Cidades mais seguras de Portugal: conheça nosso top 10

Portugal  / 

Há anos, Portugal é um dos países preferidos por brasileiros que decidem morar no continente europeu. Na lista, podemos incluir investidores, estudantes, empreendedores, aposentados e famílias em busca de segurança e melhor qualidade de vida. Mas quais são as cidades mais seguras de Portugal?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Confira o artigo abaixo com alguns dados sobre a segurança do país e descubra uma lista com as 10 cidades mais seguras de Portugal para você morar. Vamos lá?

Conheça as cidades mais seguras de Portugal

Segundo o Global Peace Index de 2019, índice com 163 países que elenca os mais pacíficos para se viver em todo o mundo e em seus respectivos continentes, Portugal ocupa a incrível posição de 3º país mais pacífico internacionalmente.

Já quando a comparação se dá apenas dentro da Europa, o país sobe mais uma posição, perdendo somente para a Islândia. Para se ter ideia, as vizinhas Espanha e França encontram-se em 32º e 60º lugar, respectivamente. Enquanto isso, o Brasil se encontra em 106º no mesmo índice.

 

Quais são as cidades mais seguras de Portugal

Porém, mesmo com um ranking tão alto de segurança, dentro do país ainda há variação de ocorrência de crimes de região para região. Por isso, é importante conhecer quais são as cidades mais seguras de Portugal antes de decidir em qual você irá viver.

É claro, Portugal é um país muito mais seguro em relação ao Brasil. Mas é importante pesquisar bastante as cidades e o estilo de vida, já que há criminalidade em terras lusitanas. Todavia, a ocorrência é muito menor e boa parte dos crimes são categorizados como não violentos.

Criminalidade em Portugal

De acordo com o Pordata – entidade que cataloga, em conformidade com a Polícia de Segurança Pública, as cidades mais seguras de Portugal e as com mais crimes -, em todo o país ocorreram 171.949 no ano de 2016 (dados da última apuração). Segundo a entidade, o número de crimes no país decaiu cerca de 13% de 2001 até 2016.

Já a partir do período que compreende 2016-2017, o quadro muda um pouco de figura. Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI):

  • Houve um crescimento de 3,3% na criminalidade em geral;
  • Crimes classificados violentos tiveram uma redução de 8,7%;
  • Somando um total de de 341.950 participações em crimes

Entre todas as ações criminosas no país, as cinco mais comuns são:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »
  • Roubo de veículos;
  • Ofensa à integridade física;
  • Violência doméstica;
  • Condução de veículo com taxa de álcool superior a 1,2gl;
  • Outros danos.

Agora, se focarmos em delitos de maior gravidade, os números são bem abaixo da média brasileira. Ainda de acordo com o RASI, os três principais no ano de 2017 foram:

  • Roubos em via pública: 5.848;
  • Furtos: 3.938;
  • Homicídios intencionais: 87, sendo 24 feminicídios;
  • Resistência e coacção sobre funcionário: 1.639.

Cidades mais seguras de Portugal em comparação com o Brasil

Para compreendermos melhor a dimensão desses números, somente a cidade de São Paulo reúne 15% dos furtos e roubos do Brasil, com cerca de 226 roubos ao dia.

Baseando-se nessa média, é seguro dizer que no período de 1 ano, ocorreriam cerca de 82.490 casos. Já de acordo com Atlas da Violência 2017, houve 59.080 mortes no Brasil no mesmo ano.

Quais as cidades mais seguras de Portugal?

Como já falamos anteriormente, pesquisar com atenção sobre o local no qual você pretende morar, ou apenas visitar, é muito importante. Conhecer os costumes, estilo e custo de vida são essenciais, claro, mas não se pode esquecer de descobrir sobre o nível de segurança.

Para te ajudar, selecionamos as 10 cidades mais seguras de Portugal, com atrações turísticas e índices baixíssimos de criminalidade para você colocar em seu itinerário. Você também pode consultar os dados de cada cidade.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

1. Torres Novas

Aconchegante e romântica, com atrações como castelos, grutas e museus, Torres Novas tem cerca de 36.716 habitantes, e teve apenas 344 crimes registrados.

2. Alvito

Vila do Distrito de Beja, a 10 km do Alentejo, tem a presença de um charmoso castelo (construído em 1494), hoje transformado em pousada. Com população de cerca de 2.500 pessoas e uma taxa de 5.24 crimes por mil habitantes, o local respira história e tranquilidade.

3. Góis

Vila pertencente ao distrito de Coimbra, na província histórica da Beira Litoral, região Centro, é banhada pelo rio Ceira. Teve apenas 103 crimes registrados. Está em 4.º lugar na lista das cidades mais seguras de Portugal.

4. Vila Real

Com quase 30.000 moradores e apenas 468 crimes registrados, Vila Real é a capital da província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro. Possui muitas áreas verdes, educação de qualidade e acesso à saúde, sendo considerada uma das cidades mais seguras do país. Por isso, é um bom local para se estabelecer com a família em Portugal.

5. Barcelos

Cheia de monumentos que aliam história e modernidade, a cidade tem no galo de Barcelos a identidade da região. Devido ao baixo custo de moradia, qualidade de vida e baixo índice de criminalidade, é um excelente lugar para levar uma vida tranquila. Possui cerca de 20.625 habitantes e registrou 449 crimes.

6. Santa Maria da Feira

A cidade pertence à área metropolitana do Porto e ao distrito de Aveiro, região norte de Portugal. A cidade faz uma das melhores festas portuguesas: a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria da Feira. No entanto, mesmo com todo o movimento turístico e atividades dos residentes, Santa Maria registrou apenas 746 crimes.

Santa Maria da Feira possui cerca de 18.194 habitantes. A cidade pertence à área metropolitana do Porto e ao distrito de Aveiro, região norte de Portugal. Está próxima a Vila Nova de Gaia e a Gondomar. Santa Maria da Feira está, também, entre as cidades mais seguras de Portugal.

cidades seguras santa maria da feira

7. Bragança

Essa é pra quem sempre sonhou em visitar uma aldeia medieval e ver a cidade de cima de sua muralha. O ponto turístico mais emblemático de Bragança é a antiga cidadela muralha.

Possui cerca de 21.853 habitantes e é o oitavo maior município português. Teve apenas 456 crimes registrados, por isso entra na lista das cidades mais seguras de Portugal.

cidades seguras braganca

Bragança está entre as cidades pouco conhecidas pelos brasileiros.

8. Lamego

A cidade é muito antiga – existe desde a época romana – por isso, possui um centro histórico excelente para visitar e se sentir mais próximo de uma atmosfera clássica.

Apesar de ser um destino turístico, a cidade é bastante tranquila. Foram registrados apenas 175 crimes registrados em 2017, certamente é uma ótima para férias em família ou morar em definitivo.

9. Aveiro

Aveiro é uma ótima opção quem deseja trabalhar ou estudar em Portugal. Isso porque a cidade abriga a Universidade do Aveiro e possui um dos centros urbanos mais importantes do país.

Apesar de ter maiores proporções e população consideravelmente superior do que as cidades anteriores, registrou apenas 449 ocorrências. Por isso, ainda é considerada uma das cidades mais seguras de Portugal para viver.

10. Braga

Chamada de “Capital Europeia da Juventude”, Braga respira causas culturais, eventos e atividades. É um dos destinos mais procurados por jovens no país. Apesar de todo esse movimento, a cidade registrou surpreendentes 995 ocorrências em 2017.

Afinal, Portugal é uma boa escolha para morar?

De acordo com o relatório anual de segurança interna, a criminalidade em Portugal apresenta níveis inferiores à média registrada na União Europeia. Por isso, diferentemente do Brasil, atitudes simples como andar com seu smartphone na mão, estacionar seu carro na rua ou visitar locais turísticos com sua câmera em punho são muitíssimo mais seguros. Afinal, com o patrulhamento ostensivo nas ruas, as chances de você ser roubado é baixíssima.

Por isso, a despeito de algumas cidades com maiores índices de violência em relação ao restante do país, como a capital Lisboa, Portugal ainda é um país bastante seguro. Portanto, agora que você já conhece as cidades mais seguras de Portugal, pode sua mudança para o país.

Se morar em Portugal está nos seus planos, recomendamos a leitura do ebook Como Morar em Portugal. Nele você confere conteúdo desenvolvido exclusivamente com dicas imperdíveis para você começar seu planejamento.

Você conheceu algumas das cidades mais seguras de Portugal. Veja também quais são as 10 cidades mais baratas para viver em Portugal.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.