Morar fora do Brasil, vantagens e desvantagens

Europa  / 

Todos os dias falo com pessoas que querem morar fora do Brasil, os motivos para morar fora são diversos, desde segurança, novas oportunidades, aprender uma nova língua e até realizar um sonho de infância.

Mas poucas vezes essas pessoas me perguntam as desvantagens de morar fora do Brasil, e sim, claro que elas existem. Não quer dizer que não vale a pena morar fora, mas é importante conhecer os dois lados.

Por que você quer morar fora do Brasil?

É fundamental você responder isso antes de fazer as suas malas para mudar de país. Por que se você não tiver um foco muito grande e souber o real motivo da sua mudança, é bem provável que queira voltar para o Brasil nas primeiras dificuldades. Sim, elas vão acontecer.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Inclusive eu já falei bastante sobre esse tópico no texto como morar fora do Brasil, do planejamento até a mudança.

As vantagens de morar fora do Brasil

Aprender um novo idioma

Se você mudar para a Europa, é bem provável que aprenda um novo idioma e ganhe fluência praticando todos os dias. O novo idioma pode inclusive ajudar muito numa possível volta para o Brasil. Saber o inglês é praticamente obrigatório, mas ser realmente fluente faz diferença.

Mesmo se você mudar para Portugal, vai aprender algumas palavras do Português de Portugal.

Aprender a se virar

Para quem vai morar sozinho pela primeira vez, em um outro país, o choque pode ser grande. Aprender a conviver com a sua bagunça, arrumar tudo, limpar a casa e fazer comida.

E pior, pode ser que você ainda tenha que conviver com a bagunça dos outros, no caso de dividir casa (algo bem comum entre intercambistas). Mas isso é bom? Na minha opinião, o crescimento pessoal em ter que “resolver tudo” é uma das maiores vantagens de morar fora do Brasil para os jovens.

Mais segurança

Não preciso dizer para nenhum brasileiro sobre a sensação de insegurança que vivemos no nosso país não é? Não significa que na Europa não existam problemas, mas a chance de alguém te roubar andando a pé de madrugada voltando pra casa, é mínima.

Digamos que é preciso de um pouco de azar, pelo menos em todos os lugares que passei. Se você tomar 10% do cuidado que toma para andar no Brasil aqui, estará muito seguro.

Experiência de trabalho internacional

Arrumar um trabalho no exterior é uma lição de vida, nem trabalho de faxineiro consegue-se com facilidade, vai ter que suar muito para conseguir uma oportunidade, e comemorar mais ainda quando esse dia chegar.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Mas o aprendizado não para por ai, lidar com pessoas de outra cultura vai te ensinar a ter paciência e jogo de cintura para não perder a cabeça. Por outro lado, vai aprender muitas coisas novas, e essa experiência internacional vai contar muito no seu currículo.

Veja algumas dicas para como conseguir emprego no exterior ainda no Brasil.

Viajar mais

A maior das maiores vantagens (na minha opinião), é poder viajar com pouco dinheiro para um novo país, e se aventurar pelo mundo, literalmente. A partir de €9.99 você consegue passagens aéreas low cost para conhecer outro país!

Se você tem amigos que vivem na Europa, deve ouvir histórias sobre vários países que ele conheceu, e acredite, não precisa ser rico para isso.

As desvantagens de morar fora do Brasil

Saudades da família e amigos

Sem dúvida é um dos principais motivos que fazem os brasileiros desistirem de morar fora do Brasil.

Para aliviar a saudade tem Skype, Whatsapp e outras mil coisas, mas nada se compara com aquele abraço apertado de alguém especial quando tudo dá errado. Por isso viajar em casal, ou com amigos facilita muito nesse ponto.

Estar longe em momentos importantes/especiais

Sua melhora amiga vai casar, sua avó ficou doente, sua mãe precisa de você e por ai vai, são mil e uma situações que você vai sofrer por estar longe.

Seu sobrinho fez aniversário e você não foi. No começo achei que conseguiria ir e vir facilmente para o Brasil, mas o dia-a-dia me mostrou que não e fique 3 anos sem visitar a minha família.

Comida brasileira

Você se acostuma com a comida do novo país, mas NUNCA vai esquecer daquela comida especial do seu restaurante preferido, daquele sushi que não tem igual, daquela feijoada que não tem igual.

No fim, você se acostuma com as “feijoadas meia-boca“, só pra lembrar um pouco do seu país.

Diferenças culturais

Não é fácil se acostumar com as diferenças culturais, morar fora do Brasil tem dessas coisas. Imagina morar em país onde as mulheres não podem sair sozinhas na rua, por exemplo. Onde comer com a mão é questão de educação, entre outras coisas.

Você pode ter que encarar alguns costumes diferentes, e vai precisar viver a cultura do país. Agora você mora ali, e precisa se adaptar.

Dificuldade de integração

Alguns países são bem fechados para pessoas de fora, e se você não consegue criar um circulo de amizade com pessoas do seu curso ou trabalho, pode ter alguma dificuldade de integração na sociedade, e isso pode ser grave, e geralmente diminui o tempo de estadia no país.

Por isso muitas vezes optamos por ir morar perto de algum amigo, parente e etc. A chegada e adaptação no país sempre fica mais fácil quando temos alguém para nos receber.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.