Recentemente, a Finlândia anunciou que está buscando brasileiros para trabalhar no país. Enfrentando a escassez de mão de obra e o envelhecimento da população, a Finlândia vê nos profissionais estrangeiros a oportunidade de suprir essa demanda e impulsionar o desenvolvimento econômico do país.

​​Finlândia busca trabalhadores em várias áreas

A Finlândia, considerada o país mais feliz do mundo segundo o World Hapiness Report , pretende criar oportunidades de emprego para profissionais brasileiros que querem trabalhar no país.

Existem diversas vagas de emprego na Finlândia. O que falta, porém, é mão de obra disponível para movimentar a economia. Nesse cenário de escassez, a solução encontrada pela Business Finland, a agência governamental oficial da Finlândia para atração de talentos, está nos profissionais estrangeiros, principalmente brasileiros.

As intenções do país nórdico de contratar trabalhadores brasileiros, foram confirmadas por Johanna Jäkälä, diretora executiva da Business Finland. Ao visitar o Brasil em junho de 2023, Jäkälä apontou que o país está tentando promover negócios em escala global e que os profissionais estrangeiros serão cruciais para o desenvolvimento econômico do país nos próximos anos:

“Todo talento internacional é crucial para as empresas finlandesas porque são capazes de compreender diferentes tipos de cenários, como o do Brasil, da América Latina ou da Ásia”, afirma.

Dentre os profissionais estrangeiros, os brasileiros estão sendo particularmente visados pela Finlândia, uma vez que possuem características ideais para o mercado de trabalho do país mais feliz do mundo.

Na perspectiva de Jäkälä, os brasileiros:

“têm uma habilidade muito boa para aprender rapidamente” e são “muito comunicativos”, característica importante que “complementa muito bem o estilo finlandês”.

Áreas com mais oportunidades

O país está enfrentando uma escassez de mão de obra generalizada, mas algumas áreas do mercado de trabalho finlandês precisam de profissionais com mais urgência. O maior número de vagas está sendo oferecido pela área da tecnologia, o que é condizente com a posição da Finlândia entre os países mais inovadores do mundo.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Porém, as oportunidades não se restringem à área da tecnologia e inovação: existem oportunidades para brasileiros em mais de dez setores. Veja quais são as áreas com mais vagas:

  • Engenharia;
  • Indústria de jogos;
  • Manufatura;
  • Construção;
  • Segurança cibernética;
  • Bioeconomia;
  • Eletrônica;
  • Florestal;
  • Ambiental;
  • Tecnologia da saúde.

Há muitas vagas disponíveis

Todas as vagas disponíveis para os brasileiros que querem trabalhar no país podem ser consultadas no Work in Finland (Trabalhe na Finlândia, em português), o canal oficial do governo finlandês direcionado ao público estrangeiro. No portal, os interessados podem visualizar as oportunidades abertas e enviar a própria candidatura em inglês ou em finlandês.

Em 2023, mais de 400 vagas estão sendo oferecidas no Work in Finland, contemplando diversas áreas e perfis profissionais. Para muitas das oportunidades disponíveis, não é necessário falar finlandês, uma vez que o inglês é muito difundido no país.

Para incentivar e atrair talentos internacionais, a Finlândia promove a facilidade na obtenção do visto de trabalho para os candidatos selecionados. Além disso, outras vantagens de trabalhar no país incluem:

“Os talentos brasileiros podem ter uma experiência no exterior em um país muito diferente, com uma boa qualidade de vida, educação gratuita, onde você pode ter segurança.”, diz Johanna Jäkälä.

Assim, além da própria vaga de trabalho, morar na Finlândia pode ser uma excelente oportunidade para os brasileiros que buscam um bom padrão de vida, segurança e jornadas de trabalho equilibradas. Essas são as vantagens oferecidas aos profissionais do Brasil pelo país nórdico para impulsionar a sua economia.

Processo de candidatura

Para atrair talentos estrangeiros, a Finlândia simplificou os procedimentos para candidatura a uma vaga de emprego no país, diminuindo os trâmites burocráticos envolvidos. Dessa maneira, os brasileiros podem se candidatar a uma vaga na Finlândia facilmente. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site Work in Finland e clique em “Open Jobs” para ver as vagas disponíveis;
  2. Selecione a vaga de seu interesse;
  3. Você será redirecionado para o site “Job Market Finland”, em que poderá enviar a sua candidatura.

País aposta em brasileiros para ajudar no desenvolvimento do país

Desde a visita de Johanna Jäkälä ao Brasil em 2023, ficou claro que a Finlândia vê no Brasil, seu maior parceiro comercial na América do Sul, uma oportunidade de impulsionar o desenvolvimento finlandês.

Os profissionais brasileiros são valorizados na Finlândia por sua diversidade cultural e capacidade de adaptação, além das habilidades de rápido aprendizado, know-how e comunicação.

Dessa maneira, o país nórdico acredita que os profissionais brasileiros podem impulsionar a economia finlandesa e está investindo em oportunidades para aqueles que querem trabalhar no país.

Falta de mão de obra é devida ao envelhecimento da população

A Finlândia é um dos países mais desenvolvidos do mundo, apresentando um dos maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no período 2021/2022, ferramenta que mede a qualidade de vida de um país.

Porém, o envelhecimento da população finlandesa, fruto do aumento da expectativa de vida no país, provocou um desafio demográfico para a Finlândia, que enfrenta a escassez de trabalhadores em diversos setores econômicos.

Centro de Helsinki, Finlândia.
A população da Finlândia está envelhecendo exponencialmente, o que impacta a economia diretamente.

A população idosa da Finlândia está crescendo em velocidade recorde. O país ocupa o terceiro lugar entre os países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) em termos da maior parcela de indivíduos com mais de 65 anos (22,49%), ficando atrás somente da Itália, com 23,37%, e do Japão, com 28,79%.

Esse dado positivo, porém, possui outro lado: com o aumento da expectativa de vida, os gastos do Estado com a previdência também aumentam. Em contrapartida, porém, a diminuição das taxas de natalidade provoca a falta de mão de obra para trabalhar no país, o que impacta a economia de forma negativa.

É justamente para lidar com essa situação que a Finlândia está recorrendo a profissionais estrangeiros para preencher as numerosas vagas de emprego disponíveis e garantir a continuidade das atividades econômicas e o desenvolvimento do país.