Tradições da cultura italiana, saiba quais são as principais!

Tradições da cultura Italiana

Itália  / 

A Itália é uma das regiões mais antigas do mundo. Dizem até, que é um dos berços da civilização moderna, tanto por causa de Roma Antiga quanto por causa do Renascimento do século XVII. Por ser um povo tão antigo, a cultura italiana é muito rica em tradições interessantes e peculiares.



Algumas tradições da cultura italiana

Presentear as mulheres com um ramo de mimosa no dia das mulheres (08/03)

Para comemorar o Giorno della Donna (Dias das Mulheres) a tradição aqui na Itália é presentear cada mulher com um raminho de mimosa no dia delas. A mimosa é uma florzinha amarela bastante comum por aqui e bem resistente ao inverno.

Esta tradição da cultura italiana nasceu em 1946, no primeiro dia das mulheres após o final da 2ª Guerra Mundial, por decisão das mulheres do Unione Donne in Italia (U.D.I.) que buscavam um símbolo para o dia, e a escolha da flor deve-se ao fato da mimosa florescer bem na época do 8 de março.

Confira as dicas que já compartilhamos para morar na Itália.

O italiano é a língua oficial da Itália, mas cada região possui seu dialeto

Apesar do italiano ser a língua oficial do país, cada região da Itália possui um dialeto próprio. E muitas vezes esse dialeto é bem diferente do italiano. Normalmente, os mais antigos falam mais em dialeto do que em italiano, principalmente porque a universalização do ensino da língua italiana nas escolas só se deu após a segunda guerra.

Na Região do Vêneto, por exemplo, o dialeto é bastante difundido e falado por pessoas de todas as idades e é possível encontrar placas em italiano e em vêneto nas ruas e estabelecimentos comerciais.

Se você quer morar na Itália, pode ser interessante consultar o nosso guia para estudar e trabalhar na Itália.

Distribuir amêndoas confeitadas nas festas de casamento

Esta é uma tradição da cultura italiana bastante popular e até bem conhecida no Brasil. Após cortar o bolo do casamento, a tradição prevê que os noivos passem pelas mesas distribuindo aos convidados as amêndoas confeitadas.

O noivo leva um bandeja de prata com os confeitos e a noiva os distribui, sempre em número ímpar, usando uma colher também de prata. Preferencialmente deve-se regalar cada convidado com 5 confeitos, representando as 5 coisas que não devem faltar na vida dos noivos:

  • Saúde;
  • Riqueza;
  • Felicidade;
  • Vida longa;
  • Espiritualidade.

É comum também que sejam distribuídas com lembrancinhas, em saquinhos de tule.

A Befana

a befana
Para mim, das tradições da cultura italiana que conheço, a Befana é a mais bonitinha delas. Na noite de 5 para 6 de janeiro, uma bruxa chamada Befana visita a casa das crianças deixando caramelos e doces nas meias daquelas que se comportaram bem durante o ano anterior e carvão para as que não foram boazinhas.

Além dos doces, a Befana é muito caprichosa e usa sua vassoura para varrer a casa antes de ir embora. A tradição é tão difundida aqui na Itália, que os pais fazem os meiões da Befana para as crianças, ou seja, enchem aquelas meias de natal com doces, chocolates e brinquedinhos. E claro os docinhos em formato de carvão, vendidos especialmente para a ocasião. 

Você pode conferir algumas comidas típicas da Itália, que vão deixar você com água na boca.

Adornos de fitas de nascimento e casamento

Outra tradição da cultura italiana bastante interessante é o hábito de anunciar os nascimentos e casamentos com adornos de fitas. Quando nasce uma criança os pais colocam na porta da casa um adorno de fita azul (para meninos) ou rosa (meninas) com o nome da criança anunciando sua chegada.

Desta maneira, os vizinhos ficam sabendo do nascimento do bebê e visitam a família, levando presentes e comidas. Já quando casam, os italianos enfeitam o carros dos noivos e do cortejo com adornos de fitas brancas.

Também já escrevemos um texto sobre as melhores cidades da Itália para se viver.

Festas Populares

Cada região e cidade da Itália possui uma festa popular, que normalmente acontece no dia do santo padroeiro da cidade, de alguma comemoração da igreja católica, ou em virtude das mudanças de estação do ano.

Essas festas usualmente remontam a Idade Média e são bastante comemoradas pelos moradores. Uma festa muito famosa é o Palio de Siena, que é uma corrida de cavalos que ocorre anualmente desde o século XVII na cidade de Siena, na Toscana.

Aqui no Piemonte, onde moramos, no final do verão tem o Palio de Asti e no carnaval a Batalha de Laranjas de Ivrea, que é literalmente uma guerra de laranjas que tem todo ano.

Confira também quais são os principais costumes dos italianos.

COMPARTILHE

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.