Documentos para morar na Inglaterra: o que você precisa para se mudar

Inglaterra  / 

Se você está planejando morar na Inglaterra, seja para trabalhar ou estudar, é preciso saber com antecedência quais documentos para morar na Inglaterra serão exigidos pelo governo britânico. Assim fica muito mais fácil se preparar, não é mesmo?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O processo para solicitar praticamente todos os documentos é bastante simples, muito rápido e extremamente eficiente. E a melhor notícia é que a maioria deles pode ser obtida pela internet. A comunicação entre você e o órgão responsável pela emissão dos documentos é feita por carta e eles são entregues na sua casa sem dor de cabeça. Se você quer saber quais são os documentos para morar na Inglaterra, acompanhe aqui.

Documentos para morar na Inglaterra: antes de sair do Brasil

Para morar na Inglaterra e poder usufruir de todos os direitos como qualquer outro cidadão britânico (e europeu) você vai precisar de uma série de documentos. Primeiro, claro, o seu visto, caso você não tenha cidadania europeia.

Veja o que nós já falamos sobre vistos para morar na Inglaterra.

Leia também outras informações sobre as cidades na Inglaterra.

Vistos

Se você for ficar na Inglaterra por mais de 180 dias, a solicitação deve ser feita ainda no Brasil e com pelo menos três meses de antecedência da sua viagem.

O seu visto deve ser aplicado especificamente de acordo com o motivo da sua residência. Caso você tenha alguma dúvida, basta entrar no site do Governo Britânico, preencher as informações necessárias e será direcionado para a página do visto que você deve aplicar.

Os vistos mais comuns são:

Visto de trabalho

  • Tier 1: visto para empreendedores; empreendedores recém-formados; investidores; talentos excepcionais.
  • Tier 2: trabalhadores de alta capacitação profissional que possuem suporte da empresa; serviços prioritários; transferência de empresa estrangeira para a Inglaterra; trabalhadores de ordem religiosa.
  • Tier 5: trabalhadores temporários – intercâmbio, voluntariado, participação em eventos esportivos ou religiosos; treinamento e pesquisa.

Veja mais informações sobre o visto de trabalho e sobre as taxas a serem pagas para cada tipo. O processo de aplicação demora cerca de um mês para ficar pronto.

Leia nosso artigo sobre como trabalhar na Inglaterra.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Visto de estudo

  • Tier 4: estudantes que desejam morar na Inglaterra por um período inferior ou superior a seis meses.
  • Tier 5: estudantes que estejam vinculados a algum programa de mobilidade com duração máxima de dois anos.

O processo de visto para estudante demora cerca de 30 dias para ficar pronto. Saiba mais sobre o visto de estudo e sobre as taxas a serem pagas, clique aqui.

Saiba como estudar na Inglaterra.

Documentos necessários

De forma geral, os documentos necessários e comuns a todos os casos são:

  • Passaporte atual e válido (com pelo menos uma folha em branco);
  • Fotografia;
  • Extrato bancário;
  • Comprovar fluência no Inglês;
  • Atestado Médico (teste de tuberculose);
  • Seguro de Saúde.

Todos os documentos devem ser traduzidos (juramentados) e autenticados pelas autoridades competentes para o inglês. Para solicitar o pedido de visto você precisa acessar o link oficial do governo.

Em caso de dúvidas, você também pode consultar o Consulado-Geral do Brasil em Londres.

Documentos para morar na Inglaterra: já no país

Assim que você chegar ao país e já estiver com sua residência fixa, é hora de preparar os documentos para morar na Inglaterra, poder viver praticamente como um cidadão britânico e ter acesso aos serviços de saúde, por exemplo.

Os documentos mais importantes são:

National Insurance Number

O National Insurance Number nada mais é do que o número do seguro social no Reino Unido. Você vai precisar de um se quiser trabalhar em qualquer empresa do país. Além disso, o número é utilizado para recolher os impostos e fazer as contribuições obrigatórias, assim como é solicitado em todas as aplicações de benefícios e até outros documentos.

Ele é como se fosse uma espécie de CPF no Brasil. Por isso, é muito importante requerer o seu assim que chegar à Inglaterra.

Como tirar o seu National Insurance Number?

Assim que você tiver um endereço fixo, ligue para o número oficial do setor responsável pelas aplicações. Eles vão agendar uma data e horário para você se apresentar no JobCentre mais próximo da sua casa. É importante lembrar que você deve estar legal na Inglaterra, ou seja, ter o direito de trabalhar ou estudar no país, para requerer seu National Insurance Number.

No dia da entrevista você deve levar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido ou outro documento de identificação;
  • Caso você não tenha cidadania europeia, vai precisar levar seu visto ou permissão de residência;
  • Comprovante de endereço;
  • Caso você seja casado (a) com um cidadão britânico, a certidão de casamento;
  • Caso tenha filhos, a certidão de nascimento.

Os dois últimos documentos não são obrigatórios, mas podem ajudar durante a entrevista. Ela é apenas uma formalidade para confirmação de dados. Uma carta com o seu número é enviada para o seu endereço em um prazo de quatro a seis semanas. Mas depois de 15 dias da data da sua entrevista você recebe uma carta confirmando o pedido de NINo. Todo o processo é gratuito.

Saúde

Para ter acesso ao sistema público você deve se inscrever no posto local, determinado pelo seu endereço, portando passaporte, comprovante de visto ou da residência no Reino Unido e comprovante de endereço. Após preencher um formulário básico, em poucos dias você receberá uma carta com seu número de registro e o nome do seu médico de família, mais conhecido como GP (General Practitioner).

Todo esse processo é gratuito e muito rápido. Em uma semana você já pode mandar sua primeira consulta.

Leia o que já falamos sobre o sistema de saúde na Inglaterra.

Conta bancária

Se você vai começar uma nova vida na Inglaterra é importante ter uma conta bancária por aqui. Você vai precisar dela para fazer pagamentos, fazer compras e receber o seu salário.

O processo e gratuito e feito no mesmo dia em que você for ao banco. Você vai precisar levar os seguintes documentos:

  • Passaporte europeu (caso tenha);
  • Caso você não seja cidadão europeu, é necessário apresentar seu cartão de residência, visto, carta de permanência ou outro documento que prove o seu direito de viver no país;
  • Comprovante de endereço – que pode ser o contrato de aluguel, conta de gás, água ou eletricidade ou outros. Caso você seja estudante e more no alojamento da universidade, pode apresentar a carta de admissão da instituição confirmando o seu endereço. Se você não tiver contas no seu nome pode pedir uma carta ao JobCentre com o seu National Insurance Number e o seu endereço.

Como você pode ver, desde que você tenha o visto adequado provando o seu direito de viver no país, a lista de documentos para morar na Inglaterra é bastante simples. Os processos são simples e gratuitos. Então não deixe de fazer o seu e boa sorte!

Não deixe de ler também sobre como viajar para a Inglaterra.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.