Londres é uma cidade cosmopolita e repleta de atrações turísticas, oportunidades de emprego e excelentes instituições de ensino. Não é à toa que morar em Londres é o objetivo de muitos brasileiros que buscam por uma melhor qualidade de vida junto com a experiência de viver no exterior. Se essa também é a sua meta, descubra como é viver no país, o custo de vida, principais tipos de vistos e se vale a pena sair do Brasil.

Como é morar em Londres?

Morar em Londres é uma experiência enriquecedora. A cidade tem um ritmo frenético e é comum encontrar milhares de pessoas de diversos lugares do mundo nas ruas e estações de metrô, todos com pressa de chegar a um lugar. Mas, ao mesmo tempo, é possível encontrar museus e galerias de arte na cidade que contam a história da Inglaterra e transportam você para um outro século.

Apesar de ser uma das principais capitais do mundo, a locomoção pela cidade é fácil. Após se acostumar com o grande sistema de transporte público de Londres, é possível visitar os mercados de rua, a London Eye e o Skygarden em pouco tempo.

Por outro lado, é importante se preparar para o clima em Londres. No auge do inverno, janeiro e fevereiro, as temperaturas ficam entre 2 e 8 ºC. Enquanto isso, no verão, elas variam de 14 a 24 ºC. Além disso, o clima pode ficar inconstante em um mesmo dia e variar do frio ao calor em apenas algumas horas.

Confira também como morar na Inglaterra.

Custo de vida em Londres

Londres é um dos grandes centros do mundo, portanto possui um custo de vida elevado. Assim, se você planeja trabalhar na cidade, deve avaliar suas finanças para saber se vale a pena morar na capital inglesa.

Os salários em Londres são elevados e variam de acordo com o nível de especialização do profissional, assim como também muda baseado na idade do trabalhador. Uma pessoa de 25 anos tem direito a receber no Reino Unido pelo menos £8,72 por hora trabalhada e esse valor pode cair para £6,45 para quem tem entre 18 e 20 anos. Assim, quanto maior a especialização e experiência, melhor será o salário.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

transportes em Londres

Para apresentar melhor o custo de vida em Londres, detalhamos as despesas médias de quem mora na capital inglesa. Consultamos os dados no site Numbeo em 2021.

Aluguel

O aluguel é um fator de peso para quem planeja morar em Londres. Embora seja uma cidade cara, a escolha de do bairro que você vai viver em Londres vai influenciar diretamente nos valores pagos, assim é possível economizar o custo de vida na capital. Além disso, quanto mais longe do centro, mais barato será e melhor será o acesso ao transporte público, pois os bairros mais afastados têm mais alternativas.

Apartamento Valor do aluguel
1 quarto no centro da cidade £1.680,91
1 quarto fora do centro £1.247,46
3 quartos no centro £3.170,45
3 quartos fora do centro £2.085,67

Transporte

Os londrinos usam o transporte público como ônibus e metrô como principal meio de transporte. O valor do passe é uma média, uma vez que ele varia de acordo com o número de zonas percorridas na cidade assim, quanto mais zonas precisar atravessar, mais caro será o passe.

Confira a seguir os custos médios pagos pelos moradores da cidade.

Despesas Valor
Passe de transporte (mensal) £151,09
Tarifa de táxi inicial + 1 km £4,30
1 litro de gasolina £1,21

Alimentação

A alimentação na capital inglesa não é barata. Portanto, vale a pena investir em alternativas mais econômicas como cozinhar em casa, fazer compras em mercados de rua e supermercados mais econômicos como Aldi e Lidl. Se você quiser economizar, evite fazer refeições fora de casa, mesmo que encontre opções baratas em alguns restaurantes.

Despesas Valor
1 litro de leite £0,94
500 g de pão fresco £1,01
1 kg de arroz £1,50
1 dúzia de ovos £2,20
1 kg de queijo £6,63
1 kg de filé de frango £6,05
1 kg de maçã £2,15
1 kg de banana £1,09
1 kg de batata £1,22
1 kg de alface £0,80

Lazer

Existem vários pontos turísticos e históricos gratuitos para você visitar em Londres. Mas é claro que você também vai encontrar atividades são pagas. Para ajudar, veja a seguir quais são os principais custos de quem mora na cidade e quer se divertir:

Despesas Valor
Mensalidade da academia £45,26
1 entrada no cinema £13,70
Refeição para 2 pessoas em restaurante bom com três pratos £60

Precisa de visto para morar em Londres?

Sim. Para morar em Londres ou qualquer lugar no país você precisa de visto na Inglaterra caso não tenha cidadania britânica. Assim, o governo oferece as seguintes autorizações com diferentes objetivos. Confira:

  • Visto de estudo: o Tier 4 é indicado para os estudantes que planejam fazer custos de longa duração. Contudo, no caso de cursos com até seis meses de duração, é possível optar pelo Short Term Visa. Para solicitar o visto de estudante, você precisa estar matriculado em uma instituição de ensino na Inglaterra;
  • Visto de trabalho: embora existam três tipos de vistos de trabalho. O Tier 2 e o mais popular deles, pois engloba diversas profissões de longa duração. O Tier 5 é indicado para trabalhos temporários e o Tier 1 é para investidores;
  • Visto de casamento: pode ser solicitado por quem planeja se casar na Inglaterra com um cidadão britânico e morar no país.

Como morar em Londres com cidadania europeia?

Desde 31 de dezembro de 2020, houve uma mudança no status de residência para aquelas pessoas que residem no Reino Unido com passaporte das 27 outras nações da Europa.

Contudo, após firmar um acordo com a União Europeia, o governo britânico passou a garantir que os residentes no país possam morar e trabalhar legalmente. Esse novo status é chamado de Settled Status ou Residência Permanente.

Dessa forma, os cidadãos europeus que querem morar e trabalhar no Reino Unido, garantindo o mesmo acesso a serviços públicos, educação, saúde, entre outros, deverão ter o novo status. No entanto, quem tem passaporte europeu e quer morar em Londres após o Brexit, precisa ser avaliado de acordo com as novas regras de imigração e obter o Settled Status.

Diante disso, se você não for familiar de alguém com o novo status ou Pré-Settled Status, será tratado como qualquer outro viajante que chegou no Reino Unido proveniente de um país não europeu.

Melhores bairros para morar em Londres

Antes de morar em Londres, é importante conhecer quais são os melhores bairros da cidade. Diante disso, selecionamos alguns lugares muito bons para viver. Confira.

  • Stratford;
  • Greenwich;
  • Leytonstone;
  • Finsbury Park;
  • Wembley Park.

A região oeste da cidade, com bairros como Chelsea, Knightsbridge e Kensington, é uma área muito valorizada. Por isso, o aluguel de um apartamento de dois quartos pode custar mais de £2 mil.

Bairros como Highgate e Hampstead são bastante procurados devido a suas áreas verdes, seguras e limpas, por isso são mais caros. Mas existem regiões com preços ainda mais elevados, como Stoke Newington e Fisbury Park, que estão na região norte de Londres.

Para conhecer os preços dos aluguéis nos diferentes bairros de Londres, recomendamos acessar o site da prefeitura da cidade. Através dele, é possível verificar quais zonas tem um valor mais alto e filtrar pelas características de cada imóvel.

Onde morar em Londres barato?

A capital inglesa está dividida em 9 zonas e quanto mais longe do centro da cidade, mais barato é o aluguel. Por outro lado, o transporte público para o centro é mais caro, por isso o ideal para morar em Londres é encontrar um imóvel que esteja no meio do caminho.

Os bairros de Camden Town e Islington são mais em conta do que as demais. Essas áreas são repletas de cafés, bares, cinemas e é habitada por jovens profissionais que planejam crescer na capital inglesa.

Outra opção interessante são as regiões mais afastadas do centro como Hendon, Finchley e Kilburn. Elas possuem imóveis com bons custo-benefício, mas que exigem um deslocamento maior para chegar ao centro da cidade.

Shepherd’s Bush, Ealing e Fulham também podem ser uma alternativa para quem precisa economizar com o aluguel. Os moradores dessa região têm fácil acesso ao transporte público, apesar de demorarem um pouco mais para chegar ao centro.

Como comprar casa em Londres? Confira nossas dicas para buscar o imóvel ideal.

Onde encontrar apartamento para morar em Londres?

Para encontrar apartamento para alugar em Londres, você pode utilizar o Find Properly. Ele possui informações sobre os valores dos aluguéis próximos às estações de metrô, que são informados por semana e variam de acordo com a estação ferroviária.

O site também mostra o mapa das linhas de metrô da cidade. Assim, ao clicar em uma das cores, uma nova página é aberta para você visualizar as estações e o valor médio semanal dos imóveis perto delas.

onde morar em Londres

Note que a maioria dos imóveis são equipados, especialmente a cozinha. No entanto, isso não é uma regra e você deve ficar atento a isso antes de escolher o apartamento ideal. Outras dicas de sites para buscar um imóvel são:

Mercado de trabalho em Londres

Quem possui nível avançado de inglês e visto adequado que permite trabalhar na Inglaterra, certamente vai encontrar boas oportunidades profissionais em Londres. O salário é pago baseado na hora trabalhada e, em 2021, o minimum wage estava em £8,72/hora, que pode ser superior em áreas onde envolvem gorjetas.

Além disso, as pessoas que desejam morar em Londres, mas não tem formação, experiência ou contatos profissionais na cidade, podem conseguir empregos mais comuns para estrangeiros. Portanto, confira abaixo quais são os principais deles:

  • Babá;
  • Garçom;
  • Construção civil;
  • Cuidador de idosos;
  • Chef e auxiliar de cozinha;
  • Faxina de residência/escritório;
  • Atendentes nas redes de fast-food como Starbucks, KFC e McDonalds.

Os estrangeiros também podem procurar os centros de emprego em Londres. Para tanto, basta ir pessoalmente ao local e fazer o cadastro para se candidatar a uma vaga.

Mas, caso você tenha um diploma de nível superior, terá que fazer uma validação/equivalência para atuar na sua área. O processo é bastante burocrático e também pode exigir um exame de proficiência em inglês.

Brasileiros em Londres

A comunidade brasileira em Londres é expressiva. De acordo com a pesquisa realizada pelo Imperial College e King’s College, estima-se que mais de 50 mil brasileiros moram no Reino Unido em 2020, dos que moram na Inglaterra, 63% residem na capital inglesa.

A grande maioria dos brasileiros que imigraram para o Reino Unido saíram do Brasil devido à falta de oportunidades e foram em busca de melhor qualidade de vida no exterior.

Portanto, é muito fácil encontrar um brasileiro na cidade e quem sabe fazer novas amizades. Uma boa dica é entrar em grupos de brasileiros em Londres no Facebook para conhecer novas pessoas e esclarecer suas dúvidas sobre como é morar em Londres.

Vale a pena morar em Londres?

Mas afinal, vale a pena morar em Londres? Como todo e qualquer outro destino, a capital da Inglaterra oferece vários pontos positivos e negativos. Então, para responder a essa pergunta conversamos com o Luiz Santos, um brasileiro que mora há 17 anos em Londres.

O Luiz se mudou para Londres em 2004 e para ele vale a pena morar em Londres, sim! Segundo ele, a cidade oferece várias oportunidades de trabalho e lazer, e tudo é possível desde que você tenha força de vontade para conquistar seus objetivos. Além disso, não há tanta desigualdade social, se comparado com o Brasil. No entanto, você precisa pagar mais para permanecer na cidade.
É importante ficar atento, no entanto, porque o custo de vida na capital é bem alto, então é preciso considerar os gastos com moradia e transporte em comparação ao seu salário.

Particularmente eu acredito que se você tem filho, como eu, o ideal é morar em uma cidade pequena na Inglaterra porque tem a facilidade de não precisar usar transporte público e ter mais qualidade de vida, além de ser mais barato.

Morar em Londres é uma oportunidade incrível para você conhecer uma nova cultura e aproveitar uma boa qualidade de vida. Para viver na Inglaterra é importante ter um bom nível de fluência no inglês, planejamento e visto para de permanência.

Então, gostou das nossas dicas? Aproveite e confira também o ebook O sonho de viver na Europa, ele reúne histórias e dicas de vários brasileiros que se desafiaram tirar os sonhos do papel e morar no velho continente.