Em busca de uma vida melhor e mais oportunidades, alguns estrangeiros entram na Inglaterra como turista e decidem morar no país. Contudo, na condição de imigrante irregular, eles não têm acesso a vários benefícios e ainda arriscam ser deportados. Confira nosso artigo e descubra tudo como se legalizar na Inglaterra.

Perguntas Respostas
O que acontece se ficar ilegal no Reino Unido? Os estrangeiros serão considerados imigrantes irregulares, não tem direito a benefícios e podem ser penalizados.
Como é morar ilegal na Inglaterra? É difícil, pois os estrangeiros não têm acesso a bons empregos, saúde e benefícios sociais. Além disso, corre o risco de ser deportado.
Quanto tempo posso ficar legal na Inglaterra? No máximo seis meses durante o período de 12 meses.

É possível se legalizar na Inglaterra após entrar como turista?

Sim, é possível se legalizar na Inglaterra. No entanto, é provável que o pedido de prorrogação seja negado se o visto tiver expirado por mais de 14 dias, a menos que o imigrante se enquadre em alguma circunstância excepcional.

Os imigrantes que ingressaram na Inglaterra como turistas e permaneceram no país após a expiração do visto podem regularizar sua situação solicitando ao setor de imigração um período de licença discricionária fora das Regras de Imigração.

Nesse sentido, o processo legalização pode ser feito pelos imigrantes que ingressaram no país se:

  • Não pode retornar ao país de origem por perseguição política ou riscos à vida;
  • Tem parceiro com direito de permanecer no Reino Unido por ser britânico ou tem status estabelecido, por exemplo;
  • Tem filhos na Inglaterra e são cidadãos britânicos, estabelecidos no país há sete anos ou mais;
  • O visto foi de casamento e sofreu abuso doméstico nas mãos do parceiro do visto;
  • Provar que seria difícil viver no país de origem por não ser aceito lá ou por falta de trabalho, educação, família e amigos.

Como se legalizar na Inglaterra?

Existem diversas formas de como se legalizar na Inglaterra, seja pela cidadania britânica, vistos de permanência ou pedido de asilo.

Por isso, o ideal é consultar um especialista de imigração para que ele avalie qual o procedimento se aplica às suas circunstâncias como imigrante.

Para encontrar o consultor em sua área, basta entrar em contato com o Conselho de Cidadãos ou Citizens Advice mais próximo. O aconselhamento é totalmente confidencial.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Mas, se preferir, é possível obter ajuda gratuita e confidencial através do Conselho Conjunto para o Bem-Estar dos Imigrantes ou Joint Council for the Welfare of Immigrants. Eles fornecem aconselhamento para as pessoas que vivem em situação ilegal no Reino Unido por meio do seguinte número de contato: 020 7553 7470 (disponível segunda, terça e quinta das 10h às 13h).

Quanto custa o processo de legalização na Inglaterra?

Para se legalizar na Inglaterra, os imigrantes devem entrar em contato com o Conselho de Cidadãos mais próximo para obter aconselhamento gratuito. Eles prestam serviços como:

  • Problemas em permanecer no Reino Unido, solicitar autorização de permanência ou autorizações de residência;
  • Direito de trabalhar, reivindicar benefícios e usar serviços públicos no país;
  • Obter documentos de imigração de substituição.

Entretanto, se as circunstâncias forem complexas, o Conselho de Cidadãos realiza o encaminhamento para outra organização ou um advogado. Nesses casos, cabe ao imigrante arcar com o pagamento do especialista e com os custos do processo.

Além disso, há possibilidade de conseguir assistência jurídica gratuita oferecida pelo governo. O serviço está disponível para os imigrantes com baixa renda, bem como os que sofrem de abuso doméstico, pedem asilo ou são vítimas de tráfico.

Quais os documentos necessários para a legalização?

Os documentos necessários para conseguir a legalização variam de caso para caso. Entretanto, alguns deles são padrões nos processos de autorização de permanência no país, como:

  • Passaporte válido;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de que possui meios para se sustentar na Inglaterra;
  • Certidão de antecedentes criminais do país de origem;
  • Contrato ou proposta de trabalho de empresa inglesa;
  • Matrícula ou certificado de aprovação de instituição de ensino na Inglaterra.

É importante lembrar que podem ser solicitados outros documentos, a depender das circunstâncias de cada imigrante no país. Por isso, o ideal é entrar em contato com o Conselho de Cidadãos ou com o especialista para saber mais detalhes sobre a documentação.

O processo de legalização varia de acordo com cada caso
O tempo de legalização na Inglaterra depende do caso do requerente.

Quanto tempo demora o processo de legalização?

O tempo médio para a finalização do processo de legalização depende da complexidade de cada caso, disponibilidade do especialista e do tempo da Secretaria de Estado de analisar a solicitação.

Em alguns casos, o processo é analisado em poucas semanas. No entanto, se a situação for muito complexa ou surja a necessidade de entrevista do solicitante ou envio de documentos, é possível que a decisão demore meses para ser emitida.

Por isso, é importante ter paciência e confiar no trabalho da instituição ou do especialista que protocolou o pedido. Certamente, com todos os documentos corretos, há grandes chances da solicitação de legalização ser aprovada.

Confira também a lista de exigências para a entrada de brasileiros na Inglaterra.

Há muitos estrangeiros irregulares ou ilegais na Inglaterra?

Segundo o site do governo britânico, não é possível saber o número exato de estrangeiros irregulares ou ilegais na Inglaterra. No entanto, em 2021, foram registradas diversas embarcações em território inglês.

Conforme as estatísticas, mais de 28 mil pessoas chegaram em pequenas embarcações na Inglaterra até dezembro de 2021. Isso, sem dúvida, demonstra o grande aumento do número de estrangeiros ilegais no país, sobretudo em comparação com os 8 mil estrangeiros que ingressaram no ano anterior.

Motivos para não morar ilegal ou irregular na Inglaterra

Morar ilegal ou irregular na Inglaterra pode trazer muitos problemas para a vida dos imigrantes, impedidos de usufruir de todos os direitos e de aproveitar as oportunidades que o país tem a oferecer. Diante disso, trouxemos alguns motivos para não morar ilegal ou irregular na Inglaterra.

  • Serviços de saúde: os estrangeiros em situação ilegal ou irregular precisam pagar por alguns tratamentos do sistema de saúde da Inglaterra (NHS);
  • Sem direitos garantidos: ao não se legalizar na Inglaterra, os imigrantes não têm acesso à férias, auxílio-maternidade, entre outros direitos dos cidadãos ingleses ou estrangeiros legais;
  • Deportação: os imigrantes em situação ilegal ou irregular vivem com o risco de serem presos e deportados a qualquer momento do país;
  • Emprego formal: morar ilegalmente na Inglaterra compromete até mesmo a busca por emprego formal. Além disso, os imigrantes nessa situação só conseguem empregos informais, que podem pagar menos que o salário mínimo e não tem garantias trabalhistas.

Saiba também como é a alimentação na Inglaterra e como se adaptar.