O metrô de Londres é o mais antigo e com a maior extensão do mundo. Servindo grande parte de Londres e de sua região metropolitana, foi o primeiro sistema de transporte metropolitano a utilizar trens elétricos. Por isso hoje vamos te contar tudo sobre o metrô de Londres. Vamos viajar?
Números do Metrô de Londres
Talvez você não saiba, mas o metrô de Londres é gigante e os seus números não mentem. Confira abaixo os números:
Recomendamos que faça o seu processo com a equipe do Escritório LondonHelp4U. Com 22 anos de mercado, são os profissionais mais experientes para garantir sua legalização na Inglaterra de forma segura e tranquila. Entre em contato!
INICIAR MINHA JORNADA →- Linhas do metrô de Londres: 16
- Número de estações: 270
- Extensão do sistema: 400 quilômetros
- Número de trens: 4.040
- Velocidade máxima: 80 km/h
Confira nosso guia completo do que fazer em Londres.
História
A história do metrô de Londres é bastante interessante. As obras iniciaram em 1854 e a ideia inicial era que ele serviria para ajudar os trabalhadores da periferia a chegarem aos seus trabalhos no centro da cidade.
Na época, o trânsito já causava impacto na capital da Inglaterra e investir em um sistema de transporte “enterrado” era uma boa opção.
Aliás, por conta do pioneirismo, a construção do metrô de Londres se tornou uma referência para outras obras em todo o mundo.
Turismo na Inglaterra: conheça as melhores cidades e os pontos turísticos.
Preços
Os valores e preços praticados pelo metrô de Londres variam muito e dependem da integração que você pretende utilizar (metrô + ônibus + trem e etc.), da sua idade, profissão e zona que vai abranger.
Por exemplo: uma viagem da estação Angel para King’s Cross St. Pancras fica £4,90 em dinheiro e £2.40 com o cartão Oyster.
Confira todos os valores no site dos Transportes de Londres.
O metrô de Londres é bom?
Sim, é muito bom. Além de contar com estações muito limpas, organizadas e bastante seguras, os trens são extremamente pontuais e os funcionários muito queridos, atenciosos e prestativos.
Se eu tivesse que dar uma nota de 0 a 10, com tranquilidade, daria a nota 10.
Passageiros transportados diariamente
Os números impressionantes do metrô de Londres não param e sua grandiosidade deixam os mais desavisados de boca aberta.
Por dia o metrô transporta quase 3 milhões de pessoas e este número aumenta para 3,5 milhões nos finais de semana num total anual de mais de 1,5 bilhão de pessoas.
Descubra quais são os melhores museus de Londres.
É a melhor opção para turistas?
Depende. Se você vai ficar muitos dias na capital da Inglaterra, utilizar o metrô pode ser uma excelente opção. Isso porque através dele você consegue se deslocar com mais facilidade a um preço mais acessível.
O trânsito de Londres é bastante caótico, nada muito diferente de outras metrópoles do mundo, por isso utilizar o metrô pode te fazer economizar dinheiro e tempo durante os deus deslocamentos.
Obviamente que tudo tem prós e contras e, na condição de turista, optar por utilizar o metrô é deixar de ter uma vista da cidade. Porém, o negócio é fazer contas e administrar o tempo para depois decidir se o metrô é ou não a melhor opção.
Saiba como visitar a Warner Bros Studios em Londres.
Oyster Card
Para que as viagens fiquem mais baratas, você deve adquirir o Oyster Card. Ele serve para que você carregue o cartão com as viagens que pretende fazer e evite filas nas bilheterias do metrô de Londres.
Além disso, é possível comprar tickets semanais, para utilização ilimitada.
Segurança
O metrô de Londres é considerado um dos mais seguros do mundo. Apesar de ter, em sua história, diversos atentados, o mais grave aconteceu em 2005 onde 52 pessoas morreram.
As estação são extremamente bem vigiadas e monitoradas por sistemas de video vigilância. Quando alguma estação está lotada, os funcionários fecham a entrada e não permitem que mais pessoas entrem até que ela esteja mais vazia.
O maior problema no metrô de Londres são os suicídios que, mesmo assim, são combatidos com olhares atentos pelos vigias e seguranças das estações.
Saiba tudo sobre o Museu Britânico e faça seu roteiro de viagem.
Curiosidades
Curiosidades sobre o metrô de Londres não faltam. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, as estações do metrô serviram de bunker e abrigo durante os bombardeamentos alemães sobre Londres para praticamente todos os moradores da capital inglesa.
Harry Potter
Além disso, se você assistiu Harry Potter deve se lembrar da King’s Cross St. Pancras e sua lendária Plataforma 9 ¾. Pois é, esta estação do metrô de Londres é a maior e mais importante do sistema metropolitano. Para se ter uma ideia, você pode pegar um trem para Paris partindo dela.
Mind the Gap
Outra curiosidade interessante sobre o metrô de Londres é o anúncio “Mind the Gap” que significa em tradução livre “cuidado com o vão”. É um alerta, uma mensagem de aviso que é anunciada em todas as estações e se tornou uma marca do metrô de Londres.
Conheça a roda gigante mais famosa do mundo, a London Eye.
Com o nosso Ebook Morar na Inglaterra você pode! Neste livro digital, você encontra todos os passos para imigrar de forma legal e segura para a Inglaterra. Garanta o seu e dê o primeiro passo rumo à sua nova vida na Terra do Rei!
PREPARAR MINHA MUDANÇA →Sem lixeiras
Você sabia que no metrô de Londres não existem lixeiras? – pois é. Devido ao risco de atentados e da colocação de bombas, o metrô da cidade inglesa não conta com um sistema de lixeiras e é comum ver as pessoas carregando o seu lixo em sacolas ou na mão mesmo.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Maior escada rolante
A maior escada rolante da Europa está na estação Angel. Ela tem 163 metros de comprimento e dá uma dimensão da profundidade que as linhas do metrô de Londres podem chegar.
Temperaturas
Para finalizar, quando você for utilizar o metrô de Londres poderá ter algum desconforto térmico. No Verão as altas temperaturas causam mal estar no usuários e na onda de calor na Europa em 2006 algumas estações registraram 47º C de temperatura.
Antes de viajar para a Inglaterra, confira quais os museus gratuitos em Londres.