Bandeira do Reino Unido: conheça a sua história e significados

Europa  / 

Símbolos, cores e significados preenchem a bandeira do Reino Unido. A “Bandeira da União”, como ela é chamada, é cheia de representações dos países que a integram.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Hoje, vamos te falar um pouco mais sobre ela, incluindo a sua história e curiosidades! Vamos lá?

Tudo sobre a bandeira do Reino Unido

Com as cores azul, vermelho e branco, a bandeira do Reino Unido tem como principal objetivo a representação da unidade. Ela foi adotada em 1º de janeiro de 1801, portanto já tem bastante história para contar.

De maneira simples, são diversas cruzes representadas na bandeira. Estão nela a de São Jorge, Santo André e São Patrício. Ainda hoje, países que foram colônias britânicas, como Austrália e Fuji, usam a bandeira soberana como referências nas suas próprias.

O Canadá, por exemplo, fez uso da bandeira do Reino Unido até 1957, embora estivesse independente desde 1931. O próprio Havaí, que hoje pertence aos Estados Unidos, tem uma relação curiosa com ela. Até hoje ele a inclui no canto superior da sua bandeira.

Aproveite e conheça tudo sobre a libra esterlina.

Bandeira popular

A bandeira britânica se popularizou pelo mundo e por isso desperta tanta curiosidade. Por representar mais de um país, pode parecer complexa, mas a sua formação foi bem simples. Na verdade, se você separar cada bandeira original, entenderá como ela surgiu!

A seguir você conhecerá um pouco melhor essa história e o que cada cruz significa!

bandeira do Reino Unido

Significado da bandeira do Reino Unido

Como você já viu acima, essa bandeira foi idealizada para ser a Bandeira da União. As suas cores são utilizadas em inúmeras outras bandeiras no mundo, mas não são ao acaso. Elas foram escolhidas a partir dos países que fazem parte do Reino Unido.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Vai morar no Reino Unido? Então aproveite e conheça quais são os Estados da Inglaterra.

Quantos países estão sob a bandeira do Reino Unido?

À primeira vista, podemos dizer que na bandeira do Reino Unido são representados três países. Isso porque o País de Gales, que pertence ao Reino Unido, uniu-se aos demais países pela força. Já o restante, que são Inglaterra, Escócia e Irlanda, são unidos por acordos políticos.

Portanto, não há uma representação direta ao País de Gales na bandeira, mas se considera que ele está lá. Como a sua autonomia aconteceu apenas no século XIX, para os ingleses o país já era parte integrada desde as primeiras décadas de 1200.

Sendo assim, pode-se afirmar que são quatro os países representados na bandeira do Reino Unido.

Como é formada a bandeira do Reino Unido

Se você já analisou essa bandeira, deve ter reparado que ela é composta por cruzes. Elas são importantes para cada um dos países que a formam. Então vamos entender melhor cada uma delas:

Cruz da Inglaterra

Os ingleses são representados pela cruz de São Jorge. Ela é formada pela cruz vermelha no centro com branco ao fundo. É provavelmente a cruz mais expressiva da bandeira, bem ao centro, por isso é fácil de ser identificada.

Você sabe quais são as melhores cidades da Inglaterra? Leia nosso artigo!

Cruz da Escócia

Já os escoceses são simbolizados pela cruz de Santo André, que representa o país. Ela tem cor branca e forma o “X” no fundo azul. Esse fundo é como a base para apresentá-la.

Conheça a história da Escócia no nosso artigo completo.

Cruz da Irlanda

Por fim, a cruz da Irlanda é a de São Patrício. Ela também possui formato em “X”, porém se difere da escocesa. É feita com o vermelho e fundo branco.

Leia sobre a origem do hino da Reino Unido e em quais países ele é utilizado.

bandeira do Reino Unido oficial

História da bandeira

Depois de entender melhor os símbolos, vem a parte histórica: afinal, como surgiu essa bandeira do Reino Unido? Antes de tudo, é válido dizer que ela é considerada a bandeira mais antiga ainda em uso.

A “Union Jack”, como ela é muito chamada entre os britânicos, é tradicional e possui uma história antiga. Antes dela, a primeira bandeira foi criada em 1606, combinando referências inglesas e escocesas.

A antiga versão é semelhante à atual, mas foi adaptada após a Irlanda do Norte também se agregar ao Reino Unido. Assim, formou-se uma nova bandeira que identifica os três países mais o País de Gales.

Aproveite a leitura e conheça também a incrível história do continente europeu.

Origem do nome

O nome “União Jack” vem da época da rainha Anne, que reinou entre 1702 e 1714. Especula-se que ele tenha surgido como referência às jaquetas vestidas por soldados ingleses ou em homenagem ao rei James I.

Ainda, “Union Jack” pode ter surgido com o rei Charles II. Para ele, a bandeira tinha que ser utilizada como uma “jack”, espécie de pequena flâmula (bandeira estreita e comprida), nas embarcações da Marinha Real.

Bandeira do Reino Unido x Bandeira da Inglaterra

É importante você entender as diferenças entre as bandeiras do Reino Unido e a da Inglaterra. Isso porque um é o estado soberano, enquanto o outro é um dos países que o integra.

A confusão entre as bandeiras é comum devido à notável semelhança entre elas. Contudo, a bandeira inglesa é composta por uma cruz vermelha sobrepondo um fundo totalmente branco. Consegue visualizar a diferença? A bandeira britânica é muito mais complexa!

A bandeira que você vê representada em diversas estampas é normalmente do Reino Unido. Ela se tornou famosa e é praticamente uma marca, o que talvez justifique o seu sucesso.

O símbolo está em táxis, bolsas, roupas e em objetos do dia a dia que já se tornou comum até para quem não a entende. Por isso, não importa onde você more: é bom conhecer o que ela representa!

Leia sobre mais curiosidades da Inglaterra.

Diferença para as outras bandeiras

É ainda mais fácil entender a diferença da bandeira do Reino Unido para as demais. No caso da Escócia, a bandeira da Escócia tem um tom de azul mais claro e um “X” ao fundo.

A Irlanda do Norte, embora não tenha uma bandeira oficial, é representada por uma cruz vermelha. O seu fundo é também totalmente branco. Conheça nosso artigo sobre a bandeira da Irlanda.

A bandeira do Reino Unido é motivo de orgulho para os ingleses. Se você visitar algum dos seus países, especialmente a Inglaterra, perceberá isso.

Apaixonados pela sua cultura, os britânicos seguem com a sua bandeira intocável ano após ano. Assim, a bandeira do Reino Unido é uma forma de preservação e exaltação!

Vai visitar o Reino Unido? Recomendamos a cotação de passagens no portal comparador de voos Kayak. Esse site é muito fácil de usar e mostra os preços de diversas companhias aéreas para que você possa economizar na compra das suas passagens, vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.