A Inglaterra é o destino de muitos brasileiros que desejam morar, estudar ou conhecer os famosos pontos turísticos do país. Mas, antes de embarcar, é importante saber quais são os requisitos específicos para entrada de brasileiros na Inglaterra e, dessa forma, evitar problemas com a imigração britânica.

Para viajar tranquilamente, acompanhe o nosso artigo e descubra o que você precisa fazer para entrar na Inglaterra, seja para residir permanentemente, estudar ou apenas visitar.

Brasileiros precisam de visto de entrada na Inglaterra?

Os brasileiros não precisam solicitar visto para entrar na Inglaterra como turista, desde que a estadia seja inferior a seis meses. Além disso, quem deseja morar, estudar ou trabalhar na Inglaterra por mais de seis meses precisa solicitar o visto para Inglaterra, específico para o seu objetivo.

A autorização deve ser, obrigatoriamente, concedida antes da viagem, enquanto você ainda estiver no país. O formulário do requerimento é online pelo site oficial do Governo Britânico. Os valores e prazos de emissão para cada visto são variam de acordo com o tipo de visto.

Regras Covid para a entrada de brasileiros na Inglaterra

No dia 18 de março de 2022, o governo britânico anunciou a flexibilização das regras contra a Covid-19 para entrada de brasileiros na Inglaterra. Assim, a partir dessa data, os viajantes, vacinados ou não, estão dispensados dos seguintes procedimentos:

  • Realização de teste antes da partida ou após a chegada a Inglaterra;
  • Quarentena após a chegada;
  • Preenchimento do formulário de localização do passageiro.

No entanto, se você planeja viajar para outros países, é importante verificar os requerimentos de viagem para o seu país de destino. Isso evitará problemas com a imigração e garantirá sua segurança durante a estadia no exterior.

Você pode acompanhar em nosso site as últimas notícias sobre a situação dos casos de Covid-19 na Europa.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

O que mudou na entrada de brasileiros na Inglaterra depois do Brexit?

As regras para entrada de brasileiros na Inglaterra pouco mudaram depois do Brexit. O governo britânico sempre adotou normas específicas para cidadãos de outros países fora da União Europeia, que não foram alteradas devido ao Brexit.

Continua não sendo preciso solicitar visto para viajar para Inglaterra a turismo por até seis meses. Mas quem pretende morar, trabalhar ou estudar no país por um período superior a esse, deve apresentar um visto de permanência à imigração britânica. Nesse caso, os brasileiros precisam atender as novas exigências de solicitação do visto, através do sistema de pontos.

A principal mudança ocorreu durante o período de transição, até dia 31 de dezembro de 2020. Nesse prazo, os brasileiros com dupla cidadania europeia que moravam no Reino Unido, precisaram solicitar o EU Settlement Scheme para continuar morando em território britânico.

As novas regras imigratórias do acordo influenciaram mais a vida de cidadãos de países da União Europeia e extracomunitários como a Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. A partir de agora, esses cidadãos precisam solicitar vistos para estudar, trabalhar ou morar nos países do Reino Unido.

Assim como os brasileiros, devem apresentar documentos de identificação para entrar em território britânico, procedimentos que não eram necessários antes do Brexit.

Documentação de viagem para Inglaterra
Brasileiros precisam apresentar documentos para viajar para Inglaterra.

Quais os documentos necessários para entrar na Inglaterra como turista?

Os brasileiros precisam apresentar os seguintes documentos para entrar na Inglaterra como turista:

  • Passaporte válido: o documento precisa ter uma validade de, ao menos seis meses, após o período de estadia na Inglaterra;
  • Passagem aérea de volta: passagem com destino a outro país fora do Reino Unido com data inferior a seis meses, a partir do dia do embarque;
  • Comprovante financeiro: meios que comprovem sua capacidade de se manter no país. É aceito dinheiro em espécie, limite do cartão de crédito, extratos de conta bancária e de cartões de débito ou saldo do cartão pré-pago;
  • Comprovante de hospedagem: documento que comprove o local da sua estadia na Inglaterra. Reservas em hotéis ou hostels são aceitas pela imigração. Caso se hospede na casa de familiares ou amigos, apresente uma carta convite assinada por um residente legal na Inglaterra;
  • Seguro viagem: embora não seja obrigatório, é recomendada a contratação do seguro viagem Inglaterra com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

Os viajantes que não apresentarem esses documentos aos agentes de imigração britânicos podem ter a entrada no país negada. Portanto, é importante providenciá-los com antecedência e ficar atento ao prazo de validade do passaporte.

Como é a entrada de brasileiros que pretendem morar na Inglaterra?

A maioria dos brasileiros entra na Inglaterra através do visto de permanência de longa duração. Ele permite que o estrangeiro more legalmente no país por um tempo específico. O governo britânico oferece vistos para diversos objetivos, tais como:

  • Visto de estudo: existem vistos de estudante para cursar o high school, graduação e pós-graduação, para isso, basta ser aceito em uma universidade. A duração do visto varia conforme a duração dos estudos;
  • Visto de trabalho: o visto de trabalho permite que o estrangeiro more e trabalhe em uma empresa na Inglaterra. O principal requisito para solicitá-lo é ter um contrato de trabalho em mãos;
  • Visto de casamento: esse visto é para estrangeiros que planejam casar na Inglaterra com cidadão britânico e morar definitivamente no país.

Além disso, vale lembrar que, desde 2021, o governo britânico adota o novo sistema de pontos. A partir de agora, os estrangeiros que planejam trabalhar na Inglaterra devem atender alguns requisitos e receber pontos por cada critério. Para ser aprovado é preciso somar no mínimo 70 pontos.

Entrada de brasileiros com cidadania britânica

A cidadania britânica é outra forma de entrada de brasileiros na Inglaterra. Esse direito garante que o estrangeiro more legalmente no país e tenha acesso aos mesmos benefícios de um cidadão britânico.

Em geral, a cidadania é concedida por descendência para filhos de cidadãos britânicos ou por nascimento para brasileiros que nasceram na Inglaterra após 1983. Também é possível solicitar a cidadania britânica por casamento. Nesse caso, é preciso ser casado (a) com um cidadão da Inglaterra e comprovar que morou no Reino Unido nos últimos 3 anos.

Outra alternativa é solicitar a cidadania britânica por tempo de permanência. Esse direito é para estrangeiros que comprovem que moraram na Inglaterra ou em outro país do Reino Unido por, no mínimo, cinco anos.

Prazo de entrada e saída na Inglaterra para brasileiros

Os prazos para entrada e saída na Inglaterra para brasileiros variam conforme a situação do viajante. Como turista, ele tem direito a permanecer no máximo seis meses no país, em um período de um ano.

Quem possui um visto pode permanecer na Inglaterra até o prazo estipulado na autorização. A duração dos vistos de trabalho ou estudo é determinada pelo período do curso, ou contrato de trabalho. No entanto, geralmente, o governo britânico permite a renovação do visto por um período igual ou inferior ao solicitado.

Você preenche todos os requisitos para entrada de brasileiros na Inglaterra? Então, veja nosso artigo completo sobre como é morar na Inglaterra e descubra como é a vida na Terra da Rainha.