10 motivos para você não morar fora: saiba se essa mudança é para você

Europa  / 

Morar fora é uma eterna aventura que começa no dia da partida e não acaba nunca mais. São tantas experiências, tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que, sinceramente, não é para qualquer um. Não que os que foram morar fora são pessoas melhores, mas pode acreditar que elas são detentoras de uma coragem e uma resiliência incomum, daquelas que não habitam qualquer ser humano. Será que essa mudança é para você? Veja 10 motivos para você não morar fora.

 

Se engana se acha que é fácil

Aliás, vale lembrar que já cruzei com muita gente aqui fora que está comendo o pão que o diabo amassou. É saudade com incerteza, é angustia com ansiedade, é a necessidade de uma adaptação apressada com uma dificuldade enorme em encarar o novo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

E a adaptação a um novo país não toma em consideração a idade

Ah, e isso não tem relação com idade, porque muitos jovens que decidem morar fora sofrem horrores e descobrem, a duras penas que a realidade é bem diferente do sonho e é preciso ralar muito para conseguir sobreviver morando fora.

10 motivos para você não morar fora

Bom, pensando nisso, fiz uma lista com 10 motivos pelos quais você não deve morar fora e, de antemão, já peço desculpas se irei lhe desanimar:

10 — Família

Família e motivos para não morar fora
Se você tiver um apego extremo com a sua família, suas chances de conseguir morar fora e ser feliz diminuem drasticamente. É claro que todos nós amamos os nossos familiares, porém se a sua dependência for visceral e você não imagina passar uma semana sem encontrar um parente, morar fora não é para você.

Como morar fora do Brasil, veja quais são os custos e comece o planejamento.

9 — Somente pela grana

Ok, é maravilhoso receber o salário em dólares, libras ou euros, porém se a grana for o seu único e principal motivador, existem grandes chances de você fracassar morando fora. Digo isso porque ganhar dinheiro é bom e ajuda muito, mas não é possível reduzir a “loucura” de morar fora somente pelo dinheiro que você recebe. É muuuuuuito mais do que isso, pode acreditar.

8 — Capacidade de resolução de problemas

Morar fora é mais fácil para quem consegue resolver problemas com facilidade, pois são muitos. É necessário correr atrás dos documentos, alugar um quarto, casa ou apartamento, ficar doente e não ter para onde correr.

Quem vai morar fora e não consegue resolver os perrengues com algum sorriso no rosto acaba por perceber que a vida longe de tudo e de todos pode ser mais puxada ainda se a sua capacidade de resolução for diminuta.

7 — Facilidade em fazer amizade

Fazer amigos morando fora
Esqueça, nem que seja por um minuto, dos seus amigos de infância e abra o coração. Aqui do lado de fora, se você não tiver facilidade em fazer novos amigos, sua caminhada pode (e será) por uma estrada mais sinuosa. Quem consegue fazer novos amigos entende que é possível amenizar as dificuldades quando temos pessoas, mesmo que novas em nossa vida, caminhando junto com a gente.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

6 — Adaptação

Já viu a velocidade com que um camaleão muda de cor? — pois é, se você não conseguir se adaptar na mesma velocidade dos camaleões, não vá morar fora. É tudo tão intenso e puxado que precisamos mudar de cor a todo instante morando fora, é meio que por sobrevivência, se é que você me entende.

5 — Sorte

Tudo bem que acredito que a competência atrai a sorte, mas morando fora você aprende a acreditar um pouco mais na sorte e a não tratá-la de maneira tão cética.

Uns chamam de destino, eu prefiro chamar de sorte e digo isso me referindo a uma infinidade de pessoas que cruzarão o seu caminho e, por sorte ou azar, irão lhe ajudar ou atrapalhar. Prefiro que a sorte me traga pessoas queridas.

Também já compartilhamos 7 dicas para quem quer morar fora do país.

4 — Felicidade

Morar fora não é fácil
Qual a sua capacidade de ficar feliz com pouco? — não vá morar fora se somente grandes acontecimentos lhe deixam feliz. Sabe por quê?

Porque morando fora você precisa aprender a ser feliz com o documento que chegou, com a matrícula que deu certo, com a nova amizade com o vizinho e tantas pequenas coisas do dia a dia que, quando estamos na nossa zona de conforto, nos passa ao lado.

3 — Frescura

Não vá morar fora se qualquer coisinha lhe ofende. Digo isso porque quando cheguei em Portugal, me surpreendi com a sinceridade das pessoas e com a facilidade que elas têm em dizer a verdade na cara.

Num primeiro momento parece bom, mas na condição de estrangeiro que já está bastante sensível com todas as mudanças que estão acontecendo, o choro as vezes surge meio que sem querer.

É preciso respirar, engolir a nova cultura e seguir em frente sem ficar ofendido, pois caso isso aconteça a sua vida por se tornar complicada morando fora.

2 — Coragem

Você busca por estabilidade ou prefere a incerteza? Você só aceita novos desafios que lhe garantem alguma coisa? Não vá morar fora se você busca por garantia e estabilidade, pois são duas coisas quase que impossíveis de encontrar morando fora.

É necessário peito de ferro e pouco medo, porque a intensidade das experiências no exterior exigem um nível de coragem absurdo.

Conheça também as vantagens e desvantagens de morar fora do Brasil.

1 — Bater e asas e voar

Morar fora é cair do ninho sem saber voar direito e, por isso, é para quem aprende rápido, quem se joga de cabeça sem medo e tem a certeza de que conseguirá se manter no ar. Se você ainda não sente que tem o preparo adequado para bater asas e voar, não vá morar fora, pois pode ser que você se frustre e entre em pânico.

Mas se você leu todos os 10 motivos pelos quais você não deve morar fora, porém acredita que pode mudar e que morar fora vai lhe tornar uma pessoa diferente, se jogue. Vá adiante, enfrente seus medos, se enfrente.

Morar fora vale a pena

Morar fora é uma experiência deliciosa que nos faz crescer tudo o que não tínhamos crescido em apenas alguns meses, que oportuniza que o nosso caminho seja cruzado por pessoas maravilhosas e que nos ensinarão a rir de bobagens e dar valor a coisas pequenas e simples. Vale a pena e compensa todas as dificuldades, ah compensa!

Se você ainda não está convencido, veja as Vantagens e desvantagens de morar fora do Brasil.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.