Como somos brasileiros, nos achamos muito espertos e achamos que nunca vamos cair em golpes ou vamos ser roubados em outros países, afinal somos brasileiros, não é? Pois é. Eu achava isso, até que caí em alguns golpes e fui roubada algumas vezes aqui na Europa. Fique atento, conheça os principais golpes na Itália e saiba como evitá-los.

Principais golpes na Itália

Para evitar esse tipo de constrangimento e chatice durante a viagem, vamos dar algumas dicas sobre golpes na Itália, para que você fique esperto e não caia nessas roubadas quando estiver viajando.

Gladiadores

Esse é muito típico! Mas não foi nesse que eu caí! Nesse, os caras se vestem de gladiadores, e nós, turistas, nos empolgamos, com o cenário à nossa volta e o figurino deles, e eles se oferecem para tirar uma foto junto com a gente… aí está a roubada! Depois que tiramos a foto, eles ficam pedindo dinheiro, insistentemente, até que você pague…

A pulseirinha

Muito mais comum em Paris, esse golpe também já entrou na lista dos golpes na Itália. Estamos andando tranquilamente, apreciando toda a beleza que a Itália tem para nos mostrar, quando do nada aparece um cara segurando o nosso braço e amarrando uma pulseirinha no nosso pulso! E depois disso ainda nos cobram pelo raio da pulseirinha!
Por isso fiquem atentos, se virem essas pessoas se aproximando, digam logo um não bem sério e continuem andando, se você for muito simpático eles andam atrás e ficam insistindo.
Conheça também alguns dos costumes da Itália.

Roubarem alguma coisa no seu bolso ou na sua bolsa

Isso é muito comum e eu caí nesse golpe. Normalmente isso acontece quando alguém te esbarra na rua e pede desculpa, e enquanto você fala que não tem problema, a outra pessoa já está lá roubando alguma coisa sua sem você ver.
Ou então você está no transporte público na Itália, o ônibus dá uma freada mais brusca e a pessoa “cai” pra cima de você, pede desculpas e está tudo bem, mas quando você desce do ônibus, sua carteira não está mais no seu bolso.
golpes na italia metro
Dica: não entre nos transportes públicos com bolsa nas costas ou mochila. Tire sempre e segure na sua frente. E preste atenção nessas pessoas que “esbarram” em todo mundo.

Produtos falsificados

Existem muitas pessoas vendendo produtos de marca de luxo falsificados nas ruas, mas por um preço muito alto. Não é tipo comprar uma Louis Vuitton por 30€, que claramente é falsificada.
Eles conseguem convencer as pessoas de que são originais (não sei como) e a pagar valores muitos altos (bem mais de 500€) em produtos falsificados. Para mim esse entra na lista dos piores golpes na Itália.
Você também pode conferir uma lista com os golpes mais comuns em turistas na Europa.

Cardápios para turistas

Muitos restaurantes possuem cardápios com preços diferenciados para turistas. Por isso, quando for em um restaurante, e eles te derem um cardápio em inglês, peça também em italiano e compare os preços.
Saiba já quais são as comidas típicas da Itália que você deve provar.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Ajuda para comprar bilhetes

Seja no metrô ou no trem (acho que de trem é o mais comum, pelo menos é o que mais vi), sempre vem alguém querendo te ajudar a comprar, quando você está nas máquinas de venda automática. Não aceite a ajuda, pois a pessoa irá pedir dinheiro depois da ajuda ou, pior ainda, poderá te roubar.
Se você não souber comprar o bilhete na máquina automática, compre no guichê, diretamente com o atendente. Evite esse tipo de transtorno. Já vi pessoas passando por isso e fiquei muito nervosa só de ver.

Confira também quais são os golpes de imigração mais comuns na Europa.

Ajuda com as malas

Pode sempre aparecer um estranho te oferecendo ajuda com as suas malas… ok, ok, não podemos desconfiar de todo mundo, mas é melhor prevenir do que remediar. Por isso, não deixe ninguém te ajudar a carregar a sua mala, pois a pessoa pode ou roubar a sua carteira de dentro da mala, ou sair correndo com a sua mala ou cobrar por ter te ajudado.
Saiba também quais são as cidades mais perigosas da Europa: tenha maior cuidado ao visitá-las.
Como organizar mala para Europa, veja as dicas.

Táxis cobrando a mais

Isso acontece em todos os países, por isso fique sempre atento se o taxímetro está ligado, para ter certeza que o valor final da sua corrida é o mesmo que o taxista está cobrando.
Você também pode conferir 7 curiosidades da Itália que são surpreendentes.

Aluguel de apartamento

Esse golpe já não é bem para turistas, é para quem mora ou quer morar na Itália. Muitas vezes o aluguel de apartamento é feito diretamente com o proprietário, para evitar a taxa cobrada pelas imobiliárias, porém existem muitos anúncios falsos na internet, de apartamentos que não existem, por isso tenha cuidado e desconfie de anúncios que são bons demais para serem verdade.
Saiba como enviar dinheiro para a Itália pagando menos taxas.

O que acontece?

A pessoa entra em contato com o proprietário, pede para ver o apartamento, o proprietário diz que não está na Itália, mas que pode enviar a chave pelo correio mediante um depósito que será devolvido caso a pessoa não goste do apartamento. É claro que a pessoa não recebe a chave e nem o dinheiro de volta.
Bem, como pudemos ver, nem todo país é perfeito, certo? E todos, ou quase todos os golpes na Itália que vimos aqui, acontecem em vários outros países, inclusive no Brasil. Por isso é importante se prevenir e saber que, ao vir para a Europa, não quer dizer que estamos 100% imunes a golpes como esses.
Se você pensa em viajar ou até morar na Itália, saiba que também já compartilhamos uma lista com os principais pontos turísticos da Itália que você não pode deixar de visitar. Para entrar no país é preciso ter um seguro de viagem para Itália, saiba como contratá-lo ao menor preço aqui.