Conheça os principais costumes da Itália, você vai se surpreender!

Costumes da Itália

Itália  / 

Nós, brasileiros, temos uma grande identificação com a Itália, muito em função do gigantesco número de descendentes de italianos que habitam o Brasil. Volta e meia exibem na televisão algum programa sobre a Itália ou há um núcleo italiano nalguma novela que está no ar.

Quando ainda estamos no Brasil, temos a sensação de que já conhecemos os costumes da Itália e sua cultura, justamente por esta proximidade genética e emocional.

Ao chegarmos aqui descobrimos que não conhecíamos os costumes da Itália assim tão bem e que, além do italiano falado nas novelas não existir, os hábitos italianos do cotidiano são bem particulares.

Quais são os costumes da Itália?

Como os italianos se cumprimentam

Em todo filme de máfia ou de família italiana tanto homens quanto mulheres se cumprimentam com beijos, de forma efusiva. Pois é, isso só acontece, daquela forma, nos filmes. Os italianos são calorosos, mas nem tanto.

Costumam se cumprimentar com 2 beijos no rosto, sempre começando pelo lado direito, mas apenas quando têm intimidade. Quando não há intimidade apenas apertam as mãos e tudo bem.

Café da Manhã

Café da manhã na Itália
A maioria dos italianos não come alimentos salgados no café da manhã. Usualmente o desjejum do italiano médio é composto de café preto ou cappuccino acompanhado de um cornetto (croissant) com geleia. Ah, e geleia aqui é marmelatta.

É isso aí gente, nada de ovos mexidos com bacon ou pãozinho com frios, apenas um pão doce e uma bebida quente. Outro costume da Itália ligado ao café da manhã é fazer a primeira refeição num bar ou café.

Conheça também as comidas típicas da Itália que vão deixar você com água na boca.

Não se pede cappucino após o almoço

Uma última informação importantíssima sobre café da manhã é: só se toma cappuccino no desjejum. É praticamente um sacrilégio tomar cappuccino após o almoço. Italianos chegam a arregalar os olhos quando um turista pede cappuccino após as refeições.

Minha irmã tem uma grande amiga italiana que morria de vergonha quando as amigas brasileiras faziam isso.

Italianos bebem muito café

Sabe aquele hábito brasileiro de sempre tomar um cafezinho? Pois é, elevem à enésima potência e chegarão à quantidade de cafés que um italiano toma.

Aqui toda hora é hora de ir ao bar tomar um expresso, seja quando estão se deslocando para algum lugar, seja para bater papo com um amigo ou fechar um negócio. Sem esquecer do expresso após as refeições. E o café expresso normal na Itália é diferente do nosso café expresso brasileiro, já que é servido apenas meia xícara de cafezinho, bem forte, como um café curto do Brasil.

Ah, e se você vir no menu do bar o ítem “caffè corretto” e ficar curioso, saiba que é café batizado normalmente com grappa, uma bebida alcóolica italiana. O hábito de tomar café é talvez o mais comum dos costumes da Itália.

O povo italiano fuma muito

Na verdade, acho que o europeu em geral fuma muito. E aqui na Itália não é diferente. O italiano fuma muito e é muito comum ver jovens, bem novos, com um cigarro aceso nas mãos.

Talvez, dos costumes da Itália, este seja o mais incômodo e estranho para nós brasileiros, já que como todos sabem o fumo é algo completamente fora de moda no Brasil. Aqui, apesar do preço do cigarro ser bem alto, o número de fumantes só cresce.

E o italiano dá o seu jeitinho pra fazer com que o fumo não pese tanto no orçamento mensal: eles fazem o próprio cigarro. Em todo tabacchi, que é onde vendem cigarros, é possível comprar seda, fumo e filtro para montar os cigarrinhos.

Confira agora como funciona a saúde na Itália.

Muitos italianos produzem a própria bebida

É bastante comum conhecer algum italiano que produz em casa, artesanalmente, algum tipo de licor digestivo. Os italianos que conheço que possuem este hábito, normalmente fazem limoncello ou limoncino em casa e costumam oferecer para as visitas.

Limoncello, um dos costumes da Itália

Palavrões

Italianos falam muitos palavrões. Muitos palavrões mesmo. Praticamente toda frase de um italiano nato traz um xingamento. Faz parte da cultura. Porém, bestemar (que é misturar palavrões com o nome de Deus ou de santos da Igreja Católica) é muito feio por aqui.

Saiba quais são as vantangens de ter cidadania italiana.

Discutir é um esporte nacional

Italianos adoram discutir. Discutem por qualquer coisa, em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Mas não se ofenda se um italiano discutir contigo nalguma conversa, já que esta é a maneira do italiano quebrar o gelo.

Normalmente, depois de uma pequena discussão, eles ficam mais tranquilos e a coisa flui com mais naturalidade.

Italianos são barulhentos

Eu sei que alguém deve estar pensando: “ah vá, jura?“, mas eu não poderia deixar este tópico de fora. Sou de família italiana e na minha casa o povo sempre falou alto e com as mãos, mas nada disso me preparou para a realidade da Itália.

Italianos são muito barulhentos: falam alto, batem porta, pisam forte. É um povo sonoro e musical. Assoam o nariz alto, espirram vocalizando, falam ao telefone aos berros. A hora do jantar na Itália é uma sinfonia de pratos e talheres batendo, conversas altas e risadas.

Estes são os hábitos italianos que mais me chamaram a atenção quando me mudei para cá. E então, gostaram de conhecer um pouquinho mais sobre os costumes da Itália? Deixe um comentário com sua opinião.

COMPARTILHE

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.