Transporte em Londres: quais as melhores opções para circular na cidade

Inglaterra  / 

Uma das melhores maneiras de conhecer e circular em uma das principais capitais do mundo é utilizar o sistema público de transporte em Londres.

Diferente do que encontramos no Brasil, em Londres o transporte público funciona de forma excelente. Tanto moradores como turistas têm a sua disposição uma quantidade grande de linhas de metrô, ônibus e até barco.

Mas quais as melhores opções de transporte em Londres? Você sabe o que é o Oyster Card ou qual o valor do transporte público? Tire essas e outras dúvidas em nosso artigo!

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Melhor transporte em Londres: como se locomover pela cidade

Londres conta com diversas opções de transporte público. Veja qual é aquela que mais se adapta a sua necessidade:

Metrô

Uma das opções de transporte em Londres mais utilizadas, o sistema de metrô, conta com 16 linhas que atendem 270 estações. Alguma delas com elevador, rampa, lojas, farmácias, lanchonetes e muito mais, como London Bridge Station, Canary Wharf, Kings Cross/St Pancreas.

O metrô mais antigo do mundo também é um dos maiores, com 400 quilômetros de extensão e 4.040 trens. Leia mais sobre o metrô de Londres em nosso artigo.

Ônibus

Os famosos ônibus vermelhos também atendem toda a cidade, inclusive no período noturno (Night Bus). O valor da tarifa vai depender da sua idade e necessidade. Você pode saber todos os preços, rotas e horários no site oficial.

Ponto de ônibus Londres Inglaterra

Leia também sobre aluguel de carro em Londres.

Docklands Light Railway

É um trem metropolitano que atende algumas regiões da cidade, inclusive Greenwich.

Railway

Trens que ligam Londres as cidades da Great London (Grande Londres) e as demais cidades da Inglaterra e até de outros países como França, Escócia, Bélgica, Holanda.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Bonde

Moderno e acessível para portadores de necessidade especiais, porém ainda atende poucas regiões da cidade.

Barco

O River Bus navega o River Thames e atende muitas regiões. É possível também fazer um passeio no River Tour (barco turístico) que passa por diversos pontos famosos da cidade.

Aproveite e leia as nossas dicas completas sobre o que fazer em Londres.

Preços do transporte público em Londres

Para quem está viajando como turista para Londres, é recomendado o uso do passe diário ou do passe semanal. Eles dão direito ao combo ônibus e metrô liberados nas zonas 1 e 2, que concentram a maioria das atrações.

O teto diário passou de £6,60 para £6,80 e o passe semanal subiu para £34,10.

Veja abaixo os preços:

  • Passe diário: £6,80
  • Passe semanal: £34,10
  • Passagem única de um ponto a outro: o valor varia, veja o calculador de tarifas

Você também pode conferir todos os valores no site dos Transportes de Londres.

Como economizar com transporte em Londres?

Bem, uma forma de economizar com transporte em Londres é analisar primeiro quanto tempo você vai ficar na cidade e o que pretende fazer enquanto estiver por lá.

Isso porque é possível comprar a passagem de metrô ou ônibus para um período maior e não somente em valores unitários. Com isso, no final, você verá que a economia será maior.

Faça uma pesquisa de qual a distância do seu local de hospedagem até os pontos turísticos que pretende conhecer. Pesquise também as opções de transporte para esses lugares. Assim, fica mais fácil escolher o quanto você vai comprar de passagem e o que poderá ser economizado. Até porque você pode escolher fazer vários trajetos a pé.

Está de mudança para a Inglaterra? Então aproveite e leia nosso artigo completo sobre as melhores cidades perto de Londres para morar.

Como andar de metrô em Londres?

Andar de metrô por Londres é super fácil, apesar da grande quantidade de linhas. A maioria das pessoas que chega a cidade desembarca no aeroporto de Heathrow, o maior de Londres. De lá já é possível usar o metrô com segurança.

Toda a cidade é dividida por zona e isso é importante para que você consiga se localizar e até mesmo controlar o valor da passagem. O preço das passagens do metrô varia principalmente conforme as zonas pelas quais você passa para chegar a determinado destino. Por isso, é importante prestar atenção a esse detalhe quando você estiver andando por lá.

É bem fácil identificar como ir de um lugar para o outro ao olhar o mapa do metrô de Londres:

Descobrir a estação de partida

Se você não souber, digite o endereço ou nome do lugar no Google Maps.

Ver quais linhas servem essa estação

As linhas são representadas por cores. As mais comuns no centro da cidade são: Piccadilly (azul escuro), Central (vermelha), Circle (amarela), District (verde), Bakerloo (marrom), Victoria (azul claro).

E como as linhas conectam estações, fica bem fácil ir de um lugar para o outro apesar de estarem em zonas diferente.

Tem vontade de fazer intercâmbio em Londres? Saiba como aqui.

Traçar o percurso no metrô de Londres

Atualmente o próprio Google Maps oferece um roteiro para chegar aos lugares desejados usando o transporte em Londres. Você precisa apenas digitar “from (lugar) to (lugar)” na barra de pesquisa.

Então você seleciona o tipo de transporte (nos ícones, transporte público, carro, a pé). Como resultado, você recebe algumas opções de deslocamento e pode escolher a mais apropriada.

Aplicativo para usar o transporte público em Londres

O CityMapper é um aplicativo gratuito que facilita ainda mais a vida do usuário que deseja planejar seu percurso.

De forma ainda mais completa do que o Journey Planner, ele ilustra passo a passo o trajeto desejado pelo viajante, inclusive com o preço das passagens.

Leia nosso artigo sobre os aplicativos para quem quer morar na Europa e facilite a sua vida!

Oyster Card

O Oyster Card foi o primeiro cartão inteligente de transporte do mundo. Com ele fica bem mais fácil visitar Londres e conhecer todos os seus pontos turísticos.

Além disso, com o Oyster Card é possível economizar nas viagens mais longas com um passe semanal ou mensal. Para usar o Oyster é super fácil. Da mesma forma como os cartões magnéticos de transporte em funcionamento, você aproxima o cartão do sensor e, existindo passe válido ou saldo mínimo, a catraca é liberada.

A diferença no uso do cartão é que na saída do metrô você vai precisar aproximar o cartão Oyster do sensor. Ou seja, se você usa mais linhas, pagará mais do que aquelas pessoas que fizeram uma viagem mais curta pelo transporte público de Londres.

Veja quais são as melhores cidades da Inglaterra para morar.

Como comprar o Oyster Card

Você pode comprar seu Oyster em qualquer estação de metrô e pegar o cartão tanto em máquinas eletrônicas como nos guichês.

Além disso, é possível comprar tickets semanais para utilização ilimitada que também são válidos nos ônibus da cidade.

Mas lembre-se: sempre deixe um crédito a mais no seu cartão ou então será cobrado uma multa pela falta de saldo, e que será descontado na próxima recarga.

E você gostou do nosso artigo? Se as dicas foram úteis ou você queira compartilhar a sua experiência, escreve nos comentários e compartilhe com os amigos.

Aproveite e leia nosso artigo sobre viajar para a Inglaterra.

Precisa de seguro viagem internacional para entrar na Inglaterra? Descubra aqui.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.