O senso comum diz que “os incomodados devem se retirar”, porém sair da nossa zona de conforto não é uma tarefa tão simples assim. Digo isso porque quando a gente decide que sair do Brasil é a melhor coisa a se fazer, começamos imediatamente a mover montanhas e a tentar organizar, da melhor forma possível, a nossa partida.
Importante dizer que os diversos problemas no Brasil, especialmente os relacionados com a (falta de) segurança, estão fazendo com que muitos brasileiros coloquem em primeiro plano a ideia de sair do Brasil e ir morar em um país com melhores condições.

Existe uma “hora certa” para sair do Brasil?

Depende. E depende porque a hora certa para uma pessoa pode não ser para outra e com tantas especificidades, a melhor hora de sair do Brasil só pode ser decidida por uma pessoa, você.
Muitas vezes a tal “hora certa” pode nunca chegar, porém prefiro pensar e apostar no clichê de que a hora certa é a gente que faz.
Sinceramente acredito nisso e encontrar oportunidades talvez seja o grande segredo de quem pretende sair do Brasil e morar fora. Seja para estudar, trabalhar, para passar um tempo, para encontrar a paz e o sossego ou para realizar um sonho, faça chegar a sua hora e não dependa dos outros para isso.
Veja como conseguir emprego no exterior, ainda no Brasil.

Quais as vantagens e desvantagens de sair do Brasil?

Como tudo na vida, sair do Brasil possui vantagens e desvantagens. Fiz uma lista, confere aí:

Vantagens

  • Oportunidade de vivenciar outra cultura;
  • Chance de crescer pessoal e profissionalmente;
  • Criar referências e ver o mundo com outros olhos;
  • Se conhecer de verdade e a fundo, pois morando fora passamos mais tempo sozinhos;
  • Descobrir que existe um mundo que é muito maior que a nossa cidade.

Desvantagens

  • Saudade da família e dos amigos;
  • É necessário ter facilidade de adaptação, caso contrário a chance de sofrer é grande;
  • Recomeçar vai exigir uma maturidade que talvez ainda não tenhamos;
  • É preciso ser humilde e, se for necessário, dar dois passos para trás na carreira no começo;
  • A distância é uma desvantagem, especialmente em ocasiões especiais (casamentos, falecimentos, nascimentos, encontros familiares e etc.).

Você pode conferir mais vantagens e desvantagens de morar fora do Brasil.

Como avaliar se é a SUA hora de sair do Brasil

Como eu disse antes, essa avaliação deve ser feita por você e mais ninguém. Talvez seja a sua hora de sair do Brasil se você já terminou os seus estudos e possui habilitações profissionais e acadêmicas suficientes para encontrar um bom trabalho lá fora, talvez seja a sua vez de morar fora porque você encontrou uma oportunidade que vai lhe fazer crescer pessoal e profissionalmente ou porque o Brasil não está lhe tratando com o respeito e o carinho que você merece.
Pode acreditar que existem milhões de motivos para que seja a sua hora de sair do Brasil. Porém, mais do que descobrir esses motivos que, na maioria das vezes, são muito evidentes e estão bem na sua frente, tente avaliar levando em consideração que você, um dia, pode voltar.
Lembro que quando resolvi sair do Brasil, me prometi que, caso voltasse, eu estaria “melhor” do que quando parti.

Confira: morar no exterior não é abandonar o Brasil.

É importantíssimo ter um propósito

No meu caso a ideia de morar fora nasceu e floresceu por conta de um mestrado em Portugal, então mesmo que eu tivesse que voltar depois de terminar o curso, eu voltaria numa condição melhor do que quando eu decidi sair do Brasil.
Eu acredito que ter um ideal, um foco, um objetivo fazem com que as coisas morando fora sejam menos sofridas.
Confira 7 dicas essenciais para morar fora do país.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Como se planejar para sair do Brasil

O primeiro passo para sair do Brasil é buscar todas as informações necessárias, principalmente as relacionadas aos tipos de visto e autorizações de residência exigidas no país que você pretende morar.
Além do portal Euro Dicas, você pode encontrar informação útil e relevante em sites oficiais dos órgãos de imigração e governamentais do país de destino. Depois disso, o planejamento passa por guardar dinheiro e acredite, não é nada fácil. Você terá que abrir mão de alguns “luxos”, mas vale a pena e aqui, novamente, o seu ideal e objetivo deverão estar na pauta.
Saiba que já escrevemos um guia com várias dicas para morar fora do Brasil. Veja também um relato pessoal: “Como eu decidi ir embora do Brasil“.