O novo passaporte brasileiro passou a ser emitido no Brasil no dia 03 de outubro. A nova versão do documento de viagem ganhou mais segurança e recursos contra falsificação, além de mudanças de design.
Índice do artigo
Tecnologia para garantir mais segurança
A nova versão do passaporte brasileiro, emitido pela Polícia Federal em parceria com a Casa da Moeda do Brasil, possui aprimoramentos em segurança com tecnologias de impressão, como marca d’água aprimorada, elementos holográficos, chip eletrônico e a inclusão de foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image).

Além disso, segundo as informações da Polícia Federal, foram inseridos outros recursos para proteger o documento contra falsificação no mais alto nível de segurança.
Por este motivo, o passaporte foi reconhecido e premiado pela High Security Printing como “O melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”, promovendo o melhor em infraestrutura de sistema e implementação de passaporte governamental.
Quais são as mudanças no novo passaporte?
A primeira mudança visível do novo passaporte está na capa, que volta a destacar o brasão da República e remove as estrelas do Cruzeiro do Sul.

A página que contém os dados do titular do passaporte também ganhou uma atualização de segurança, exibindo três versões da foto: uma colorida, uma preto e branco e outra formada com dados biométricos do cidadão.
O número do CPF do titular agora é inserido com um laminado de segurança holográfico por cima para proteger ainda mais as informações.
Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!
Cotar Agora →Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.
Ver Cotação →Design reformulado para homenagear o Brasil
O projeto gráfico do novo passaporte representa a biodiversidade do Brasil, homenageando a fauna e a flora com um design diferente em cada página. Esta é a primeira grande reformulação do documento desde 2010, quando ele ganhou um chip e passou a se chamar de passaporte eletrônico.
Na parte interna, todas as regiões do Brasil são homenageadas com ícones que representam a fauna, a flora e sua cultura. E, como medida de segurança, está escrito “litoral” nos fundos invisíveis fluorescentes, com o nome dos biomas brasileiros: Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia, Pantanal, Pampas.
Será obrigatório trocar o passaporte antigo pelo novo?
Não. A troca para o novo passaporte só é exigida no prazo de validade do passaporte atual. Ou seja, quando estiver próximo de vencer.
Assim como a versão anterior, o novo documento é válido por 10 anos e deve ser solicitado diretamente no site da Polícia Federal.
Para os brasileiros que moram no exterior, o novo passaporte passará a ser emitido nos consulados e representações brasileiras a partir do 1º trimestre de 2024.
Valor do documento não foi alterado
O Governo Federal informou que a taxa para emissão do novo passaporte pela Receita Federal continuará a mesma, no valor de R$257,25. Para casos de emissão de passaporte de emergência, o valor é de R$334,42.