Filmes Italianos: conheça o nosso Top 10 do cinema italiano

Itália  / 

Você conhece o cinema italiano? O país da bota tem uma longa lista de ótimos filmes. Não somente o aclamado “A Vida é Bela” merece a nossa atenção. Fizemos uma lista com os filmes italianos que são considerados os 10 melhores de todos os tempos. Você pode conferir!

Top 10 dos melhores filmes italianos de todos os tempos

1. Il Postino

O filme nos fará viajar até o ano de 1952. Neste ano, Pablo Neruda, o poeta chileno, exilado do seu país, escolhe uma pequena ilha do sul da Itália para viver. No lugar com uma pequena população de pescadores, o protagonista do filme é Mario, que é um dos poucos que sabe ler e escrever e por isso fica encarregado de levar cartas que chegam à Pablo.

Neste ir e vir, nasce um forte laço de amizade entre Pablo e Mario, o rapaz recebe “aulas” de poesia de Pablo para conquistar Beatrice, por quem está apaixonado.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O filme nos brinda com uma apaixonante história, com uma fotografia linda e também se destaca a trilha sonora.

2. Made in Italy

Esse é uma daqueles filmes que nos ajuda e muito a conhecer a cultura de um outro país. Nada de clichês. O filme que foi rodado na década de 60 é composto de 30 cenas que são divididas em 5 temas, que são: Estado e Igreja, As Mulheres, Uso e Costume, a Família e o Cidadão.

O filme conta com atores que estavam no auge durante a época que foi rodado, como Aldo Fabrizzi. Há quem diga que algumas cenas recordam muito o comportamento dos brasileiros. Confira e tire suas próprias conclusões.

Veja também a nossa lista de filmes sobre viagens e inspire-se a fazer as malas.

3. Io Non Ho Paura

Um dos filmes italianos recheado de imaginação, adaptado do livro de Niccoló Ammaniti. Diferentemente de muitos livros que quando “transformados” em filme perdem o encanto, Io non ho Paura consegue ser fiel.

Acompanhamos o protagonista e tudo o que ele imagina quando se encontra diante um buraco, que esconderia um mistério. Tudo que vimos faz parte da imaginação do garoto. Até que ele descobre a verdade, o que acaba com toda a sua inocência infantil.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

4. Miseria e Nobilitá

Se você gosta do cinema italiano já deve ter ouvido falar de um dos maiores cômicos italianos, Totó. O napolitano se destacou na década de 50 e 60, assistir a atuação de Totó em um dos seus filmes e não morrer de rir é impossível.

Miseria e Nobilitá é considerado um dos seus melhores filmes. De 1954 foi dirigido por Mario Mattóli e conta com Sophia Loren no elenco.

Saiba quais são as 20 melhores músicas francesas de todos os tempos.

5. Fantozzi in Paradiso

Se prepare porque é um dos melhores filmes italianos, porém, uma das suas fortes características é que é intensamente melancólico. Faz uma reflexão pelo viés religioso da vida e da morte, além de abordar temas filosóficos. Apesar de se tratar de um tema não “feliz”, o filme ganha um tom divertido, e o seu protagonista é interpretado por Paolo Villaggio.

6. Benvenuti al Sud

Quem já viajou para Itália e já esteve no sul e no norte sabe que a diferença de comportamento de italianos de cada região é bem diferente. Os do norte são mais fechados e reservados, enquanto os do sul, são mais simpáticos, falantes e abertos.

Os italianos são os primeiros que encaram a diferença com muito bom humor e exatamente isso que você vai ver neste filme. Um italiano que sai do norte e vai para o sul e passa poucas e boas para se adaptar ao ritmo completamente diferente de vida.

Alberto, o protagonista, deixa Milão para trabalhar no sul e vai levando na “bagagem” os estereótipos que sempre ouviu falar, porém no final ele vai se envolvendo com os novos amigos e “enxerga” o lado bom do sul e da sua gente.

O filme tem uma sequência: “Benvenuti al Nord”. Vale a pena ver os dois filmes.

Será que vale a pena morar na Itália? Descubra neste artigo.

7.  Un Americano a Roma

Nando, que conhece os Estados Unidos através dos filmes americanos da década de 50, começa a transformar a sua vida em um filme de Hollywood. Como sua ideia é atravessar o oceano, o protagonista do filme começa a se “adaptar” para a grande viagem. Essa sua loucura nos rende grandes risadas, principalmente, porque Nando deixa os seus amigos loucos com o seu comportamento.

O roteiro deste filme italiano é muito bom e o ator que interpreta Nando, Alberto Sordi, nos arranca muitas risadas. Foi lançado em 1954, e continua sendo um dos melhores filmes italianos de todos os tempos. Não tem como perder o seu lugar na lista.

8. Amici Miei

Se trata de uma trilogia e entre as décadas de 70 e 80, todos os filmes italianos da sequência fizeram muito sucesso.
O filme mostra a relação de 4 amigos inseparáveis de Florença e juntos enfrentam a crise da década de 50, com muito humor, brincadeiras.

O filme ganhou uma versão nova em 2011, porém não segue a trilogia original. A história não muda, porém, se passa em outra época. A nova versão conta com os famosos cômicos da Itália e é muito divertida, assim como os filmes originais.

Conheça o nosso top 10 das melhores cidades da Itália para se viver.

9. La Vita é Bella

Creio que seja impossível que você não tenha visto este filme. Uma verdadeira obra de arte. Com a atuação impecável de Benigni. Para a falta de sorte do nosso “Central do Brasil”, que disputou e perdeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A verdade é que a forma como um episódio tão triste da história mundial é contada, faz deste filme um dos melhores filmes italianos de todos os tempos e um dos melhores filmes já rodados.

10. La Dolce Vita

Num primeiro momento este clássico que lista entre os filmes italianos pode parecer um pouco meio sem sentido, porém, é justamente neste quebra-cabeça, com cenas divertidas, com outras dramáticas, que nos vemos diante de uma obra-prima.

Tem vontade de viver na Itália? Tudo o que você precisa saber está aqui, confira.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor