles costumam dizer que é apenas uma lista para ajudar uma associação ou um grupo de pessoas e pedem para você colocar o seu nome naquele papel para ajudar. Depois que você assina, eles te pedem dinheiro para aquela causa, normalmente no mínimo 5€. Além disso, às vezes quando você está distraído assinando, uma outra pessoa furta sua carteira ou celular.

Fitinha colorida

Você já viu uma fitinha do Senhor do Bonfim né? Então, tome cuidado com as pessoas que tentam amarrar uma fitinha colorida no seu braço, é mais um dos golpes na França. Muito comum em Montmartre, nas escadarias que levam até Sacre Coeur, você verá grupos de pessoas (normalmente homens) com fitas na mão e que vão tentar amarrar no seu braço enquanto você passa. Desvie delas, diga Non Non Non, e continue o seu caminho. Pois se eles conseguirem amarrar a fitinha no seu braço, provavelmente depois ficarão andando atrás de você pedindo dinheiro para ajudar “alguma causa social” em troca da fitinha.

Entradas usadas

Nunca compre o ingresso para algum lugar com uma pessoa na rua. É comum ter pessoas “vendendo” ingressos por valor mais barato perto de museus. Não compre!!! São ingressos verdadeiros porém usados. Ou seja, você não conseguirá entrar no museu com esse ingresso pois ele já foi usado por alguém.

Produtos falsificados

Fique atento quando vir um produto de marca de luxo por preço de banana!! Pegadinha!! É Falsificado!! Além disso, não compre produtos de marca fora das lojas! Tem gente que vende produto falsificado por valor caro para que você não desconfie que é falsificado.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Taxis cobrando a mais

Isso acontece em todos os países, por isso fique sempre atento se o taxímetro está ligado, para ter certeza que o valor final da sua corrida é o mesmo que o taxista está cobrando.

Aluguel de apartamento

Esse é mais voltado para quem vier morar na França. Cuidado ao alugar um apartamento! Alugue sempre depois de vê-lo pessoalmente. Fique os primeiros dias num hotel ou num AirBnb (leia sempre os comentários).

Antes de fazer o aluguel na França, visite o apartamento antes. Acontece de ter anúncios na internet com fotos que não correspondem à realidade, mais um dos golpes na França.
Gostou das dicas? Você já viu ou soube de alguém que sofreu algum golpe na França? Antes de viajar, não esqueça de garantir seu seguro viagem para o país.

Conheça também as 10 leis da Europa que você precisa conhecer antes de viajar.
Veja também: