Seja a qualidade de vida, os ótimos serviços de saúde e educação, oportunidades de emprego ou a segurança, são muitos os motivos que levam os brasileiros a mudarem para a Inglaterra. Ao planejar a sua mudança, é preciso saber com antecedência quais são os documentos para morar na Inglaterra exigidos.

Para te ajudar, criamos um guia com os principais documentos que não podem faltar. Veja quais são e comece a organizar os seus.

Documentos para morar na Inglaterra: antes de sair do Brasil

Primeiramente, ainda no Brasil, é preciso separar alguns documentos para morar na Inglaterra. Eles são fundamentais para que você saia do país com tranquilidade e não tenha problemas. Veja quais são:

1. Passaporte

O primeiro da lista de documentos para morar na Inglaterra é o seu passaporte. Ele é obrigatório, já que ele identifica o viajante em outros países. O processo para conseguir o seu é bastante simples, basta solicitá-lo na Polícia Federal do seu Estado, através de agendamento prévio.

No dia e horário agendados, é preciso comparecer no local com os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade: RG, certidão de casamento, CNH ou carteira de trabalho;
  • CPF;
  • Certidão de Casamento, caso tenha alterado o seu nome;
  • Certificado de Naturalização, para os naturalizados;
  • Passaporte antigo, quando existir;
  • Fotografia facial recente, no tamanho 5×7, colorida, sem data e de fundo branco, para crianças até 5 anos.

Também é importante lembrar que o título de eleitor não é obrigatório. No entanto, será feita uma verificação e você deve estar em dia com as suas obrigações eleitorais.

2. Visto para a Inglaterra

Outro documento obrigatório para morar na Inglaterra é o visto que permite a sua residência legal no país. Ele é necessário para quem irá passar mais de 180 dias no país e deve ser solicitado ainda no Brasil e com pelo menos três meses de antecedência da sua viagem.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Existem vários tipos de vistos para Inglaterra, que dependem dos motivos da sua estadia. Os vistos mais comuns para quem deseja morar no país são:

Visto de trabalho

Para quem deseja ir morar e trabalhar na Inglaterra, pode solicitar três tipos de vistos, são eles:

  • Tier 1: visto para empreendedores, empreendedores recém-formados, investidores, talentos excepcionais;
  • Tier 2: trabalhadores qualificados para trabalho elegível com um empregador aprovado, serviços de saúde, transferência de empresa estrangeira para a Inglaterra, ministros religiosos, esportistas;
  • Tier 5: trabalhadores temporários – intercâmbio, voluntariado, participação em eventos esportivos ou religiosos, treinamento e pesquisa.

Visto para morar na Inglaterra

O processo todo leva cerca de um mês. Além disso, para cada visto são necessários os documentos apropriados além de taxas que devem ser pagas.

Visto para estudante

Já quem deseja saber os documentos para morar na Inglaterra e pretende estudar no país, existem duas opções de visto para estudante. São elas:

  • Tier 4: estudantes que desejam morar na Inglaterra por um período inferior ou superior a seis meses;
  • Tier 5: estudantes que estejam vinculados a algum programa de mobilidade com duração máxima de dois anos.

O processo também leva cerca de um mês e cada tipo de visto tem as suas taxas específicas.

Licença de permanência indefinida

Outra possibilidade é conseguir a chamada licença de permanência indefinida (pre settle status), que pode ser solicitada após permanecer cinco anos na Inglaterra ou outro país do Reino Unido, ou após três anos usando um visto de Inovador.

Essa licença dá o direito de morar, trabalhar e estudar na Inglaterra por tempo indeterminado e até se inscrever para receber benefícios, se for elegível. Após esse período, é possível solicitar o status definitivo.

No site do governo do Reino Unido você pode encontrar as informações necessárias para verificar se pode se inscrever para se estabelecer no Reino Unido.

Documentos necessários para os vistos

De maneira geral, os documentos para morar na Inglaterra e comuns a todos os casos são:

  • Passaporte atual e válido (com pelo menos uma folha em branco);
  • Fotografia;
  • Extrato bancário;
  • Comprovar fluência no Inglês;
  • Atestado Médico (teste de tuberculose);
  • Seguro de Saúde.

Todos os documentos devem ter tradução juramentada e devem ser autenticados pelas autoridades competentes para o inglês. Para solicitar o pedido de visto você precisa acessar o site oficial do governo. Em caso de dúvidas, você também pode consultar o Consulado-Geral do Brasil em Londres.

Na hora de fazer as traduções necessárias, conheça a plataforma Yellowling. O site conecta tradutores profissionais certificados e clientes, oferecendo um serviço rápido, confiável e com preços justos. Tudo é feito online: orçamento, pedido, pagamento e envio das traduções juramentadas.

3. Deixar uma procuração no Brasil

Sim. A procuração no Brasil é um dos documentos para morar na Inglaterra porque podem acontecer imprevistos e você precisar de outros documentos que ficaram no país. Nesses casos, é importante deixar alguém de confiança para que o responsável possa agir em seu nome, caso seja necessário. A procuração é um instrumento legal e formal pelo qual uma pessoa autoriza a outra a agir em seu lugar.

Existem diversas formas de procuração. No entanto, na maior parte dos casos, ela permite que outra pessoa possa:

  • Movimentar contas bancárias;
  • Realizar matrícula;
  • Firmar contrato;
  • Realizar casamentos;
  • Entrega de diplomas, dentre outras;
  • Fazer negócios em seu nome.

Primeiramente, para fazer a procuração, você precisa escolher uma pessoa que responderá em seu nome. Além disso, na maior parte das vezes, é preciso ir em um cartório e reconhecer firma com o tabelião.

Sempre entre em contato com o cartório da sua cidade para saber os documentos necessários. No entanto, na maior parte das vezes são:

  • Dados pessoais como RG e CPF;
  • Dados sobre as duas partes, como endereço, naturalidade, estado civil, profissão e endereço.

Documentos a serem providenciados na Inglaterra

Ao chegar no país, você precisa providenciar alguns documentos essenciais para morar na Inglaterra. Veja abaixo quais são.

1. National Insurance Number (NIN0)

Para procurar emprego, abrir conta bancária e ter acesso a todos os seus direitos como residente na Inglaterra, o primeiro passo é obter um código que identifica cada trabalhador no sistema tributário: o National Insurance Number (NINo).

O NINo será exigido pelos empregadores para poderem contratá-lo. Aliás, ele é um dos documentos mais importantes e deve ser solicitado assim que chegar na Inglaterra e ter um endereço fixo. Apenas para uma comparação, ele é como se fosse o CPF que temos no Brasil e é indispensável.

Obter o NINo é um processo simples e gratuito, mas ele só está disponível para quem está legalmente no país. Portanto, é um dos documentos para morar na Inglaterra considerado essencial.

Obter o visto para Inglaterra

Após estar em seu endereço fixo, ligue para o número oficial do setor responsável pelas aplicações. Então, eles vão agendar uma data e horário para você se apresentar no JobCentre mais próximo da sua casa para uma entrevista em que você irá comprovar a sua identidade.

Documentação para solicitar o National Insurance Number

No dia da entrevista, leve os seguintes documentos:

  • Passaporte válido ou outro documento de identificação;
  • Visto ou permissão de residência na Inglaterra;
  • Comprovante de endereço;
  • Caso você seja casado (a) com um cidadão britânico, a certidão de casamento (opcional);
  • Caso tenha filhos, a certidão de nascimento (opcional).

Após a aprovação, uma carta com o seu número será enviada para o seu endereço. Após comprovar a sua identidade, pode levar até 16 semanas para obter o seu número de Seguro Nacional. No entanto, a média é de quatro semanas para ter a resposta.

2. Inscrição no NHS

O NHS (National Health Service) é o sistema de saúde da Inglaterra. Ele é muito famoso no mundo todo por sua qualidade e por ser gratuito. Porém, o que muitos não sabem, é que é preciso fazer uma inscrição para ter acesso ao serviço.

Para acessar o sistema público, você deve se registrar em um posto local, de acordo com o seu endereço. Lá você deve preencher um formulário simples com informações pessoais e histórico de saúde. É necessário os seguintes documentos:

  • Passaporte;
  • Visto ou comprovante de residência no Reino Unido;
  • Comprovante de endereço.

Em alguns dias, você receberá uma carta com o seu número de registro e o nome do seu médico de família, mais conhecido como GP (General Practitioner), assim como da farmácia em que irá retirar os medicamentos que forem de distribuição gratuita.

Todo o processo é gratuito e muito rápido. Depois de uma semana, você pode passar pela primeira consulta.

3. Abrir conta na Inglaterra

Outro detalhe importante na lista de documentos para morar na Inglaterra é abrir uma conta no país, para que você possa fazer pagamentos, fazer compras e receber o seu salário. Mas não se preocupe, sendo um residente legal, esse processo é bastante simples e rápido.

O primeiro passo, é escolher a instituição em que irá abrir a conta. As opções são muitas e bastante confiáveis, você pode escolher entre os bancos tradicionais como o HSBC ou os digitais como o Revolut ou Monzo.

O processo de abertura varia com essa escolha. Por exemplo, em bancos tradicionais, muitas vezes, ainda é preciso ir até à instituição. Já se você optar por um banco digital, o processo é totalmente feito online.

A documentação necessária irá depender do banco. No entanto, os principais documento são:

  • Passaporte ou documento de identificação europeu;
  • Visto de residência ou trabalho;
  • Comprovante de residência na Inglaterra no seu nome como conta de água, luz ou contrato de aluguel. Também é possível apresentar o NINo;
  • Número de telefone e e-mail válidos.

4. Transferir a carteira de motorista

Se você pretende dirigir na Inglaterra, precisa ter uma carteira de motorista válida no país. Caso você já tenha CNH no Brasil, no Reino Unido ela é válida por um ano, desde que esteja válida. Após esse período é preciso conseguir uma licença temporária e fazer um teste de direção para ter a sua carteira de motorista definitiva.

Para isso, após seis meses na Inglaterra, é possível solicitar a carteira provisória como learner (aprendiz) ao DVLA (Driver and Vehicle Licensing Agency). É preciso pagar uma taxa de £ 34, com cartão de débito ou crédito MasterCard, Visa, Electron ou Delta.

Os documentos necessários são:

  • Documento de identidade, como o seu passaporte;
  • Endereços onde morou nos últimos 3 anos.

Você receberá um e-mail de confirmação da DVLA após a inscrição. E você deve receber a licença em uma semana ou mais. Com a carteira provisória em mãos, existem uma série de regras para quais carros você dirigir.

Carteira definitiva

Após ter a sua carteira provisória, já pode começar o processo para conseguir a definitiva. Para isso, é preciso passar por um teste teórico e um prático. Diferente do Brasil, não é obrigatório frequentar uma autoescola, mas você pode optar por ter aulas, já que será preciso conhecer as leis de trânsito na Inglaterra e aprender a dirigir com volante à direita.

Você também faz o agendamento no DSVA. Após passar no teste teórico já pode solicitar o prático, ambos são pagos.

Ao final do exame prático, o examinador irá fazer a sua avaliação e dizer o resultado. Após a aprovação, você pode solicitar a licença definitiva e em até 4 semanas irá receber o documento em sua casa.

Como organizar os documentos para morar na Inglaterra?

Agora que você já sabe quais são os documentos para morar na Inglaterra, você deve organizar todos. Uma dica interessante é fazer um check list ou uma planilha com todos os documentos necessários e assim não se perder.

Você pode começar, conferindo o nosso pequeno check list de documentos para morar na Inglaterra:

  • Documentos pessoais como RG e CPF, já que serão necessários para conseguir outros;
  • Passaporte dentro da validade;
  • Visto que permita residência no país;
  • Deixar procuração para uma pessoa de confiança.

Já no país:

  • Solicitar o código NIN;
  • Fazer a inscrição no NHS;
  • Abrir uma conta bancária;
  • Tirar carteira de motorista britânica.

Lembre-se também, que antes de seguir viagem, você precisa entender um pouco sobre como é o custo de vida, tradições e moradia no país.

Quer um momento de inspiração e reflexão sobre a mudança? Recomendo adquirir o nosso e-book “O Sonho de Viver na Europa”. Nele você encontra a história de diversas pessoas que saíram do Brasil com destino à Europa e contaram os detalhes sobre como é viver no continente. Não perca essa chance de conhecer de perto mais detalhes dessa aventura.