Câmbio de moedas

Como comprar Libra Esterlina: conheça todos os detalhes

Se você estiver com viagem marcada para o Reino Unido, inevitavelmente você terá que comprar Libra Esterlina, a moeda inglesa. Porém, é importante lembrá-lo que o Reino Unido é uma união política de quatro países. Então, se a sua viagem é para a Irlanda do Norte, por exemplo, será necessário comprar libra esterlina da mesma forma. Confira abaixo como comprar Libra Esterlina.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Tudo sobre a Libra Esterlina

A libra esterlina é uma das moedas mais antigas do mundo que ainda está em circulação, além de ser uma das mais fortes do mercado financeiro. Se você vai viajar para países do Reino Unido como Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, vai precisar comprar libra esterlina.

Como comprar libra esterlina antes da sua viagem

Para comprar qualquer moeda estrangeira, é necessário escolher alguma operadora que realize a venda. Uma dica importante para comprar libra esterlina no Brasil de forma segura é fazer a compra apenas com agentes autorizados pelo Banco Central para operar com câmbio. Você pode conferir a lista de agentes no site do Banco Central.

Quanto antes você se programar para comprar as libras para sua viagem, melhor. A dica é se planejar para comprar gradualmente, garantindo uma boa média de preços. Entre as instituições autorizadas pelo Banco Central, é possível comprar libra esterlina nas seguintes operadoras:

  • Casas de Câmbio;
  • Bancos;
  • Hotéis;
  • Corretoras;
  • Agências de Turismo;
  • Plataformas on-line.

Peça informação detalhada ao comprar libra esterlina

Infelizmente a falta de informação por parte dos profissionais, especialmente os que trabalham em bancos, faz com que possam surgir algumas surpresinhas pelo caminho. Por isso, pedir folhetos, cartilhas e documentos que expliquem melhor a forma de negociação são sempre uma boa pedida.

Cotação da Libra Esterlina

O cotação da Libra Esterlina tem variado muito, especialmente por conta dos eventos no Reino Unido (Brexit) e da crise no Brasil. A moeda que chegou a desvalorizar 15%, voltou a ganhar força e hoje vale R$ 5,60 (valor de fevereiro de 2020).

Comprar libra esterlina na casa de câmbio

Comprar libra esterlina na casa de câmbio é uma das formas mais seguras e tradicionais para quem quer levar dinheiro em espécie na viagem. Além disso, costuma ser mais barato do que comprar em bancos, que é outro meio tradicional para operações de troca de moeda.

moedas de libra esterlina

Porém, é preciso estar atento ao visitar uma casa de câmbio, pois existem riscos de assaltos ao andar com altas quantias de dinheiro na rua. Veja seguir, dois pontos importantes para quem decide comprar libra esterlina em casas de câmbio: as taxas aplicadas e a diferença entre libra comercial e libra de turismo.

As taxas aplicadas na casa de câmbio

O valor de uma moeda no mercado – quantos reais se paga para comprar uma libra, por exemplo – não é o mesmo que você encontra na casa de câmbio ao trocar o dinheiro em espécie. Isso acontece porque o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para comprar o papel moeda é de 1,1%. As casas de câmbio ainda trabalham com a moeda de turismo, ou seja, o câmbio comercializado é mais elevado, porque é a soma do câmbio comercial mais taxas, impostos e outros custos variáveis.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Enquanto isso, ao enviar dinheiro para o exterior na conta de um terceiro, você vai pagar somente 0,38% de IOF. E ainda existem as plataformas on-line, como Remessa Online e TransferWise que trabalham com o câmbio comercial.

O que difere a libra comercial da libra turismo?

As cotações que geralmente vemos nos sites e televisão são do câmbio comercial. Por isso, ao se preparar para uma viagem, muitas pessoas se surpreendem com um valor bem acima cobrado nas casas de câmbio. A cotação de turismo da libra pode ser até 8% mais alta que a comercial. Portanto, esteja preparado para um valor maior do que vê por aí quando for comprar libra esterlina.

Tais diferenças acontecem porque, desde 1999, o Brasil possui um sistema de câmbio flexível. Ou seja, ele pode ser negociado por quem compra e vende a moeda. Portanto, é essencial comparar a cotação turismo da libra de diferentes casas de câmbio antes de comprar libra esterlina.

Existe um motivo para a libra de turismo ser mais cara que a comercial. Para comprar e vender libra turismo, é necessário ter o dinheiro físico. Isso gera mais custos para as casas de câmbio como seguro contra roubos, transporte, manutenção, elevando o preço das moedas para compensar gastos. Já as transações comerciais podem ser feitas de forma virtual.

Comprar libra esterlina em casa de câmbio on-line

A internet trouxe inúmeras facilidades para o dia-a-dia e uma delas é a compra de moedas estrangeiras. Existem diferentes casas de câmbio on-line pelas quais é possível comprar libra esterlina do conforto da sua casa. A cotação e compra são feitas pela internet e você recebe o dinheiro onde quiser, ou retira em uma das casas de câmbio disponíveis na plataforma.

Vale a pena experimentar o serviço, especialmente pela comodidade. Mas, é muito importante que a casa de câmbio on-line tenha uma boa reputação e seja segura. Antes de comprar a libra esterlina, fique atento às tarifas cobradas e taxas administrativas. Além disso, acompanhe a cotação do euro em diferentes fontes como ranking do Valor Efetivo Total (VET), do Banco Central. Veja a seguir, algumas indicações de plataformas para comprar libra esterlina on-line.

Pesquisas de câmbio e compra on-line

Determinadas empresas de tecnologia, chamadas de fintech, oferecem ferramentas de busca, comparação e cotação, além de funcionarem como plataformas de compra e venda de moedas. A Bee Câmbio, Câmbio StoreCambiar e fizeram acordos com diversas corretoras para oferecer melhores taxas e fechar o negócio no ato da pesquisa, sem que o cliente precise ir para outro site ou visitar a casa de câmbio.

Na Câmbio Store e Cambiar é possível pesquisar em ao menos cinco corretoras simultaneamente e comparar até 20 moedas diferentes. Na Bee Câmbio a variedade de moedas é menor, mas as principais estão presentes. Nos três sites é possível efetuar compra ou venda de moeda em espécie, envio de recursos para o exterior e recarga de cartão pré-pago. Todos os processos são realizados pelo site ou aplicativo.

No fim da operação, o cliente faz uma transferência eletrônica para a conta da corretora e recebe seu dinheiro em casa em 48h, ou retira no endereço informado. No site da Cambiar, é possível ver o nome da corretora com melhor cotação durante a pesquisa. Enquanto na Bee Câmbio e Câmbio Store, a informação aparece no fim da operação, com os dados da corretora para transferência bancária.

Conta bancária na Inglaterra

Na Inglaterra, encontram-se muitos bancos e instituições financeiras. Existem opções para os mais diversos gostos, incluindo bancos digitais. A maior parte das instituições financeiras disponibiliza contas bancárias básicas, que não têm custo mensal de manutenção. Para quem está de mudança para o país, é interessante evitar o custo de taxas bancárias, o que já ajuda bastante na economia. Portanto, é essencial fazer uma boa pesquisa antes de definir a melhor opção para você.

Contas básicas costumam oferecer cartão de débito e um limite mensal de saques em caixas eletrônicos. Enquanto as mais completas, possuem cartão de crédito e cheques, mas cobram taxas de manutenção mensais.

Envio de dinheiro

O envio de dinheiro através de bancos para países com moedas diferentes geralmente usa o protocolo SWIFT. A remessa passa por um terceiro banco, chamado de intermediário, até que o dinheiro chegue à conta de destino. Por isso, esse tipo de transferência, quando feita por bancos comuns, possui altos custos.

notas e moedas de libra

Se você tem um dinheiro no Brasil que deseja enviar ou vai receber uma quantia mensalmente, é interessante criar uma conta na TransferWise ou Remessa Online. As duas opções são ótimas para o envio de dinheiro e para receber dinheiro no exterior. O processo é todo pela internet, sem sair do conforto da sua casa. É tudo muito rápido, seguro e as taxas são bem mais baixas do que os bancos tradicionais. Além disso, seus familiares podem te enviar dinheiro sempre que preciso pela internet, usando essas plataformas financeiras.

Como abrir conta na Inglaterra? É possível fazer do Brasil?

Abrir uma conta na Inglaterra não é um processo complicado. Em geral, você vai precisar apenas de um passaporte e endereço no país. Já para os bancos tradicionais, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Na maior parte dos bancos, é possível abrir a conta pela internet gastando pouco tempo.

É interessante criar uma conta multimoeda gratuita antes de sair do país, a partir do TransferWise. Ao ter um endereço fixo na Inglaterra, poderá receber o cartão de débito MasterCard e movimentar a sua conta de forma gratuita. Se você ainda não conhece a TransferWise, veja

Vale a pena comprar libra esterlina na casa de câmbio do aeroporto?

Essa situação deve ser evitada por quem vai comprar libra esterlina. As casas de câmbio possuem um preço diferenciado (e mais caros) para suas filiais instaladas em aeroportos. Por ser a última alternativa das pessoas que desejam comprar uma moeda estrangeira antes de sair do país, as casas de câmbios dos aeroportos possuem taxas e comissões muito mais elevadas comparadas a outros pontos de venda.

Além disso, você perde a chance de negociar, o que pode encarecer e atrapalhar sua viagem.

Quantas libras eu devo levar para a Inglaterra?

Para iniciar o planejamento financeiro da viagem você deve saber quanto custa os serviços e produtos que serão consumidos todos os dias, os que são totalmente indispensáveis durante a sua estadia no país. Ter ideia de um valor aproximado desembolsado por dia é a chave para decidir quanto dinheiro levar.

Para saber qual quantidade comprar de libra esterlina, o ideal é buscar na internet as opções gastronômicas, o valor de entradas das atrações turísticas e locomoção na cidade. Os valores vão depender do tempo de permanência e padrão pessoal de consumo, o que influencia muito no orçamento da viagem. A quantia pode variar bastante. Alguém com capital apertado pode conseguir gastar entre £35 a £45 diariamente. Mas, uma pessoa que deseja aproveitar um pouco mais pode gastar até £85 por dia.

Brasileiros só podem deixar o país com até 10 mil reais em espécie. O valor será convertido em libras e caso não ultrapasse essa quantia, a entrada será permitida na Inglaterra sem a necessidade de declaração à Receita Federal.

Por que comprar a Libra Esterlina?

Você vai precisar comprar libra esterlina se estiver com viagem marcada para o Reino Unido, já que muitas vezes os recém-chegados são questionados já no aeroporto por oficiais da imigração em relação à quantia de dinheiro que trazem.

Isso acontece porque existe uma preocupação dos governos em relação à imigração ilegal. Por isso, você deve calcular o tempo da sua viagem e a quantia de dinheiro que deve levar. Então é mesmo importante que você perceba como comprar Libra Esterlina, antecipadamente.

Onde a libra esterlina é usada

A libra esterlina é utilizada em todas as negociações e transações comerciais realizadas em países e territórios compreendidos como do Reino Unido. Na Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales você vai utilizar, com certeza, a libra esterlina.

Além disso, existem 14 territórios ultramarinos (que não fazem fronteira com a ilha britânica) e que também utilizam a libra esterlina como moeda, seja para um café, bilhetes de transporte, para pagar o seu hotel, almoçar, comprar uma camiseta ou até para adquirir um carro.

Se você vai viajar para a Europa, saiba que o seguro viagem é essencial. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Mariele Velloso

Mariele é brasileira, formada em Jornalismo e especialista em Marketing Digital. Nasceu em Minas Gerais, estudou em Portugal e hoje mora em São Paulo. Suas duas grandes paixões são: viajar e escrever. Já visitou 9 países e conhece especialmente Portugal e Itália. Todos os dias aguarda ansiosamente pela próxima viagem.

Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Artigos Relacionados

Fechar