Passaporte britânico: como tirar e quais as novas regras

O passaporte britânico permite que você viva legalmente no Reino Unido, e viaje para outros países com mais facilidade. Por isso, neste artigo vamos ensinar tudo sobre quem tem direito, como solicitar, custos e prazos de entrega do documento. Confira!

Quem tem direito ao passaporte britânico

Os filhos de pai ou mãe britânicos possuem o direito de solicitar um passaporte britânico, porém se o pai obtiver a cidadania britânica por descendência, esta só poderá ser repassada ao filho se a criança for registrada até um ano após seu nascimento, além de comprovar que residiu no Reino Unido por um período de três anos consecutivos.

Caso você seja casado ou tenha união estável com uma pessoa britânica, você também pode solicitar o passaporte, desde que comprove residência definitiva e que residiu no Reino Unido por um período de três anos consecutivos.

O que mudou com o Brexit?

A implantação do Brexit promete trazer uma série de mudanças na imigração britânica. Estima-se que a partir do dia 1º de janeiro de 2021, os cidadãos europeus precisarão solicitar um visto de permanência para morar, trabalhar ou estudar em um dos países do Reino Unido por mais de três meses.

Além disso, os cidadãos com cidadania europeia que moram no Reino Unido deverão pedir um visto de permanência especial. Para os brasileiros, as regras para viajar para o Reino Unido são as mesmas. Ou seja, é necessário pedir visto para viagens superior a 90 dias para fins de estudo, trabalho ou moradia.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Atenção: A cor do passaporte também voltará ao azul original, de forma a manter a identidade nacional e se diferenciar do passaporte vermelho da União Europeia.

Como tirar o passaporte britânico: passo a passo

Existem duas formas de solicitar o passaporte britânico: pela internet ou pelos Correios. Caso você precise tirar o primeiro passaporte, será necessário participar de uma entrevista pessoal. Veja abaixo, o passo a passo de como solicitar o documento:

Online

  1. Acesse o site do governo britânico;
  2. Preencha o formulário online com suas informações pessoais;
  3. Tire uma foto usando uma câmera digital, smartphone ou tablet;
  4. Mande a foto pelo formulário.
  5. Faça o pagamento da taxa de emissão do passaporte;
  6. Peça que alguém confirme a sua identidade;
  7. Envie os documentos originais para o HM Passport Office indicado;
  8. Aguarde os dados para agendar sua entrevista presencial.

Correios

  1. Dirija-se até um Post Office para solicitar o formulário de passaporte;
  2. Reúna a documentação solicitada;
  3. Preencha o formulário de inscrição manualmente;
  4. Peça que alguém confirme a sua identidade;
  5. Envie o formulário e documentação pelo correio para o HM Passport Office indicado;
  6. Aguarde a confirmação do agendamento.

solicitar passaporte britânico

Requisitos e documentos necessários

Todos os candidatos ao passaporte britânico deverão passar por dois testes: o exame de proficiência em inglês, nível B1, que mede os conhecimentos gramaticais da língua, e o Life in the UK, que é um teste múltipla-escolha com 24 perguntas. Para ser aprovado, o candidato necessita acertar 18 das 24 questões.

Os documentos necessários, além dos testes, são:

  • Certidão de nascimento em inteiro teor;
  • Certidão de nascimento dos pais ou de casamento em inteiro teor;
  • 2 fotos recentes e idênticas;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia colorida do passaporte atual, seja emitido em outro país que não o Reino Unido;
  • Endereço;
  • Telefone para contato;
  • Data do casamento ou união estável, se aplicável.

Observação importante é: todo e qualquer documento que não seja em inglês deverá ter sua tradução juramentada. Para situações específicas, você pode consultar outros documentos que poderão ser solicitados no site do Governo Britânico.

Veja nossa lista de documentos para morar na Inglaterra e planeje sua viagem.

Quanto custa

A taxa para emissão do passaporte britânico varia de acordo com o método e tipo de documento solicitado. Em geral, os custos variam entre £49 a £95 e há isenção para britânicos que nasceram em/ou até 2 de setembro de 1929.

Confira abaixo a tabela de preços cobrada e veja qual é a melhor opção para você.

Documento Aplicação Online Aplicação pelos Correios
Passaporte padrão de 34 páginas para adultos (16 anos ou mais) £75,50 £85
Passaporte de viajante frequente de 50 páginas para adultos (16 anos ou mais) £85,50 £95
Passaporte padrão de 34 páginas para crianças (menores de 16 anos) £49 £58.50
Passaporte de viajante frequente de 50 páginas para crianças (menores de 16 anos £59 £68.50
Passaporte de emergência padrão de 34 páginas (entrega em 30 minutos) £177
Passaporte de emergência padrão de 34 páginas (entrega em 4 horas) £177
Passaporte de emergência padrão de 34 páginas (entrega em 1 semana) £142

Vale destacar que os britânicos que solicitarem um novo passaporte para outro país, devem pagar cerca de £86 mais a taxa de entrega. Além disso, quem solicitar o envio pelos Correios precisará pagar uma taxa extra para o formulário.

Após a entrevista, os documentos enviados para avaliação serão enviados para o solicitante. O envio é gratuito pelo sistema de entrega padrão dos Correios britânicos. Mas, caso deseje, você pode pagar uma taxa de £5 pela entrega expressa.

taxas para o passaporte britânico

Formas de pagamento

O pagamento das taxas do passaporte britânico pode ser feito de três formas: cartão de crédito ou débito, dinheiro ou cheque, ou vale postal. Mas é preciso ficar atento, pois cada tipo de envio de formulário aceita um método de pagamento diferente. Confira:

Método de envio Cartão de débito ou crédito Dinheiro Cheque ou vale postal
Online Sim Não Não
Correio Sim Não Sim, destinado ao ‘Her Majesty’s Passport Office’
Post Office Passport Check and Send Sim Sim Sim, destinado ao ‘Her Majesty’s Passport Office’

Quanto tempo demora?

Um passaporte britânico novo para maiores de 16 anos costuma ser entregue em seis semanas ou mais. Por outro lado, os passaportes para menores de idade ou renovados podem ser entregues em até três semanas. Isto é, quando as informações estão corretas e não é necessário enviar uma nova documentação para o governo.

O prazo de entrega para os passaportes de emergência são menores. É possível obter um novo documento em apenas algumas horas da solicitação ou no máximo em 1 semana. No entanto, quanto menor o prazo de entrega, maior é o valor da taxa que você deve pagar e não é possível solicitar esse passaporte para qualquer situação, leia o artigo e veja quando é possível.

Qual a validade?

O passaporte britânico emitido para pessoas maiores de 16 anos tem validade de 10 anos. Para menores de 15 anos, o passaporte é válido apenas por cinco anos.

Tem como tirar passaporte britânico no Brasil?

O primeiro passaporte britânico não pode ser solicitado no Brasil. Pode apenas ser emitido pelo Her Majesty’s Passport Office, o site oficial do Reino Unido. No entanto, o interessado deve comparecer ao país agendado para realizar a entrevista pessoal.

Contudo, quem deseja renovar o passaporte devido a furto, extravio, danos ou vencimento pode solicitar o novo documento ainda no Brasil porque não é preciso participar da entrevista no Reino Unido.

Como ficou a entrada na União Europeia pós-brexit?

Durante o período de transição do Brexit, os cidadãos britânicos podem circular livremente pelos países da União Europeia. Contudo, a partir do dia 1º de janeiro de 2021, serão implantadas novas regras para viagens curtas e longas.

Os cidadãos do Reino Unido poderão permanecer sem visto nos países da União Europeia por até 90 dias, dentro de um período de 180 dias. Quem precisar permanecer por um período superior a esse, deverá solicitar um visto para trabalhar, estudar ou viajar por longos períodos

Os britânicos também precisam adotar novos procedimentos antes de viajar para os países da União Europeia, tais como:

  • Ter passaporte válido com no mínimo 6 meses, após o regresso da viagem;
  • Contratar um seguro viagem internacional;
  • Apresentar passagem aérea de ida e volta para o Reino Unido;
  • Apresentar comprovante financeiro.

Gostou do artigo? Aproveite e saiba também como morar na Inglaterra em nosso artigo completo.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Roberta é brasileira, tem 30 anos e já visitou 24 países e mais de 101 cidades nesse mundo lindo em que vivemos! Trabalha com produção de eventos e como Travel Blogger no Mapa de Sonhos e tem verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

Artigos relacionados

Morar na Inglaterra: tudo o que deve saber para morar no país

Quer saber como é morar na Inglaterra? Saiba detalhes sobre tipos de visto, melhores cidades, mercado de trabalho, custo de vida e muito mais

Profissões mais bem pagas na Inglaterra: conheça o top 10

Descubra aqui quais são as profissões mais bem pagas na Inglaterra, como encontrar vagas de trabalhar e estabelecer a carreira no país.

Visto para Inglaterra: principais tipos e como solicitar

Entre os vistos na Inglaterra encontramos o que chamamos de Tier 1, Tier 2 e o Tier 5. Cada um deles possui algumas subdivisões.

Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Saiba como encontrar um emprego na Inglaterra, as áreas, os salários, o custo de vida no país, dicas e sites para encontrar a sua vaga.

Documentos para morar na Inglaterra: saiba o que vai precisar

Você planeja sair do Brasil e viver no Reino Unido? Leia nosso artigo completo e saiba quais são todos os documentos para morar na Inglaterra.

Cidades da Inglaterra: as 10 melhores e maiores do país

Você quer morar na Inglaterra mas não conhece o país e não sabe onde morar? Preparamos um guia detalhado sobre as melhores e maiores cidades da Inglaterra.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube