Morar nas cidades pequenas da Inglaterra é o destino certo para quem busca por uma boa qualidade de vida e com um custo mais baixo em comparação às grandes cidades como Londres. Confira neste artigo quais são as melhores cidades do interior do país e os principais requisitos para morar no interior da Inglaterra.

Melhores cidades pequenas da Inglaterra para morar

As cidades pequenas da Inglaterra são repletas de pontos históricos, boa qualidade de vida e com boas atrações. Portanto, conheça a seguir quais são os destinos que você deve incluir na sua lista:

1. Rye

Rye é uma das cidades pequenas da Inglaterra para morar no país. O destino é encantador devido a sua arquitetura medieval com um castelo no centro da cidade, que é o destino de muitos turistas. Além disso, é cercada por rios e está próxima do mar.
Está localizada há mais de 100 km de Londres e tem aproximadamente 10 mil habitantes. É um bom destino para quem busca uma boa qualidade de vida e estilo de vida calmo.

2. Burford

Burford é uma cidade pequena do condado de Oxfordshire com aproximadamente 1.500 habitantes. A cidade preserva uma arquitetura medieval com casas, igrejas e edifícios antigos. É um dos destinos mais populares devido a sua beleza natural, ótimos lugares para comer, dormir e passear também.
Outro bom motivo para morar na cidade é o seu calendário de eventos, incluindo o festival bienal de Burford e o dia anual de Levellers. Vale a pena conhecer essa charmosa cidade do país.

3. Bakewell

Bakewell é mais uma das cidades pequenas da Inglaterra repleta de histórias fascinantes. Foi construída em meados dos anos de 900 e até hoje preserva museus e pontos turísticos históricos. Jane Austen também morou na cidade em 1811. Mas as vantagens de morar nessa cidade não se limitam a isso.
Atualmente, Bakewell tem uma grande variedade de lojas, pubs e restaurantes. Todos os anos acontece o carnaval anual na cidade. Também existem várias opções de hospedagens na cidade. É um destino tranquilo para morar e viver com boa qualidade de vida.
Brasileiros na Inglaterra: como é a vida dos brasileiros no país.

4. Weymouth

Weymouth é uma majestosa cidade beira-mar da Inglaterra. Tem esculturas de areia e o Forte de Nothe que foi construído pelos vitorianos para proteger o porto próximo da cidade. Weymouth é conhecida por seu fantástico programa de eventos durante todo o ano.
É uma boa cidade para morar devido a sua qualidade de vida, escolas e vida pacata. Os habitantes podem aproveitar os fins de tarde para explorar a espetacular paisagem costeira em uma caminhada.

5. Beaconsfield

Beaconsfield está entre uma das melhores cidades pequenas da Inglaterra para morar, sendo ideal para quem precisa trabalhar ou estudar na capital. A qualidade de vida ímpar é outro ponto que torna essa cidade uma boa opção para morar. Beaconsfield tem o ar tranquilo típico das regiões do interior do país, com poucos carros e um ritmo de vida mais calmo.
A beleza natural de Beaconsfield é impressionante e conquista a todos que preferem uma pequena cidade. Portanto, se você está a procura de um lugar pero de Londres, essa é uma boa opção.
Cambridge cidades pequenas da Inglaterra

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Melhores cidades pequenas perto de Londres

Apesar de Londres ser uma cidade maravilhosa, existem outras opções interessantes para quem deseja morar na Inglaterra. Confira algumas das melhores cidades pequenas perto da capital.

1. Canterbury

Patrimônio da Unesco, Canterbury é uma pequena cidade medieval que está a uma hora de distância de trem da capital. Com várias construções de séculos passados, ela possui diversas opções de lojas de vários segmentos para atender às necessidades dos habitantes.
A maioria das pessoas que moram nessa pequena cidade trabalham ou estudam em Londres. Portanto, é comum ver a estação de trem lotada no período da manhã, assim como os bares, restaurantes e outros estabelecimentos noturnos no final do dia.
Devido a sua localização privilegiada, em apenas 20 minutos os moradores podem aproveitar a praia da região e em 15 minutos de caminhada passear em alguma floresta.

2. Cambridge

Cambridge é historicamente conhecida como a cidade dos estudantes na Inglaterra. Além da famosa Universidade de Cambridge, ela possui uma ampla área verde e parques que convidam os moradores a praticarem atividades ao ar livre.
A menos de 1 hora de trem de Londres, a proximidade da capital é outro fator que atrai os estudantes e profissionais para a região. Assim como as muitas opções de restaurantes, bares e casas noturnas. No entanto, antes de escolher essa cidade, é importante saber que o custo de vida é um pouco mais alto que as demais. Para arrendar um imóvel na região central, é preciso desembolsar mais de mil libras por mês.

3. Guildford

Guildford entra no ranking das melhores cidades pequenas da Inglaterra perto de Londres por estar cercada de montanhas e vales. Além disso, ela tem excelentes escolas e estar apenas a meia hora de trem da capital.
Por estar perto de Londres, o custo de vida na cidade é um pouco mais alto. Isso se reflete nos preços do mercado imobiliário para quem deseja morar na região. O grande destaque da cidade é a Universidade de Surrey, sem contar a ótima qualidade de vida na cidade sem a poluição de Londres e crescimento desordenado.

4. Brighton

Brighton é famosa como a mini Londres da Inglaterra. A quase 1 hora de trem da capital, essa cidade litorânea tem excelentes restaurantes, bares, lojas e baladas que garantem uma vida noturna agitada para os moradores.
A rua principal e o píer de Brighton são repletos de arte e música. Essas características refletiram na pesquisa realizada em 2015 no Reino Unido, quando ela ganhou como população mais orgulhosa de sua cidade. Muito popular entre estudantes que fazem intercâmbio de inglês, a cidade possui diversas escolas e um custo de vida barato.

5. Bath

Além das águas termais, a cidade possui vários teatros e lugares históricos que chamam a atenção dos seus moradores. Ademais, essas características fizeram que Bath fosse eleita como patrimônio mundial da Unesco.
Bath é sem dúvida uma das mais charmosas cidades pequenas da Inglaterra para morar. Os moradores podem aproveitar os banhos romanos, assim como a Pulteney Bridge e o Royal Crescent, um arco com casas de estilo Georgiano que já serviu de locação para produções baseadas nos livros de Jane Austen.
10 melhores cidades para viver na Europa: conheça o ranking.

6. Bournemouth

Bournemouth é uma pequena cidade localizada no sul da Inglaterra. Os moradores podem chegar a capital em apenas 2 horas em trem ou ônibus com preços de passagens acessíveis.
Embora os aluguéis de apartamentos no centro da cidade sejam mais caros, existem alternativas mais econômicas como vilas e bairros a uma distância razoável da estação de trem com bons preços.
Além disso, é possível se locomover pela cidade andando ou de bicicleta. Isso sem abrir mão das comodidades de Londres, pois os moradores podem ir e voltar da capital de forma rápida e sem complicações.

Comprar casa na Inglaterra: como funciona o processo e quanto custa.

Melhores cidades pequenas para fazer intercâmbio na Inglaterra

O Reino Unido é um dos principais destinos para fazer intercâmbio. Diante disso, selecionamos as melhores cidades pequenas da Inglaterra para estudar com base nas características de cada uma delas. Confira.

1. Torquay

Conhecida como Riviera Inglesa, Torquay é uma cidade litorânea com belas praias, jardins intocados, casarões vitorianos e vilas campestres. Com um dos climas agradáveis da Inglaterra, ela é uma boa opção para quem deseja fazer intercâmbio.
Além disso, a cidade também chama atenção pela história literária que ela possui. Berço de Agatha Christie, inspirou a maior escritora policial de todos os tempos e sua trajetória está nos hotéis e galerias de arte da cidade.

2. Cambridge

Cambridge tem as melhores universidades e centros de estudos do mundo. Apesar de ser uma das cidades pequenas da Inglaterra, ela reúne uma grande comunidade acadêmica e conta com diversas atividades e atrações para os estudantes.
A arquitetura da cidade, seus museus, parques e galerias são uma atração a parte. A apenas 80 km de Londres, Cambridge tem um centro de compras diversificado com artesanato local e produtos de marcas conhecidas.

3. Oxford

É impossível não associar Oxford com ensino de excelência e instituições de prestígio. No entanto, além dessa característica, a cidade também oferece uma arquitetura harmoniosa e pontos turísticos que agradam a todos.
Os estudantes de intercâmbio que escolhem a Universidade de Oxford podem fazer uma profunda imersão na cultura inglesa. A cidade conta com museus, galerias e igrejas que refletem a história da Inglaterra.

Como morar em uma das melhores cidades pequenas no interior da Inglaterra

Para morar em uma das melhores cidades pequenas no interior da Inglaterra, é preciso providenciar a documentação e o visto para viver oficialmente no país. Então, confira a seguir quais são os principais requisitos:

Documentos necessários

Para morar em um das cidades pequenas da Inglaterra, é preciso apresentar alguns documentos básicos dependendo do motivo para viver no país. Mas de forma geral, os principais documentos são:

  • Visto de residência;
  • Visto de estudo;
  • Visto de trabalho;
  • Passaporte atual e válido;
  • Comprovante financeiro com quantia suficiente para morar no país;
  • Seguro viagem.

Note que todos os documentos apresentados devem ser autenticados pelas autoridades competentes e ter tradução juramentada. Caso tenha dúvidas sobre a documentação e a solicitação do pedido de visto, acesse o site oficial do governo.
Além disso, o visto de permanência deve ser solicitado no site do governo britânico. Após preencher o formulário, será preciso fazer uma entrevista pessoal no Consulado do Reino Unido no Brasil e apresentar os documentos requeridos.

Vistos para morar na Inglaterra

Se você não tiver cidadania britânica, terá que pedir o visto para morar na Inglaterra. De maneira geral, o governo emite esse tipo de autorização nos seguintes casos:

  • Visto de estudo: o Tier 4 é indicado para estudantes que desejam fazer cursos de longa duração. Mas, caso o curso seja de até seis meses, será preciso optar pelo Short Term Visa. O principal requisito para solicitar a autorização é estar matriculado em uma instituição de ensino na Inglaterra;
  • Visto de trabalho: o Tier 2 é o visto de trabalho mais popular, pois abrange diversas profissões de longa duração. Além disso, o Tier 5 é indicado para trabalhos temporários e o Tier 1 para os investidores;
  • Visto de casamento: como o nome indica, esse visto é para quem pretende se casar com um cidadão britânico na Inglaterra e morar no país.

Tem emprego nas cidades pequenas da Inglaterra?

Sim, existem ofertas de empregos nas cidades pequenas da Inglaterra. No entanto, as opções são limitadas se comparadas com as grandes cidades e capital do país, onde estão localizadas as grandes empresas e multinacionais.
Ainda sim, vale a pena pesquisar nos sites de emprego para ter uma ideia dos tipos de trabalho que você pode encontrar nas cidades menores.

Vale a pena morar nas cidades pequenas da Inglaterra?

Eu moro em uma cidade do interior da Inglaterra com cerca de 20 mil habitantes e, para quem tem filho, eu realmente acho que vale a pena sair do Brasil e escolher uma cidade menor. A qualidade de vida é excelente, com escolas públicas de qualidade e a facilidade de poder fazer tudo de bicicleta ou andando. Particularmente, eu não me vejo morando em Londres com criança porque, para morar bem, os gastos seriam astronômicos.
Hoje eu consigo viver em uma casa boa, com jardim e espaço, perto de parques e mercado, pagando muito menos da metade do que pagaria para morar em um imóvel pequeno na capital. Tanto é que, com a pandemia, nós percebemos um êxodo gigante de famílias trocando Londres pelas cidades pequenas da Inglaterra.
Eu tenho acesso a vários mercados, áreas verdades e outras comidades e, caso preciso de algo especial, estou a poucos minutos de trem de uma cidade maior. Portanto, assim como eu, inúmeras outras famílias de brasileiros preferem a calmaria das cidades pequenas.
Por outro lado, para quem é mais jovem e sem filhos, as cidades pequenas da Inglaterra não são ideias porque realmente faltam mais opções de lazer e empregos. Vamos dizer que a vida pode ser pacata demais para quem procura por divertimento. Mas claro, é uma opção muito pessoal e algumas cidades podem oferecer atrações mais divertidas como Brighton e as cidades universitárias.
Portanto, se você está em dúvida, vale a pena conversar com quem mora no país, entrar em grupos de redes sociais e pesquisar bastante. Se você estiver interessado, não deixe de ler um pouco mais da minha história e como vim morar na Inglaterra.