Transporte público em Barcelona: saiba como funciona

Espanha  / 

De viagem para Barcelona? Temos todas as dicas para você usar o transporte público da cidade. O transporte público de Barcelona é integrado, o que significa que o mesmo bilhete serve para usar o metrô, ônibus e trem. Saiba tudo no artigo abaixo.

Como funciona o transporte público em Barcelona?

Os preços dos bilhetes do transporte público de Barcelona na Espanha são determinados por zonas. São no total 6 zonas.

Veja um exemplo de como funciona o sistema de zonas e bilhetes:

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Se você compra um bilhete e o carimba na zona 1 (que é onde você está) e a sua saída é na zona 2, você precisa comprar bilhete equivalente para 2 zonas. Então, atenção ao comprar o bilhete. Faça a compra pensando onde você deverá sair, no caso de metrô.

A maior parte dos bilhetes lhe dará o direito de usar o transporte público de Barcelona durante 1 hora e 15 minutos, uma vez que você o carimba, isto é, está dando início à viagem.

Leia também nosso artigo sobre os transportes públicos na Espanha.

Quais são os bilhetes de transporte público em Barcelona?

Bilhete “sencillo”

“Sencillo” de simples, é o mais comum e menos vantajoso. Trata-se do tipo de bilhete mais caro, porque ele não tem a opção de trocar de meio de transporte, é para uma única viagem.

Em ônibus, somente bilhetes como este são vendidos, as demais opções você pode encontrar no metrô.

Um último detalhe é que você não pode tentar comprar este tipo de bilhete com uma nota maior de 20 euros.

Aluguel de carro em Barcelona: quanto custa e onde alugar? Descubra aqui.

Bilhete de várias viagens

Uma boa opção é a “T 10”, um cartão com 10 viagens, recomendado para quem  vai fazer muitos trajetos no transporte público em Barcelona.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Um único cartão pode ser utilizado por várias pessoas, sendo que cada uma delas irá gastar um bilhete com validade de 1 hora e 15 minutos a cada viagem, com a possibilidade de trocar de transporte público.

Um único detalhe sobre este cartão: ele não serve para quem precisa ir ao aeroporto.

Para ir ao aeroporto de Barcelona precisa comprar um bilhete específico ou ainda ir de trem que sai de Passeig de Gracia ou Sants.

Tem vontade de morar em Barcelona? Veja como aqui. Saiba também qual é o custo de vida em Barcelona.

Hola BCN

Este cartão é para o uso diário, uma vez que você carimba para usar, ele vale por determinado número de horas, sem limite de viagens. Você pode optar por 48 horas, 72 horas, 96 horas ou 120 horas. Trata-se de um bilhete individual, não é possível utilizar para várias pessoas.

A vantagem deste cartão é que ele serve para ir ao aeroporto com a linha L9 do metrô. Sendo muito vantajoso para quem está fazendo turismo em Barcelona.

Para quem só precisa chegar no aeroporto

O transporte público de Barcelona tem bilhete específico para quem precisa ir até o aeroporto ou sair do aeroporto.

Com o metrô, com a linha 9, você chega de Barcelona El Prat no aeroporto, em qualquer um dos terminais. Este bilhete de metrô é vendido separadamente.

Veja também 25 vantagens e desvantagens de viver em Barcelona.

Qual o melhor transporte público em Barcelona para circular pela cidade?

Para um turista, o metrô, sem dúvida é a melhor opção. Até porque é mais simples de entender e sair na parada correta, o que no ônibus é mais complicado.

O metrô em Barcelona costuma ter chegada de trens a cada 2 minutos, o que significa que você não precisa perder muito tempo esperando. Enquanto os ônibus demoram um pouco mais para chegar nos pontos.

Quer saber como morar na Espanha? Tudo o que você precisa saber está aqui.

O transporte público em Barcelona durante a noite

Não se preocupe se está pensando em aproveitar a noite de Barcelona, porque terá transporte público para ir e voltar. A primeira opção são os ônibus noturnos, NitBus.

Saiba quais são as melhores baladas de Barcelona.

A frequência entre um e outro é de 20 minutos e têm linhas suficiente para se mover em toda a cidade. Estes ônibus começam a rodar a partir de 22h30.

Nos fins de semana o metrô tem o serviço durante toda a noite, e na sexta até às 2 da manhã. Claro que não terá a mesma frequência de trens que tem durante o dia, mas não costuma demorar muito. Você pode precisar esperar uns 15 a 20 minutos se chegar e o metrô tiver acabado de passar.

Com este link você poderá consultar o itinerário dos ônibus noturnos e mais informações sobre o serviço.

Transporte público integrado com aplicativos

Os transportes públicos de Barcelona estão integrados com aplicativos, como Citymapper e Google Maps. Assim fica fácil consultar os itinerários, principalmente, no caso dos ônibus.

As informações em paradas de ônibus e no metrô são bem objetivas e fica fácil entender itinerários e paradas. A maior parte dos pontos turísticos está perto de uma saída do metrô. Fica bem fácil fazer turismo em Barcelona sem perder horas e horas por não encontrar o ponto de interesse.

Vale ressaltar que uma vez que você adquire o bilhete, é necessário carimbar para validar e iniciar o tempo de uso. Fique atento ao período, porque uma vez que passar o tempo permitido, você não conseguirá sair na parada seguinte, no caso do metrô.

É necessário Seguro Viagem para a Espanha, veja como contratar o seu com desconto aqui.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.