Inglaterra

Bandeira da Inglaterra: cores e significados

Obviamente que cada país possui símbolos que servem, entre tantas coisas, para unir as pessoas que vivem neles. A bandeira da Inglaterra, por exemplo, é bastante simples mas conta com um significado interessante e não, nós não estamos falando da bandeira do Reino Unido. Conheça hoje tudo sobre a bandeira da Inglaterra.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como é a bandeira da Inglaterra?

A bandeira da Inglaterra é branca com uma cruz vermelha no centro, porém, por incrível que pareça, ela também “aparece” na bandeira do Reino Unido. Mesmo sendo bastante simples, o seu significado é muito interessante como veremos a seguir.

Quais as cores e seus significados?

São Jorge é o santo patrono da Inglaterra e a bandeira do país é também considerada uma homenagem a ele. Basicamente é uma cruz vermelha no centro de um retângulo branco e sua origem não é fácil de estabelecer.

A história que se conta é que a bandeira da Inglaterra surgiu na idade média e foi o símbolo do exército britânico e da marinha do país até o ano de 1606, e de 1606 até 1801 foi usada exclusivamente pela marinha mercante do país europeu.

Descubra também tudo sobre a Inglaterra.

Confusão com a bandeira do Reino Unido

Se você também confunde a bandeira da Inglaterra com a do Reino Unido, fique tranquilo porque não está sozinho nessa. Aliás, isso é bastante comum de acontecer, especialmente porque a bandeira da Inglaterra está incorporada ba do Reino Unido, assim como a da bandeira da Escócia e da Irlanda do Norte.

Veja a lista dos países que falam inglês na Europa.

E os símbolos da bandeira?

A bandeira da Inglaterra tem somente a cruz vermelha como símbolo e é uma referência clara ao santo padroeiro do país, São Jorge.

A história conta que os soldados ingleses, ao retornarem das cruzadas, popularizaram e disseminaram a cruz vermelha. E, supõe-se que São Jorge tenha se tornado padroeiro do país quando ocorreu a fundação da Ordem dos Cavaleiros de São Jorge no ano 1348. Instituição que foi fundada pelo rei Eduardo III.

Várias bandeiras em uma só

Se você já viu a bandeira do Reino Unido que, diga-se de passagem, é muito bonita, não deve ter percebido que ela é a junção de outras bandeiras dos países que compõem o Reino, principalmente Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia. No caso do País de Gales a bandeira é diferente.

bandeira reino unido

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Conheça também como é dividido o mapa da Inglaterra.

Cruz de São Jorge

A cruz de São Jorge está presente em diversas bandeiras do então Império Britânico e pode, ainda hoje, ser vista nas bandeiras dos estados canadenses de Alberta, Manitoba, Ontário, Yukon e da cidade de Montreal.

Também aparece na bandeira das quatro ilhas britânicas do Canal da Mancha (Alderney, Guernsey, Herm e Sark), na bandeira naval de Barbados, das Ilhas Fiji e na bandeira colonial da Jamaica.

A cruz também se faz presente nas bandeiras de Novo Gales do Sul, estado australiano, assim como no município de Maryland, nos Estados Unidos.

Conheça quais são as melhores cidades da Inglaterra.

A primeira bandeira da Inglaterra

A primeira bandeira da Inglaterra foi a branca com a cruz vermelha de São Jorge.

Depois dessa é que nasceu a bandeira do Reino Unido que, basicamente, reúne as bandeiras da Inglaterra (branca com a cruz vermelha no meio), da Escócia (azul com um X branco e da Irlanda do Norte (branca com um X vermelho).

Já em 1801, nasce o que hoje conhecemos com a bandeira do Reino Unido.

Também pode te interessar saber quais são os principais aeroportos na Inglaterra.

Polêmica

Há não muito tempo a bandeira da Inglaterra esteve no centro de uma polêmica. Ela foi entendida como sendo um símbolo ofensivo por alguns grupos religiosos do país europeu já que, para outras religiões, ela representa somente um símbolo cristão. A cruz de São Jorge.

Descubra também como é o hino da Inglaterra.

Bandeira do País de Gales

A bandeira do País de Gales é verde e branca com um dragão vermelho com bordas pretas no centro. É considerada a bandeira nacional inglesa mais velha, porém a explicação do dragão se confunde entre mitos e verdades.

O País de Gales é o único país do Reino Unido que não conta com a cruz de São Jorge em sua bandeira. Porém, também é utilizada a bandeira de São David para representar o país e ela traz uma cruz amarela sobre um fundo preto.

Conheça os países onde as mulheres na Europa são mais respeitadas e têm mais igualdade.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Artigos Relacionados

Fechar