A Inglaterra é encantadora; reúne metrópoles medievais com cidades lindas e modernas, como Londres. Com um PIB e um IDH elevadíssimos, oferece alta qualidade de vida, atraindo turistas que querem conhecer ou morar no país. E, se você se enquadra em uma dessas opções ou tem interesse em saber mais sobre o mapa da Inglaterra, este artigo é para você!

Onde fica a Inglaterra?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre Grã-Bretanha, Ilhas Britânicas, Reino Unido e Inglaterra. Veja o que significa cada termo:

  • Ilhas Britânicas: situadas no mar do Norte, também são conhecidas como o “arquipélago britânico”;
  • Grã-Bretanha: é maior ilha do arquipélago britânico. Nesta ilha estão a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales;
  • Ilha da Irlanda: constitui a segunda maior ilha do arquipélago e está dividida entre Irlanda do Norte e República da Irlanda;
  • Reino Unido: é o termo utilizado para descrever Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, que, juntos, constituem o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, um Estado soberano, administrado pelo governo inglês.

Resumidamente, é assim:
País de Gales + Escócia + Inglaterra = Grã-Bretanha
Grã-Bretanha + Irlanda do Norte = Reino Unido
Portanto, a Inglaterra é um país europeu, localizado no sudeste da Ilha da Grã-Bretanha e que compõe o Reino Unido.
Saiba quais são os aeroportos na Inglaterra.

Como é o Mapa da Inglaterra?


Você sabia que o Reino Unido é menor do que o Estado de São Paulo? Pois é. O Reino Unido possui área de, aproximadamente, 242.495 km², contra, cerca de 248.209 km² do Estado de São Paulo.
A Inglaterra, que, como você viu, é parte do Reino Unido, ocupa cerca de 130.279 km². Desse território, 3.200 km são referentes à extensão do litoral inglês.

E, por falar em água…

portland_inglaterra
O mapa da Inglaterra mostra que o país é cercado pelo Mar da Irlanda a noroeste, pelo Mar Celta a sudoeste, pelo Mar do Norte a leste e também pelo Canal da Mancha ao sul, que a separa da Europa Continental. A maior área do território inglês constitui a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha, banhada pelo Oceano Atlântico.
Fazem parte do país mais de 100 ilhas menores, como as Ilhas Scilly e a Ilha de Wight. As encostas litorâneas são as principais marcas geográficas da Inglaterra.
Conheça tudo sobre a Inglaterra e veja quais são as melhores cidades da Inglaterra.

Relevo

Além disso, o relevo é muito comum na Inglaterra, há colinas espalhadas por diversas áreas, montanhas no norte e pântanos na região leste do país.
Se você está se programando para morar na Europa, veja como alugar apartamento na Inglaterra e como conseguir emprego na Inglaterra.

Londres

Big Ben de Londres
Londres é a capital do Reino Unido, uma das cidades mais movimentadas do mundo e consiste na maior área urbana da Inglaterra. Com grande influência política e econômica, Londres também é a sede do parlamentarismo britânico.
Na região sudeste da ilha, às margens Rio Tâmisa, está localizada a cidade do Big Ben, o tão conhecido relógio das Casas do Parlamento Britânico, e de outros (vários) famosos pontos turísticos e cartões-postais.
Confira o que fazer em Londres, guia completo.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Quais são as fronteiras e os países vizinhos?

De acordo com o mapa da Inglaterra, o país faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste. A leste e ao sul, como vimos, estão o Mar do Norte e o Canal da Mancha, respectivamente. A distância entre a Inglaterra e a França é de apenas 52 km pelo Canal da Mancha.
Mas também é possível chegar (“rápido”) de trem em outros países da Europa, que ficam próximos à Inglaterra, como: França (cerca de duas horas), Bélgica (cerca de duas horas), Holanda (cerca de 4 horas) e Suíça (cerca de 8 horas de viagem).