Existe idade para mudar de vida? Muitas pessoas acham que não vale a pena morar no exterior depois dos 40. Vamos ver porque isso é extremamente equivocado e explicar para você que não existe idade para desbravar o mundo, conhecer novos lugares e sair da sua zona de conforto.

Por que morar no exterior depois dos 40?

Por que não? Temos que parar de nos limitar ao que as pessoas dizem e começar a fazer aquilo que queremos. Queremos mudar de vida e temos condições para isso: então vamos! Queremos mudar de vida mas ainda não temos condições: vamos batalhar para ter condições!
Podemos citar diversas vantagens de morar no exterior depois dos 40, afinal, é a partir dessa idade de começamos a enxergar a vida de uma maneira mais madura, e não nos deixamos enganar por propostas furadas e pessoas falsas (pelo menos é o que dizem, não é mesmo? Ainda não cheguei lá, mas estou quase!).
Saiba também 10 coisas a fazer antes de morar no exterior.

Vantagens de morar no exterior depois dos 40

Maturidade

Depois dos 40 as pessoas deixam de se importar tanto com a opinião alheia e passam a valorizar mais aquilo que os faz bem.

Experiência

Com 40 anos, normalmente já passamos por muita coisa. Conquistas e fracassos. Assim, já aprendemos a nos erguer após uma derrota e não desistir de lutar.
É difícil morar longe do Brasil? Veja um relato pessoal da nossa redatora que vive na Suécia.

Desvantagens de morar no exterior depois dos 40

Maior dificuldade de adaptação

Quanto mais tempo passamos em um lugar, mais nos adaptamos a ele. Por isso, se formos comparar uma pessoa de 20 anos com uma de 40 mudando de país, vamos ver que a dificuldade de adaptação vai ser diferente (é óbvio que vai variar de pessoa para pessoa, estamos falando aqui de uma maneira geral).

Maior dificuldade de arrumar emprego

Infelizmente isso é real. A maioria das empresas preferem contratar pessoas jovens para as vagas, dificultando assim a entrada no mercado de trabalho para pessoas com mais de 40 anos.
Saiba tudo sobre empregos na Europa e veja como conseguir emprego no exterior.

Ter que desapegar de muita coisa

Mais uma vez, se formos comparar uma pessoa de 20 anos com uma de 40 anos que deixa tudo para trás para morar no exterior, provavelmente a de 20 tem muito menos para deixar para trás. Por isso, morar no exterior depois dos 40 pode implicar ter que desapegar de muitas coisas, abrir mão de muitas coisas para poder seguir em frente.
Veja também as vantagens e desvantagens de morar fora do Brasil.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Morar no exterior depois dos 40 com ou sem filhos?

Muitas vezes as pessoas acham que os filhos representam dificuldades para a realização de sonhos e para a mudança. Muito pelo contrário. Na minha opinião, os filhos são a força dos pais para que busquem a mudança e para que alcancem os sonhos (e sonhem juntos).
Não é impossível morar no exterior depois dos 40 com filhos. É um sonho válido, real e muito comum. Acredite, você não está pensando nisso sozinha. Nesse momento existem diversas pessoas com mais de 40 pensando em morar no exterior principalmente para dar uma vida diferente para os filhos.
Por isso, não utilize os filhos como desculpas para não realizar os seus sonhos, até porque as crianças se adaptam com muita facilidade a novos ambientes.

Como escolher o país

Escolher o país para morar no exterior depois dos 40 vai depender do que você quer, do seu perfil e do perfil da sua família.
Se você tem filhos, e vai morar no exterior depois dos 40 com seus filhos, deverá pensar em qual país será melhor para todos vocês. Portugal, por exemplo, tem a vantagem da língua, da facilidade para o pedido de visto (dependendo do tipo de visto), de aceitar as crianças na escola e aceitar ENEM para entrar nas universidades.
Em outros países existem escolas e universidades onde as aulas são ministradas em inglês, o que pode ser uma boa ideia, caso você consiga uma oportunidade de trabalho que não seja em um país onde todos da sua família falem a língua.
De qualquer maneira, é importante analisar alguns pontos antes de morar no exterior depois dos 40:

  • Vantagens e desvantagens do país;
  • Oportunidades de emprego;
  • Custo e qualidade de vida;
  • Idioma;
  • Cultura;
  • Documentação para visto.

Não se esqueça que, independente da idade, nunca é uma boa ideia mudar ilegalmente para o exterior. Por isso busque todas as informações sobre se mudar legalmente antes de comprar as passagens e preparar a mudança.
Temos um artigo que explica como decidir o país para morar no exterior: tire todas as suas dúvidas.

Trabalhar no exterior depois dos 40

Uma questão muito importante para quem quer mudar de país é pensar no emprego. Estar com a mente aberta e sabendo que não é fácil arrumar um emprego é imprescindível para que você não se decepcione na primeira semana.
Além disso, estar disposto a trabalhar fora da sua área também é um ponto importante para quem quer trabalhar e morar no exterior depois dos 40 (e, sinceramente, em qualquer idade). A não ser que você tenha bastante dinheiro para se sustentar sem trabalhar até conseguir o emprego dos sonhos ou o emprego na sua área, é possível que você tenha que aceitar trabalhar fora da sua área (em lojas, mercados, no setor de serviços, call center, etc).
O importante é que você prepare o seu currículo, busque as melhores ofertas de emprego e não desista de procurar.
Saiba também como é morar no exterior depois dos 30 – outra fase da vida no estrangeiro.