Europa

Países que mais concedem cidadania europeia: veja quais são

O número de pessoas que possuem dupla cidadania está cada vez maior, e a lista de países que mais concedem cidadania europeia é surpreendente. Vamos ver os dados sobre esse assunto e descobrir mais informações sobre a dupla cidadania no artigo a seguir.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Conheça os países que mais concedem cidadania europeia

Em uma pesquisa divulgada pela Eurostat, os seguintes países foram os que mais concederam cidadania europeia entre 2008 e 2017:

Os demais países podem ser vistos no gráfico a seguir:

Gráfico dos países que mais concedem cidadania europeia
Imagem: Eurostat

Esse top 3 nos deixa confusos, pois sempre pensamos que Portugal estaria no topo da lista. Mas como a pesquisa foi feita de maneira geral, e não só para brasileiros, Portugal não se destaca.

Se formos olhar somente para o Brasil, um dos países que mais concedem cidadania europeia para brasileiros com certeza é Portugal.

Veja o mapa com a cidadania mais concedida em cada país entre 2008 e 2017:

Cidadania mais concedida em cada país
Imagem: Eurostat

Nesse mapa podemos ver também que a maioria da cidadania concedida no restante da América Latina é espanhola, e que nos Estados Unidos muitas pessoas conseguem a cidadania do Reino Unido.

Top 3 países que mais recebem cidadania europeia

Ainda na mesma pesquisa da Eurostat, e com os dados de 2008 a 2017, os países que se destacaram no topo do gráfico como os que mais receberam cidadania europeia foram:

  • Marrocos;
  • Turquia;
  • Albânia.

Veja o gráfico com os outros países que se destacam:

Cidadania na União Europeia
Imagem: Eurostat

Nesse gráfico o Brasil vem em destaque, mas ele ocupa o 15 lugar, tendo recebido quase 150 mil cidadanias europeias entre 2008 e 2017. Os brasileiros estão cada vez mais dando entrada em pedidos de dupla cidadania, pois muitos possuem o sonho de morar na Europa.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Países que mais concedem cidadania europeia para brasileiros

Já vimos alguns dados de países que mais concedem cidadania europeia no mundo, agora vamos focar um pouquinho no nosso país, o Brasil. Veja no gráfico abaixo (dados da pesquisa da Eurostat entre 2008 e 2017) os países que mais concederam cidadania para brasileiros.

Cidadania para brasileiros
Imagem: Eurostat

Nesse gráfico podemos ver claramente que o país que mais concede cidadania europeia para nós brasileiros é Portugal. Outros países que se destacam também com grandes números são Itália e Espanha.

E quantas cidadanias foram concedidas a brasileiros?

A Eurostat também tem esses dados, e no total foram concedidas 149.903 cidadanias europeias para brasileiros. Esse número tem aumentado cada vez mais, e em 2016 e 2017 o aumento foi bem grande comparado aos anos anteriores.

No gráfico abaixo, é possível ver esse aumento e comparar a quantidade de cidadanias concedidas em cada ano.

Cidadania na UE para brasileiros
Imagem: Eurostat

Cidadania portuguesa para brasileiros

Como pudemos ver, Portugal é dos países que mais concedem cidadania europeia para brasileiros. Mas será que é fácil conseguir a cidadania portuguesa? Quem tem direito a ela? Como funciona o processo?

Vamos falar sobre isso nos próximos tópicos.

Quem tem direito à cidadania portuguesa?

A cidadania portuguesa pode ser requerida de diversas maneiras, em diferentes momentos.

Em todas essas possibilidades se aplicam regras específicas e cada caso é um caso. Por isso, é necessário fazer uma pesquisa na sua árvore genealógica e ler direitinho sobre as regras para cidadania portuguesa, para saber se você tem ou não direito.

Documentos necessários para a cidadania portuguesa

Depois que você verificar se no seu caso você pode requerer a cidadania portuguesa, é necessário juntar todos os documentos para fazer o pedido. Veja a lista completa, lembrando que ela pode variar de acordo com cada consulado onde você faz o pedido.

  • Formulário de pedido de cidadania;
  • Documento de identificação (identidade ou passaporte) do requerente;
  • Certidão de nascimento do requerente;
  • Certidão de nascimento do ascendente português (para pedidos por descendência);
  • Antecedentes criminais de todos os países onde o requerente já morou;
  • Certidão de nascimento do cônjuge português (para pedidos por casamento);
  • Certidão de casamento.

Onde pedir a cidadania portuguesa

Você poderá dar entrada na sua cidadania portuguesa em Portugal, diretamente na Conservatória dos Registros Centrais ou nas Conservatórias de Registro Civil.

No Brasil, você da entrada no seu processo de reconhecimento da cidadania portuguesa no consulado de Portugal que atende a sua região.

Quanto tempo demora

Apesar de Portugal ser um dos países que mais concedem cidadania europeia, o processo é burocrático e demorado. Além disso, o prazo vai depender do tipo de processo e de onde você está fazendo.

Em média você deverá esperar de 3 a 12 meses. Quando você der entrada no seu processo, você será informado sobre os prazos.

Quanto custa

Quando você for dar entrada no seu pedido de reconhecimento da cidadania portuguesa, você deverá pagar uma taxa que vai variar entre 175€ e 250€, de acordo com o tipo de processo. Mas, além dessa taxa, poderá ser necessário gastar um pouco mais, dependendo da documentação que você precisa.

Por exemplo, se você precisar encontrar alguma certidão de algum antepassado em Portugal, você precisará ir para o país ou contratar alguém para fazer a pesquisa de onde está o documento, o pedido do documento e o envio para você.

Vale a pena pedir a dupla cidadania?

Como vimos nesse artigo, existem muitos países que concedem cidadania europeia. Se formos pensar nos dados que vimos, as pessoas estão cada vez mais engajadas em conseguir uma dupla cidadania.

Se você pretende morar na Europa, vale a pena sim

Muitos processos de pedido de dupla cidadania são caros e demorados (e muito burocráticos), mas ter uma cidadania europeia abre muitas portas e pode ser muito bom para o nosso futuro. Quando somos cidadãos europeus, podemos nos deslocar livremente pela Europa, e podemos morar em qualquer país da união europeia.

O seguro viagem também é fundamental

Se você planeja morar em um dos países que mais concedem cidadania europeia, saiba que o seguro viagem é fundamental. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Portal.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Julia Discacciati

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Artigos Relacionados

Fechar