Morar no exterior ou ficar no Brasil? Com a quantidade de brasileiros que estão saindo do país para morar na Europa, ficamos com a sensação de que sair da nossa terra natal para ir morar em outro continente é fácil. Mas não se engane, não é fácil, de maneira alguma decidir morar no exterior.
Defina suas motivações antes de decidir morar no exterior
A decisão de morar no exterior, deve ser bem racionalizada e ponderada, para evitar angústias futuras. O primeiro passo é, na minha opinião, descobrir as motivações que levam você a querer morar no exterior.
É busca de maior qualidade de vida? Desejo de viver num ambiente seguro? Ou simplesmente a vontade de conhecer e viver em um lugar novo e imergir em uma cultura diferente?
Identifique os motivos para a saída
Identificar os motivos para a saída vai te ajudar em dois momentos particulares na questão de decidir morar fora. Em primeiro lugar vai te ajudar a entender se realmente quer ou não sair do Brasil. Isto é, se as motivações para sair são mais fortes do que as motivações para ficar.
Por exemplo, se a sua motivação for a procura de segurança para a sua família, dificilmente você encontrará um motivo tão forte para ficar no Brasil.
Alguns motivos típicos para sair do Brasil:
- Procura de segurança;
- Ganhar mais dinheiro;
- Melhorar a carreira profissional;
- Aproveitar o custo de vida baixo de outros países;
- Ter mais oportunidades de emprego.
Mas existem também muitas razões para o contrário, confira 10 motivos para você não morar fora.
Lembre-se sempre do motivo da saída
A adaptação a um novo país é, por vezes, um processo muito complicado, especialmente quando a mudança é feita em família e quando as coisas não dão certo logo no início.
Muitas vezes vem o desespero, momento no qual você se esquece completamente dos motivos pelos quais você saiu do Brasil e decidiu tentar a sua sorte num novo local.
Nesse momento é muito importante lembrar as razões pelas quais decidiu deixar o Brasil, para assegurar a confiança na decisão tomada.
Uma dica é ter um diário ou caderno de notas e anotar lá todas as informações relativas à mudança de país. O primeiro capítulo pode ser: motivações para sair do Brasil.
Avalie a sua situação atual
Agora você já encontrou as causas que lhe dão a força e vontade de mudar de país, o próximo passo é descobrir se você já está pronto para essa mudança ou se precisa planejar mais e, até, se essa mudança pode não ser para você.
- Você tem dinheiro guardado? O suficiente para viver pelo menos 6-12 meses sem trabalhar?
- Já escolheu e pesquisou sobre o país para onde quer ir viver?
- Já tratou da burocracia associada à mudança, do visto até validação de diploma, entre outras?
- Se preparou mentalmente para estar longe de seus amigos e familiares durante meses ou anos?
- Você está disposto a mudar a sua carreira, talvez, dar alguns passos para trás num primeiro momento?
- Se encontra num momento bom de vida?
Depois de responder aos questionamentos acima, ainda exite uma lista de questões que precisam ser avaliadas. Por exemplo, você está sozinho ou tem família? Que idade tem os seus filhos? São novos ou já crescidos?
Uma mudança para o exterior com adolescentes podem ser um desafio familiar grande. Por outro lado, tudo isso pode ser “irrelevante” e morar com a família no exterior pode ser uma maneira de tornar as coisas ainda melhores.
Avaliar e entender a sua situação atual vai ajudar a decidir morar no exterior, porque se você precipitar todo esse processo poderá ser muito mais estressante.
Você tem economias?
Dinheiro pode ser um problema, esteja você no Brasil ou em Portugal. Quando você muda de país é preciso ter algumas garantias para que tudo dê certo.
Não quero afirmar que você precisa ter muito dinheiro guardado, mas a verdade é que podem acontecer imprevistos e você estará fora da sua zona de conforto.
Antes de dar sequência nos planos é preciso avaliar quanto dinheiro levar para Europa. Além disso, deve ter em mente que independente da maneira que você envie o dinheiro para o exterior, pode perder poder de compra, especialmente com a desvalorização do real.
Existem algumas plataformas que facilitam o processo de envio, como a Remessa Online, a Wise ou Western Union. Ambas apresentam um processo totalmente online, que permite o envio com as melhores taxas e um custo bem mais baixo que dos bancos e casas de câmbio.
Esteja preparado para imprevistos
Pode ser necessário mudar de casa, contratar advogado para tratar de questões burocráticas, pedir documentos ou mesmo algo mais grave como ter um problema de saúde e para isso é preciso ter alguma grana guardada, ok?
Conheço vários casos de pessoas que ficaram numa situação delicada porque não tinham dinheiro sequer para comprar a passagem de volta para o Brasil, para toda a família. Evite essa situação. Planeje, economize e vá segurança.
Conheça o país onde você quer morar
O próximo passo (e não menos importante) é conhecer o país onde você vai morar.
Isso é fundamental para tentar se imaginar morando lá e saber quais são as vantagens e desvantagens de morar no país. Leia conteúdos, veja vídeos, participe em grupos de brasileiros que moram no exterior através do Facebook.
Use a sua rede de contatos para tentar ter alguma referência e alguém a quem possa recorrer para esclarecer dúvidas ou até resolver algum problema.
Estude o mercado de trabalho
Caso você ainda não esteja aposentado, é fundamental conhecer o mercado de trabalho e começar a enviar candidaturas.
Se possível, entre em contato com profissionais da sua área, para entender qual é a demanda, salário pago e outras condições. Isso permite antecipar as dificuldades e até adaptar-se.
Confira algumas dicas para pesquisar vagas no exterior.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Adapte-se e continue a aprender
Por exemplo, pode ser importante você fazer algum curso profissional ou até aprender um idioma e isso é, muitas vezes, mais fácil no Brasil do que no novo país.
Além disso, conhecer o mercado permite também entender se a sua carreira vai poder prosperar no futuro ou não e também como são os salários. Por exemplo, os salários em Portugal de profissionais altamente qualificados são, por regra, mais baixos que no Brasil.
Também já compartilhamos uma lista com os profissionais mais procurados em Portugal.
Conheça as melhores cidades e bairros para morar
Com o retorno econômico dos países na Europa e com o “boom” do turismo o preço das casas têm crescido de forma ascendente. Se você pretende morar numa capital europeia, se prepare para desembolsar um valor bem elevado.
Investigue sobre a educação e saúde
Investigue como funcionam os sistemas de saúde na Europa e como é a educação. De uma forma geral, a educação e saúde pública são boas, no entanto, isso não significa que não seja necessário ter um seguro de saúde particular ou até colocar seus filhos em um colégio particular.
Se você ou alguém da sua família tiver algum problema de saúde, converse com o seu médico sobre a mudança e veja se existente tratamento/medicação semelhante no outro país.
Saiba como se locomover
Saber como é o transporte público é também muito importante, pois você (provavelmente) não vai comprar um carro nos primeiros meses no novo país. Veja como eles funcionam e quais os preços. Isso também vai influenciar na decisão sobre qual a melhor região para morar.
Muitos dos problemas que surgem com a adaptação a um país, são criados na parte do planejamento (ou falta dele) e não na mudança propriamente dita.
Mudança e adaptação ao novo país
A falta de pesquisa e o sonho utópico de morar fora, criam nas pessoas uma falsa realidade e falsas expectativas que depois atrapalham e podem até te levar a perder o sono e atravessar uma fase ruim, especialmente se mais pessoas estiveram envolvidas nesta decisão.
Conhecer a realidade ajuda a se preparar melhor
Pesquisar e analisar vários cenários não só ajuda a preparar você melhor para as possíveis adversidades, como também na decisão de morar no exterior. Ajuda a escolher o país, o melhor momento para sair, encontrar o local para morar, etc.
Além disso, conhecer, investigar e falar sobre só vai ajudar a compreender se você realmente está preparado para enfrentar essa mudança.
Será que você está mesmo pronto para sair do Brasil?
Não me entenda mal. Este texto não é para te desmotivar, mas para fazê-lo colocar os pés no chão e entender que decidir morar no exterior tem seus prós, mas também tem as suas dificuldades e nem tudo vai ser fácil.
Muitas pessoas querem sair do Brasil, mas não estão dispostas a se desfazer de alguns pertences físicos ou ligações emocionais à sua terra. Pode ser que elas não se adaptem bem ao novo estilo de vida em que, muitas vezes, nem a língua é a mesma.
Por outro lado, mesmo que você, verdadeiramente, queira morar no exterior, existe um momento certo, para fazer as coisas, nem muito devagar, nem muito depressa.
Veja como é morar no exterior depois dos 40.
É possível morar no exterior sem planejamento?
Honestamente, eu acho que, sim é possível morar no exterior sem planejamento, mas não é possível viver bem no exterior. E essa é a grande diferença. Todo o planejamento, análise e ponderação antes de decidir morar no exterior, é para garantir que essa mudança será algo bom!
Veja um guia com o passo a passo para morar fora do Brasil.
Planeje-se e pense na mudança de país de forma racional
Se você ainda não está 100% seguro para se decidir morar no exterior, eu ajudo.
- Identifique as suas motivações e escreva elas para não esquecer;
- Reflita e pense sobre esse momento na sua vida, se há estabilidade, se tem economias, etc;
- Descubra o máximo possível sobre o país de destino.
O passo final é você ser honesto consigo mesmo e pesar os prós e contras da mudança e só assim vai ser possível decidir morar no exterior de uma forma consciente e planejada.
Se você já está decidido, então é bom se planejar bem. Para ajudar, preparamos um E-book completo sobre Como Morar em Portugal, especialmente para quem tem o país como destino. Com ele você vai conseguir organizar tudo que precisa considerar para organizar sua mudança.