Cidades perto de Londres: conheça as 10 melhores para morar

Quando ouvimos dizer que alguém vai morar na Inglaterra, logo pensamos na capital londrina. Mas é bom lembrar que existem outras cidades perto de Londres igualmente sensacionais. Explorar todas as alternativas certamente é um bom caminho.

Por isso, separamos uma listinha com 10 cidades perto de Londres que oferecem ótima qualidade de vida e ainda são uma excelente opção para quem procura um pouco mais de tranquilidade.

10 cidades perto de Londres com boa qualidade de vida

Certamente Londres é uma cidade maravilhosa. Ninguém pode negar! Mas você pode encontrar outras opções para morar na Inglaterra muito bacanas e bem próximas da capital. Confira as 10 que oferecem melhor qualidade de vida e saiba qual é o destino ideal para você.

1. Canterbury

Distante uma hora de trem da capital, escolhida como patrimônio da Unesco, Canterbury é uma pequena cidade medieval que parece ter sido tirada de um livro. Quem visita a região vai entender os motivos, são várias as construções de séculos passados e sua rua principal possui diversas opções de lojas dos mais variados segmentos.

A maioria das pessoas que moram em Canterbury trabalham em Londres. Por isso, é muito comum notar a estação de trem lotada entre 6h e 8h da manhã. Além disso, é uma cidade universitária, com uma vida noturna bastante agitada.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

A localização é outro ponto positivo. Em 20 minutos você está na praia e em menos de 15 minutos de caminhada você pode se aventurar em alguma floresta.

Morar em Canterbury também é mais econômico, principalmente para quem for morar sozinho. É possível alugar um apartamento de 1 quarto no centro da cidade por £716,67. Esse valor é cerca de 60% mais barato do que alugar apartamento em Londres. Além disso, por ser uma cidade pequena você pode usar transportes alternativos para se locomover na cidade.

2. Cambridge

Cambridge é conhecida como a cidade dos estudantes na Inglaterra e certamente uma das mais antigas do país. E como não deixar de falar daqui sem mencionar a famosa Universidade de Cambridge?

Com sua área verde ampla e diversificada, parques e muita atividade ao ar livre, é uma das cidades perto de Londres mais desejadas por estudantes. Além disso, Cambridge também tem muitas opções de bares, restaurantes e casas noturnas.

A cidade está a menos de 1 hora de trem de Londres, por isso você pode morar aqui e trabalhar na capital inglesa. Ou quem sabe ao contrário?

morar em Cambridge perto de Londres

Contudo, o custo de vida em Cambridge é um pouco mais alto, se comparado com outras cidades perto de Londres. É preciso desembolsar mais de mil libras por mês para alugar um imóvel no centro da cidade.

Mas é claro, existem opções mais baratas em bairros um pouco mais afastados. Os preços dos alimentos também são parecidos com os de Londres, por isso é preciso planejar bem o orçamento para viver na cidade. Principalmente, se você for estudante.

3. Guildford

Guildford é outro sonho de cidade perto de Londres para morar. Do centro é possível ver as montanhas e vales que cercam a pequena cidade, que tem excelentes escolas.

Ela fica a cerca de meia hora de trem de Londres, no caminho das praias de Bournemouth e Portsmouth.

Por ser próxima de Londres, o custo de vida em Guildford é um pouco mais alto. O mercado imobiliário da cidade está aquecido, e para viver de forma econômica é preciso ter mais de £1.300 por mês.

Afinal, só o aluguel de um apartamento pequeno custa cerca de £1.155. Isso sem contar que os alimentos são apenas 5% mais baratos que a capital e os gastos com contas de casa são 30% mais altos.

Conheça melhor o custo de vida na Inglaterra e saiba o que mais pesa no orçamento para viver no país.

4. Brighton

Brighton é uma cidade litorânea, conhecida como a mini Londres da Inglaterra. Ela está distante quase 1 hora de trem da capital britânica. Em uma pesquisa realizada em 2015 no Reino Unido para saber qual população é mais orgulhosa de sua cidade, Brighton ficou em primeiro lugar.

A cidade é composta por um pessoal muito descolado. Tem excelentes opções de restaurantes, baladas, bares e lojas. Na cidade se encontra muita arte e música pelas ruas, especialmente no famoso píer de Brighton e na rua principal.

Além disso, Brighton também é muito popular entre os estudantes que fazem intercâmbio de inglês. Com diversas escolas, muitos estudantes brasileiros e de outras partes do mundo moram em Brighton.

Certamente o custo de vida barato de Brighton é um dos motivos que atraem tantos estudantes. Segundo o site Numbeo, com £950 é possível alugar um apartamento de 1 quarto no centro da cidade. Por isso, ela não vai comprometer muito o orçamento mensal.

Mas é preciso ficar atento, pois os preços dos alimentos e despesas de casa são bem parecidas com os da capital. O ideal é ter uma renda mensal maior que £1.100 para uma pessoa viver economicamente na cidade.

5. Bath

Principal região de águas termais na Inglaterra, nos anos 60 os romanos construíram diversas “casas de banho” na cidade. Por isso, Bath é considerada uma cidade spa. Além dessa curiosidade, Bath é cheia de grandes teatros e lugares históricos. Ela inclusive é reconhecida como patrimônio mundial da Unesco.

Uma das cidades perto de Londres mais charmosa, Bath também atrai muitos turistas que visitam os banhos romanos, a Pulteney Bridge e o Royal Crescent. Trata-se de um arco com casas de estilo Georgiano, que além de ser um marco em Bath, já serviu de locações de filmes e séries baseadas nos livros de Jane Austen.

Vista aérea da cidade de Bath

A viagem de Londres dura cerca de uma hora em transporte público. Em média, uma passagem de trem de Londres para Bath custa £40. Mas também existe a possibilidade de viajar de ônibus ou carro próprio até a capital. Além da qualidade de vida, Bath pode ser uma cidade barata de morar, se comparada com Londres.

Segundo o Numbeo, o preço do aluguel de um apartamento é 40% mais barato do que o da capital, custando aproximadamente £900. Embora as despesas com as contas de casa e alimentação sejam um pouco mais caras, ainda é possível viver bem em Bath, com um orçamento econômico.

6. Bournemouth

Bournemouth é um dos principais destinos de verão da Inglaterra. Está localizada no condado de Dorset, no sul da Inglaterra, a apenas 2h de Londres. É possível viajar de trem ou de ônibus para Londres, mas os preços das passagens variam de acordo com o meio de transporte. Em média, um ticket de trem custa £60 e o de ônibus £17.

Morar no centro da cidade sempre será mais caro. Por isso existem diversas opções de vilas e bairros, a uma distância razoável da estação de trem, mas que são excelentes para morar.

O aluguel de um apartamento fora do centro, por exemplo, custa £631,67 e os gastos com a casa são de cerca £133,68. Em geral, o custo de vida é bem econômico. Não é à toa, que Bournemouth é uma ótima cidade para morar na Inglaterra.

Aliás, uma das vantagens de morar em cidades perto de Londres é que você pode fazer praticamente tudo andando ou de bicicleta!

Conheça outras cidades da Inglaterra que estão na lista das melhores para morar.

7. Beaconsfield

Distante cerca de 1 hora de Londres, é ideal para quem precisa trabalhar ou fazer uma visita rápida a capital inglesa. Os tickets de trem da cidade para a capital custam cerca de £13. A viagem também pode ser feita de carro, nesse caso o custo será de £40 e o percurso pode ser feito em menos de 1 hora.

Beaconsfield oferece uma qualidade de vida ímpar. A cidade tem um ar tranquilo, excelente para o bem-estar das pessoas. Poucos carros, muito ar puro e um ritmo de vida do interior.

Beaconsfield, aliás, é dona de uma beleza natural impressionante. Por isso, se você está procurando por cidades perto de Londres para morar, nossa indicação é Beaconsfield!

8. Amersham

Quem está procurando por cidades perto de Londres para morar, certamente não deve deixar de pesquisar sobre Amersham. A apenas 1 hora de distância da capital, a cidade é extremamente tranquila. Uma passagem de trem da cidade para Londres é econômica, a partir de £9. É uma boa opção para quem deseja ter um custo de vida mais barato e morar próximo à capital.

Mesmo tão perto do grande centro urbano do país, Amersham oferece uma vida pacata, bem no estilo do interior.

Para quem gosta de paz, mesmo sem estar muito longe da capital, Amersham sem dúvida uma das melhores cidades perto de Londres para morar.

9. Liverpool

Terra dos Beatles, Liverpool também é uma das cidades mais populares para intercâmbio na Inglaterra. Grande polo cultural, artístico e esportivo do país, é uma daquelas cidades perto de Londres que muitas pessoas vão desejar morar.

Situada no noroeste da Inglaterra, Liverpool fica a duas horas de Londres. Mas a maneira mais rápida de ir até Londres é de trem e você encontra passagens a partir de £60. Se você tiver mais tempo disponível e quer economizar, pode viajar de ônibus também. Existem tickets a partir de £15.

morar em Liverpool perto de Londres

Apesar de ter apenas 550 mil habitantes, a cidade é considerada uma das mais populosas do Reino Unido. Se você morar aqui também está muito próximo de cidades importantes como Manchester. Daqui você está no meio do caminho para a Escócia e pode ir de balsa para a Irlanda.

Mesmo sendo uma das cidades mais populares da Inglaterra, o custo de vida em Liverpool é barato, se comparado com a capital. É possível alugar um apartamento no centro da cidade por £654,77, cerca de 60% mais barato do que em Londres. Além disso, os custos com as despesas da casa e alimentação também são mais econômicos.

10. York

De trem, a distância de York a Londres é de 2 horas. Em geral, a tarifa de trem da cidade para Londres é de £30, mas existem passagens de ônibus a partir de £19. York é sinônimo de tranquilidade. Com muita natureza, história e cultura, é umas das cidades perto de Londres ideal para morar.

Típica cidade do interior, York não tem uma vida noturna agitada. Mas mesmo assim, certamente é um lugar muito interessante para viver. Se você gosta de atividades ao ar livre – caminhadas, passear de bicicleta e trilhas, aqui é o seu lugar.

E não podemos deixar de falar da famosa The Shambles. Aqui parece que você está dentro de um dos filmes do Harry Potter. A agitação de pessoas entrando e saindo das lojas e restaurantes medievais transportaram você através do tempo.

Além de ser uma cidade pacata, York também é mais econômica de morar. É possível alugar um apartamento pequeno longe do centro da cidade por £613,89 e os gastos com a casa giram em torno de £196,65. Então, você precisa ter no mínimo mil libras por mês para viver bem na cidade.

Vale a pena morar em uma das cidades perto de Londres?

Sim! Morar nas cidades perto de Londres é uma ótima alternativa para quem deseja ter uma boa qualidade de vida, com um orçamento mais econômico. Além disso, cidades como Cambridge, Liverpool e Bath são repletas de atrações turísticas e históricas para você conhecer. Isso sem comentar das belezas naturais de Beaconsfield, por exemplo.

Mas para você tomar uma boa decisão, confira a seguir uma lista com as vantagens e desvantagens de morar em uma cidade perto de Londres.

Vantagens das cidades perto de Londres

  • Custo de vida econômico;
  • Ótima qualidade de vida;
  • São cidades pequenas onde você pode usar transportes alternativos, como bicicletas, para se locomover;
  • Cidades próximas da capital, com no máximo 2 horas de distância.
  • Mais segurança;
  • Comunidade mais amigável.

Desvantagens das cidades próximas da capital

  • Não oferecem a infraestrutura da capital, com grandes hospitais e multinacionais;
  • Algumas cidades são pacatas, diferente da vida badalada de Londres;
  • Oportunidades de emprego podem ser menores em cidades pequenas.

Comparativo do custo de vida

Que a vida nas cidades perto de Londres é mais barata, isso provavelmente você já percebeu. Mas para tornar essa diferença ainda mais clara, confira a seguir um comparativo de custo de vida entre Londres, Cambridge, Liverpool e York. Os dados foram coletados no site Numbeo.

Despesa Londres Cambridge Liverpool York
Aluguel de apartamento de 1 quarto no centro da cidade £1.728,91 £1.055,95 £654,77 £758,64
Contas mensais de casa (água, energia, aquecimento) £171,83 £200,52 £157,47 £196,65
Transporte passe mensal £150 £60 £65,11 £55
1 litro de leite £0,95 £0,89 £0,88 £0,98
1 kg de arroz £1,46 £0,87 £0,87 £0,62
1 dúzia de ovos £2,13 £2,29 £1,77 £1,76
1 quilo de queijo £6,84 £7,13 £5,55 £5,07
1 quilo de carne £9,22 £6,41 £6,27 £11,50
1 quilo de maçã £2,17 £2,11 £2,04 £2,58

Como é possível observar, o custo de vida em Londres, especialmente quando falamos em aluguel e transporte é bem mais caro que viver nas cidades próximas. Mesmo que a capital inglesa tenha várias facilidades, as cidades próximas podem promover uma vida com bastante qualidade.

E então, já decidiu em qual dessas cidades perto de Londres você quer morar? Então é hora de conhecer algumas pessoas que sempre sonharam em viver na Velho Continente e conseguiram recomeçar por aqui. O ebook O Sonho de Viver na Europa retrata a jornada de brasileiros que se vivem no continente que podem ajudar você a se inspirar e dar início a empreitada.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Artigos relacionados

Morar na Inglaterra: tudo o que deve saber para morar no país

Quer saber como é morar na Inglaterra? Saiba detalhes sobre tipos de visto, melhores cidades, mercado de trabalho, custo de vida e muito mais

Profissões mais bem pagas na Inglaterra: conheça o top 10

Descubra aqui quais são as profissões mais bem pagas na Inglaterra, como encontrar vagas de trabalhar e estabelecer a carreira no país.

Visto para Inglaterra: principais tipos e como solicitar

Entre os vistos na Inglaterra encontramos o que chamamos de Tier 1, Tier 2 e o Tier 5. Cada um deles possui algumas subdivisões.

Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Saiba como encontrar um emprego na Inglaterra, as áreas, os salários, o custo de vida no país, dicas e sites para encontrar a sua vaga.

Documentos para morar na Inglaterra: saiba o que vai precisar

Você planeja sair do Brasil e viver no Reino Unido? Leia nosso artigo completo e saiba quais são todos os documentos para morar na Inglaterra.

Cidades da Inglaterra: as 10 melhores e maiores do país

Você quer morar na Inglaterra mas não conhece o país e não sabe onde morar? Preparamos um guia detalhado sobre as melhores e maiores cidades da Inglaterra.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube