Você tem uma avó italiana? Um avô português? Caso não tenha, certamente já ouviu alguém próximo falar sobre suas descendências europeias. A formação do Brasil se deu através do contato com diferentes culturas e isso não é segredo. Há uma interferência cultural, no entanto, que se destaca das demais que foram introduzidas no Brasil em diferentes momentos históricos: a influência europeia na cultura brasileira.

Nesse artigo, falaremos sobre como muitos dos nossos hábitos e costumes foram construídos a partir do contato com a cultura europeia, especialmente a portuguesa.

Influência europeia na cultura brasileira

Para falarmos sobre a influência europeia na cultura brasileira é preciso, primeiramente, fazer um apanhado sobre alguns períodos da história brasileira.

Como sabemos, a história do Brasil com os europeus tem início em 1500, com a chegada dos portugueses em solos brasileiros. Dali em diante, inicia-se um intenso período de colonização e, posteriormente, de imigração.

Durante a colonização, não foram somente os portugueses que desejavam obter um pedaço de solo de uma colônia promissora. Algumas regiões do Brasil sofreram invasões holandesas e até francesas e isso, somado à cultura dos povos originários e africanos, contribuiu para a formação da cultura brasileira.

A imigração europeia para o Brasil

O século XX também foi marcado pela vinda de europeus para o Brasil, com ondas de imigração vindo principalmente da Itália. A razão disso se encontra no pós-guerra, tanto da Primeira quanto da Segunda Guerra Mundial, pois foram nesses momentos que imigrantes embarcavam rumo ao Brasil para tentar construir uma vida nova.

Podemos dizer, então, que a influência europeia sobre a cultura brasileira tem dois grandes momentos. Em um primeiro momento, temos uma interferência cultural, principalmente portuguesa, forçada. Depois, temos um momento de forte imigração europeia, desta vez incentivada, inclusive, pelos próprios governantes do Brasil.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

A influência portuguesa em diversos aspectos

A influência da cultura portuguesa é a mais presente na cultura brasileira, uma vez que foi Portugal quem iniciou o contato dos europeus com a cultura, até então, estritamente influenciada pelos povos originários.

A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais.

Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.

A Holanda no Brasil

Em 1637 chega em Pindorama, nome dado pelos povos indígenas às terras brasileiras, Maurício de Nassau, pronto para governar o Brasil holandês. Nassau permanece no cargo de governante até 1644 e deixa grandes feitos principalmente na cidade de Recife.

Dentre as heranças holandesas podemos citar a liberdade de culto religioso, a criação do jardim botânico e do zoológico de Recife e a construção da primeira grande ponte da América Latina, a Ponte Maurício de Nassau.

Influência francesa

Os franceses também deixaram sua contribuição na formação da cultura brasileira. A nossa própria fala é prova disso, já que incorporamos muitas palavras francesas no nosso vocabulário: abajour, tricot, menu e toilette são alguns dos exemplos.

Além da língua, podemos citar a forte influência da gastronomia francesa. Com a construção das boulangeries, que posteriormente se tornaram as padarias, pães e doces caíram no gosto e no dia a dia dos brasileiros.

De certa forma, a França também foi responsável pela “europeização” do Rio de Janeiro. É possível notar a influência da arquitetura francesa em algumas construções cariocas realizadas entre os séculos XIX e XX. O próprio Theatro Municipal, localizado no centro da cidade, foi inspirado na Ópera de Paris.

Os principais legados da influência portuguesa

Do início da colonização até os últimos anos do reinado de Portugal, houve uma grande imigração de cidadãos portugueses para as terras brasileiras. Tais eventos impactaram diretamente na formação da sociedade que viria a se formar e também nas culturas dos povos originários.

Influência europeia na cultura brasileira Holambra

Foi a partir de 1808 que a imigração portuguesa se tornou constante, com a mudança da corte de D. João VI para o Brasil. Esse marco na história resultou em intervenções nos âmbitos político, econômico e, principalmente, cultural.

A influência portuguesa na arte

Alguns dos grandes movimentos artísticos foram introduzidos na cultura brasileira através de Portugal. O renascimento, o maneirismo, o barroquismo e o neoclassicismo são exemplos das contribuições portuguesas no campo da arte no Brasil.

Com a intervenção desses movimentos da arte na cultura brasileira, a literatura, a pintura, a arquitetura e tantas outras áreas passam a ter total influência europeia.

A influência na arquitetura

Muito do que temos na arquitetura hoje deve-se à influência europeia na cultura brasileira, trazida principalmente por Portugal. A chegada dos movimentos artísticos ao Brasil resultou em grandes obras arquitetônicas com forte influência europeia.

Um exemplo de como arte e arquitetura estavam sempre relacionadas é Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o maior representante do barroco mineiro. As obras artísticas e arquitetônicas de Aleijadinho podem ser vistas até hoje na cidade de Ouro Preto e são heranças que evidenciam a influência europeia na cultura brasileira.

Influência na culinária brasileira

A culinária brasileira sofreu diversas intervenções portuguesas. O próprio método de cocção foi trazido pelos europeus, por exemplo. A famosa feijoada brasileira é, na realidade, uma adaptação de um prato à base de cozidos, típico da culinária portuguesa.

A variedade de temperos que usamos na cozinha brasileira é outra herança notória da culinária portuguesa.

Podemos dizer, então, que a riqueza da nossa culinária é resultado de uma série de contribuições que os portugueses, dentre outros povos, trouxeram ao Brasil.

Cidades com forte influência da cultura europeia

A influência europeia na cultura brasileira não se limita aos hábitos e costumes. Afinal, o espaço também é marcado por intervenções de diferentes culturas.

É possível observar em muitas cidades brasileiras a materialização dessas influências, as que mais se destacam são:

São Luís

Única cidade brasileira fundada por franceses, São Luís, no Maranhão, é um dos principais legados da influência europeia na cultura brasileira.

Fundada por franceses, invadida por holandeses e, finalmente, colonizada por portugueses, a cidade de São Luís é conhecida por sua beleza arquitetônica herdada de Portugal. Grande parte dos casarões do Centro Histórico possuem fachada coberta pelos famosos azulejos portugueses.

Inclusive, a cidade foi tombada pelo IPHAN por “aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo de cidade colonial portuguesa.”

Holambra

Localizada no estado de São Paulo, a pequena cidade fundada por brasileiros e imigrantes holandeses é um ponto turístico imperdível para aqueles que querem vivenciar a cultura holandesa no Brasil.

Diferenciando-se da formação de muitas cidades brasileiras com influência europeia que tiveram início no período colonial, a história da cidade com os holandeses começa no pós-guerra, quando a Holanda, devastada pela Segunda Guerra Mundial, incentiva a imigração para o Brasil.

Sendo bastante turística, a cidade possui uma arquitetura típica holandesa. No campo da gastronomia, é possível provar pratos tradicionais, como o famoso stamppot. A cidade é uma grande produtora de flores, outra herança deixada pela cultura holandesa, é claro.

Blumenau

Fundada por alemães, a cidade de Blumenau carrega traços da influência europeia até os dias de hoje. A cultura germânica está presente nos costumes, na gastronomia, nas festas e até nas roupas.

Influência europeia na cultura brasileira Campos

Uma das principais heranças é a Oktoberfest de Blumenau, evento que acontece anualmente e atrai turistas de todos os lugares do Brasil. A celebração teve origem em Munique e até hoje acontece como forma de celebrar as tradições germânicas. O evento teve sua origem em Munique, em 1810 e foi somente em 1984 que passou a acontecer no Brasil também.

O complexo arquitetônico no centro da cidade constitui outra contribuição alemã e faz com que os visitantes sejam transportados para uma vila no interior da Alemanha.

Descubra quais são as cidadanias europeias mais solicitadas pelos brasileiros.

Outros países europeus que influenciaram na cultura brasileira

A diversidade da cultura no Brasil também contou com a influência de outros países europeus.

Além da herança da cultura portuguesa em grande parte do território nacional, a Alemanha e a Itália exerceram papel importante na formação da cultura brasileira, especialmente na região Sul e Sudeste.

Alemanha

Dentre as influências decorrentes da imigração e da colonização da Alemanha no Brasil, podemos citar a contribuição nas técnicas de agricultura e o processo de urbanização de algumas cidades no Sul do Brasil.

A religião protestante, o cultivo do trigo e a criação de suínos são alguns exemplos da cultura alemã que foram amplamente difundidos no Brasil.

Outro legado importante dos colonizadores é a arquitetura germânica que pode ser encontrada até hoje no Sul do país, em cidades como Blumenau, Gramado e Pomerode.

Itália

Os italianos chegaram ao Brasil em meados de 1860, mas é a partir de 1880 que a imigração italiana se intensifica, principalmente no Sul do país. Estima-se que entre 1870 e 1920 os italianos corresponderam a 42% do total de imigrantes que vieram para o Brasil. Como resultado disso, a cultura italiana influenciou diversos aspectos da cultura brasileira.

A própria culinária brasileira incorporou hábitos da culinária italiana. O famoso spaghetti de domingo, o panettone de natal e o hábito de comer pizza são alguns dos exemplos que podemos citar. Ainda no campo da comida, os italianos trouxeram consigo novas técnicas agrícolas que são utilizadas até hoje, principalmente no Sul.

influência italiana na gastronomia brasileira

O Brasil é um país majoritariamente católico e esse enraizamento da religião é também um exemplo da influência italiana na cultura brasileira.

Na arquitetura, a Itália deixou seu legado principalmente no Sul do país. Até hoje as casas nas cidades mais interioranas possuem revestimentos em madeira ou materiais mais baratos que eram usados na época em que os imigrantes se estabeleceram no Brasil. Outros aspectos arquitetônicos são as estruturas simétricas, tijolos e ornamentos em vidro e janelas estreitas.

A riqueza da cultura brasileira vem da diversidade

De Norte a Sul, a riqueza cultural do Brasil é inegável. São as diferenças regionais que tornam o Brasil tão único e isso não poderia ser feito sem a influência de outras culturas.

A forte influência portuguesa no Norte, por exemplo, criou manifestações culturais que são próprias da região. O maracatu, ritmo tradicional do estado de Pernambuco, é um exemplo de dança que reúne elementos da cultura portuguesa.

No Sul, as tradições germânicas e a influência italiana fizeram parte da construção da cultura gaúcha, por exemplo. A Festa da Uva é uma celebração que ocorre anualmente em Caxias do Sul para celebrar a cultura italiana. Enquanto em Blumenau, a Oktoberfest inspirada na Alemanha tem manifestações locais que são próprias da cidade de Santa Catarina.

Celebrar a cultura brasileira é também celebrar as influências externas que fazem parte da formação de uma cultura tão única como a nossa.

Descendentes e migração para Europa

O que restou no Brasil após tantos anos de chegadas de imigrantes foi uma enorme influência europeia na cultura brasileira e, é claro, os descendentes. É impossível negar que os europeus ajudaram na formação da sociedade brasileira e grande parte dessas pessoas têm hoje, direito a um passaporte europeu.

Para ter acesso a esse documento, uma das principais vias é possuir um antepassado europeu. O objetivo parece ser único: retornar à terra dos antepassados.

Desde o final do século XIX e início do XX, após a economia europeia se recuperar das duas Grandes Guerras, o fluxo de pessoas cruzando o atlântico se inverteu. E atualmente tem muita gente no Brasil que sonha em morar com a família no exterior.

Brasileiros que querem morar fora do Brasil

Pela influência cultural e, em muitos casos, descendência direta, não é incomum conhecer brasileiros que buscam conhecer suas raízes ancestrais ou, ainda, voltar para as origens, como é o caso de muitos que sonham em morar na Europa.

O maior atrativo é a economia forte e muitas possibilidades de trabalho. Principalmente em tempos de crise no Brasil, a vivência em um país europeu mais estável e com melhores propostas de emprego parece tentadora.

Se durante 322 anos de colonização a entrada de portugueses no Brasil foi praticamente ininterrupta, hoje o sonho é realizar o caminho inverso. A maior parte dos brasileiros que estão se mudando para a Europa nos últimos anos escolheram justamente Portugal como nova casa.

Proximidade cultural

Levando em consideração toda a documentação envolvida e a proximidade cultural, os destinos favoritos e países mais fáceis de imigrar na Europa são Portugal e Espanha. Além da questão cultural, os dois países são historicamente ligados ao Brasil e muitos descendentes de portugueses e espanhóis vivem em terras brasileiras.

Se a sua intenção é se mudar para Portugal, sugerimos o Programa Morar em Portugal. Trata-se de um guia completo com todos os passos que você precisa seguir para morar legalmente no país e fazer sua mudança sem imprevistos.

Você já havia identificado todos esses pontos da Influência europeia na cultura brasileira? Claro que ainda existem vários outros aspectos que dariam um livro, mas é sempre bom conhecer um pouco melhor das nossas origens.