Morar em Londres: visto, custo de vida e muito mais

Inglaterra  / 

Estar em uma das principais cidades do mundo pode ser um sonho para milhares de pessoas. Nesse caso, morar em Londres, é o objetivo de centenas de brasileiros. Mas como fazer isso? Quais são os custos de morar na cidade? Tudo isso deve ser considerado.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Com a incerteza do Brexit e a exigência de inúmeros documentos, morar em Londres não é tão fácil, mas certamente possível. A seguir você entenderá melhor os tipos de visto para morar em Londres e quais são as oportunidades para brasileiros na capital inglesa.

Como morar em Londres legalmente?

Atualmente, o visto para turistas na Inglaterra é fornecido no próprio aeroporto, onde você preenche um formulário e entrega às autoridades. Com tudo certo, a entrada é liberada imediatamente. Nesse caso, você pode permanecer no país por 90 dias.

Entretanto, para morar em Londres por mais tempo, será preciso um visto específico. Ele será concedido com base no seu motivo da mudança: estudo, emprego, casamento, etc.

Segundo o site do governo do Reino Unido, esses são os fins para solicitar um visto no país:

  • Turismo com família ou amigos;
  • Estudos;
  • Viajando através do Reino Unido (escala de voo);
  • Trabalho;
  • Longa estadia (casal/família);
  • Casamento;
  • Tratamento médico;
  • Negócios diplomáticos.

Confira aqui os tipos de vistos na Inglaterra.

Visto Tier 2

O Tier 2 é destinado a trabalhadores reconhecidos com alta capacitação. Nesse caso, o processo de obtenção do visto deve ser feito com suporte da empresa em que ele trabalhará na cidade.

Para isso, deverão ser comprovadas as capacidades do profissional para o cargo, visto que a empresa está contratando alguém de outra nacionalidade. O custo do documento fica entre £464 e £1.220, conforme a duração da estadia.

Visto Tier 4

Esse é o visto que interessa a quem for estudar na Inglaterra por até 6 meses. Para conseguir esse visto, é necessário ter os documentos comprovativos da matrícula na instituição de ensino.

A carga horária mínima exigida é de 15 horas semanais em período diurno. Vale salientar que não é permitido trabalhar nesse período, exceto em casos de graduações e pós-graduação. O custo do visto é de £348.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Visto Tier 5

Destinado a estudantes que ficarão até 2 anos no país. Também pode valer para trabalhadores por no máximo um ano. Aqui entram os intercâmbios e trabalhos voluntários, por exemplo.

Para solicitá-lo, é necessário comprovar a matrícula na instituição de ensino ou ter uma Carta Convite do local de trabalho. Esse visto custa cerca de £244.

como morar em londres legalmente

Documentos necessários para morar em Londres

Cada tipo de visto pode ser exigido documentos específicos. Entretanto, vale considerar que em todos os casos você precisará apresentar pelo menos alguns obrigatórios:

Em alguns casos pode ser exigida a comprovação de fluência em inglês. Isso é mais comum para trabalhadores ou quem estudará uma graduação ou pós-graduação no país. Vale lembrar ainda que os documentos devem estar devidamente traduzidos.

Custo de vida em Londres

É importante deixar claro que morar em Londres é caro, sim. Afinal, você estará em um dos grandes centros do mundo.

Se você for trabalhar no país e ganhar um bom salário, esse custo pode valer a pena. Isso porque os salários em Londres costumam ser elevados, variando conforme o nível de especialização do empregado.

É claro que em empregos com menor qualificação, os salários podem ser mais baixos, mas isso é muito relativo. Em geral, uma pessoa até 25 anos tem direito a receber no Reino Unido pelo menos £7,83 por hora trabalhada. Entre 18 e 20 anos, esse valor cai para £5,90. Ou seja, quanto maior especializado você for, maior o salário.

Alguns custos

Dessa forma, é preciso considerar o custo de vida para morar em Londres de uma forma clara. Conforme os dados do site Numbeo, o custo de vida em Londres para uma pessoa sem considerar a moradia é de £905,03. Sendo assim, é a 29ª cidade no ranking do site entre outras 375.

O custo de uma refeição barata para uma pessoa em um restaurante em Londres é de cerca de £15. Já o custo com transporte irá variar conforme a zona em que você viver: quanto mais longe, menor o aluguel, porém, maior o custo do ticket mensal do transporte. Em geral, o cartão mensal custa £150.

O aluguel de um apartamento no centro da cidade com um quarto é estimado em £1.700, caindo para £1.200 em zonas afastadas. Entretanto, é possível alugar quartos em residências, por exemplo, que saem por cerca de £400 a £800, de acordo com a região escolhida.

Confira ainda os custos de alguns produtos no supermercado em Londres:

Alimento  Preço
1L de leite £0,98
1kg de arroz £1,35
1kg de tomate £2,40
1,5L de água £0,93
1kg de carne £9,40

Como é morar em Londres?

Morar em Londres é habituar-se a uma cidade grande, sobretudo. Vale considerar que cada região da cidade parece uma cidade em si, além disso, é preciso se acostumar ao grande sistema de transporte público de Londres.

Mesmo com toda a velocidade com que se vive em Londres, essa é uma cidade convidativa. Afinal, há uma série de áreas verdes na cidade, eventos culturais e ainda muitos museus gratuitos. Entre eles estão o Museu de História Natural de Londres e o Victoria and Albert Museum.

Já quanto ao clima, as temperaturas em Londres no auge do inverno (janeiro e fevereiro) ficam entre 2°C e 8°C. No verão, as médias sobem entre 14°C e 24°C. Além disso, o clima pode ser muito inconstante em um mesmo dia, variando do frio ao calor em questão de horas, por isso é bom estar sempre prevenido.

custo de vida para morar em londres

Brasileiros em Londres

Para muitos, morar em Londres é uma mistura de mundos. Apesar de não haver dados atualizados, estima-se que mais de 300 mil brasileiros vivam na cidade. Com isso, pode-se imaginar que há, sim, ofertas de empregos para brasileiros no país.

Você pode encontrar comunidades de brasileiros nas redes sociais e tirar as principais dúvidas sobre a cidade com quem já vive por lá.

Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Emprego e oportunidades para morar em Londres

É claro que muitos brasileiros optam por morar em Londres através de programas de intercâmbio na cidade. Isso é vantajoso para aprimorar o inglês e ter uma experiência no exterior para o currículo.

Contudo, também há oportunidades de emprego para brasileiros em Londres. Para isso, em primeiro lugar é necessário viver legalmente no país. Além disso, quanto melhor o seu nível de inglês, melhores as oportunidades.

As principais vagas para pessoas sem qualificação estão na área de serviços, como em restaurantes e hotéis. Ainda, há sempre ofertas de empregos para limpeza, motorista, engenharia ou até mesmo Au pair (babá).

Já com mais qualificação, a dica é apostar no LinkedIn para encontrar uma vaga em sua área de experiência. Há também alguns sites que podem ajudar na busca de vagas de emprego em Londres:

Salários

Diferente do sistema brasileiro, não há exatamente um salário mínimo na Inglaterra. Tudo varia com base no mínimo pago pela hora, mas também de acordo com a especialização. Sendo assim, trata-se de um país que valoriza muito o seu grau de habilidades.

Vale a pena morar em Londres?

É claro que Londres é uma cidade incrível, mas é preciso considerar muitas informações antes de se mudar. Essa é uma experiência diferente para quem vai com um emprego e para quem vai buscar uma oportunidade, por exemplo.

Já para quem vai estudar, o processo é muito mais simples. Por isso, essa é uma boa porta de entrada para a Inglaterra.

Se você pretende se organizar para morar em Londres, avalie bem o custo de vida na cidade. Esse é o primeiro passo para saber se vale ou não a pena morar na cidade.

Também não deixe de conferir nosso artigo sobre como morar fora do Brasil.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.