Os madrilenhos se vangloriam de ter um transporte público de altíssima qualidade. E é verdade! O metrô de Madrid é super bem conectado e facilita viagens por todos os cantos da cidade.

Convidamos todos os novatos na capital espanhola a subir conosco neste trem, que vai passar por todos os detalhes sobre como funciona o metrô em Madrid. Boa leitura!

Como pegar metrô em Madrid?

Já sabe para onde ir assim que for morar na Espanha, mais especificamente em Madrid? Com o destino em mente, busque no Google Maps a parada mais próxima. Os bilhetes são vendidos em todas as estações por meio de caixas automáticos. Neles, você pode escolher todas as opções de pagamento para comprar o seu cartão ou tarjeta multi, como chamamos por aqui.

Diferente da maioria das cidades, no metrô de Madrid, você vai precisar comprar um cartão a parte para carregar os bilhetes, já que estes não são vendidos avulsos. Este cartão custa 2,50€ e pode ser utilizado infinitamente, sempre que você o recarregue.

No centro da cidade, a maioria dos trens passa de quatro em quatro minutos durante o dia. Isso faz com que a espera não seja tão longa. Já nos lugares mais afastados, o tempo aumenta para seis minutos durante o dia. Além disso, para não se equivocar com o sentido, todas as estações são bem sinalizadas.

Ao montar no vagão, não há segredos. É só ficar atento para escutar quando o trem chega à sua estação ou olhar o nome da parada pelas janelas. Se precisar fazer baldeação, não se preocupe! Todas as estações com mais de uma linha têm placas por todos os lados.

Talvez você tenha que caminhar um pouquinho, subir ou descer umas boas escadas (na maioria das vezes, rolantes), mas é só seguir as indicações que chegará à próxima plataforma.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Como comprar o bilhete?

Como já comentamos, todas as estações têm caixas automáticos, o que significa que você vai ter que comprar os bilhetes sozinho. Para quem precisa de ajuda, sempre há um guichê próximo, onde um funcionário do metrô de Madrid poderá guiá-lo.

Contudo, muitas vezes os guichês se encontram vazios, principalmente em estações pequenas – ainda que estejam no centro da cidade. Neste caso, você terá que fazer a compra sozinho.

As instruções são bem claras:

  1. Preste atenção nas máquinas para fazer a compra. Algumas permitem o pagamento apenas com dinheiro vivo ou com cartão (e algumas com os dois);
  2. Selecione se você quer comprar a tarjeta multi ou apenas os bilhetes. No caso de já ter a tarjeta, insira-a no local indicado;
  3. Os tipos de bilhetes são:
    1. Simples: são avulsos, sem mudança de metrô para ônibus ou outro tipo de transporte público;
    2. Metrobús: 10 viagens com direito a baldeação entre metrô e outros tipos de transporte público;
    3. Combinados: avulsos, com direito a baldeação entre metrô e outros tipos de transporte público;
    4. Mensal ou abono: válido por 30 dias – já falaremos mais sobre esta modalidade.
  4. Escolha a zona que você viajará. Para quem vai ficar no centro, certamente a Zona A será suficiente. No caso de dúvidas, consulte o mapa do mapa do metrô de Madrid;
  5. Realize o pagamento. As máquinas para pagar com dinheiro em notas oferecem troco;
  6. O seu cartão já está recarregado ou ele cairá na parte debaixo do caixa, junto do recibo.
Homem comprando bilhete para o metrô
Para comprar um bilhete do metrô, você precisa do cartão multi, que pode ser utilizado sempre por 2,50€. Foto: Bianca Alves

Nas estações reformadas recentemente os caixas oferecem a opção de realizar a compra em português. Porém, isto não se aplica a maioria dos casos.

Linhas do metrô de Madrid

O metrô de Madrid é composto por uma vasta rede de 12 linhas, cada uma identificada por uma cor única. Estas linhas estão divididas em quatro zonas.

Zonas do Metrô de Madrid

A divisão de zonas pode não ser muito clara até mesmo para os madrilenhos. Isso porque cobre grande parte da Comunidad de Madrid. Elas são:

  • Zona A: Metrô de Madrid e Metrô Ligero 1 (ML1) – abrange as linhas de 1 a 11;
  • Zona B1: Metrô Norte, Metrô Sul, Metrô Leste, ML2 e ML3 – chega nos municípios de Alcobendas, Alcorcón e Cantoblanco;
  • Zona B2: Metrô Sul (linha 12) e ML3 – vai até as localidades de Ajalvir, Belvis e Paracuellos del Jarama;
  • Zona B3: todas as localidades, incluindo o município de Alcalá de Hernares.

As linhas do metrô: números e cores

Como muitas outras cidades, as linhas do metrô de Madrid têm cores e números. Geralmente, as pessoas utilizam os números para se localizar, mas preciso admitir que me custou uns dois anos para associar as cores com a numeração. Por isso, vamos explorar algumas das linhas mais importantes e suas características distintas:

  • Linha 1 (azul claro): conhecida como a linha mais antiga do metrô de Madrid, a linha 1 é um verdadeiro passeio histórico. Ela conecta bairros como Pinar de Chamartín, Cuatro Caminos e Atocha. Por isso, é muito útil tanto para turistas, quanto para quem mora no centro, já que vai até Plaza de Castilla – a zona de edifícios repleto de escritórios;
  • Linha 2 (vermelho escuro): se você está em busca de cultura e arte, a linha 2 é o caminho certo. Essa linha passa por importantes museus, como o Museu Reina Sofia e o Museu Thyssen-Bornemisza, além de proporcionar acesso fácil ao bairro boêmio de Malasaña. Assim como a linha 1, ela pode ser utilizada por muitos turistas, já que tem paradas em Retiro, Sol e Ópera;
  • Linha 6 (cinza): a linha 6 é ideal para quem deseja explorar o lado moderno de Madrid. Ela te leva aos arredores do estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid. Contudo, é uma linha muito utilizada por estudantes e trabalhadores, já que passa pelas paradas da Ciudad Universitaria e Nuevos Ministerios.

Se você está pelo centro, também pode acabar usando as linhas 3 (amarela) e 5 (verde). A primeira cobre o bairro de boêmio de Lavapiés e o centrão turístico na estação de Callao. Já a segunda passa por La Latina e Chueca, dois bairros madrilenhos super animados.

Mapa do metrô de Madrid

O meu conselho para quem acaba de chegar é ter o mapa guardado e favoritado nas fotos do seu celular – já vi até gente que o colocou como plano de fundo. Isso porque são 302 estações e pode ser um pouco confuso. Veja a imagem:

Mapa do metrô de Madrid 2023
O metrô de Madrid oferece 301 estações que levam a qualquer canto da cidade e a outros municípios. Fonte: Plano Metro Madrid

Principais estações do metrô de Madrid

Entre centenas de estações, separamos aquelas que deve conhecer com atencedência, se você vier morar em Madrid:

  • Estação Sol: situada no coração de Madrid, a estação Sol é uma das mais movimentadas da cidade. Em Sol, você pode pegar as linhas 1, 2 e 3. Além disso, há conexão com Cercanías, que oferece trens suburbanos;
  • Estação Gran Vía: leva o nome devido à uma das ruas mais movimentadas. Cheia de turistas, a estação oferece conexão entre as linhas 1 e 5;
  • Estação Retiro: com a saída diretamente dentro do Parque do Retiro, esta estação fica na linha 2 e pode ser muito prática para quem quer passear entre a natureza e seguir para a região de Serrano ou Salamanca, onde há lojas de todos os tipos, principalmente de marcas de luxo;
  • Estação de Atocha: é a principal estação de trem de Madrid – um importante ponto de conexão com ônibus, ferroviária Cercanías e com trens de média e longa distância. Inclusive, para quem sai do Aeroporto de Barajas, há um ônibus que passa por todos os terminais e chega em Atocha por apenas cinco euros;
  • Estação Nuevos Ministerios: localizada em uma área comercial e financeira de Madrid, a estação Nuevos Ministerios é uma das mais movimentadas da cidade, estando presente nas linhas 6 e 10. É também uma importante estação de transferência, já que conecta com Cercanías e ônibus;
  • Estação Plaza de Castilla: esta estação impressiona pois está entre torres enormes construídas na diagonal – é um ponto de referência na cidade. Localizado na área norte de Madrid, o local é um hub de transporte, oferecendo conexões com metrô (linhas 1, 9 e 10) e ônibus;
  • Estação de Chamartín: é importante pois conecta as linhas 1 e 10, também contando com uma estação de ônibus, Cercanías e trens de longa distância.

Como funciona o metrô de Madrid?

É bem simples, seguro e rápido! Como já comentamos, trata-se de recarregar o seu cartão (mensal ou para bilhetes avulsos), passar pelas catracas, esperar o seu trem e montar.

O mais difícil é saber que tipo de ticket você deve comprar, a fim de não desperdiçar dinheiro – logo entraremos em detalhes.

Para ver como o transporte funciona na prática, aperte o play no vídeo do canal do YouTube Um Casal de Amigos Meu!

Horários

Normalmente, o serviço do metrô de Madrid vai das 06h30 à 01h30.

Os horários são a maior queixa dos moradores da cidade quanto ao transporte público, principalmente dos jovens. Isso porque a vida noturna na capital espanhola é agitadíssima – pense que o horário familiar do jantar é às 22h!

Mas aqui mora um segredo! Na verdade, o primeiro trem deve sair às 06h05, e o último às 01h33. Isso significa que, se você está voltando à casa de madrugada, dependendo do local e da hora, pode ter a sorte de pegar o último trem na sua estação, ainda que seja pouco depois da 1h30.

Validação dos bilhetes

Toda a validação dos bilhetes de transporte público é feita de forma magnética. Basta encostar o cartão no sensor e a catraca se desbloqueia.

Fiscalização

Como já comentamos, todos os bilhetes são comprados no caixa automático e nem sempre há funcionários do metrô para ajudar ou fiscalizar – o que abre brecha para muitos espertinhos.

Ainda assim, não há muita fiscalização no metrô de Madrid.

Contudo, por experiência própria, eu diria que a prefeitura deve ter reforçado este ponto em 2023. Então, não se surpreenda se você se deparar com funcionários do metrô logo depois da catraca, um pouco escondidos.

A fiscalização é rápida: você deve apenas dar o seu cartão, e eles verificam se está válido.

Quanto custa o metrô de Madrid?

Até o dia 31 de dezembro de 2023, o governo espanhol, junto com a presidência da Comunidade de Madrid oferecerão descontos nos preços do metrô. Para quem recarrega o cartão com 10 viagens, o desconto é de 50%. Já quem compra a mensalidade (que chamamos de Abono Transporte) recebe 60% de desconto.

Entretanto, até o fim da promoção, não se sabe se o preço vai voltar ao que era antes, se haverá uma ampliação nas datas ou se o preço será modificado por completo.

Veja as tabelas com os dados site oficial do metrô de Madrid.

Bilhetes simples

Zonas Preço Explicação
Metrô Zona A + ML1 1,50€ – 2€ 1,50€ o ticket para uma viagem de até 5 estações. Em seguida, adiciona-se 0,10€ por estação até chegar nos 2€
Rede TFM 2€ A rede Transportes Ferroviários de Madrid (TFM), cobre es estações da linha 9 – de Puerta de Arganda a Arganda del Rey (Zonas B1, B2 e B3)
Metrô Norte 1,50€ Estações da linha 10 – de La Granja a Hospital Infanta Sofía (Zona B1)
Metrô Leste Estações da linha 7 – de Barrio del Puerto a Hospital del Hernares (Zona B1)
Metrô Sul Estações da linha 10, 11 e 12 – seções mais afastadas como Joaquín Vilumbrales (12), Puerta del Sur (10) e La Fortuna (11)

10 viagens

Zonas Preço Explicação
METROBÚS
(10 viagens)
6,10€ Estações da Rede de Matrô Zona A e ML1 + viagem de ônibus
Rede TFM A rede Transportes Ferroviários de Madrid (TFM), cobre es estações da linha 9 – de Puerta de Arganda a Arganda del Rey (Zonas B1, B2 e B3)
Metrô Norte 5,60€ Estações da linha 10 – de La Granja a Hospital Infanta Sofía (Zona B1)
Metrô Leste Estações da linha 7 – de Barrio del Puerto a Hospital del Hernares (Zona B1)
Metrô Sul Estações da linha 10, 11 e 12 – seções mais afastadas como Joaquín Vilumbrales (12), Puerta del Sur (10) e La Fortuna (11)

Bilhetes combinados

Para quem precisa fazer baldeação entre metrô e ônibus ou metrô e TFM.

Zonas Preço Explicação
Combinado Simples 3€ Estações da Rede de Metrô e Metrô Ligeiro (ML1, ML2 e ML3)
Combinado Simples 10 viagens 9,10€ Estações da Rede de Metrô e Metrô Ligeiro (ML1, ML2 e ML3)

Aeroporto

Zonas Preço Explicação
Simples + Suplemento Aeroporto 4,50€ – 5€ Para quem vai pegar o metrô na Zona A ou ML1 até o aeroporto, com saídas nos diferentes terminais (T1, T2, T3 e T4). O preço varia pois adicionam-se 3€ sobre o preço do bilhete simples.
Combinado Simples + Suplemento Aeroporto 6€ Para quem vai pegar o metrô  em qualquer zona até o aeroporto, com saídas nos diferentes terminais (T1, T2, T3 e T4).
Suplemento Aeroporto 3€ Para quem não compra o suplemento aeroporto antes de entrar no metrô, é preciso pagar 3€ para sair da estação e chegar ao aeroporto.

Abono transporte 30 dias

Zonas x Tipos A B1 B2 B3 C1 C2 E1 E2
Normal 21,80€ 25,40€ 28,80€ 32,80€ 32,80€ 32,80€ 44,20€ 52,70€
62,70Jovem 8€
3ª idade
(a partir dos 65 anos)
Gratuito
Cartão Azul * 4,30 €
Cartão infantil
(até 7 anos)
Gratuito

*O cartão azul é aplicável para pessoas com deficiências, pensionistas entre 60 e 65 anos, entre outras excessões. Este tipo de cartão não é fácil de obter e exige bastante burocracia.

Bilhete turístico

Os turistas também têm o seu bilhete especial. Neste caso, o valor é cobrado por dia e é dividido em duas zonas: A e T. A primeira refere-se a zona normal, como nos outros tipos de bilhete, enquanto a segunda refere-se às zonas A, B1, B2 e B3. Crianças até 11 anos têm desconto de 50%.

Para quem vai ficar apenas na Zona A, estes são os preços.

Números de dias Preços
1 dia 8,40€
2 dias 14,20€
3 dias 18,40€
4 dias 22,60€
5 dias 26,80€
7 dias 35,40€

Já na Zona T, estes são os valores:

Números de dias Preços
1 dia 17€
2 dias 28,40€
3 dias 35,40€
4 dias 43€
5 dias 50,80€
7 dias 70,80€

Aplicativo do metrô

O aplicativo Metro de Madrid está disponível para download na Apple Store, Google Play e na App Gallery. Nele você pode consultar trajetos, ver o mapa com todas as estações de Madrid, escolher as suas estações favoritas, ver os horários dos próximos trens nas estações mais próximas e até consultar um guia cultural.

Entretanto, com a praticidade do Google Maps, este aplicativo acaba sendo esquecido pela maioria dos habitantes de Madrid. Ele pode ser útil para turistas ou para quem acaba de chegar.

A minha recomendação é utilizar o Google Maps para tudo, já que ele oferece as diferentes opções de rota, incluindo conexões com ônibus e trens, ou até mesmo outros serviços de mobilidade como Uber e Cabify para carros, e Lime e Bird para patinetes.

Além disso, na minha experiência, estes aplicativos costumam a falhar muito e demoram em carregar. Por isso, o Google Maps acaba sendo mais prático.

O metrô de Madrid é integrado com outros transportes?

Sim.

O metrô de Madrid é integrado com diversos outros meios de transporte, proporcionando uma ampla rede de conexões para facilitar o deslocamento dos passageiros. Para isso servem os bilhetes combinados e as tarifas mensais.

Tarjeta Multi, cartão do metrô de Madrid
O cartão do metrô de Madrid pode ser usado para outros tipos de transporte público, como ônibus e Cercanías. Foto: Bianca Alves

Para utilizá-los você deve passá-los pela leitura magnética nas catracas do metrô, TFM e Cercanías ou nos leitores instalados dentro dos ônibus. O único ponto é que você deve ficar bem atento na hora de comprar o bilhete correspondente à zona que vai viajar.

Veja algumas opções de integração a seguir:

Ônibus (EMT)

Muitas estações de metrô em Madrid possuem paradas de ônibus da Empresa Municipal de Transportes de Madrid (EMT) nas proximidades. Alguns exemplos de estações com conexão de ônibus são: Puerta del Sol, Atocha, Moncloa e Plaza de España.

Metrô Ligeiro (ML)

O metrô ligeiro está implementado dentro da Comunidade de Madrid na região central e nos municípios de Pozuelo de Alarcón, Boadilla del Monte e Parla. Para o viajante, é quase imperceptível. A maior diferença é que o trem é mais novo e silencioso.

Ônibus Urbanos da Comunidade de Madrid

A estação de metrô de Moncloa é a que mais oferece conexões com os ônibus urbanos da Comunidade de Madrid. Por ser muito grande, para quem vai fazer a baldeação entre metrô e ônibus, recomendamos chegar com alguns minutos de antecedência. Existem muitas plataformas, e o local está lotado na maioria dos dias.

Ônibus Interurbanos

As principais estações de metrô onde há conexões com os ônibus interurbanos são Nuevos Ministerios, que possui um terminal de ônibus interurbanos adjacente Plaza de Castilla, Príncipe Pío e Atocha. Com eles, você pode ir a qualquer canto da Comunidade.

Ferroviária Cercanías

Muitas estações de metrô em Madrid oferecem acesso direto ou conexões com as estações do sistema ferroviário Cercanías, que levam a zonas e municípios que ao redor de Madrid Central. Alguns exemplos de estações de metrô que são pontos de transferência para os trens Cercanías são: Nuevos Ministerios, Chamartín, Atocha e Sol.

Ônibus de longa distância

A estação de metrô de Estación Sur de Autobuses é um importante terminal de ônibus de longa distância em Madrid. Essa estação está conectada à parada de metrô e Cercanías Méndez Álvaro.

Trens de média e longa distância

A estação de Atocha é a principal estação de trem de Madrid e também é conectada ao metrô, fazendo parte da linha 1 (azul clara) e da maioria das linhas de Cercanías. Os passageiros podem fazer a transferência direta entre o metrô e os trens de média e longa distância na estação de Atocha.

Dicas e cuidados para usar o metrô em Madrid

O metrô de Madrid é muito fácil de utilizar, acessível e seguro. Um ponto negativo que vale a pena mencionar é que as estações principais estão sempre lotadas, principalmente em horários de pico.

Porém, estamos falando de uma cidade grande e cosmopolita. Por isso, não podemos deixar de destacar que há furtos no metrô de Madrid, principalmente de celular. Para evitar, basta ter atenção:

  • Não utilizar celular perto da porta do trem;
  • Ao guardar os seus pertences, assegure-se de fechar bem a bolsa;
  • Não deixar pertences no bolso de trás da calça.

Para completar, antes de viajar, confira se a estação do seu destino não está em obras. Este conselho serve mais para quem viaja a lugares mais afastados do centro, onde caminhar entre uma parada e outra fica difícil.

Ainda mais, se você for utilizar alguma conexão, utilize o Google Maps para saber a que hora exata o seu trem ou ônibus vai passar. Ainda que a espera do metrô seja rápida, o tempo dos outros transportes públicos tende a ser mais espaçado.

Perguntas frequentes sobre o metrô de Madrid

A seguir, separamos as perguntas mais frequentes sobre o tema. Confira os respectivos esclarecimentos:

Existe acessibilidade no metrô?

Sim, o metrô de Madrid possui medidas de acessibilidade para atender às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida.

Muitas estações estão equipadas com elevadores, rampas e outros recursos para facilitar o acesso de cadeiras de rodas, carrinhos de bebê e pessoas com dificuldades de locomoção.

Além disso, os trens possuem áreas reservadas para passageiros com necessidades especiais. Mesmo assim, recomendo verificar a acessibilidade de cada estação específica antes de planejar sua viagem.

Como ir de metrô do aeroporto de Madrid para o centro?

O caminho até o aeroporto de metrô pode exigir alguma conexão ou troca de linha, o que acaba sendo um pouco desconfortável se você viaja com malas grandes. O seguinte trajeto é o mais comum.

  1. Ao chegar no aeroporto, siga as indicações que apontam para o metrô, onde você poderá comprar os seus bilhetes;
  2. Busque a linha 8 (cor rosa claro): esta linha passa pelos quatro terminais do Aeroporto Adolfo Suarez – Barajas;
  3. Vá até a estação de Nuevos Ministerios: nesta estação, você pode ver qual é a melhor conexão para o seu destino final.

Antes de sair, recomendo ver o melhor caminho no Google Maps. É provável que seja mais prático pegar o ônibus 24h que passa por todos os terminais e vai até a estação de Atocha.

Tem risco de atentado no metrô de Madrid?

O metrô de Madrid é considerado um meio de transporte seguro. O sistema de segurança é constantemente monitorado e medidas de proteção estão implementadas para garantir a segurança dos passageiros. Por isso, ao passar pelas estações principais, você certamente se deparará com funcionários da polícia.

Ainda assim, é impossível garantir a ausência de riscos. Sobretudo, porque no dia 11 de março de 2004, ocorreu um trágico atentado terrorista na estação de Atocha. Vários trens foram alvo de explosões coordenadas, resultando em um alto número de vítimas e feridos. Esse acontecimento abalou a cidade e deixou uma marca profunda na história de Madrid.

E lembre-se: se houver qualquer informação específica sobre possíveis riscos ou alertas de segurança, as autoridades locais e o metrô de Madrid fornecerão as orientações necessárias.