45 curiosidades da Inglaterra que você nunca ouviu falar

A Inglaterra é, sem sombra de dúvidas, um lugar fantástico para se viver. Com uma história impressionante, o país é mundialmente conhecido por sua agitada e cosmopolita capital Londres. Também é a terra de Shakespeare e dos Beatles. Se você pretende se mudar para o Reino Unido, é preciso saber que a Inglaterra vai muito mais além da família real ou do famoso fish and chips. Acompanhe aqui as 45 curiosidades da Inglaterra que você provavelmente não sabia.

Curiosidades da Inglaterra: história

1. Londres já foi chamada de Londonium, Ludenwic e Ludenburg.

2. Você sabia que a famosa frase Keep Calm and Carry On tem origem inglesa? A ideia foi colocada em cartazes, com o símbolo da coroa na parte de cima, na iminência da Segunda Guerra Mundial pelo Ministério da Informação da Inglaterra.

3. Você sabia que em 1945, um bando de pássaros pousou sobre o ponteiro dos minutos do famoso Big Ben e atrasou o horário em cinco minutos.

4. Big Ben na verdade não é o nome do relógio, mas sim o nome do sino.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

5. A figura da rainha Elizabeth nas moedas de £1 mostra a sua idade no momento em que as moedas foram feitas.

6. Você sabia que entre os anos de 1066 e 1362, a língua oficial da Inglaterra era o francês? Sim! A explicação vem da invasão normanda ao país.

7. A Torre de Londres, usada para dominar a Inglaterra, é um dos legados da invasão normanda.

8. No século 19, as execuções públicas se tornaram atração turística na Inglaterra, com direito a espetáculos e excursões para acompanhar as cenas.

9. Os seis corvos da Torre de Londres tem proteção permanente por decreto real, são alimentadas com carne crua duas vezes por dia, possuem nome e linhagem, com identificação em cada uma e possuem até seu próprio Ravenmaster. Tudo isso com base em uma antiga lenda “Se os corvos deixarem a Torre de Londres, o Reino ruirá”.

10. Aberto em 1994, o Túnel do Canal liga a Inglaterra à França em uma distância de apenas 34 quilômetros. É o segundo túnel subterrâneo mais longo do mundo.

troca da guarda na Inglaterra

Veja tudo sobre a Inglaterra em nosso artigo especial.

11. Os tijolos da original London Bridge foram retirados um a um e vendidos por pouco menos de US$ 3 milhões para o estado do Arizona, nos Estados Unidos, no final da década de 60. Isso porque a ponte era incapaz de lidar com o tráfego pesado de Londres.

12. A Inglaterra fez parte da guerra mais curta da história: a disputa foi contra Zanzibar, na África, no ano de 1896 e durou 38 minutos.

13. Você sabia que a rainha é considerada proprietária de todos os cisnes do rio Tâmisa? E, aliás, contar os cisnes é feito todos os anos pelo ‘Keeper Of The Queen’s Swans‘, qualificado como trabalho.

14. É considerado crime de ofensa colocar o selo com a imagem da rainha de cabeça para baixo.

15. A rainha Elizabeth II é parente distante de Vlad, o Empalador. O imperador romeno deu origem às histórias do Drácula.

16. O futebol inglês durante os anos medievais geralmente terminava em lesões e até mortes. Pelo menos 40 homens se afogaram durante uma partida ao tentar pegar a bola dentro do mar.

17. O Rei Henry III tinha um urso polar como animal de estimação, dado pelo Rei da Noruega. O urso era mantido na coleira da Torre de Londres e ainda ia nadar e pescar no rio Tâmisa.

18. Durante o famoso “Great Stink of 1858”, o rio Tâmisa exalava um odor tão desagradável vindo do esgoto que o Parlamento teve que ser fechado.

Aproveite e também conheça os melhores museus de Londres para visitar.

Curiosidades da Inglaterra: cultura

1. Algumas das curiosidades da Inglaterra mais interessantes são os sinais de trânsito. Caso você esteja dirigindo e se depare com o Anel Vermelho da Morte, geralmente significa que nenhum veículo é permitido naquele local, com exceção de bicicletas, que devem ser empurradas pelos ciclistas.

2. Os motoristas dos táxis pretos em Londres precisam memorizar cada rua e edifícios importantes da cidade em um raio de 10 km de distância do Charing Cross e precisam passar no teste The Knowledge para garantir a licença.

3. É considerado vulgar furar a orelha das meninas quando elas nascem.

4. As estações de metrô de Londres costumavam ter a regra de sempre subir pela direita nas escadas rolantes. A lei foi banida em 2015.

5. A palavra girl já teve o significado de criança ou pessoa jovem de ambos os sexos.

6. É muito comum os ingleses passearem pelo cemitério.

7. Você sabia que não existiam latas de lixo em Londres durante vinte anos devido ao temor contra ataques de bomba pelo Exército Republicado Irlandês (IRA).

8. Cheers: é uma das palavras mais usadas pelos ingleses em substituição ao Thank you.

9. Outras curiosidades da Inglaterra: os ingleses evitam contato visual exagerado. Existem até anúncios em algumas estações de metrô informando turistas e viajantes para evitar o contato visual direto. Pode ser considerado ofensivo quando for exagerado.

10. Quem mora na Inglaterra, especialmente nas cidades pequenas e vilas do interior, presencia alguns costumes e tradições bem esquisitos, desde rolamento de queijo, competição da cara mais grotesca/engraçada, entre outros.

11. Os pubs ingleses são a marca registrada do país. Existem mais de 5.000 bares apenas na capital. Mas você sabia que ficar bêbado, na verdade, é considerado ilegal? Caso isso aconteça, a polícia pode ser chamada e você será levado direto para casa.

estudar e morar na inglaterra

Curiosidades da Inglaterra: fatos atuais

1. A Inglaterra não é um estado soberano. O país faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte juntamente com o País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Leia mais sobre o mapa da Inglaterra.

2. Existe um jardim na Inglaterra dedicado somente às plantas que podem matar. Ele fica localizado no parque Alnwick, ao norte da Inglaterra e é chamado de Poison Garden.

3. A Inglaterra é o país com a maior taxa de obesidade entre os países da União Europeia, chegando a 23% da população.

4. Mais de três milhões de pessoas usam cigarros elétricos na Inglaterra.

5. A cada ano, cerca de 80 mil guarda chuvas são perdidos no metrô de Londres.

6. Curiosidades da Inglaterra: existe uma cidade dentro de Londres. A City of London é um distrito com status de cidade, com polícia especial e prefeito. É considerada o berço histórico da Grandes Londres e o centro financeiro mais importante da Europa.

7. A maioria dos policiais britânicos não carregam armas de fogo. Entre os anos de 2013 e 2014, as polícias da Inglaterra e do País de Gales dispararam (somadas) apenas três vezes.

8. Você sabia que 25% das pessoas que moram em Londres não nasceram na Inglaterra?

9. As 409 escadas rolantes do metrô de Londres cobrem uma distância maior do que duas voltas ao mundo no período de uma semana.

10. O famoso museu de cera Madame Tussauds já teve mais de 20 estátuas diferentes da rainha.

11. Na Inglaterra todos os feriados são chamados de Bank Holiday e caem sempre em uma segunda ou na sexta-feira, com exceção do Natal e Páscoa.

12. Você sabia que a Banda Beatles já foi conhecida como Johnny and the Moondogs? John Lennon mudou seu nome do meio de Winston, depois de Winston Churchill, para Ono (sobrenome da esposa Yoko Ono).

13. O London Eye é a roda de observação mais alta do mundo e cada volta leva cerca de meia hora. Acesse o site oficial para mais informações sobre preços e horários de funcionamento.

Curiosidades da Inglaterra: comida

1. Os ingleses bebem mais chá do que a maioria das culturas, inclusive acima dos japoneses. Mas os irlandeses bebem mais chá do que os ingleses.

2. Você sabia que um dos pratos mais famosos da culinária indiana, o Chicken Tikka Masala, na verdade não foi criado pelos indianos, mas sim pelos ingleses. E os ingleses adoram!

3. Você sabia que o famoso drink Bloody Mary foi inventado na Inglaterra? Sim, em homenagem a rainha Maria.

Como morar na terra da rainha

Morar na Inglaterra é o sonho de muitos brasileiros. O país possui tradições muito antigas e os ingleses fazem muita questão de mantê-las e respeitá-las, passando os costumes através das gerações. Algumas curiosidades da Inglaterra podem parecer muito estranhas, mas muitas delas existem há mais de 500 anos.

Por isso, se você planeja morar na Inglaterra, é importante entender todos os costumes e, na medida do possível, se adaptar. Mas a mudança vale a pena!

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Artigos relacionados

Morar na Inglaterra: tudo o que deve saber para morar no país

Quer saber como é morar na Inglaterra? Saiba detalhes sobre tipos de visto, melhores cidades, mercado de trabalho, custo de vida e muito mais

Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Saiba como encontrar um emprego na Inglaterra, as áreas, os salários, o custo de vida no país, dicas e sites para encontrar a sua vaga.

Profissões mais bem pagas na Inglaterra: conheça o top 10

Descubra aqui quais são as profissões mais bem pagas na Inglaterra, como encontrar vagas de trabalhar e estabelecer a carreira no país.

Visto para Inglaterra: principais tipos e como solicitar

Entre os vistos na Inglaterra encontramos o que chamamos de Tier 1, Tier 2 e o Tier 5. Cada um deles possui algumas subdivisões.

Custo de vida na Inglaterra: saiba os principais gastos no país

Tudo sobre o custo de vida na Inglaterra. Saiba quanto custa e quais despesas terá com moradia, transporte, lazer, alimentação e bebida.

Cidades da Inglaterra: as 10 melhores e maiores do país

Você quer morar na Inglaterra mas não conhece o país e não sabe onde morar? Preparamos um guia detalhado sobre as melhores e maiores cidades da Inglaterra.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube