Seu passaporte venceu no exterior? Veja como tirar um novo documento

Meu passaporte venceu no exterior! O que fazer?

Europa  / 

Quando vamos viajar, temos que ter um passaporte com validade mínima de 3 meses. Mas quando moramos fora, muitas vezes não prestamos atenção na validade do passaporte, até o momento em que precisamos dele e “tcharan”: meu passaporte venceu no exterior. É muito comum e por acaso aconteceu comigo.

O que fazer se o passaporte vencer no exterior

Consulado no exterior para  renovar passaporte

Primeira coisa: não entre em pânico! Você deve entrar no site do consulado do país que você estiver e se informar de como é o processo para tirar um novo passaporte.

Como renovar o passaporte?

Na verdade, eles não renovarão o seu passaporte. Será emitido um novo passaporte. Você deverá preencher um formulário, juntar vários documentos, pagar uma taxa e agendar (ou não, depende do Consulado) um atendimento.

Que formulário é preciso preencher?

É necessário preencher o formulário de pedido de passaporte.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.


Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26 »

Quanto custa?

O valor da emissão do novo passaporte pode variar de acordo com cada Consulado. Por exemplo:

  • Bélgica: 120 euros;
  • Milão: 120 euros;
  • Munique: 120 euros;
  • Paris: 120 euros;
  • Porto: 132 euros;
  • Roterdã: 132 euros.

Quais os documentos necessários?

Já que o seu passaporte venceu no exterior, você vai ter que passar por toda a burocracia de fazer um novo passaporte.

Cada consulado tem a sua própria lista de documentos, por isso você deve olhar a lista dos documentos no consulado do país que você vai pedir o passaporte. O Consulado do Brasil em Munique, por exemplo, só aceita documentos originais, não aceita cópias autenticadas.

Mas, normalmente, os documentos básicos são:

  • Foto 3×4;
  • Comprovante de identidade (original ou cópia autenticada);
  • Comprovante de estado civil (certidão de nascimento brasileira ou de casamento) original ou cópia autenticada;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Comprovante de quitação militar (para homens dos 19 aos 45 anos);
  • Passaporte que venceu no exterior.

Se te interessar, veja também o passo a passo de como tirar o passaporte brasileiro.

Quanto tempo demora para ficar pronto?

Mais uma vez, depende de cada Consulado. Em Paris, por exemplo, o prazo de entrega é de 15 dias corridos. Em Munique até 20 dias úteis. Em Milão o passaporte é entregue na hora. Na Bélgica até 15 dias e em Roterdã 10 dias úteis.

Você deverá confirmar essa informação com o Consulado.

O que acontece se não renovar o passaporte?

Se você não renovar o passaporte, você não consegue sair do país em que se encontra, nem renovar documentos que sejam necessários, como por exemplo visto.

Posso viajar sem o passaporte?

Se você tiver dupla cidadania, pode viajar para outros lugares com o seu outro passaporte. Veja mais sobre este assunto em como viajar com dois passaportes.

Caso você não tenha dupla cidadania é impossível viajar para outros países sem seu documento (alguns países do Mercosul aceitam o RG com menos de 10 anos para entrada no país).

É possível voltar para o Brasil sem passaporte?

É possível voltar para o Brasil sem passaporte?

De acordo com o site do Ministério das Relações Exteriores, se um nacional brasileiro está no exterior e precisa retornar ao Brasil, mas não pode apresentar a documentação necessária para a concessão de um passaporte, poderá ser atribuída uma Autorização de Retorno ao Brasil, pelas Repartições Consulares, com data de validade e mediante a comprovação da nacionalidade da pessoa.

E se eu me enganar ao preencher os dados do passaporte?

Não se engane!!! É muito difícil acontecer, pois o funcionário do consulado comparará os dados dos seus documentos com o formulário que você preencheu e ainda pedirá para que você confirme na mesma hora. Mas se ainda assim passar despercebido, quando você for buscar o seu passaporte, confira os dados e se não estiverem corretos, solicite a alteração, diretamente ( e imediatamente) no consulado.

Veja 3 dicas para renovar seu passaporte

1. Pedido pelo correio

Muitos consulados aceitam o pedido de passaporte por correio, por isso, caso você não queira sair de casa para isso, veja se no seu Consulado existe esse serviço e como funciona.

2. Atendimento do Consulado

Alguns consulados não atendem por marcação e sim por ordem de chegada. Vale a pena verificar.

3. Sempre alerta

Fica atento a data de vencimento do passaporte para renovar
Confira sempre a data de validade do seu passaporte para não ser pego de surpresa na pior hora!

Aconteceu comigo exatamente assim comigo quando resolvi olhar meus documentos e não acreditei que meu passaporte vencer no exterior! Portanto: não caia nessa roubada! Quem avisa amigo é. 🙂

E se o seu caso foi perda, veja como proceder se perder o passaporte no exterior.

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.