Cidadania britânica: quem tem direito e como requerer a sua

Inglaterra  / 

Morar na Inglaterra é o sonho de muitos brasileiros, seja para estudar ou trabalhar. Para viver legalmente no país você vai precisar de visto específico de acordo com o motivo da sua residência, a não ser que tenha cidadania britânica. O procedimento deve ser feito ainda no Brasil e com pelo menos três meses de antecedência da sua viagem.

Os vistos, claro, têm prazo de validade. Por isso muitas pessoas procuram uma forma de garantir a residência e a cidadania inglesa. O processo é relativamente simples, mas exige atenção especial aos requisitos e documentos. Se você tem dúvidas sobre como obter cidadania britânica, leia nosso artigo.

Conheça tudo sobre a Inglaterra.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quem pode obter a cidadania britânica

Você sabia que pessoas de todas as nacionalidades estão (potencialmente) aptas a requerer a cidadania britânica? Mas é claro que elas devem ser enquadrar nos requisitos exigidos pelo governo e pertencer a uma das categorias estabelecidas.

Brasileiro pode ter?

Sim! Se estiverem dentro dos requisitos exigidos e incluídos em uma das categorias especificadas, brasileiros também podem aplicar para se tornarem cidadãos britânicos. Saiba se você pode perder a cidadania brasileira aqui.

Para saber como obter a cidadania britânica, conheça as categorias que estão aptas a requerer a naturalização:

Nascimento

Você pode ser elegível a se tornar cidadão britânico se nasceu no Reino Unido, mas depende de quando você nasceu e das circunstâncias dos pais.

Requisitos

1. Você é menor de 18 anos e desde o seu nascimento um dos seus pais se tornou cidadão britânico ou tem permissão permanente de morar no Reino Unido – clique aqui para mais informações;

2. Crianças que nasceram no Reino Unido e viveram no país durante 10 anos consecutivos após o nascimento. Também não deve ter passado mais do que três meses fora do país em cada um dos primeiros 10 anos de vida – clique aqui para mais informações;

3. Todos que nasceram no Reino Unido em ou depois de 1º de janeiro de 1983 são considerados cidadãos britânicos por nascimento.

4. Você será considerado automaticamente cidadão britânico se você nasceu fora do Reino Unido, mas um dos seus pais era cidadão britânico ou tinha residência permanente no país;

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

5. Se você nasceu antes de 1º de janeiro de 1983 será considerado cidadão britânico.

Documentos

O processo é basicamente o mesmo para todas as circunstâncias. Você precisa preencher o formulário específico e pagar a taxa de £1,012. Se você completar 18 anos durante o processo de aplicação, uma taxa de £80 será cobrada pela cerimônia de naturalização.

Depois que você der entrada no processo também deverá pagar uma taxa de £19,20 para coletar as informações biométricas – digitais e foto. Você pode entrar em contato com o Home Office para tirar dúvidas sobre como aplicar para a cidadania britânica e se você esta apto a requerer.

A carta de confirmação da sua aplicação pode levar cerca de quatro semanas, mas a cidadania demora geralmente seis meses ou até mais.

Naturalização

O processo para se tornar cidadão britânico por descendência não é o mesmo, mas também é bastante simples. Se você é filho de cidadãos ingleses e é menor de 18 anos – podem ser ambos os pais, ou apenas o pai ou a mãe -, mas nasceu fora do Reino Unido, a sua naturalização como cidadão britânico será automática. No entanto, você deve ser a primeira geração de pais britânicos nascida fora do Reino Unido.

Para dar entrada no passaporte inglês você precisa acessar o site do governo e preencher o formulário com todas as informações. O documento deve ser assinado pelo requerente e também por um consignatário que vai confirmar a veracidade de todas as informações. Aí basta reunir todos os documentos exigidos e enviar pelo correio para o órgão responsável.

Casamento ou união estável

Você pode aplicar para obter a cidadania britânica se for casada (o) com um cidadão britânico. Mas você deve ter morado no Reino Unido nos últimos três anos (da data do pedido) e também se você tem o documento de residência permanente (sendo da União Europeia) e possui a licença indefinida para permanecer no país.

Requisitos

1. Idade mínima de 18 anos;

2. Isenção total de antecedentes criminais;

3. Bom cárater, incluindo não ter ficado ilegal durante os últimos 10 anos no Reino Unido;

4. Conhecimentos suficientes da língua inglesa – todos os candidatos à naturalização britânica devem passar no teste de inglês B1;

5. Passar no teste Life in the UK.

O custo é de £1,330, além da taxa de £9,20 para a coleta das informações biométricas. Para mais detalhes, acesse o site oficial do governo.

Residência

Você normalmente pode requerer a cidadania britânica se você viveu no Reino Unido nos últimos cinco anos. Além disso, pessoas que tenham a residência permanente, sejam da União Europeia e tenham licença indefinida para permanecer no país no último ano também podem solicitar a cidadania britânica.

Requisitos

1. Ter acima de 18 anos;

2. Provar que você morou no Reino Unido nos últimos cinco anos;

3. Bom cárater, incluindo não ter ficado ilegal durante os últimos 10 anos no Reino Unido;

4. Conhecimentos suficientes da língua inglesa – todos os candidatos à naturalização britânica devem passar no teste de inglês B1;

5. Provar intenção de continuar morando no Reino Unido;

6. Não ter passado mais do que 450 dias fora do Reino Unido nos últimos cinco anos;

7. Não ter passado mais do que 90 dias fora do Reino Unido no último ano;

8. Passar no teste Life in the UK.

O custo é de £1,330.

Quanto tempo demora?

Você pode requerer a cidadania britânica depois de um ano com o visto de residência permanente. Além disso, também é preciso cumprir todos os requisitos necessários, ser aprovado no teste Life in the UK e comprovar ao menos o nível B1 de inglês.

Você deve agendar o seu teste pela internet com pelo menos três dias de antecedência. O custo é de £50. Existem cerca de 60 centros onde o teste pode ser realizado e você pode escolher os cinco próximos a sua casa. São 24 questões sobre a cultura e tradição do Reino Unido e devem ser respondidas em 45 minutos.

Saiba quais são as melhores cidades da Inglaterra.

Detalhes sobre como obter cidadania britânica

Tenha em mente que o seu período de ausência no Reino Unido pode afetar o seu pedido de cidadania britânica.

Portanto é importante ficar atento aos seguintes detalhes:

1. Não pode ter se ausentado mais do que 90 dias nos últimos 12 meses antes da data do requerimento da cidadania britânica;

2. Não pode ter se ausentado mais do que 450 dias nos últimos 5 anos antes da data do requerimento da naturalização britânica;

3. Não pode ter se ausentado mais do que 270 dias nos últimos 3 anos antes da data do requerimento da cidadania britânica, se casado com britânico;

4. O requerente deveria estar em solo britânico há três ou cinco anos da data do requerimento da naturalização britânica.

Leia nosso artigo para mais informações sobre como morar na Inglaterra.

Saiba também como obter a cidadania dos seguintes países:

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.