A decisão de sair de sua terra natal é um grande desafio. Ainda mais se for para outro país, outro continente, que fale outra língua.
Realmente, mudar de país não é uma tarefa fácil. Mas nada mais gratificante do que fazer o que você mais deseja, de correr atrás dos seus sonhos.
Hoje vou te contar como foi minha experiência e meu processo de tomada de decisão e ainda te auxiliar em como tomar a decisão de mudar de país. Vem descobri como eu decidi ir embora do Brasil.

A tomada de decisão de ir embora do Brasil

A tomada de decisão é um processo longo, complicado. Você ter a certeza de que está preparado e organizar para se mudar é um grande passo para o seu futuro, para a sua vida. Um de nossos textos fala bastante sobre como decidir morar no exterior. Mas cada caso é um caso, então vou contar como foi o meu processo.
Ter vontade de ir embora do Brasil é o primeiro passo, mas há muitos outros. A caminhada é longa, eu sei. Mas não desista. É algo que você quer para a sua vida? Então vai fundo.
Conheça 10 dicas para morar fora

Como eu decidi ir embora do Brasil

Foram 40 dias só para decidirmos mudar, contando desde o dia em que a proposta para se mudar foi ofertada.

Decidi em família

No meu caso, meu marido recebeu uma oportunidade de trabalho. Já tínhamos em mente um dia viver no exterior, porém não achávamos que estávamos preparado para isso, e não estávamos mesmo!
Depois de muito conversar, pesquisar, chegamos a um acordo: aceitar a nova vida e ir embora do Brasil.

Converse as pessoas mais próximas

Todo mundo tem aquele amigo que se pode contar para tudo, ou com sorte, aquele amigo que já morou no exterior. Ele pode te ajudar a perceber melhor a situação, contar um pouco mais da experiência dele. Se caso a pessoa não tenha vivenciado a mudança, ela poderá te ajudar a clarear as ideias ou pelo menos te ajudar a amadurecer melhor esse pensamento.
No meu caso confesso que além dos meus pais, tive ajuda de dois tios queridos, com experiência de vida para nos dar uma luz naquele momento.

Pesquisa, muita pesquisa

Fiz muitas. Noites atrás de noites. Por um acaso foi assim que conheci o Euro Dicas!
Pesquisei por informações recentes sobre Portugal, sobre o mercado de trabalho para a minha área, sobre o mercado imobiliário ( que ainda não estava tão absurdamente caro, como hoje), cultura, custo de vida. Até me sentir confortável o suficiente com a ideia de me mudar.
[contentblock id=ebook-typeform]

Fiz muitas contas

Fizemos inúmeras contas. De quanto precisaríamos para ir embora do Brasil e recomeçar a vida por lá, o quanto gastaríamos com a mudança, desde passagem, mobília, documentos para nosso gatos.
Aproveite para saber mais sobre o custo de vida em Portugal.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Compare sua vida hoje com a sua futura vida

Compare o que você tem, com o que você pode ter, veja como um todo.
Uma ótima dica para este momento é: faça uma lista de prós e contras do país. Compare com o Brasil. É um ótimo jeito de visualizar o lado bom e não tão bom em mudar.
Veja também custo de vida, como calcular e comparar entre cidades.

Mas seja realista

Sabemos que às vezes é necessário dar um passo para trás para poder dar dois passos à frente. E é exatamente o que é a vida de expatriado.
As realidades dos países são completamente diferentes. Em Sorocaba, no Brasil, eu só podia contar com meu carro. O ônibus, único meio de transporte coletivo da cidade, não funciona direito, é muito caro, impossível de utilizar. Já no Porto eu não preciso ter carro. Tenho ônibus, metrô, trem à disposição a preços justos. Me locomovo tranquilamente e ainda não tenho esse gasto a mais no meu orçamento. E não me faz falta!

20 Dicas para morar no exterior

20 dicas para morar no exterior
Resolvi criar 20 dicas para mudar para o exterior que fora muito importantes para o meu processo. Pode ser que nem todas as dicas se encaixem no seu perfil mas já são uma mão na roda.

Comece a poupar dinheiro

Estar preparado psicologicamente é um ótimo tópico para se levar em conta. Mas estar preparado, financeiramente falando, é de extrema importância. Portanto, você pode começar seu plano para morar no exterior por aqui: economizando dinheiro para viajar e mudar de vida. Até porque será um recomeço e tudo de material que você comprou e conquistou na sua vida será substituído no novo país e infelizmente, custa dinheiro. Portanto, comecemos o plano “Morar no exterior” economizando dinheiro.

Evite fazer dívidas

Claro que este hábito pode não ser o seu, mas é o de 79% dos brasileiros. Se você está acostumado a parcelar as compras, evite, de agora em diante. Desta forma você não ficará preso às dívidas. Também evite gastar dinheiro em materiais supérfluos, pois você tem um objetivo maior: ?morar no exterior?! ?Todo e qualquer esforço para salvar suas economias é de grande valia.
Gostou da história de como eu decidi ir embora do Brasil? Me conte a sua também. As nossas 20 dicas para morar no exterior te ajudaram?