Cidades da Inglaterra: as 10 melhores e maiores do país

Inglaterra  / 

A Inglaterra é um país de 65 milhões de habitantes em pouco mais de 130km². A cidade mais famosa é Londres, porém existem muitos outros lugares importantes e interessantes para se conhecer e morar por aqui. Por isso mesmo eu preparei uma lista com aquelas que são, na minha opinião, as melhores cidades da Inglaterra.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Melhores cidades da Inglaterra: diferença de Reino Unido para Grã-Bretanha

Antes de começarmos a explorar essas cidades da Inglaterra, acredito que é importante diferenciar a Inglaterra, a Grã-Bretanha e o Reino Unido para evitar confusões.

  • O Reino Unido: é um Estado soberano que inclui a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales, a Irlanda do Norte e 14 territórios ultramarinos;
  • A Grã-Bretanha: é uma ilha, onde a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales estão localizados;
  • A Inglaterra: é um país independente dentro do Reino Unido e localizada na Grã-Bretanha.

Este artigo trata apenas sobre as cidades da Inglaterra. Nele, eu cito alguns lugares que se destacam por conta de seu tamanho, oportunidades de trabalho ou impacto na economia do país.

10 melhores cidades da Inglaterra para morar e trabalhar

Falaremos neste artigo um pouco sobre as 10 melhores cidades da Inglaterra para se morar e trabalhar.. Essa lista foi baseada em alguns artigos e no meu ponto de vista, afinal o que é melhor para uns pode não ser o melhor para todos.

Por via das dúvidas, dá uma lida na lista e pense qual cidade seria a mais indicada para o seu perfil e para o que busca fazer por aqui. Se você quer saber mais sobre as maiores cidades da Inglaterra, você pode consultar a fonte oficial – UK Cities.

1. Cambridge

Sou suspeita para dizer isso, afinal eu moro aqui, em Cambridge. Porém, a cidade que conta com a  segunda melhor Universidade do mundo também é a área mais tecnológica do país.

Sillicon Fen

A região conhecida por “Sillicon Fen” é onde a maior parte dos negócios envolvidos com softwares, biotecnologia e eletrônicos em geral estão localizados. O nome é uma analogia ao “Sillicon Valey” (Vale do Silício) nos EUA.

Mas não se deixe enganar, Cambridge é uma das cidades da Inglaterra mais caras. Muitas casas aqui chegam a ser mais caras do que alugar no centro de Londres. A solução que muita gente encontrou foi morar fora da cidade e vir a Cambridge trabalhar todos os dias.

Transporte mais usado

Como a cidade é antiga, o meio de transporte mais usado são as bicicletas. O fato dessa região ser a área que menos chove no Reino Unido como um todo também influencia a escolha de muitas pessoas por esse meio de transporte.

Eu moro entre o centro da cidade e o meu trabalho e com certeza ter uma bicicleta me ajuda não só para me locomover, mas também para socializar, afinal sair num sábado para explorar a cidade de bicicleta faz parte de umas atividades comuns por aqui.

É um local muito procurado por empresas

O fato de a cidade estar localizada a menos de uma hora de trem de Londres atrai muito talento jovem e faz com que Cambridge seja um dos destinos mais procurados para grandes empresas como a Amazon, Samsung, Nokia, Apple, Spotify, entre outros.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Além de todos esse fatores, a tranquilidade e a qualidade de vida faz com que Cambridge seja a melhor cidade para se trabalhar na Inglaterra.

passeio em cambridge

Se você quer saber mais detalhes sobre como é morar em Cambridge, leia nosso artigo completo sobre o tema.

2. Oxford

A cidade de pouco mais de 150 mil habitantes e onde a universidade mais antiga da Inglaterra, a Universidade de Oxford. Se você é um estudante, tenho certeza de que essa é uma das melhores cidades da Inglaterra para você morar.

A oportunidade de atrair estudantes que demonstram alta performance e desempenho faz com que essa cidade seja também um local muito cultural, dinâmico e internacional.

3. Brighton

Brighton fica pouco mais de uma hora de trem de Londres, o que favorece o aparecimento dela nesta lista. A cidade fica na costa, o que atrai muitos turistas de dentro e de fora da Inglaterra no verão.

brighton na inglaterra

Também já compartilhamos 10 dicas para morar fora.

4. Londres

A capital da Inglaterra apenas ocupa o quarto lugar da lista. Uma das razões se dá porque o aluguel de um escritório por lá é o mais caro do país, o que faz que muitas empresas tenham escritórios em cidades próximas à Londres e muitas startups não sobrevivam na cidade.

5. Bristol

Com pouco menos de meio milhão de habitantes, Bristol aparece no quinto lugar da lista. Além de ser uma atração turística, é uma cidade que se desenvolveu bastante devido à aeronáutica. Veja o que fazer em Bristol nesse artigo.

bristol melhores cidades da inglaterra

6. York

York é uma cidade que possui muitos estudantes universitários, o que reflete no número de startups que surgem na cidade e no número de empresas buscando talentos por lá. A cidade também possui uma taxa de criminalidade baixa, o que favorece a escolha de muitos jovens.

7. Northampton

Esta cidade possui a maior taxa de empregos de todo o país e está no topo da lista para startups que querem prosperar. A localização cercana a Londres também faz com ela seja muito atrativa para empresas que buscam se internacionalizar.

Veja a lista de cidades perto de Londres melhores para morar.

8. Leeds

Em oitavo lugar temos a terceira maior cidade da Inglaterra que contribui com 5% da economia do país, como mencionamos acima.

9. Manchester

A cidade do famoso time de futebol também aparece na lista devido a sua grande internacionalização. É a cidade mais visitada na Inglaterra depois de Londres e se desenvolve nas áreas sociais, tecnológicas, artísticas e esportivas.

Manchester, importante cidade inglesa

10. Liverpool

Com mais de meio milhão de habitantes, a “cidade do Beatles” fica na décima posição desta lista.

Além de ser famosa pela banda e pelo time de futebol, Liverpool também é uma cidade que se desenvolveu devida a sua região portuária, inclusive o famoso Titanic saiu dessa cidade no começo do século XX.

Hoje a cidade atrai além de turistas, muitos festivais, empresas e filmes, sendo a segunda cidade mais filmada em filmes do Reino Unido.

Quais são as maiores cidades da Inglaterra

1. Londres

A terra do Big Ben é maior cidade do país. Estima-se que mais de 8,7 milhões de habitantes
vivam na grande Londres. A “London Commuter Belt” ou a região que é conectada a subúrbios ao redor de Londres via transporte público serve cerca de 14 milhões de pessoas.

Muitas pessoas vivem noutras cidades e trabalham em Londres

Eu moro em Cambridge e possuo colegas que trabalham em Londres e vão trabalhar fisicamente no escritório de 2 a 5 vezes na semana.

Ou seja, o número real de pessoas que se deslocam da sua cidade para trabalhar na capital do país é muito grande. Parte do motivo pelo qual muita gente que trabalha em Londres não vive lá é devido ao alto preço do aluguel, assunto que será tratado em outro texto.

Londres é cidade mais famosa da Inglaterra por ser a capital, por já ter sido palco de muitas batalhas históricas, ter inspirado inúmeros filmes e canções. A cidade possui um charme que reúne o velho e o novo mostrando que continua em constante mudança mesmo tendo mais de 2000 anos de existência.

Conheça uma das principais atrações em Londres, o London Eye.

2. Birmingham

A segunda maior cidade da Inglaterra é famosa por ser o berço de algumas bandas famosas como Black Sabbath e Duran Duran. Ela fica praticamente no centro do país e possui uma população de cerca de 1 milhão de habitantes.

A cidade existe há mais de 850 anos, porém seu crescimento econômico e populacional aconteceu durante a época da Revolução Industrial. Durante a II Guerra Mundial ela foi atacada por muitas bombas, mas passou por um processo de reconstrução durante os anos 50 e 60.

Hoje Birmingham é a 4a cidade mais visitada por estrangeiros no Reino Unido. Uma das destinações mais visitadas é o museu Carbury (museu de chocolate), a Catedral de Birmingham e a Estátua do Touro na cidade. Fun fact: O primeiro campeonato de futebol aconteceu por aqui.

3. Leeds

Leeds é a terceira maior cidade da Inglaterra e conta com mais de 700 mil habitantes. É a cidade com a economia mais diversa do país e é responsável por 5% da economia inglesa.

Além de ser considerada importante para a parte financeira do país, Leeds também é importante pelo aspecto cultural e educacional, sendo a cidade com a quarta maior população estudantil da Inglaterra, o que reflete no número de empresas que buscam atrair talentos por lá.

4. Sheffield

Sheffield possui pouco mais de 500 mil habitantes. A casa do clube de futebol mais antigo do mundo é bem antiga. Acredita-se de que a região tenha sido habitada há pelo menos 12.800 anos, desde a Era Paleolítica.

Cerca de 12% da população ganha mais do que 60 mil libras por ano (mais de 271 mil reais), fazendo com que o distrito de Sheffield seja o lugar que conta com os profissionais que mais acumulam riqueza (notícia em Inglês) na Inglaterra fora de Londres.

5. Bradford

A quinta maior cidade da Inglaterra tem uma população de cerca de 470 mil pessoas. A cidade começou a se tornar relevante para o país durante o século XIX quando se tornou um centro de fabricação têxtil.

Na metade do século XX a indústria começa a cair e desde então Bradford se reinventou como um destino turístico, sendo a primeira cidade do Mundo a receber o título de “Cidade do Filme” reconhecida pela UNESCO.

O título fez com que a cidade se desenvolvesse no aspecto cultural e hoje ela é um lugar onde vários filmes são produzidos e que oferece o festival de animação mais longo no Reino Unido.

Diferença entre as cidades da Inglaterra e do Brasil

Talvez você tenha ficado impressionado com o tamanho das maiores cidades da Inglaterra. No Brasil o termo “cidade grande” se refere a cidades com mais de 500 mil habitantes e metrópole são cidades com mais de um milhão de habitantes.

De acordo com os padrões brasileiros, a Inglaterra só possui uma metrópole e três cidades grandes. Mas não podemos utilizar os mesmo padrões, até porque mesmo sendo menores, algumas cidades menores por aqui oferecem muitas coisas no sentido cultural, educacional e para diversão que no Brasil só vemos nos grandes centros.

Espero que essas listas tenham sido úteis caso você tenha vontade e curiosidade de morar na Inglaterra. Se estiver pensando em morar por aqui não esqueça de analisar os custos e de seguir as dicas de como conseguir um emprego na Inglaterra.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Mari é campo-grandense e já morou em 6 países contando com o Reino Unido, onde vive agora. É bacharel em Relações Internacionais, porém trabalha com Marketing há mais de 4 anos. Ama viajar, aprender novos idiomas, comida, cinema, culturas, bons livros e boa música. Como uma boa sul-mato-grossense, o que mais sente falta é de churrasco com mandioca.