A Rainha Elizabeth ocupou o trono do Reino Unido por mais de 70 anos se tornando a rainha mais longeva de toda a história. Porém, o seu reinado chegou ao fim com o seu falecimento no dia 8 de setembro de 2022 e uma pergunta frequente tem surgido: o que muda na Monarquia Britânica com a chegada do Rei Charles III ao poder? 

Ao longo deste artigo vamos discorrer sobre essas mudanças.

Depois de 70 anos, a Inglaterra volta a ter um Rei

No dia 06 de fevereiro de 1952 o Rei George VI faleceu devido a um câncer de pulmão e naquele mesmo dia, a sua filha mais velha foi nomeada Rainha. Os preparativos para a sua coroação oficial demoraram um pouco mais de um ano, fazendo com que ela só fosse coroada no dia 02 de junho de 1953.

Os preparativos para a cerimônia de coroação oficial do Rei Charles também estão sendo feitos e a data está marcada para o dia 06 de maio de 2023, segundo informação do Portal G1. A cerimônia de coroação da Rainha Elizabeth foi a primeira a ser televisionada e podemos esperar que a coroação do Rei Charles será transmitida não somente ao vivo na televisão, mas também em diversos canais de streaming.

Menos de 24h depois da morte da sua mãe, o novo Rei fez o seu primeiro pronunciamento oficial e disse que ele ocupará o trono até a sua morte assim como a sua mãe o fez.

Sobre a cerimônia de coroação

Apesar de ser um ato simbólico, a cerimônia de coroação é muito importante para a Família Real inglesa, uma vez que ela é realizada há mais de 950 anos na Abadia de Westminster. O primeiro monarca a ser coroado lá foi Willian, o Conquistador, em 25 de dezembro de 1066, e o Rei Charles será o 40º coroado.

A coroação em si é uma cerimônia religiosa anglicana realizada pelo Arcebispo de Canterbury e o seu ponto alto será quando a coroa de Santo Eduardo, uma coroa de ouro maciço que pesa 2,23 kg datada de 1661, for colocada sob a cabeça do novo Rei. Esta coroa é a peça central das joias que podem ser visitadas na Torre de Londres, na Inglaterra.

Sonha morar na Inglaterra?

Conheça o nosso Ebook Morar na Inglaterra e saiba como se mudar para o país com toda a segurança, de forma legal e contando com a informação atualizada do Euro Dicas. A qualidade de vida do Reino Unido espera por você!

SABER MAIS →

Uma curiosidade é que como a coroação é uma cerimônia oficial, quem paga por ela não é a realeza, mas sim o governo britânico, que também acaba decidindo quem entra na lista de convidados.

Principais funções assumidas pelo Rei Charles III

O cargo de Rei da Inglaterra não é apenas uma figura decorativa, Charles terá que assumir algumas funções muito importantes para o seu país e para a sua nação, mas nesse sentido, o que muda na Monarquia Britânica com a chegada do Rei Charles III ao poder?

Além de ser Rei do Reino Unido, ele também se tornou o rei de todos os países da “Commonwealth”, a Comunidade das Nações que integra 56 países, sendo a maioria deles Estados que faziam parte do antigo Império Britânico como o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia e a África do Sul.

Também fazem parte da Comunidade Gabão e Togo (que pertenciam ao Império Francês), Moçambique (ex-colônia portuguesa) e Ruanda (ex-colônia dos Impérios alemão e belga).

No último Natal, em 2022, ele fez o seu primeiro discurso como Monarca. Você pode conferir o seu discurso na íntegra pelo canal oficial da Família Real (apenas legendas em inglês).

Ele também se tornou o Chefe de Estado do Reino Unido, este cargo lhe dá o poder de decretar paz e guerra, além de acordos comerciais que representam o seu país. Por isso ele pode viajar oficialmente representando os interesses do Reino Unido participando de conferências e eventos internacionais.

O Rei Charles ainda se tornou o “cabeça” da Igreja Anglicana, segundo informou o portal UOL. Porém, ele não se tornou o líder espiritual da religião, ele é apenas uma espécie de governador, mas que, na verdade, está mais para figura decorativa.

Novas moedas e cédulas entram em circulação

Novas moedas de 50 pence (50 centavos de libra esterlina) entraram em circulação em dezembro de 2022 já com o rosto do Rei Charles III.

O Banco da Inglaterra já anunciou a nova tiragem de notas que entrará em circulação até a metade de 2024 com o rosto do Rei Charles III nas notas, substituindo as notas com o rosto da Rainha Elizabeth II. As duas notas continuarão sendo válidas e a ideia é ir substituindo as mais antigas que vão ficando desgastadas e rasgadas pelas novas com o rosto do novo monarca.

Notas de libras esterlina
Ainda é possível adquirir notas de libras com o rosto da Rainha Elizabeth II.

Saiba como comprar libra esterlina com o rosto do novo Rei do Reino Unido.

Mudanças nos membros seniores da família real britânica

Antes de explicarmos as mudanças, é importante definir o que significa ser “membro sênior” da família real britânica. Este termo se refere aos membros que estão no topo da linha de sucessão e as suas esposas, ou seja, a esposa do Rei, seus filhos e netos.

Com a chegada do Rei Charles III ao trono, a sua esposa, Camilla, se tornou a Rainha do Reino Unido.

O Príncipe William e a sua esposa Kate Middleton que recebiam o título de duque e duquesa de Cambridge, também passaram a possuir o título de duque e duquesa da Cornualha. Eles também herdarão o título que, até pouco tempo atrás, pertencia a Charles e a sua esposa, o de Príncipe e Princesa de Gales, uma vez que William é o primeiro na linha de sucessão do trono.

Os três filhos de Willian e Kate, George de 9 anos, Charlotte de 7 anos e Louis de 4 anos serão príncipes e princesa de Cambridge e Cornualha, e também, poderão usar o “de Gales”. Por ordem de idade, após William, George é o segundo na posição de linha sucessória ao trono, seguido da sua irmã Charlotte na terceira posição e o seu irmão Louis na quarta.

Como Harry e Meghan renunciaram as suas funções em 2020, eles continuam com os títulos de duque e duquesa de Sussex e não acumulam nenhum título novo. Mesmo assim, os seus filhos Archie de 3 anos e Lilibet de 1 ano, mantém o título de príncipe e princesa de Sussex.

Mudanças práticas na maneira de governar o Reino Unido

Não veremos muitas mudanças na maneira de governar o Reino Unido uma vez que o país é composto por uma Monarquia Parlamentarista. Ou seja, existe um Chefe de Estado, representado pelo monarca da família real e um Chefe de Governo, representado pelo cargo de Primeiro-Ministro.

Quem governa as decisões que realmente afetam a população britânica não é quem senta no trono, mas sim na cadeira do Parlamento. Desde 25 de outubro de 2022 este cargo é ocupado por Rishi Sunak.

Veja também algumas lições que podemos aprender com a Rainha Elizabeth II.

O que esperar do reinado de Charles III?

Segundo especialistas, o Rei Charles deve buscar manter o legado da sua mãe, Rainha Elixabeth II.

Ele continuará buscando o prestígio e a admiração das pessoas pela família real, cuja imagem está um pouco fragilizada após a saída de Harry e Meghan em 2020 e por conta do trágico acidente que matou a sua ex-esposa, a Princesa Diana. Até hoje muita gente não gosta nem de Charles e nem de Camilla, por isso, ele terá que saber ser político para recuperar a boa imagem que a família real inglesa já teve.

Ele também é bem engajado com causas ambientais e deve usar a sua voz e a sua posição para conscientizar as pessoas sobre problemas ambientais e sustentabilidade.

E aí, matou a sua curiosidade sobre o que muda na Monarquia Britânica com a chegada do Rei Charles III ao poder? Deseja viver na terra do Rei?

Confira o nosso ebook Como morar na Inglaterra e conheça todo o passo a passo para realizar a mudança de forma legal e com um bom planejamento!