Europa

Como renovar passaporte: tudo o que precisa saber

Alguns detalhes precisam ser visto antes de uma viagem, como a necessidade de renovar passaporte. Mas você sabe como é feita a renovação? Quais documentos é preciso levar para aprovar a renovação do passaporte? Qual taxa deve ser paga? Se essas forem as suas dúvidas, fique conosco porque vamos responder a todas as perguntas mais comuns dos viajantes.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

O que é o passaporte brasileiro?

O Passaporte Brasileiro é o documento oficial emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF) ou pelas Embaixadas do Brasil no exterior, caso você more fora do país. Ele identifica o cidadão brasileiro perante às autoridades de outros países. No passaporte deve conter os vistos de autorização de entrada em outros países.

Conheça os consulados brasileiros.

É possível voltar para o Brasil sem passaporte?

Sem o passaporte brasileiro não é permitida a entrada em diversos países estrangeiros, com exceção dos países membros do Mercosul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Peru, desde que o viajante apresente uma carteira de identidade com menos de 10 anos e emitida pelas secretarias de segurança pública das unidades da federação.

Acompanhe nosso guia completo para tirar passaporte brasileiro.

Como renovar passaporte?

Se você foi olhar o seu passaporte e percebeu que ele está vencido é preciso ir atrás da renovação do passaporte ou então não tem como viajar. O que muitas pessoas não sabem é que o processo para renovar o passaporte é o mesmo da solicitação da primeira via.

Para começar, você vai precisar separar alguns documentos e passar pelos procedimentos burocráticos básicos, como ir até a sede da Polícia Federal, entregar os documentos, tirar uma foto nova e aguardar o dia para a retirada do passaporte. Tudo isso só será iniciado após o pagamento da taxa.

Saiba o que fazer se perder passaporte no exterior.

Documentos necessários para renovar passaporte

Para renovar passaporte é necessário ter em mãos alguns dos documentos exigidos, conforme listado abaixo:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »
  • Documento de Identidade: Carteira de Identidade, carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho;
  • CPF: Se o número constar no RG, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original;
  • Certidão de Casamento: caso tenha alterado seu nome;
  • Certificado de Naturalização, para os naturalizados;
  • Último passaporte e passaporte antigo (se tiver);
  • Quitação eleitoral;
  • Comprovante do pagamento da Guia de Recolhimento da União, GRU;
  • Preenchimento do formulário.

Saiba o que fazer se o seu passaporte venceu no exterior.

Formulário para renovar passaporte

No site da Polícia Federal você irá encontrar o formulário em versão eletrônica a ser preenchido para solicitação do passaporte. Esse formulário precisa ser preenchido com todo os dados pessoais.

Além disso, no caso de renovar passaporte, o site também irá solicitar dados do seu último passaporte. Por isso, tenha os documentos em mãos e basta seguir com as outras opções que atendem a sua situação.

Depois de preencher esses dados, você entrará numa tela onde será necessário escolher a cidade e posto da polícia federal mais próximo para entrega dos documentos, coleta da digital e da foto.

Qual a taxa para renovar passaporte

Só é possível renovar passaporte e agendar a entrega dos documentos na Polícia Federal depois do pagamento da taxa de recolhimento da guia.

O procedimento funciona da seguinte forma: depois de completar o seu cadastro, será emitida uma GRU que deve ser pago dentro do prazo de validade. O valor da taxa é R$ 257,25.

É importante guardar o comprovante do pagamento impresso para apresentá-lo à Polícia Federal.

Fica atento a data de vencimento do passaporte para renovar

Agendamento para renovar passaporte

Depois de tudo pago, agende a entrega junto a unidade da Polícia Federal mais próxima. Não se esqueça de levar o passaporte antigo.

No caso da foto, ao contrário de como funcionava antigamente, hoje você não precisa levar sua foto. Ela é feita de modo digital na própria Polícia Federal no momento da apresentação dos documentos. Além disso, vão ser coletadas as suas digitais e a assinatura que ficará registrada no novo passaporte.

O atendimento costuma ser bem rápido. Após uma triagem inicial, você será chamado por uma senha para a conferência dos dados. Em seguida, pela mesma senha, você segue para a coleta de impressões digitais e para que tirem sua foto.

Saiba também o que é e quem pode solicitar o passaporte de emergência.

Prazo para retirar o novo passaporte

Depois desse atendimento você deverá esperar o prazo para retirar o seu passaporte, que pode ser em até 45 dias de acordo com o número de solicitações.

Algumas unidades da Polícia Federal emitem o passaporte novo em 10 dias, mas isso pode variar também da época da qual você está indo renovar passaporte, pois a demanda varia em diferentes momentos do ano.

Prazo de retirada do passaporte tem validade

Lembrando que você terá até 90 dias para retirar o passaporte depois que ele estiver pronto. Depois desse prazo, o documento é descartado e o valor pago pela taxa GRU não será devolvido.

Se tiver qualquer dúvida sobre o processo de renovação, você pode acompanhar a sua solicitação através desse link. Para isso, é necessário ter o número do protocolo que você entregou no DPF.

Lembre-se que o processo para renovar passaporte é o mesmo de fazer um primeiro passaporte.

Retirada do passaporte na Polícia Federal

Para a retirada do seu passaporte você deve ir pessoalmente na Polícia Federal na data e horários agendados com o seu documento de identificação e o protocolo que você recebeu. E pronto! Boa viagem.

Lembre-se que o passaporte tem validade de 10 anos, e se você costuma viajar bastante é importante ficar ligado no vencimento, evitando transtornos.

A Polícia Federal mantém uma página de dúvidas frequentes em seu site, com informações sobre passaportes para menores de idade, estrangeiros e demais assuntos. Se ainda tiver dúvidas pode entrar em contato com a PF pelo e-mail [email protected].

Leia o que já falamos sobre o que precisa para viajar para a Europa.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Andrea Côrtes

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.

Artigos Relacionados

Fechar