Morar em Portugal com filhos

Portugal  / 

Quem sonha em mudar de país e começar uma vida nova no exterior cria muitas expectativas e as dúvidas começam a surgir.

Pensando em se mudar para Portugal? Conheça o nosso Guia

Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com a orientação do nosso guia Como Morar em Portugal.


Num só lugar você vai encontrar o passo a passo para conseguir trabalho em Portugal, cidadania ou visto, saber os documentos obrigatórios, tudo sobre custo de vida, educação, as melhores cidades para morar e muito mais.

AMOSTRA GRÁTIS »
  • Como poderei oportunizar uma vida tranquila para meus filhos?
  • Como serão as escolas do novo país?
  • O sistema de saúde?

São dúvidas comuns a muitos pais e hoje vamos te ajudar a responder algumas dessas questões para quem planeja morar em Portugal com filhos.

Posso levar meus filhos para Portugal?

Sim, quando você fizer o visto para morar em Portugal deve se informar sobre o reagrupamento familiar (para levar os filhos, esposa/marido).

O mais importante é ter meios de subsistência para todos da família, ou seja, você precisa provar que tem dinheiro para se manter em Portugal com a família, sem depender do estado português. O mesmo vale para quem já tem cidadania europeia.

Já falamos aqui que existem diversos tipos de visto para morar em Portugal e você deve verificar qual se adequa mais com você (visto de trabalho, estudo, aposentado, investidor, etc).

Vantagens de morar em Portugal com filhos

Uma das vantagens de se morar em Portugal com filhos é a segurança que eles terão ao ir para escola, ao fazer passeios, brincar em praças e parques. Portugal é um dos países mais pacíficos do mundo, com uma polícia que funciona e uma justiça muito eficiente.

Como é um país pequeno, com apenas 10 milhões de habitantes, é possível ter um controle mais eficaz da fronteira e o poder público consegue de maneira ágil controlar, desarticular quadrilhas e resolver crimes. Você como funciona a segurança em Portugal.

O sistema de ensino tem muita qualidade

Outra vantagem de se morar em Portugal com filhos é a educação no país. A nação europeia possui bons índices nas avaliações internacionais (como por exemplo: PISA), ótimas escolas públicas, muitas vezes melhores do que as escolas privadas.

A formação dos professores é muito elevada (depois do Tratado de Bolonha) e eles precisam ter pelo menos Mestrado para dar aulas, isso eleva o nível das aulas (mesmo no Ensino Básico) e ajuda na aprendizagem dos alunos.

Além disso, Portugal segue um currículo nacional único e possui aulas em tempo integral. Saiba mais sobre como funciona o sistema de ensino em Portugal.

O sistema de saúde pública também é bom

Além da segurança e da educação, a saúde pública em Portugal é considerada muito boa. O país possui unidades de saúde nos bairros (freguesias), com médicos de família, além do atendimento nas urgências dos hospitais.

Mesmo a saúde pública sendo paga para seus moradores, as crianças até 18 anos são isentas de taxas. (Antes de morar em Portugal é preciso fazer um seguro de saúde internacional, como o PB4, por exemplo).

Outro fator importante é o baixo índice de mortalidade infantil no país, de acordo com a UNICEF, Portugal teve uma redução de 94% na mortalidade infantil desde 1970. Para cada mil nascimentos no país, acontecem apenas quatro mortes de crianças.

Veja como funciona a saúde pública em Portugal e como é ter um parto normal no país.

Desvantagens de morar em Portugal com filhos

Já as desvantagens de se morar em Portugal com filhos pode ser a difícil adaptação dependendo da idade em que eles estão. Crianças em idade escolar ou na pré-adolescência podem ter mais dificuldades de adaptação na escola, podem sentir falta dos amigos e dos parentes.

É preciso muita conversa para que eles estejam inseridos nessa mudança de vida, antes mesmo dela começar. Os pais precisam preparar o terreno para filhos, demonstrar (ou tentar) calma nesse processo e sempre mostrar os pontos positivos do país e da mudança.

A cultura portuguesa é realmente única e diferente da brasileira. Confira aqui as diferenças.

É um grande esforço financeiro

Outra desvantagem de morar em Portugal com os filhos é a questão financeira, os pais precisam fazer um planejamento financeiro antes da mudança, juntar o máximo de dinheiro que conseguirem para não ficarem com mais essa preocupação na chegada ao novo país.

A parte mais cara de morar em Portugal é a habitação. Seja por causa do preço do aluguel ou da compra de casa, esse é o fator que consome a maior parte do orçamento da família.

Se você tem interesse em comprar imóvel no país, sugerimos que faça isso com o acompanhamento de um consultor de confiança. Recomendamos a Atlantic Brigde, clique aqui para fazer um orçamento de assessoria para compra de imóveis sem compromissos.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Conselhos

Para morar em Portugal com os filhos é preciso muito planejamento (financeiro, emocional e burocrático). Pesquise toda a documentação necessária para a mudança, em que cidade a família irá morar, quando começa o ano letivo, as vacinas necessárias, etc.

Quanto mais informação você tiver, menos chance terá de errar. Por isso, recomendamos o nosso Ebook Como Morar em Portugal, que mostra todos os passos necessários para mudar para o país com filho sem preocupações.

Veja o que já escrevemos sobre planejar a mudança para Portugal.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.