Passaporte britânico: como tirar e quais as novas regras

Inglaterra  / 

O processo de emissão do passaporte britânico é muito simples, mas costuma gerar algumas dúvidas visto que ele só pode ser solicitado diretamente no escritório britânico e não em consulados. Veja neste post como tirar o passaporte britânico e qual a documentação necessária.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quem tem direito ao passaporte britânico

Os filhos de pai ou mãe britânicos possuem o direito de solicitar um passaporte britânico, porém se o pai obtiver a cidadania britânica por descendência, esta só poderá ser repassada ao filho se a criança for registrada até um ano após seu nascimento, além de comprovar que residiu no Reino Unido por um período de três anos consecutivos.

Caso você seja casado ou tenha união estável com uma pessoa britânica, você também pode solicitar o passaporte, desde que comprove residência definitiva e que residiu no Reino Unido por um período de três anos consecutivos.

Como tirar o passaporte britânico

Você pode fazer o pedido online pelo site do Governo Britânico através desse link .Você deve preencher os formulários que constam no site, imprimi-los e enviar juntamente a todos os documentos e fotos solicitados para o endereço do HM Passport Office que consta no formulário.

Depois de se inscrever, você pode ser solicitado a participar de uma entrevista para confirmar sua identidade. Você receberá uma carta do HM Passport Office solicitando que você marque uma consulta em um escritório de entrevista com passaporte. Você pode escolher o escritório para onde vai, mas pode não obter a hora ou a data exatas que deseja.

Requisitos e documentos necessários

Todos os candidatos ao passaporte britânico deverão passar por dois testes: o de inglês, nível B1, que mede os conhecimentos gramaticais da língua, e o Life in the UK, que é um teste múltipla-escolha com 24 perguntas. Para ser aprovado, o candidato necessita acertar 18 das 24 questões.

Os documentos necessários, além dos testes, são:

  • Certidão de nascimento em inteiro teor de ambos os pais do requerente;
  • Certidão de casamento dos pais (se aplicável);
  • Certidão de nascimento em inteiro teor;
  • Comprovante de residência;
  • 2 fotos novas e idênticas;
  • Cópia colorida do seu passaporte atual, seja emitido em outro país que não o Reino Unido.

Uma observação importante é: todo e qualquer documento que não seja em inglês deverá ter sua tradução juramentada. Para situações específicas, você pode consultar outros documentos que poderão ser solicitados aqui.

Novas regras (pós-Brexit) para tirar passaporte britânico

Para cidadãos que já possuem passaporte britânico e gostariam de apenas renová-lo, a primeira-ministra Theresa May garantiu que não precisarão deixar o Reino Unido após o Brexit, que acontecerá efetivamente em 29 de Março de 2019.
A cor do passaporte também voltará ao azul original, de forma a manter a identidade nacional e se diferenciar do passaporte vermelho da União Europeia.

Quanto tempo demora?

O governo britânico estima que em 6 semanas o passaporte esteja pronto, porém este prazo pode ser maior em alguns casos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Quanto custa?

Passaporte standard de 34 páginas

  • Taxa:£86
  • Com o custo de envio:£105.86

Passaporte jumbo de 50 páginas

  • Taxa:£96
  • Com o custo de envio:£115.86

Onde tirar no Brasil?

O passaporte britânico não pode ser solicitado no Consulado Britânico e só pode ser emitido pelo Her Majesty’s Passport Office, através desse link.

Já leu nosso post em que contamos como é morar na Inglaterra? Veja também nosso artigo sobre as melhores cidades da Inglaterra.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Roberta é brasileira, tem 30 anos e já visitou 24 países e mais de 101 cidades nesse mundo lindo em que vivemos! Trabalha com produção de eventos e como Travel Blogger no Mapa de Sonhos e tem verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!