A Inglaterra é um dos destinos preferidos de brasileiros, seja para visitar, morar ou fazer um intercâmbio. O país atrai milhares de pessoas todos os anos devido as suas características históricas, além da ótima qualidade de vida, segurança e oportunidades de emprego. Se você deseja conhecer o país, confira abaixo algumas das melhores cidades da Inglaterra.

Quais as melhores cidades da Inglaterra para morar?

Para quem procura um lugar para morar na Inglaterra, há muitas opções disponíveis, desde lugares que oferecem um estilo de vida mais tranquilo, longe da agitação das cidades mais populosas, até grandes centros como Londres. A escolha, claro, vai depender do seu gosto pessoal e também do orçamento mensal. Isso porque, as cidades maiores possuem custos de vida mais altos, especialmente se você morar no centro.

Cidades menores, por outro lado, são mais econômicas e certamente oferecem um estilo de vida mais calmo, ideal para morar na Inglaterra com filhos. Para ajudar, separamos abaixo as melhores cidades da Inglaterra para morar. Vamos ver?

1. Londres

É claro que a capital da Inglaterra não poderia faltar em nossa lista. Apesar de o custo de vida em Londres ser muito mais caro, a cidade é o maior centro comercial do país. Com quase nove milhões de habitantes, é considerada uma das cidades financeiras mais importantes.

Para quem não gosta de ficar em casa, não faltam opções de passeios em locais históricos de grande importância como a Torre de Londres, a Tower Bridge e o Palácio de Westminster. Tudo isso sem contar as universidades, catedrais, monumentos, jardins, pubs e as boutiques de compras. Londres realmente não pára.

E diferente do que muitos pensam, Londres não é a cidade mais chuvosa da Inglaterra. Apesar de o clima chuvoso ser predominante, o clima é mais quente do que na região norte do país. Além disso, o verão costuma ser bastante agradável e ter dias longos, com o nascer do sol antes das 5 da manhã e o pôr-do-sol quase 10 horas da noite.

2. Bristol

Bristol é uma charmosa cidade no sudoeste inglês que faz fronteira com o País de Gales. Ela possui antigas tradições marítimas e é hoje um dos centros mais importantes e interessantes da Grã-Bretanha. São quase 500 mil habitantes e tem a economia em torno da cultura e criatividade, com muitas agências de comunicação e design.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

O centro da cidade é repleto de lojas de cafés, bares e restaurantes. É fácil se locomover com o transporte público e até carro próprio. Por fim, o verão é bastante agradável com temperaturas até 26° e o inverno é bastante rigoroso, como no resto do país.

3. Birmingham

Birmingham é outra cidade grande, que conta com mais de 1 milhão de habitantes. Este centro diversificado e inspirador está localizado nas chamadas Midlands, ou seja, no centro do país e por isso está entre as melhores cidades da Inglaterra para morar porque ela é facilmente acessível para a maioria dos outros locais do Reino Unido.

Birmingham na Inglaterra

Ela também é considerada uma das cidades com mais jovens da Europa e tem como principal centro comercial, sua riqueza sociocultural. Além disso, tem grande tradição no artesanato e na indústria. Vale ressaltar que, apesar do verão agradável, o inverno na cidade é bastante frio. Ao longo do ano, em geral, a temperatura varia de 1 °C a 21 °C.

Por fim, para se locomover na cidade, existem várias opções de transporte público, trem e aplicativos.

4. Leeds

Leeds está localizada no condado de West Yorkshire, no norte da Inglaterra, tem cerca de 800 mil habitantes e é a terceira maior cidade do país. Sendo assim, tem boas oportunidades de trabalho. Além disso, conta com o segundo maior centro comercial do país, com shoppings e lojas.

Se você gosta de cultura, ópera e museus, em Leeds não vai faltar programação aos fins de semana. Isso sem contar que a cidade também é conhecida por seus clubes e vida noturna. Nela, existem pubs tradicionais, bares de coquetéis modernos, restaurantes renomados, quiosques e músicas ao vivo.

A poucos quilômetros da cidade estão locais com paisagens magníficas, ótimos para uma escapada no fim de semana. A cidade conta com um aeroporto que faz voos para todo o Reino Unido. O clima é bastante ameno, embora os invernos sejam frios.

5. Manchester

Manchester, com uma população de cerca de meio milhão de habitantes, é uma cidade muito menor do que Londres e o custo de vida é consideravelmente mais baixo.

Mas Manchester não deixa de ser importante. Ela é o terceiro maior porto comercial da Inglaterra e capital da Revolução Industrial, sendo até hoje um importante polo industrial nos setores têxtil, vestuário, metalurgia, eletrotécnica, tabaco, químico-farmacêutico, petroquímico, alimentício, madeira, papel e borracha.

A cidade impressiona por sua beleza natural, nos caminhos de paralelepípedos, parques e avenidas arborizadas e nos incríveis murais que colorem e animam Manchester. É um importante centro urbano e muito rico em cultura, com uma miríade de museus, teatros e salas de música.

É importante mencionar, no entanto, que a cidade tem invernos e verões frios. De junho a setembro, as temperaturas são um pouco mais altas, os dias são mais longos e o clima é mais ameno. Por fim, como é uma cidade pequena da Inglaterra, é possível se transportar facilmente a pé ou com transporte público.

Qual cidade da Inglaterra tem melhor qualidade de vida?

Muitos brasileiros que desejam morar na Inglaterra estão em busca de uma melhor qualidade de vida. Ou seja, buscam por uma educação, saúde e segurança melhores que o Brasil.

Para fazer a análise das melhores cidades da Inglaterra no quesito qualidade de vida, usamos os dados do site Numbeo. Assim, consideramos Cambridge a cidade com melhor qualidade de vida na Inglaterra. Os níveis são considerados bastante elevados, no site é 169,50 (de um total de 200).

Além disso, Cambridge conta com índices de saúde, educação, poder de compra e temperatura agradável. Ao mesmo tempo, a poluição e o tempo perdido no trânsito é bem baixo.

Outras cidades

Outras cidades com boa qualidade de vida são:

  • Leeds: indicadores de clima e saúde muito elevados. Ao passo que segurança, custo de vida e poluição é moderado. Pontuação – 158,29;
  • Bristol: bons índices de saúde, clima, poder de compra e segurança. Pontuação – 157,31;
  • Manchester: a poluição é baixa assim como o tempo perdido no trânsito. Enquanto o clima, saúde e segurança tem altos índices. Pontuação – 144, 31.

Melhor cidade da Inglaterra para intercâmbio

Quem quer fazer intercâmbio também procura a melhor cidade da Inglaterra para estudar. É claro que o intercâmbio em Londres chama atenção e é a primeira opção de muitas pessoas por conta da vida agitada e boas oportunidades.

Por outro lado, o custo de vida na cidade é muito caro. Sendo assim, aqui, queremos ir além do óbvio. Para ajudar, veja o top 5 das melhores cidades da Inglaterra para intercâmbio.

1. Cambridge

É claro que Cambridge deve estar no topo da nossa lista. A famosa cidade universitária fica apenas a 80 km ao norte de Londres. O centro da cidade está organizado em torno da área onde se situam os grandes colégios históricos e não perdeu o encanto aristocrático que sempre teve desde a fundação da Universidade de Cambridge (século XIII), listada como as 5 melhores universidades da Europa e do mundo.

São 31 faculdades na cidade e é ideal para quem quer fazer intercâmbio.

2. Oxford

Outra cidade universitária que não poderia faltar entre as melhores cidades da Inglaterra para intercâmbio é Oxford. Lá está a Universidade de Oxford, a primeira do país, fundada ainda neste século XIII e uma das mais prestigiadas do mundo.

Além da famosa universidade, a cidade conta com diversas faculdades, institutos superiores e de pesquisa, museus, bibliotecas (incluindo a Biblioteca Bodleian, fundada em 1602) e teatros. A universidade está equipada com um vasto complexo de laboratórios, museus, bibliotecas, entre outros. Ou seja, é o lugar ideal para quem quer aprimorar os estudos em um intercâmbio.

3. Liverpool

Já pensou em fazer o seu intercâmbio no mesmo lugar em que John, Paul, George e Ringo nasceram? A terra dos Beatles é conhecida como uma das melhores para se estudar e fazer um intercâmbio. Liverpool fica perto de Londres, apenas 2 horas de trem, e tem um custo de vida muito mais baixo do que na capital, além de muitas escolas e universidades com programas especiais para intercambistas.

Também tem uma vida noturna bastante agitada e muitas opções de lazer.

4. Brighton

Brighton é outra cidade perto de Londres e tem um custo de vida ainda mais baixo. A apenas 90 quilômetros de distância da capital, a cidade é conhecida como Londres à beira-mar e é ideal para quem não abre mão de uma praia. É claro, que não são tão quentes quanto as praias brasileiras, mas com certeza é um atrativo.

A cidade tem uma vida cultural e noturna bastante agitada e atrai muitos jovens. Também, em julho ou agosto, acontece a maior parada do orgulho LGBT do mundo. Além de duas universidades e uma faculdade de medicina.

5. Manchester

Quem quer viver um intercâmbio em uma cidade grande, sem precisar arcar com os custos da cara Londres, pode ter em Manchester uma excelente opção. Ela é moderna, dinâmica, possui uma rede de transporte muito eficiente e até um serviço de ônibus gratuito.

A cidade tem cerca de 3,6 milhões de habitantes e é um grande centro econômico da Inglaterra, ou seja, é ótimo se você pretende estudar e trabalhar na Inglaterra.

Bath e uma das melhores cidades da Inglaterra

Qual a melhor cidade da Inglaterra para aprender inglês

Primeiramente, vamos partir do pressuposto que se você vai para a Inglaterra para estudar o idioma, deve se interessar em falar o inglês correto, sem os sotaques fortes que caracterizam o norte e o centro da Inglaterra. Se você quiser aprender inglês padrão, vá para o sul.

Dessa forma, consideramos que Cambridge é a melhor cidade da Inglaterra para aprender inglês. A cidade universitária tem algumas das melhores escolas de idioma do mundo. Também, lá eles praticam o inglês sem variações ou sotaques, um inglês verdadeiramente puro. Além disso, como reúne estudantes de vários países, é perfeito para um intercâmbio cultural.

A cidade é o berço de estudiosos como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking. Além disso, com apenas 100 mil habitantes, você pode andar facilmente a pé, já é uma grande economia de transporte, não é mesmo?

Apenas a 65 quilômetros de Londres, cerca de 1h30, tem um custo de vida muito mais baixo do que na capital. Ou seja, se você quiser conhecer Londres, basta uma curta viagem.

Outras cidades para estudar inglês

No entanto, Cambridge não é a única cidade boa para quem quer estudar inglês, veja outras alternativas:

  • Londres: apesar do custo de vida, Londres sempre tem o seu charme. A capital é muito rica em cultura, oportunidades de emprego, escolas de idiomas e é bastante atrativa para turistas. Também é o melhor lugar para aprender inglês voltado para negócios;
  • Bristol: é um tesouro escondido, também perto de Londres é considerada uma das cidades culturalmente mais importantes do sul da Inglaterra. Também tem teatros, cervejarias e festivais de música. Além de ter um custo de vida melhor do que a capital;
  • Brighton: como dissemos acima, a cidade fica perto de Londres, ao sul, no Canal da Mancha, e tem um custo de vida muito mais baixo. Além disso, a vida social na cidade também é muito agitada. Também, as escolas de inglês tem o ensino do mais alto nível.

Quais as melhores cidades da Inglaterra para visitar?

Mas e quem quer apenas viajar para a Inglaterra por alguns dias? A Inglaterra tem cidades maravilhosas para o turismo.

Vamos ver as cinco melhores cidades da Inglaterra para visitar?

Londres

Como sempre, Londres faz parte da nossa lista. Afinal, a capital é a principal cidade do país e uma das mais visitadas. E motivos não faltam: são muitos pontos turísticos como o Palácio de Buckingham, a cerimônia da troca da Guarda de Sua Majestade, o Big Ben, a Casa do Parlamento e a Catedral de São Paulo em Londres.

Isso sem contar que Londres é uma das principais cidades artísticas do mundo. São muitas galerias de artes, visitadas por milhões de pessoas todos os anos. Londres é a mistura perfeita de uma cidade que reúne cultura, história e modernidade em um único lugar.

Bristol

Também já falamos bastante de Bristol aqui, mas a cidade não poderia ficar de fora. Ela é conhecida por sua arte de rua e lar de Banksy, o seu grande expoente. Isso sem contar que é um dos lugares mais bonitos da Inglaterra, tem um clima ameno, atividade cultural dinâmica, muita história e cultura. São muitas coisas para fazer, os festivais acontecem o ano todo, além de muitas opções de restaurantes e estadia.

Bath

Um dos melhores lugares para se visitar na Inglaterra é Bath. Além de ser uma das cidades inglesas mais bonitas, há muita coisa para se fazer. Existem muitos spas locais, água quente e hidromassagem. Para se ter ideia, ela é considerada Patrimônio da Humanidade por conta do seu templo romano em homenagem à Deusa Minerva, hoje chamado Museu dos Banhos Romanos.

Se você ama literatura inglesa, esse é o lugar certo. A cidade e os salões de baile de estilo georgiano foram cenário dos livros Persuasão e Northanger Abbey da famosa escritora Jane Austen. Além disso, você pode ver o Jane Austen Centre e os Bath Assembly Rooms, são realmente muito interessantes.

Dorset

Se você está em busca de belas paisagens e aventuras ao ar livre, você deve ir a Dorset, um dos melhores lugares para se visitar na Inglaterra. O pequeno condado é lindo e conta com pontos turísticos incríveis. Podemos destacar a famosa Costa Jurássica, que vai de East Devon a Old Harry Rocks, perto de Swanage, que foram formados há milhões de anos, durante o período Triássico.

Outra paisagem de tirar o fôlego é o Durdle Door, um penhasco em arco em uma das praias mais bonitas de Dorset. Uma opção de passeio incrível é a vila de Tyneham, abandonada durante a Segunda Guerra Mundial.

York

A “velha” York não é tão conhecida como a sua filha norte-americana, mas a cidade vale a pena ser visitada. Ela é a capital do famoso Yorkshire Pudding, um das comidas típicas da Inglaterra e é realmente fascinante. A cidade tem um ar Viking e um aspecto fascinante de uma cidade medieval, perfeita para passear. Impossível não ver a Catedral Gótica: afinal, é a maior da Inglaterra.

Você também tem que ir para The Shambles cheia de ruas de paralelepípedos, cafés e restaurantes, que também inspirou o Beco Diagonal de Harry Potter!

As melhores cidades da Inglaterra são fascinantes em vários aspectos, não é mesmo? Se você quer viver no país, recomendo o nosso e-book “O sonho de viver na Europa”, que reúne diversos relatos de brasileiros que cruzaram o Atlântico em busca de uma nova vida. Eles compartilham as vantagens e desvantagens, facilidades e dificuldades que encontraram no caminho da mudança. É super legal e vai te ajudar a se inspirar e refletir.