Transportes públicos na Espanha

Espanha  / 

Arrumar as malas para uma temporada fora do Brasil requer um mínimo de planejamento e aí entra um pouco de tudo: como funciona a saúde no país, a educação, o custo de vida, e claro o transporte público.

Entretanto, quem tem a Espanha como destino precisa saber que dá para percorrer boa parte do país economizando dinheiro e tempo, utilizando transportes públicos na Espanha.

Confira várias dicas que já compartilhamos para encontrar passagens aéreas promocionais para a Espanha.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Transportes Públicos na Espanha

Viver nas grandes cidades espanholas é ter um leque de opções para se movimentar de um lugar para outro.

Ônibus, Trens, Metrôs e bicicletas são os transportes públicos mais utilizados em cidades como Madrid, Barcelona, Valência e Bilbao.

Cada cidade conta com passagens promocionais que podem agrupar um ou mais tipos de transportes (por exemplo: ônibus e metrô) com um ótimo custo-benefício. Além disso, é também possível comprar de acordo com o seu gasto previsto, através de tarifas promocionais.

Viajar de bicicleta

Ir ao trabalho de bicicleta, a escola, a um curso ou simplesmente passear pela cidade é possível em quase todas as cidades espanholas através do sistema de “aluguel” das bicicletas públicas.

Você pode conferir também quais são as 7 melhores cidades da Espanha para morar.

Viajar de ônibus

Quem já teve a oportunidade de viajar pelas estradas espanholas conhece de perto a qualidade das vias rodoviárias do país, e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Espanha está entre os dez países que possuem as melhores estradas do mundo.

Os ônibus interurbanos são confortáveis e disponibilizam filmes, carregador para celulares, wifi e em alguns casos, serviço de bordo (lanches, etc). As companhias mais conhecidas são: Alsa, Avanza e Hife.

Os espanhoís gostam de usar o Trem

Em contrapartida, viajar em ônibus não é a primeira opção entre os espanhóis e isso deve-se pela malha ferroviária que oferece destinos dentro e fora do país. Aliás, essa é uma ótima escolha para quem deseja conhecer a Espanha de uma forma diferente.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Também pode ser útil ver o que escrevemos sobre as melhores regiões na Espanha para se visitar.

Existem trens de alta velocidade

Trem de alta velocidade

O país conta com trens de alta velocidade (AVE) que podem alcançar facilmente os 300km/h, encurtando o tempo de viagens entre grandes, médias e pequenas cidades.

Apesar de ter inúmeros trens que compõe as linhas de alta velocidade, ainda existem trens conhecidos como “média distância”, que interligam Grandes e médias cidades porém em mais tempo.

Tanto trens quanto ônibus oferecem vários destinos, inclusive para outras cidades da Europa, e muitas vezes com preços bem econômicos. No geral, os transportes públicos na Espanha funcionam bem.

Viajar de carro na Espanha

Viajar de carro na Espanha

Pegar a estrada na Espanha é correr o risco de se apaixonar pelas paisagens no decorrer do caminho e que podem ser bem variadas: montanha, praia, campos…

Existem as rodovias do estado, ou seja, que são públicas e também as que possuem pedágio, que nem sempre será barato. Por isso, se você opta por esse caminho não esqueça de levar dinheiro e somar no orçamento.

Também já escrevemos um guia detalhado sobre o custo de vida na Espanha.

Alugar carro ou compartilhar a viagem

Alugar um carro é normalmente barato, mas para quem não quer dirigir pode também optar por compartilhar a viagem com outras pessoas através do sistema “Bla Bla Car”.

Viajar de avião na Espanha

Assim como a Europa em geral, viajar de avião é quase sempre econômico, principalmente para destinos fora da Espanha. Por incrível que pareça, as vezes é mais caro sair de uma cidade espanhola para outra do que aterrissar em outro país.

Quem busca economia, o que não falta são companhias aéreas lowcost como a Ryanair e Volotea, que sempre lançam promoções com voos por menos de dez euros.

Se você achou útil esse texto, também pode ser interessante ler sobre como encontrar emprego na Espanha .

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.