Comprar carro na Espanha: veja quanto custa e documentos necessários

Espanha  / 

Saber como comprar carro na Espanha é ótimo para nós brasileiros, que quando chegamos na Espanha ou em qualquer outro país da Europa começamos a fazer comparações de preços.

Como nos últimos anos o câmbio está bem alto, na maioria das vezes, nos assustamos com o valor das coisas. Porém, o mesmo não acontece com os carros, que mesmo com o câmbio alto, são mais baratos na Espanha que no Brasil.

Comprar carro na Espanha

A boa notícia é que não, não é difícil comprar carro na Espanha, porém, você enfrentará burocracia, assim como acontece com qualquer espanhol.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Um carro novo ou um carro usado?

No caso de um carro novo, o mais complicado não é a compra em si, mas as exigências para se fazer um financiamento. Comprando à vista um carro usado será bem menos complicado.

Quanto custa comprar um carro novo ou usado na Espanha?

Como se diz no Brasil, “há para todos os gostos”, neste caso, para todos os bolsos. Porém, para dar um exemplo, um carro novo como um Volkswagen Golf 1.4 custa 19 mil euros, de acordo com o site PreciosMundi.

Neste valor, ainda seria necessário incluir impostos, que custam cerca de 300 euros.

No site Mil Anúncios, por exemplo, você pode ter uma ideia de quanto custa um carro usado na Espanha. Com 3 mil euros, você consegue ter o seu primeiro carro na Espanha.

Saiba aqui se é mais barato comprar carro em Portugal do que na Espanha.

O que é necessário para comprar carro na Espanha?

Entramos na parte burocrática, para comprar carro na Espanha é necessário:

  • Possuir o NIE ou certificado de residência;
  • Não ter nenhum tipo de pendência de impostos a serem pagos ao Ministério da Economia;
  • Possuir a carteira de motorista válida (estamos falando do documento espanhol).

Considere que são documentos que serão exigidos por uma concessionária na hora de comprar um carro novo, principalmente, se você optar por um financiamento.

Fique atento à toda a documentação necessária

Podem ser exigidos também outros documentos, como comprovante de renda e contrato de trabalho.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Na Espanha, a concessionária se encarregará de fazer toda a parte burocrática para você, como registros e pagamento de impostos.

Tarjeta de Inspección Técnica de Vehículos, o que é?

É importante saber da existência de algumas documentações, para quando ouvir falar, não se sentir perdido. A “tarjeta de inspección técnica de veículos” é usada para avaliar as condições técnicas do carro e aprová-las.

Você também deverá ter o “Permiso de Circulación”, que consta todas as informações do veículo, com dados dos principais documentos.

Uma outra exigência que pode ser feita ao motorista na Espanha é que ele tenha cópias dos pagamentos de impostos.

Então, depois de comprar o seu carro e antes de sair pela Espanha passeando, lembre-se de ter os 3 documentos citados anteriormente junto com você. Essa documentação deverá ser exigida por você, caso opte por comprar um carro usado e se for vender o seu carro, deverá tê-la em dia para apresentar ao comprador.

O que é o Impuesto sobre Vehículos de Tracción Mecánica?

Para simplificar, o Impuesto sobre Vehículos de Tracción Mecánica, seria o IPVA no Brasil.

No Brasil, é pago no início do ano, na Espanha, a conta chegará entre os meses de abril e maio e o pagamento pode ser feito através da internet ou também é aceito em alguns bancos da Espanha.

São eles:

Veja também como abrir conta bancária na Espanha.

O valor do imposto varia por 3 motivos:

  • Em qual cidade você mora;
  • Qual o tipo de carro;
  • A potência do carro e o quanto ele polui (quanto mais poluir, mais alto será o seu imposto anual). Vale lembrar deste detalhe na hora de comprar um veículo.

Financiamento de “veículos ecológicos”

Uma dica para quem está pensando em comprar carro na Espanha é prestar atenção nas vantagens de adquirir um veículo ecológico.

O chamado “EcoPréstamos”, oferecido por muitas concessionárias na Espanha.

No caso dos carros de modelos elétricos ou híbridos

É um tipo de empréstimo oferecido somente para as pessoas que adquirem produtos sustentáveis.

Como por exemplo, o empréstimo para comprar um carro do banco Bankia, se chama “El Préstamo Sostenible de Bankia”, com juros de 3,99% para carros elétricos e de 5,95% para os híbridos.

Saiba também como fazer o aluguel de carro na Espanha.

Algumas regras que se aplicam na Espanha

Já sabemos que as leis dos países são diferentes para vários aspectos de sua mudança, por isso, existem alguns detalhes que devemos levar em consideração também quando se trata de compra de um carro na Espanha.

  • Se você comprar um carro usado, para fazer a troca de proprietário deverá ir até uma Jefatura Provincial de Tráfico;
  • Se você muda de endereço, é obrigatório comunicar o novo endereço em uma Jefatura Provincial de Tráfico;
  • Se tem um carro e vai vender para comprar outro e tem muitas para pagar, elas poderão ser pagas com agendamento prévio em um escritório de “atenção ao cidadão” ou pela internet;
  • A data de pagamento dos impostos para quem já tem residência na Espanha não é a mesma para quem vive no país mas não tem residência. Neste segundo caso, aquele que seria o nosso IPVA deverá ser pago entre março e abril. Os residentes devem ver o “calendário do contribuinte”.

No site da DGT (Dirección General de Tráfico), você poderá encontrar o endereço de todas as Jefatura da Espanha.

Gostou, mas ainda não irá comprar seu carro? Saiba como são os transportes públicos na Espanha.

Vai para Espanha à passeio ou para imigrar e ainda não sabe se é necessário seguro viagem para Espanha? Descubra neste artigo.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor