Transportes públicos na Espanha, quais são e como funcionam.

Transportes públicos na Espanha

Espanha  / 

Arrumar as malas para uma temporada fora do Brasil requer um mínimo de planejamento e aí entra um pouco de tudo: como funciona a saúde no país, a educação, o custo de vida, e claro o transporte público.

Entretanto, quem tem a Espanha como destino precisa saber que dá para percorrer boa parte do país economizando dinheiro e tempo, utilizando transportes públicos na Espanha.

Confira várias dicas que já compartilhamos para encontrar passagens aéreas promocionais para a Espanha.

Transportes Públicos na Espanha

Viver nas grandes cidades espanholas é ter um leque de opções para se movimentar de um lugar para outro.

Ônibus, Trens, Metrôs e bicicletas são os transportes públicos mais utilizados em cidades como Madrid, Barcelona, Valência e Bilbao.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.


Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26 »

Cada cidade conta com passagens promocionais que podem agrupar um ou mais tipos de transportes (por exemplo: ônibus e metrô) com um ótimo custo-benefício. Além disso, é também possível comprar de acordo com o seu gasto previsto, através de tarifas promocionais.

Viajar de bicicleta

Ir ao trabalho de bicicleta, a escola, a um curso ou simplesmente passear pela cidade é possível em quase todas as cidades espanholas através do sistema de “aluguel” das bicicletas públicas.

Você pode conferir também quais são as 7 melhores cidades da Espanha para morar.

Viajar de ônibus

Quem já teve a oportunidade de viajar pelas estradas espanholas conhece de perto a qualidade das vias rodoviárias do país, e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Espanha está entre os dez países que possuem as melhores estradas do mundo.

Os ônibus interurbanos são confortáveis e disponibilizam filmes, carregador para celulares, wifi e em alguns casos, serviço de bordo (lanches, etc). As companhias mais conhecidas são: Alsa, Avanza e Hife.

Os espanhoís gostam de usar o Trem

Em contrapartida, viajar em ônibus não é a primeira opção entre os espanhóis e isso deve-se pela malha ferroviária que oferece destinos dentro e fora do país. Aliás, essa é uma ótima escolha para quem deseja conhecer a Espanha de uma forma diferente.

Também pode ser útil ver o que escrevemos sobre as melhores regiões na Espanha para se visitar.

Existem trens de alta velocidade

Trem de alta velocidade

O país conta com trens de alta velocidade (AVE) que podem alcançar facilmente os 300km/h, encurtando o tempo de viagens entre grandes, médias e pequenas cidades.

Apesar de ter inúmeros trens que compõe as linhas de alta velocidade, ainda existem trens conhecidos como “média distância”, que interligam Grandes e médias cidades porém em mais tempo.

Tanto trens quanto ônibus oferecem vários destinos, inclusive para outras cidades da Europa, e muitas vezes com preços bem econômicos. No geral, os transportes públicos na Espanha funcionam bem.

Viajar de carro na Espanha

Viajar de carro na Espanha

Pegar a estrada na Espanha é correr o risco de se apaixonar pelas paisagens no decorrer do caminho e que podem ser bem variadas: montanha, praia, campos…

Existem as rodovias do estado, ou seja, que são públicas e também as que possuem pedágio, que nem sempre será barato. Por isso, se você opta por esse caminho não esqueça de levar dinheiro e somar no orçamento.

Também já escrevemos um guia detalhado sobre o custo de vida na Espanha.

Alugar carro ou compartilhar a viagem

Alugar um carro é normalmente barato, mas para quem não quer dirigir pode também optar por compartilhar a viagem com outras pessoas através do sistema “Bla Bla Car”.

Viajar de avião na Espanha

Assim como a Europa em geral, viajar de avião é quase sempre econômico, principalmente para destinos fora da Espanha. Por incrível que pareça, as vezes é mais caro sair de uma cidade espanhola para outra do que aterrissar em outro país.

Quem busca economia, o que não falta são companhias aéreas lowcost como a Ryanair e Volotea, que sempre lançam promoções com voos por menos de dez euros.

Se você achou útil esse texto, também pode ser interessante ler sobre como encontrar emprego na Espanha .

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.